Livro eletrônico de J.A. Fonseca

Adquira o e-book temático ao Vale do Peruaçu

"Beleza e Mistério no Vale do Peruaçu" traz registros e apontamentos das viagens de J.A. Fonseca ao Vale do Peruaçu, Norte de Minas Gerais. Além de informações diversas, este e-book reúne um belo álbum fotográfico apresentando inúmeras inscrições muito bem preservadas naquela vasta região.

Este e-book pode ser enviado por e-mail. Valor: R$ 15,00

Encomendas pelo e-mail:  jafonseca1@hotmail.com

Clique aqui para saber mais sobre este trabalho

 

AEROVIA ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS DIGITAL ITAÚNA FANZINE J.A. FONSECA UFOVIA VIA FANZINE

     

 

Matéria especial com contribuição de J.A. Fonseca:

Inscrição destruída ainda é importante

A inscrição na Pedra do Disco em São Tomé das Letras registrando o que pode ter sido o avistamento um disco voador em tempos remotos foi destruída na década de 2.000. Mas para pesquisadores, ainda assim, sua reprodução guarda grande importância como um notável registro de um OVNI em tempos antigos.

Leia artigo de Pepe Chaves

 

Região Nordeste:

Um grande mistério a ser desvendado

na ‘arte’ rupestre do Brasil

Examinando figuras em painéis do nordeste brasileiro, Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraíba, Ceará e Bahia, reencontrei no interior baiano uma figura estranha em um grande painel de pinturas localizado próximo ao rio Correntina, cuja reprodução foi elaborada por pesquisadores da UNISINOS e Universidade Católica de Goiás.

Artigo de J.A. Fonseca

 

Minas Gerais:

Mistério e beleza em

São Thomé das Letras

São Thomé das Letras é uma cidade mística desde seu surgimento. Lendas coroaram sua história e sua localização na serra da Mantiqueira, lhe dá um aspecto distinto de muitas cidades do interior. Além do mais, seu traçado e suas construções em pedra, suas cachoeiras, grutas, inscrições rupestres e muitos outros atrativos, reforçam a idéia de que seja uma região muito especial.

Reportagem de J.A. Fonseca

 

Simbologia Desconhecida - Na ‘Arte’ Rupestre do Brasil - série especial

 

Simbologia Desconhecida

Na ‘Arte’ Rupestre do Brasil – Parte V

Houve verdadeiramente um acontecimento misterioso que deu ao homem, diferentemente dos demais outros animais, um despertar do seu campo mental que possibilitou-o desenvolver aptidões próprias na organização de grupos, no campo da subsistência e da criatividade.

Artigo de J.A. Fonseca

 

Simbologia Desconhecida

Na ‘Arte’ Rupestre do Brasil – Parte I

 

A chamada “arte rupestre” que encanta curiosos e pesquisadores, não é algo fácil de interpretação, porque ela é excepcionalmente complexa em significativa quantidade de suas manifestações. Estas características criam inúmeras dificuldades para a análise dos pesquisadores, apesar de que existe também uma predisposição para atribuir a sua feitura a um povo único.

Artigo de J.A. Fonseca

Simbologia Desconhecida

Na ‘Arte’ Rupestre do Brasil – Parte II

A sofisticação e o grau de dificuldade encontrados em muitas destas manifestações líticas acusam-nos de negligência, quando nos negamos a ver neles elementos fortes de algo surpreendente que se acha velado por trás de seu traçado misterioso e de seu inexplicável conteúdo.

Artigo de J.A. Fonseca

   

Simbologia Desconhecida

Na ‘Arte’ Rupestre do Brasil – Parte III

Carl G. Jung interessou-se pelos símbolos, mas disse que um psicanalista se interessa muito mais pelos símbolos que eles mesmos chamam de naturais do que os que chamam de culturais.

Artigo de J.A. Fonseca

Simbologia Desconhecida

Na ‘Arte’ Rupestre do Brasil – Parte IV

A questão da ‘arte’ rupestre do Brasil e de seus autores continua sendo controversa. Na continuação desta discussão queremos comentar outros aspectos desta antiga ‘arte’, que levantam dúvidas e questionamentos variados quanto aos objetivos que levaram os homens primitivos a produzi-la.

Artigo de J.A. Fonseca

 

Publicações:

Livros publicados por J.A. Fonseca

 

Conheça mais sobre os cinco livros publicados por J.A. Fonseca

e saiba quais ainda estão disponíveis para aquisição.

ACESSE OS LIVROS DE J.A. FONSECA

 

ESPECIAL - A grandiosidade do Vale do Peruaçu

Em nossas experiências em diversos estados do Brasil conhecendo sítios arqueológicos importantes, não tínhamos visto ainda nada igual ou semelhante, principalmente, no tocante à beleza e grandiosidade do que presenciávamos.

 

Norte de Minas Gerais:

De volta ao Vale do Peruaçu

  

O Vale do Peruaçu, no Norte de Minas Gerais, é um lugar esplendoroso e cheio de mistérios, com mais de uma centena de cavernas e dezenas de sítios arqueológicos com registros rupestres que guardam uma rica variedade de elementos e complexa estranheza. 

Reportagem de J.A. Fonseca

 

A grandiosidade do Vale do Peruaçu - PARTE 1

A grandiosidade do Vale do Peruaçu - PARTE 2

 

A grandiosidade do Vale do Peruaçu - PARTE 3

 

A grandiosidade do Vale do Peruaçu - PARTE 4

Vale do Peruaçu:

Um enigma arqueológico

Reportagem de J.A. Fonseca

Vale do Peruaçu

A Lapa do Rezar

Reportagem de J.A. Fonseca

 

Histórias e registros:

Nosso passado tem muito a desvelar

Nessas terras onde se localiza o Brasil, especialmente, estamos convictos de que existe algo oculto nas brumas do tempo, algo ainda desconhecido nestas vastas regiões,  ou seja, que o nosso passado tem ainda muito a desvelar.

ARTIGO EXCLUSIVO DE J.A. FONSECA

 

Vestígios amazônicos:

Culturas cerâmicas

da Amazônia

A partir do século XIX pesquisas arqueológicas descobriram nesta região um tipo de objetos cerâmicos que possuíam uma técnica e uma arte muito superior aos encontrados em outros locais do país.

Leia a parte 1

Leia a parte 2

Leia a parte 3

A universalidade dos

Signos Cosmogônicos e

Teogônicos do Brasil

 

Poder-se dizer que o universalismo dos signos cosmogônicos encontrados no Brasil tem sua origem em valores mnemônicos, ideográficos, onomatopaicos e teogônicos.

Leia a parte 1

Leia a parte 2

Leia a parte 3

Goiás:

De volta aos mistérios

arqueológicos de Paraúna

Há ali formações rochosas de grandes proporções, cortes perfeitos e alinhamentos, como se tivessem sido ajustados por uma ação deliberada e uma intenção específica. É certo que existirão ali estruturas geológicas que estejam relacionadas ao trabalho milenar e ininterrupto da própria natureza, que carrega a excepcional faculdade de esculpir formas curiosas.

ARTIGO EXCLUSIVO DE J.A. FONSECA

 

Goiás:

Serra dos Pireneus

 

Por se tratar de um conjunto pétreo que se apresenta assim aos expectantes,fortalece-se a ideia de que venham tratar-se de ruínas de uma cidade milenar do Brasil remoto. Essa cadeia de montanhas no município de Pirenópolis, em Goiás, estendendo-se até a região de Corumbá de Goiás e Cocalzinho.

ARTIGO DE J.A. FONSECA

Piauí:

Revisitando Sete Cidades

Já se imaginou que Sete Cidades seriam ruínas de um império viking no Brasil e o austríaco Ludwig Schwennagen, radicado em Teresina, afirmou que grande parte dos letreiros ali encontrados e também em outras partes de nosso país, se tratam de escrita fenícia ou demótica egípcia.

ARTIGO DE J.A. FONSECA

 

Vestígios:

Houve uma escrita primitiva no Brasil?

Houve uma escrita primitiva no Brasil? Dentre os registros em pedra vamos encontrar uma variedade de motivos desenhos de figuras zoomorfas, antropomorfos, sóis, cometas e objetos desconhecidos.

- Parte 1

- Parte 2

- Parte 3

- Parte 4

 

Arqueologia Fantástica:

O incrível Paredão no Mato Grosso

Os mais antigos habitantes destas terras permanecem em obscuro mistério e a não ser uma farta presença de gravações rupestres, além de resíduos de fortalezas líticas e outros monumentos, quase nada se sabe sobre os mesmos nem para onde teriam se dirigido.

ARTIGO DE J.A. FONSECA

Minas Gerais:

O 'Livro de Pedra' de Montalvânia

Montalvão perquiriu mais o sentido místico dos “escritos” e das “mensagens” nos registros de Montalvânia e equiparou os seres e as figuras desconhecidas ali impressas aos deuses da mitologia grega e latina, mostrando um emaranhado de decodificações aparentemente estranhas.

ARTIGO DE J.A. FONSECA

 

Construções líticas:

Os antigos muros de pedra de Itaúna

Se os moradores locais não têm esta consciência sobre os muros, caberia a “alguém” orientá-los e neste sentido, este “alguém” não seria outro, senão os próprios representantes do poder local constituído.

ARTIGO EXCLUSIVO DE J.A. FONSECA

 

Vila Velha:

Itacueretaba

Poderiam estas colossais estruturas se tratar de colunas de um templo dedicado ao deus Tupã? Segundo estudiosos, massas de gelo teriam levado toneladas de areia, detritos e fragmentos àquele local. Para os geólogos sua origem remonta ao Período Carbonífero da Terra que teria ocorrido a cerca de 340 milhões de anos.

ARTIGO DE J.A. FONSECA

Minas Gerais:

Nota sobre os geoglifos

Os supostos geoglifos que investigamos em Itatiaiuçu se tratariam de pequenas barragens para contenção de água da chuva através de canais para fins de manter a umidade do terreno. Esta curiosa construção no interior de Minas Gerais foi localizada por um amigo nosso através do aplicativo Google Earth.

ARTIGO DE J.A. FONSECA

 

Região Nordeste:

As misteriosas inscrições do Xingó

  

A riquíssima região do Xingó pode ser incluída num processo de diferenciação de seus registros, pois além de serem inúmeras as figuras que foram catalogadas, mostram elementos que despertam atenção. Após a construção da Usina Hidrelétrica do Xingó, em 1988, diversos registros da presença humana na área teriam sido descaracterizados pelas obras.

SAIBA MAIS

 

Brasil Central:

Novas incursões ao Mato Grosso

 

Qualquer pessoa que passe por estas paragens não pode deixar de notar o colossal conjunto de montanhas do Paredão que se eleva de forma exuberante no meio da campina verde e se estende para o norte com recortes fantásticos.

ARTIGO DE J.A. FONSECA

Goiás:

'Arte Rupestre'de Serranópolis 

Existem muitos sítios arqueológicos em diversos lugares. O que é chamado de Gruta do Diogo ficou famoso, foi onde pesquisadores encontraram o esqueleto humano que é considerado como o mais antigo do Brasil, denominado “Homem da Serra do Cafezal ou Jataí”.

ARTIGO DE J.A. FONSECA

 

Minas Gerais:

 De volta aos muros de pedra da serra Mata da Onça

É de fato, surpreendente ver os muros subindo a serra em forma retilínea até o seu topo, em meio às árvores e vegetação abundante. Ao retornar à serra, tudo parecia estar mais ou menos igual ao tempo em que lá estivemos, faz quase uma década.

ARTIGO EXCLUSIVO DE J.A. FONSECA

 

Vestígios de um passado:

Cidades e povos perdidos do Brasil

 

O mito das cidades perdidas da América do Sul, como o Eldorado, Manoa, o Gran Paititi, etc., impregnaram  mentes ambiciosas dos primeiros colonizadores  que aqui chegaram embalados pelas histórias contadas no Velho Mundo.

ARTIGO EM 3 PARTES

Brasil Antigo - em 2 partes:

Grandes questões não respondidas sobre a Arqueologia Brasileira

Esse autor percorreu milhares de quilômetros de norte a sul do Brasil, para observar “in loco” os registros arqueológicos desta terra de muitos mistérios constatando que nosso país possui, de fato, uma pré-história muito remota.

ARTIGO J.A. FONSECA

 

Mato Grosso:

Inexplicável presente no Centro-Oeste do Brasil

 

A região central do Brasil continua guardando inúmeros mistérios, apesar do avanço civilizatório por estas paragens. Acreditamos que estas expressivas manifestações primitivas exigiriam daqueles artistas desconhecidos a utilização de equipamentos sofisticados e uma técnica específica para a conclusão destes trabalhos.

REPORTAGEM DE J.A. FONSECA

 

Seguindo as Alterosas:

Andanças por Minas Gerais

 

A região central do Brasil continua guardando inúmeros mistérios, apesar do avanço civilizatório por estas paragens. Alguns destes lugares foram visitados por este autor em caráter de pesquisa ou em viagens turísticas e são tratados neste artigo de andanças por este estado dos belos vales e montanhas alterosas.

LEIA ARTIGO J.A. FONSECA

TV FANZINE:

Trailer: documentário Gabriele Baraldi

Documentário escrito por Oleg Dyakonov e J.A. Fonseca aborda vida e obra de Gabriele Baraldi, o arqueólogo ítalo-brasileiro, descobridor da cidade perdida de Ingrejil e maior pesquisador da Pedra do Ingá.

ASSISTA AO TRAILER

 

Entrevista exclusiva TV FANZINE:

J.A. Fonseca fala sobre suas pesquisas

Em uma entrevista exclusiva à TV FANZINE o escritor e

pesquisador J.A. Fonseca fala um poucos dos vários locais que visitou no Brasil e emite suas impressões sobre o trabalho da arqueologia nacional, além de suas expectativas acerca de locais e acervos de vasta importância no país.

Parte 1 - Parte 2

 

ESPECIAL TV FANZINE:

Documentário em vídeo:

Muros e mistérios  na Mata da Onça

Floresta de Mata Atlântica e vegetação de Cerrado guardam segredos de um passado ainda mal compreendido: dois distintos muros de pedras. Neste documentário, J.A. Fonseca e Pepe Chaves percorrem os muros da Mata da Onça, em Itaúna-MG.

ASSISTA AO DOCUMENTÁRIO

Documentário em vídeo:

Achado arqueológico em Itaúna

Pedaços de objetos cerâmicos indígenas são encontrados ao acaso e revelados pela TV FANZINE. Achado arqueológico é registrado pela primeira vez na cidade de Itaúna, que tem histórico de outros semelhantes. J.A. Fonseca analisou o material.

ASSISTA AO DOCUMENTÁRIO

 

MATÉRIAS ESPECIAIS

Entrevista

J.A. Fonseca e a Teurgia

Em entrevista concedida ao historiador  Cláudio

Tsuyoshi Suenaga, J.A. Fonseca fala os conceitos

acerca da teurgia e sobre o seu livro homônimo.

 LEIA ENTREVISTA 

 

Entrevista

Mãe do ouro, sondas e 'luzes'...

Em entrevista concedida ao editor Pepe Chaves,

J.A. Fonseca aborda sobre casos de luzes vagantes,

conhecidas como sondas ou Mãe do Ouro..

 LEIA ENTREVISTA 

         

Artigo

Cabala

Quando ouvimos a expressão Qaballah (Cabala),

vem-nos à mente,  de imediato, uma idéia

difusa e ao mesmo tempo complexa de

expressões complicadas e mistérios ocultos...  

 LEIA MAIS 

 

Mundos subterrâneos

Duas matérias especiais

Em duas matérias J.A. Fonseca aborda a hipótese

da vida intraterrestre:  "O enigma dos mundos

subterrâneos" e "Os discos voadores

e o mistério dos mundos subterrâneos". 

 LEIA AS MATÉRIAS

         

Minas Gerais

Itaúna na arqueologia brasileira

Os antigos muros de pedras em ruínas que se

encontram nas cercanias de Itaúna-MG são

atribuídos aos escravos, mas podem

ser de épocas ainda mais antigas.

 LEIA REPORTAGEM

 

Lenda & realidade

A Misteriosa 'Z' e o coronel Fawcet

 A cidade misteriosa procurada pelo coronel Fawcett,

fazendo-o penetrar fundo na selva Amazônica, nos

meios iniciáticos era conhecida como a Misteriosa “Z”.

Seu sumiço gerou várias controvérsias.

 LEIA ARTIGO  

 

ARQUIVO J.A. FONSECA

Desvendado o mistério da Pedra do Ingá

Mistério e beleza em São Thomé das Letras

O que teria acontecido em Montalvânia? (MG)

Evidências ufológicas no Brasil remoto (parte 1)

Evidências ufológicas no Brasil remoto (parte 2)

Simbologia e arte nas culturas Marajoara e Tapajônica

O enigma dos mundos subterrâneos

Ovnis: entre o mito e a realidade

Simbologia: o número é a expressão da própria Lei

A Esfinge da Gávea e Outros Mistérios (RJ)

Itaúna no Circuito Arqueológico do Brasil (MG)

 Vila Velha-PR, uma lendária cidade de pedra

As inexplicáveis 'construções' de Paraúna (GO)

 

Mais um enigma brasileiro: Sete Cidades - Piauí

As  incríveis inscrições rupestres de Coronel Ponce (MT) 

Mistérios arqueológicos em Santa Catarina

Estranhos signos na arte rupestre do Brasil

Os enigmas da Pedra Pintada (RR) 

Mistérios arqueológicos escondidos em Poxoréo-MT

Simbologia: Cosmogênese

Numerologia&Simbologia: o número é a expressão...

A Esfinge da Gávea e Outros Mistérios (RJ)

Os mistérios milenares do Roncador 

Inexplicável presente no Centro-Oeste do Brasil

Pedra do Ingá: tese de Baraldi e conclusão desse autor

Tributo a José Azevedo Dantas

 

PARCEIROS

AEROVIA ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS DIGITAL ITAÚNA FANZINE J.A. FONSECA UFOVIA VIA FANZINE

          

© Copyright 2007-2020, J.A. Fonseca.
© Copyright 2004-2020, Pepe Arte Viva Ltda.