Montanha Louca (novela cosmo-lógica Livro 1) - eBook Kindle, por Flavia Mariana Klc, autora de São Tomé das Letras-MG. Esta obra narra as aventuras de um grupo que larga a vida na cidade e vai morar numa montanha virgem e desabitada no final dos anos de 1980. Clique aqui para adquirir pela AMAZON e saber mais.

 

CONTATO ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS J.A. FONSECA SÃO TOMÉ UFOVIA VIA FANZINE           

 

 

Polêmica em votação:

Câmara aprova megaeventos na cidade

 

Com a aprovação, a lei garante que empresas promotoras de eventos poderão montar estruturas que atendam até 10 mil visitantes em suas promoções. Alguns minutos antes da votação, a Câmara abriu a tribuna para que vários cidadãos discorressem sobre os prós e os contras acerca da mudança proposta na legislação.

DA REDAÇÃO

 

Leitura:

Sobradinho de Minas terá biblioteca

A iniciativa tem como objetivo fomentar a prática da leitura entre crianças, adolescentes, adultos e idosos do distrito. Prefeitura de São Tomé das Letras investe em biblioteca em Sobradinho de Minas,

que deverá ser inaugurada neste mês de dezembro.

LEIA REPORTAGEM EXCLUSIVA

 

Sobradinho de Minas:

Tranquilidade e opções de lazer

Além de sua natureza exuberante, Sobradinho de Minas que também abriga boas pousadas e hospedarias, possui várias atrações turísticas naturais, atraindo viajantes de várias partes do Brasil e do mundo.  

LEIA REPORTAGEM EXCLUSIVA

 

Cosmologia:

O lobo que alimentemos vencerá

Assim, até sexta-feira será uma coisa, e no fim de semana será outra contrária. Na sexta-feira o Sol muda seu endereço para a casa do Vermelho, que é ativo agressivo apaixonado impulsivo e gera um movimento ascendente.

Artigo de Flávia Mari Klc

 

Exercícios militares:

Exército realiza atividades em São Tomé

Alunos da ESA realizaram treinamentos e atendimentos médicos em São Tomé das Letras e Sobradinho de Minas. Operação incluiu um helicóptero que fez sobrevoos na madrugada e incomodou alguns moradores.

DA REDAÇÃO

 

Sobradinho de Minas:

Um ano como distrito

 

Vereador Ariel Moreira, autor do projeto que elevou Sobradinho de Minas a distrito de São Tomé das Letras falou com o Portal Sobradinho de Minas. Saiba o que pode mudar após a decretação do distrito.

LEIA REPORTAGEM EXCLUSIVA

 

Florestas:

Unidades de Conservação

As políticas públicas florestais estabelecem os parâmetros, como e onde determinadas áreas devem ser áreas protegidas. E a legislação traz três tipos Unidades de Conservação. A legislação traz três tipos Unidades de Conservação: Áreas de Preservação Permanente – APPs; Reservas Legais em cada uma das propriedades, e as Unidades de Conservação. Políticas públicas para Unidades de Conservação.

Leia na coluna de Darlan Brameld

 

Entrevista exclusiva:

Alexandre Coelho

Nesta entrevista, Alexandre Coelho nos fala do impasse e de outros aspectos sobre a relação de seu trabalho como empresário artístico com o município de São Tomé das Letras, e ainda, sobre a possível não realização do FESTIVAL STL no município.

LEIA A ENTREVISTA

 Pico do Gavião:

Após incêndio, natureza reage e se restaura

Nossa reportagem voltou ao Pico do Gavião e verificou os danos causados pelos últimos incêndios naquela região. Constatamos muitos milhares de metros quadrados de mata carbonizada, mas, a natureza reage; veja as imagens.

LEIA REPORTAGEM EXCLUSIVA

 

Pico do Gavião:

Incêndio retorna, mas é controlado

Incêndio vindo de Luminárias chega até São Tomé e uma nova força tarefa integrada por populares, Prefeitura de São Tomé e Corpo de Bombeiros conseguiu deter o avanço do fogo. Mais uma grande área foi queimada e felizmente a chuva que chegou na madrugada desta quarta-feira atenuou os danos.

LEIA REPORTAGEM EXCLUSIVA

Poesia:

Eubiose promove festival

A entidade Eubiose São Thomé das Letras promoveu o lX Festival de Poesia Hellena Jefferson de Sousa e participantes receberam livros. Conheça os ganhadores e os títulos de seus poemas.

DA REDAÇÃO

 

     Pico do Gavião:

EB e CB reafirmam combate ao fogo

Oficiais militares do Exército e do Corpo de Bombeiros falaram com o Jornal São Tomé Online sobre seus respectivos envolvimentos na luta contra o fogo no Pico do Gavião.   

LEIA REPORTAGEM EXCLUSIVA

Pico do Gavião:

Fogo é debelado na região do Gavião

Paz na serra: durante três dias o pico ardeu em chamas e somente no último sábado, uma junta formada por militares e civis conseguiu extinguir os últimos focos do intenso incêndio que assolou aquela região.

LEIA REPORTAGEM EXCLUSIVA

 

Fogo em Sobradinho:

Princípio de incêndio ameaçou mata ciliar

Com o esforço de apenas três pessoas, uma mata com mais mil metros quadrados foi bastante danificada, mas teve seu fogo debelado. Apesar disso, um cidadão reclamou da ação contra o fogo em Sobradinho de Minas.  

SAIBA MAIS

Limpeza coletiva:

Parque municipal receberá ação de limpeza

A ação de limpeza no Parque Antônio Rosa estará aberta ao público que desejar participar. Em 2018, o Dia Mundial da Limpeza reuniu 363 cidades que se mobilizaram pela causa com mais de 100 mil participantes.

SAIBA MAIS

 

Agenda Cultural:

O que São Tomé tem?

 

São Tomé ainda une movimentos culturais diversos, o que gera entretenimento e atrativos para sua população de moradores e turistas vindos de diversas partes do Brasil e do mundo. Confira a agenda semanal.

Por Saulo Andrade Chokito

Cosmologia:

Sintonize a Nova Frequência

Pode-se dizer então que estamos no mês mais moderno e avançado do Zodíaco, seu interesse pelas novas tecnologias e tudo aquilo que vai além da Terra e da Humanidade se transformam em sua especialidade.

Artigo de Flávia Mari Klc

 

Zona Rural:

Mutirão vai limpar cachoeira

Nos dias 14 e 15 de julho um mutirão fará serviços de limpeza na Cachoeira do Flávio. A iniciativa é do movimento Todos Pela Água em parceria com a prefeitura e toda a comunidade está convidada a participar.

SAIBA MAIS

Megaenventos:

Clímax faz desabafo contra prefeitura

Alexandre Coelho, dirigente da empresa Clímax fez um desabafo na rede social, agradecendo a população e criticando a administração pública municipal, taxando-a de “infantil e autoritária”.  Empresa informa que encerrará eventos na cidade por conta da lei. Por sua vez, o prefeito Tomé Alvarenga se expressou nas redes sociais e rebateu o empresário a quem acusou de mentir, afirmando que tomará as "devidas providências".

DA REDAÇÃO

 

Crime ambiental em São Tomé das Letras:

Pichações causaram revolta na comunidade

Moradores estão transtornados com pichações que apareceram em locais públicos e privados da cidade; suposto pichador teria sido identificado; autoridades ainda não se manifestaram. De acordo com a legislação brasileira pichação é crime contra o Meio Ambiente. De acordo com a lei específica, "pichar monumentos públicos", notadamente aqueles com valor histórico, é crime ambiental, passível de detenção e multa. Suspeito foi preso pela PM nesta tarde.

SAIBA MAIS

PM esclarece sobre prisão:

Pichadores são presos em São Tomé

De acordo com informações transmitidas pela PM ao jornal São Tomé Online,pichador foi detido com latas de tinta, buchas de maconha e dinheiro em espécie. O pichador Djalma Ilario Maria dos Santos, o Kop, preso em São Tomé das Letras era também procurado por depredações causadas ao patrimônio cultural no Peru. PM esclarece sobre a prisão.

SAIBA MAIS

 

Operação Pirâmide:

Polícia executa mandados de prisão em São Tomé

Operação Pirâmide da Polícia Civil combate o tráfico e drogas em São Tomé das Letras. As prisões foram realizadas em residências e locais públicos da cidade e os suspeitos foram conduzidos para a Comarca de Três Corações. 

SAIBA MAIS

Meio ambiente:

São Tomé terá novo CODEMA 

Em acordo firmado junto ao Ministério Público, com a presença do presidente do CODEMA, o prefeito Tomé Reis Alvarenga se comprometeu a instituir o novo Conselho Municipal do Meio Ambiente (CODEMA) dentro de 60 dias.

Artigo de  Pepe Chaves

 

Ações legislativas:

Autoridades discutem captação de água

Em reunião realizada no Ministério Público em Três Corações-MG, os vereadores Jiló e Alex, a Promotoria de Justiça e a empresa COPASA discutiram sobre captação de água e ações relacionadas à bacia hidrográfica do município.   

Artigo de  Pepe Chaves

Portal Oráculo:

Entrevista com o editor Pepe Chaves

Em entrevista concedida ao portal Oráculo, Pepe Chaves, editor da Rede ZINESFERA (Via Fanzine, UFOVIA, Jornal São Tomé e outros)  fala um pouco de seu trabalho no jornalismo, ufologia, música, artes e como documentarista, produtor e diretor de vídeo.

Leia a entrevista

 

Opinião:

O que difere uma comunidade da municipalidade

 

A comunidade aceita de pronto aos seus integrantes, sem distingui-los por razões de naturalidade, credo, política ou outras. Importa ali, o bom relacionamento, a soma sadia de ações e intenções, o interesse na parceria e no crescimento mútuo.

Artigo de  Pepe Chaves

Saúde Pública:

Morador questiona prefeito em rede social

Em um grupo de discussão local, morador de São Tomé das Letras questiona o prefeito sobre atendimento e sistema de saúde pública, e ele responde. A falta de termômetros na unidade básica de saúde foi uma das reclamações do morador letrense.

SAIBA MAIS

 

Megaevento:

Prefeitura e Clímax firmam acordo

 

Em reunião com o Ministério Público um acordo foi firmado e a empresa repassará ao município o valor de R$ 100 mil para compensações ao meio ambiente e ao aumento de serviços públicos durante o evento. Prefeito Tomé Alvarenga tornou pública uma cópia do acordo entre as partes.

DA REDAÇÃO

Câmara Municipal:

Expansão urbana é debatida em público

Autoridades e moradores debateram sobre os prós e os contras do polêmico projeto para expansão urbana em São Tomé das Letras. Autor do projeto, o prefeito defendeu a expansão e rebateu críticas recebidas na internet. Promotor de Justiça do MPMG afirmou que todos os trâmites legais devem ser respeitados.

SAIBA MAIS

 

Carta Aberta:

Movimento Todos pela Água e os megaeventos

Gostaríamos de esclarecer, mais uma vez a toda comunidade, que nosso movimento é a favor da Arte e da realização de shows com artistas locais e renomados, até para o nosso deleite. Entendemos que o turismo de massa vem colocando a atividade turística em risco!

Por Movimento Todos pela Água

Câmara Municipal:

Vereadores decidem sobre expansão urbana

Poderes promovem audiência pública para tratar da expansão urbana. Prefeito, que é a favor da expansão, conclama população para comparecer à Câmara e conhecer o projeto. O projeto de lei que estabelece a expansão urbana do município tem sido bastante criticado por alguns moradores.

DA REDAÇÃO

 

Na Pirâmide:

Nudismo vira polêmica em São Tomé

 

Três mulheres posaram nuas em cima da Pirâmide foram bastante criticadas pelo ato na rede social Facebook. Mas também houve quem as defendeu, acreditando ter sido uma ação natural por parte delas. Cena de nudismo virou polêmica e causou celeuma em São Tomé das Letras.

DA REDAÇÃO

Associação Comunitária:

Nova diretoria tomou posse

Sobradinho de Minas, distrito de São Tomé das Letras, elegeu a nova diretoria de sua Associação Comunitária. A Associação de Moradores e amigos de Sobradinho de Minas (AMAS) tem nova diretoria, que já tomou posse e começa a trabalhar pela comunidade. O presidente Dalton Pessoa falou com o Jornal São Tomé Online.

DA REDAÇÃO

 

 

 

Barragens de rejeitos:

Resolução prevê fim do modelo 'a montante'

Governo determina medidas de precaução para barragens em todo o país. A resolução é publicada menos de um mês depois da tragédia de Brumadinho, nos arredores de Belo Horizonte (MG), na qual 169 pessoas morreram e ainda há 141 desaparecidos. 

SAIBA MAIS

Substância:

O outro lado da ayahuasca

Em testes iniciais, equipes avaliam ação antidepressiva de chá feito de folhas de arbusto e casca de cipó da Amazônia.“A psiquiatria necessita de novos medicamentos porque muitos dos que existem hoje não apresentam boa eficácia contra certos casos de depressão”, diz Jaime Hallak, pesquisador e professor na USP, Ribeirão Preto.

SAIBA MAIS

 

Brumadinho:

A lição sabemos de cor,

só não soubemos aprendê-la 

Nenhuma lição foi tirada de Mariana e, em vez de as leis ambientais se tornarem mais rígidas aos exploradores, acabaram por se tornar ainda mais frágeis, projetando assim, diversas tragédias como essa para um futuro breve, mas também, a longo prazo. O que esperar do futuro da mineração em Minas Gerais?

Leia o Editorial Via Fanzine

Talentos por toda parte

Musicalidade em São Tomé

Os encontros são inevitáveis, o prazer de tocar e cantar, participar, interagir, enriquecer, marcar presença. É muita alegria. Nativos guerreiros, musicalizados através do cotidiano, entoam o que sabe através de sua expressão corporal, artística.

Leia a crônica de Nicanor Rogério

 

Paradoxos:

São Tomé e a Ilha da Fantasia

Este antigo seriado aborda uma ilha paradisíaca onde qualquer desejo pode ser realizado por aqueles que a visitam. Há na ilha um certo mistério que envolve todos que por ali passam.Na cidade, também, sempre chegam pessoas vindas das mais diversas localidades do Brasil e do exterior, algumas para somente visitar e outras para residir.

Crônica de Pepe Chaves

Sessão legislativa:

Vereador volta a questionar sobre a água

Adriano Jiló voltou a alertar aos demais vereadores e a população local sobre questões graves, exibindo imagens que mostram a situação crítica do ribeirão Canta Galo. Em seu discurso, o vereador focou em somente três nascentes situadas no Canta Galo que, segundo ele, “são as mais prejudicadas”.

SAIBA MAIS

 

Sul de Minas Gerais:

EXTRA: OVNI é filmado em São Tomé

Moradora do Canta Galo faz registro em vídeo de um objeto da cor branca executando evoluções estranhas, nas quais parece “pular” no céu. Este mesmo tipo de OVNI já foi narrado e registrado em outras épocas em distintas regiões do país. 

Artigo de Pepe Chaves

 

Chico Taquara:

O que vem do céu pode vir da Terra

O homem que diziam ser um intraterrestre hoje é um ícone da cultura popular local. Conta-se que ele fala com os animais e suas rezas em língua estranha sempre curam. Pode até prever acontecimentos futuros. Taquara leva a vida a ajudar os outros. 

SAIBA MAIS

Reunião:

'Todos pela Água' se

reúne com a COPASA

Integrantes do movimento se reuniram com a Gerente Regional da COPASA na cidade de Varginha. Eles solicitam à COPASA que transfira o local de captação de água para um ponto mais abaixo do ribeirão, para que a retirada não esvazie as cachoeiras do Canta Galo.

DA REDAÇÃO

     

 

Gente e culturas:

Aspectos humanísticos e típicos de São Tomé 

Afinal, lugares são apenas paisagens abstratas para a alma, que identifica, fora do tempo, os seus reais valores e anseios, seja através das pessoas ou das vibrações que recebe, onde quer que se esteja o corpo.

Crônica de Pepe Chaves

 

Sobradinho:

Teatro faz sucesso na escola

O projeto Florescer Teatral em parceria com a Escola Estadual de Sobradinho, tem levado técnicas e fundamentos das artes cênicas a dezenas de alunos. O projeto da Cia. Teatral Uniarte tem apresentado atividades lúdicas e teatrais para a população de Sobradinho.

Artigo de Saulo Chokito

Embalagens usadas:

Reciclagem e plantio de árvores nativas

 

Adaptações e técnicas simples para o plantio e cultivo de mudas e sementes em embalagens usadas. O reaproveitamento de embalagens descartáveis poupa a natureza de lixo, servindo de berçário para novas plantas que um dia ganharão a natureza.

Artigo de Vicente Fontes

     

 

Entrevista:

Ademir Pezeta e Patrícia Leite Pezeta

Ademir Pezeta e Patrícia Leite Pezeta administram a Cidade das Estrelas em São Tomé das Letras e falaram conosco sobre este grandioso projeto espiritualista e ecumênico.  A Cidade das Estrelas é um espaço em meio à natureza latente onde são desenvolvidos trabalhos de terapias e vivências, incluindo a ideologia de homens como Chico Xavier e Raul Seixas.

LEIA A ENTREVISTA

 

Alto do Cruzeiro:

Moradores reclamam da COPASA

 

Moradores do Alto do Cruzeiro reclamam contra a falta e a péssima qualidade da água nos últimos dias e dizem que o problema na interrupção do fornecimento ainda persiste. Eles cobram um posicionamento da COPASA para solucionar o problema.

SAIBA MAIS

Alto do Cruzeiro:

COPASA esclarece aos moradores

 

De acordo com a empresa, “ uma equipe técnica estará realizando estudos para solução definitiva do problema”. Empresa se justificou logo após a publicação de denúncia feita por moradores sobre a falta de água no Alto do Cruzeiro.

SAIBA MAIS

     

 

Crônicas de São Tomé:

De Sant’Ana a São Tomé acima

São Tomé das Letras é uma cidade que mistura o ortodoxo católico com uma imensa gama de culturas modernas e não religiosas. Nesta primeira das "Crônicas de São Tomé" apresento um pequeno resumo das minhas cinco viagens como turista, até a sexta e definitiva, quando me tornei morador de São Tomé das Letras.

Crônica de Pepe Chaves

 

Megaeventos:

Prefeito vai vetar eventos de grande porte

Alvarenga diz que vai vetar a realização de eventos de grande porte, incompatíveis com a estrutura da cidade. Entretanto, o chefe do Executivo afirma que a Prefeitura continuará apoiando os eventos artísticos que se adequarem à estrutura local. 

SAIBA MAIS

Calendário:

O ano de 2019 terá menos feriados

Em 2018, foram nove feriados nacionais e cinco pontos facultativos. Detalhe, a maioria caiu em sextas ou segundas-feiras. Em 2019 são cinco feriadões nacionais, incluindo Carnaval e Corpus Christi.

SAIBA MAIS

     

 

Figuras imortais:

Dom Juan e seu voto de pobreza - Juan Uviedo

Juan Uviedo: a história do homem que nasceu em San Tomé, Argentina e faleceu em São Tomé das Letras, Brasil. Não sem antes desenvolver um importante trabalho social com as crianças mineiras. Juan fundou uma comunidade no alto de uma montanha que leva o seu nome em São Tomé das Letras.

Artigo de Flávia Mari Klc

 

Prefeitura de São Tomé:

Concurso público tem edital retificado

Concurso Público da Prefeitura de São Tomé das Letras tem edital retificado e data para inscrições é alterada para 2019. Confira as últimas informações sobre o concurso. Servidores aprovados serão remunerados com salários iniciais de R$ 954,00 a R$ 5.748,38.

SAIBA MAIS

Entrevista com Tomé Alvarenga

Nesta entrevista, prefeito aborda o tão falado Concurso Público Municipal; sobre as condições das estradas rurais nas chuvas; demissões e cortes de gastos em sua gestão; da falta que têm feito as verbas estaduais; dos vários melhoramentos promovidos, além de outros pontos de sua gestão.

LEIA A ENTREVISTA

     

 

Vale dos Elfos:

Perereca pode ser uma B. Alvarengai

Curiosa perereca fotografada em São Tomé das Letras pode pertencer a uma espécie restrita à Serra do Espinhaço. A Bokermannohyla Alvarengai foi descrita pelo pesquisador paulista Werner Bokermann em 1956. Biólogo nos falou deste animal.

Da Redação

 

Estradas rurais:

Chuvas e transtornos na zona rural

Após as últimas chuvas, vários pontos de atolamento surgiram nas vias rurais, causando transtornos e até prejuízos. População solicita providências e prefeito pede ponderação, afirmando que precisamos das chuvas e medidas já estão sendo tomadas.

Da Redação

Turismo:

Lugar onde o tempo poderia parar

Um dos atrativos dessa pequena cidade mineira é que se abriga mais de duas dezenas de belas cachoeiras, culinária típica, paisagens únicas, grutas profundas e um belo por do sol. Muitos causos mineiros e casos ufológicos também são contados no lugar.

Reportagem de Pepe Chaves

     

 

Diário digital:

Ajude-nos a compor o Jornal São Tomé

Entra no ar um diário virtual que vem se somar ao município, ao veicular informações de interesse comum e ocorrências públicas em São Tomé das Letras, além de buscar interatividade com a comunidade local.

SAIBA MAIS

 

Escassez de água:

Vereador faz alerta sobre uso da água

Adriano Jiló emite notas sobre queda no volume d’água e assoreamento no Ribeirão Canta Galo e critica a forma de captação da água pela COPASA. Junto ao vereador Alex Paulo Vieira, ele pede providências.

SAIBA MAIS

Matriz e Casa Paroquial:

Prefeito anuncia reformas pelo IEPHA

Prefeito Tomé Alvarenga consegue junto ao IEPHA aprovação de reforma da Casa Paroquial e telhado da Igreja Matriz. Reforma se dará com a substituição do engradamento do telhado e completa substituição das telhas.

SAIBA MAIS

     

 

Minas Gerais:

Mistério e beleza em São Thomé das Letras

Reportagem do pesquisador arqueológico mineiro J.A. Fonseca aborda as belezas naturais e os mistérios de São Tomé das Letras, uma cidade mística desde seu surgimento. Lendas coroaram sua história e a localização na serra da Mantiqueira traz um aspecto distinto.

Reportagem de J.A. Fonseca - ARQUIVO VF

 

Informações básicas:

Sobre a cidade de

São Tomé das Letras

São Tomé das Letras é um pequeno município localizado na região Sul do estado de Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira, no Brasil. Está entre os cinco municípios mais altos do Brasil e sua população, é estimada em 8.000 habitantes. O lugar reúne muitas belezas naturais.

SAIBA MAIS

Câmara Municipal:

Resumo Histórico de São Tomé Das Letras

Com relevo bastante acidentado, São Tomé das Letras possui área de 370,96 km². Tem altitude máxima de 1430m e mínima de 927m. Município tem como fundador o português João Francisco Junqueira, nascido em 14 de novembro de 1727.

SAIBA MAIS

     

 

CONFIRA NOSSOS ÚLTIMOS DESTAQUES:

Educação:

O Terceiro Round

Hora do recreio. Professoras famintas: de um salário mais digno, de melhores condições de trabalho, de alimento. Sentam-se em volta da mesa. A cantineira, sorridente, vem trazendo a refeição. O ringue já está montado. Vai começar a grande luta. Você não pode perder este momento de emoção!

Crônica de A. Sérgio

Descendo o Paraopeba:

Impressões dos três primeiros dias de viagem

Dulce, pescadora há mais de 15 anos nos mostrou as redes, que eram novas, tingidas de barro, coisa que, segundo ela, nunca havia acontecido. Relata que tem sentido cansaço e dor de cabeça. 

Reportagem de Tulasi Resende Barcellos

 

 

Confira outros destaques em nossos portais

UFOVIA Coral e Jim Lorenzen:

Um casal unido pelo amor e Ufologia

Coral E. Lorenzen e Leslie James (Jim) Lorenzen foram pioneiros na pesquisa civil do Fenômeno OVNI. Além da costumeira dificuldade financeira, os dois enfrentaram juntos doenças, mortes e a queda de vários de seus companheiros ufólogos, além da constante batalha frente a APRO. 

Artigo de Rafaela Oliveira

Via Fanzine Sul de Minas:

‘Chuva de aranha’ é registrada em MG 

 

O fenômeno natural conhecido como ‘chuva de aranha’ foi visto nesta semana na zona rural de Espírito Santo do Dourado, Sul de Minas. Segundo bióloga,“É uma tática para aumento da área para captura de alimentos, geralmente insetos”.

SAIBA MAIS

ARQUEOLOvia Coronel Fawcett:

Cem anos de solidão

Autor russo desmistifica e rebate falácias e inverdades propagadas sobre o Coronel Percy Fawcett, explorador britânico desaparecido nas selvas brasileiras no início do século passado. ARTIGO REVISADO E ACRESCIDO PELO AUTOR.

Artigo de Oleg Dyakonov 

ASTROVIA Chang'e-4:

China leva plantas

e animais para a Lua

China prepara terreno para plantar batatas na lua. Experiência de biosfera envolve outras plantas e até animais. A ideia é que as plantas apoiem os bichos-da-seda com oxigênio, e por sua vez, os bichos-da-seda forneçam às plantas o dióxido de carbono e os nutrientes.

Artigo de Pepe Chaves

 

 

Matéria especial da semana

 

 

A grandiosidade do Vale do Peruaçu - PARTE 4

A parte 4 da reportagem de J.A. Fonseca no Vale do Peruaçu (Norte de Minas) continua nos mostrando pinturas incríveis e diversificadas. Esta verdadeira galeria de arte pré-histórica a céu aberto é um dos mais valiosos tesouros da arqueologia brasileira.   

Reportagem de J.A. Fonseca - Parte 4

 

 PARCEIROS NO FACEBOOK

         
 

 

INSTITUCIONAIS

 

 

 

FALE COM O EDITOR: pepechaves@yahoo.com.br

 

ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS ITAÚNA J.A. FONSECA SÃO TOMÉ UFOVIA VIA FANZINE           
© Copyright 2004-2019, Pepe Arte Viva Ltda. ZINESFERA - Rede de Portais Integrados
www.viafanzine.jor.br