AEROVIA ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS DIGITAL ITAÚNA FANZINE J.A. FONSECA UFOVIA VIA FANZINE

          

 

Região Nordeste

As misteriosas inscrições do Xingó

  

A riquíssima região do Xingó pode ser incluída num processo de diferenciação de seus registros, pois além de serem inúmeras as figuras que foram catalogadas, mostram elementos que despertam atenção. Após a construção da Usina Hidrelétrica do Xingó, em 1988, diversos registros da presença humana na área teriam sido descaracterizados pelas obras.

SAIBA MAIS

 

DO ARQUIVO VF:

Cueva de los Tayos:

a caverna do tesouro

O Padre Carlo Crespi, o verdadeiro descobridor da caverna do tesouro. Na região amazônica equatoriana de Morona Santiago, há uma caverna muito profunda, conhecida por Cueva de los Tayos. Localizada a 800 metros acima do nível do mar, tem esse nome por ser moradia dos Tayos, pássaros quase cegos que vivem em suas profundezas.

ARTIGO DE YURI LEVERATTO

TV FANZINE:

Lançado trailer do documentário

de Gabriele Baraldi

Documentário escrito por Oleg Dyakonov e J.A. Fonseca aborda vida e obra de Gabriele Baraldi, o arqueólogo ítalo-brasileiro, descobridor da cidade perdida de Ingrejil e maior pesquisador da Pedra do Ingá.

ASSISTA AO TRAILER

 

Coronel Percy Harrison Fawcett:

Cem anos de solidão

 Em defesa do explorador 

Autor russo desmistifica e rebate falácias e inverdades propagadas sobre o Coronel Percy Fawcett, explorador britânico desaparecido nas selvas brasileiras no início do século passado.

Artigo exclusivo de Oleg Dyakonov  

 

Distrito Federal: 

Vestígios no

Planalto Central

 

Sítio Arqueológico no DF indica presença humana há milhares de anos. Entre as lascas de pedra foram encontrados vestígios de ferramentas fabricadas para suprir necessidades do cotidiano.

SAIBA MAIS

Histórias e registros:

Nosso passado tem

muito a desvelar

Nessas terras onde se localiza o Brasil, especialmente, estamos convictos de que existe algo oculto nas brumas do tempo, algo ainda desconhecido nestas vastas regiões, ou seja, que o nosso passado tem ainda muito a desvelar.

ARTIGO DE J.A. FONSECA

     

 

  Muros de pedra:

A necessidade de preservação aos muros de Itaúna

Não há que inventar nada novo; apenas é preciso o livre arbítrio, o desejo de salvar um patrimônio histórico e uma atuação correspondente. Detalhes do muro com acertadas pedras encontrado em terreno particular no Vale dos Pequis, em Itaúna.

Artigo exclusivo de Oleg Dyakonov  

 

Vestígios amazônicos:

Culturas cerâmicas

da Amazônia

A partir do século XIX pesquisas arqueológicas descobriram nesta região um tipo de objetos cerâmicos que possuíam uma técnica e uma arte muito superior aos encontrados em outros locais do país. Artigos de J.A. Fonseca.

Leia a parte 1

Leia a parte 2

Leia a parte 3

A universalidade dos

Signos Cosmogônicos e

Teogônicos do Brasil

O universalismo dos signos cosmogônicos encontrados no Brasil tem sua origem em valores mnemônicos, ideográficos, onomatopaicos e teogônicos. Artigos de J.A. Fonseca.

Leia a parte 1

Leia a parte 2

Leia a parte 3

     

 

Descobertas no Curdistão turco:

O templo mais antigo do mundo

 

Arqueólogo alemão Klaus Schmidt fez descobertas nas ruínas de Gobleki Tepe, no Curdistão turco, que podem reescrever a história humana. Estes adornos mostrados aqui foram criados milênios antes da descoberta do metal e da invenção da roda.

Artigo exclusivo de Isaac Bigio

 

Inglaterra:

Descobertas em

Stonehenge

 

Monumentos foram revelados por um mapeamento 3D realizado com tecnologia de ponta. Surpreendente descoberta subterrânea em Stonehenge poderá modificar a concepção da arqueologia na antiga Inglaterra.

ARTIGO DA REDAÇÃO

Turquia:

Mosaicos na

antiga Grécia

Excelente estado de conservação em que foram encontrados os mosaicos deve ser destacado, neles, foram preservados cores e detalhes próximos dos originais com 2200 anos.

SAIBA MAIS

     

 

Vestígios:

Houve uma escrita primitiva no Brasil?

Dentre os registros em pedra vamos encontrar uma variedade de motivos desenhos de figuras zoomorfas, antropomorfos, sóis, cometas e objetos desconhecidos. Leia a série exclusiva do pesquisador J.A. Fonseca.

- Parte 1  - Parte 2  - Parte 3  - Parte 4

 

Entendendo as raízes:

Os povos de

Lagoa Santa

Sepultamentos humanos em Minas Gerais revelam uma sucessão de costumes entre 10 mil e 8 mil anos atrás. Um abrigo em meio ao Cerrado, a Lapa do Santo parece ter sido um importante centro de rituais ligados à morte.

Maria Guimarães/ FAPESP

Minas Gerais:

Painéis de arte serão recuperados

MPMG viabiliza restauração e exposição de painéis de arte rupestre pré-histórica de Minas. Os painéis rupestres tornam-se importantes instrumentos para a divulgação e a valorização do patrimônio arqueológico de MG.

SAIBA MAIS

     

 

Rússia enigmática:

Anomalia 'Kaslínskaya' no Ural do Sul

Os misteriosos círculos, sua origem e finalidade, geraram grande interesse e controvérsia. Houve tentativas de associá-los à arqueologia, mas não há qualquer vestígio de antiga habitação humana na área. 

Artigo de Natália Dyakonova

 

Sensoriamento remoto:

Assentamento

antigo na Antártida?

Imagens mostram que existem traços de antigo assentamento humano debaixo de 2,3 km de gelo. Embora o cientista Nathan Borrowitz acredite que as imagens infravermelhas sejam intrigantes, outros especialistas já afirmam que elas são provas cabais.

SAIBA MAIS

Sibéria/Rússia:

Descoberta na

Península de Yamal

 

A internet russa encheu-se de teorias sobre a origem do misterioso buraco, versando desde o impacto tecnológico até a queda de um meteorito, incluindo o meteorito de gelo, como também a atividade dos OVNIs.

Artigo de Natália Dyakonova

     

 

                                     Os dois freis Custódio:

             A verdadeira identidade do primeiro

              pesquisador da inscrição da Gávea

          Constatamos com certa tristeza que a verdadeira identidade

       deste ilustre religioso, lamentavelmente, caiu no esquecimento

         há cerca de dois séculos. Ao mesmo tempo, nos certificamos

               de que até agora ele permanece mal identificado.

Artigo exclusivo de Oleg Dyakonov

 

Amazônia Peruana:

Velhas inscrições

de Cumpanamá

O mistério dos petróglifos de Cumpanamá, herança de arcaicas culturas amazônicas. Insólitas obras de arte em pedras são encontradas perdidas na selva da Amazônia. Yuri Leveratto analisou de perto as inscrições.

Artigo de Yuri Leveratto

Guatemala:

Mural Maya incomum

é encontrado

Arqueólogos localizaram na selva guatemalteca uma misteriosa pintura Maya retratando um rei e seus assessores. Detalhe do mural da selva guatemalteca retrata rei Maya e assessores.

SAIBA MAIS

     

 

ESPECIAL 1913-2013:

Centenário da redescoberta

da Cidade Perdida da Bahia

 

Em memória ao coronel  Fawcett e doutor Daniel Robert O’Sullivan Beare, um esquecido explorador das cidades perdidas do Brasil. Artigo histórico do pesquisador Oleg I. Dyakonov marca o  centenário da busca por uma cidade perdida no Estado da Bahia.

Artigo exclusivo de Oleg Dyakonov

 

Stonehenge:

Pedreira usada foi

localizada a 225 km

de distância

Arqueólogos e geólogos revelam a origem do famoso monumento megalítico de pedras azuis. Pedreira de onde foram retiradas as rochas para compor o monumento de Stonehenge, situada a 225 quilômetros da construção.

SAIBA MAIS

Mistério:

Declínio e

desaparecimento

dos Maya

A extrema divisão entre as classes sociais e o isolamento de seus sacerdotes e estudiosos levou esta civilização à decadência. Maya: uma arquitetura acertada e capaz de atravessar milênios.

Artigo de Yuri Leveratto

     

 

Pré história brasileira:

Dyakonov, um estudioso russo dos

mistérios da pré-história brasileira

Pesquisador russo destaca o trabalho de Gabriele Baraldi e declara a sua admiração pelo Brasil. Dyakonov aborda vida e obra de Baraldi, com destaque acerca da Pedra do Ingá e cidade perdida de Ingrejil.

Artigo exclusivo de Oleg Dyakonov

 

Piauí:

Revisitando

Sete Cidades

Já se imaginou que Sete Cidades seriam ruínas de um império viking no Brasil e o austríaco Ludwig Schwennagen, radicado em Teresina diz que parte dos letreiros traz escrita fenícia ou demótica egípcia.

Artigo de J.A. Fonseca

Arqueologia Fantástica:

Incrível Paredão no Mato Grosso

Os mais antigos habitantes destas terras permanecem em obscuro mistério e a não ser uma farta presença de gravações rupestres. Quase nada se sabe sobre os mesmos nem para onde teriam se dirigido.

Artigo de J.A. Fonseca

     

 

Maropeng/África do Sul: 

Pesquisadores descobrem

espécie de hominídeo

Espécie do gênero humano desconhecida é descoberta na África do Sul. A nova espécie foi batizada homo naledi e classificada no gênero homo, ao qual pertence o homem atual.

SAIBA MAIS

 

Paleotocas:

Estruturas feitas por

animais extintos

Na Paleontologia, as paleotocas fazem parte da Icnologia, já que não se trata de ossos fossilizados, mas sim de feições deixadas por eles, da mesma forma que pegadas, fezes fossilizadas (coprólitos) e outros.

SAIBA MAIS

Minas Gerais:

Há 10 mil anos

O que houve em Minas é uma pequena amostra do que a natureza é capaz. Luzia: uma mineira pigmeu de épocas pré-indígenas. Seu fóssil foi pesquisado por Peter Lund.

EXCLUSIVO

     

 

História brasileira:

Documento 512: O achado – Parte 1

O número de referência “512”, com o qual o documento tornou-se mundialmente conhecido, tem uma origem muito tardia, datando apenas de 1881. No passado, esse documento foi referência para pesquisadores e aventureiros.

Leia artigo exclusivo de Oleg Dyakonov

 

Patrimônio:

Material arqueológico

apreendido pelo MP

 

Operação Pedra de Raio apreende mais de 30 peças arqueológicas em quatro estados. Foram apreendidos machados, socadores, pontas de flechas e batedores que estavam expostos à venda pela internet.

SAIBA MAIS

Patrimônio:

MP aciona Record por danos em sítio

Emissora é acionada por danos ao patrimônio arqueológico e espeleológico de MG. Equipes da emissora passaram tinta branca em abrigos rochosos, que compõem sítios arqueológicos.

SAIBA MAIS

     

 

Goiás:

‘Máquina voadora’ em pinturas

rupestres goianas

  

Não se trata da interpretação de algum arqueólogo amador entusiasta ou de um ufólogo fantasista. Este paredão rochoso, que contém também antigos abrigos, está repleto de arte rupestre.

Leia artigo de Reinaldo Coutinho

 

Piauí:

Houve civilização

megalítica em Piripiri?

 

Da Amazônia ao Rio Grande do Sul, surgem menires alinhados e outras estruturas megalíticas como dolmens, cromlechs, etc. Dólmen de Solânea, visitado pelo autor deste artigo.

Artigo de Reinado Coutinho

Ceará:

O misterioso Açude Velho dos Caboclos

Construção antiga para conter água em períodos de seca no interior do Ceará é considerada pré-histórica e não tem datação certa. Esta é a parede principal do velho açude de origem desconhecida.

Artigo de Reinaldo Coutinho

     

 

 Goiás:  

De volta aos mistérios

arqueológicos de Paraúna

 

Matéria do pesquisador J.A. Fonseca aborda sua visita às quilométricas estruturas pétreas de Paraúna, no interior do Estado de Goiás. As incríveis formações rochosas do local divide opiniões de especialistas.

Leia artigo exclusivo de J.A. Fonseca

 

Manuscrito:

Cápsula do tempo é

aberta em Curitiba  

 

Manuscrito da Praça Tiradentes revela existência de outra cápsula do tempo. A preservação do documento encontrado ficará sob responsabilidade da Fundação Cultural de Curitiba. Manuscrito datado de 1932 é retirado da garrafa e faz revelação.

SAIBA E VEJA IMAGENS

Vestígios de um passado:

Minas e sua História

no Século XVIII

 

A Real Capitania das Minas Gerais dos Cataguases, com sua capital na Vila Rica de Nossa Senhora do Pilar do Ouro Preto está entre os estados brasileiros a necessitar de profunda revisão.

Artigo de Paulo Santos

     

 

China:

As misteriosas cavernas

esculpidas de Longyou

 

Um mistério tão grande quanto as Pirâmides do Egito: as cavernas de Longyou. Um dos locais subterrâneos mais misteriosos já descobertos foi encontrado acidentalmente na década de 1990 perto da aldeia de Shiyan Beicun na província de Zhejiang, na China.

SAIBA MAIS

 

Passado por desvendar:

Egito teria herdado

a cultura atlante?

 

Segundo alguns pesquisadores, a civilização do antigo Egito teria sido a herdeira da civilização de Atlântida. Pesquisador espanhol aborda sobre seus estudos e propostas acerca da queda de Atlântida e os destinos de sua evoluída civilização.

Artigo de Eduardo Miquel

Puma Punku:

Civilização pré-diluviana na Bolívia

 

O surpreendente sítio de Puma Punko está localizado a menos de uma milha a sudeste de Tiahunaco, na Bolívia. À primeira vista pode-se observar rochas gigantes e várias portas monolíticas abandonadas.

Artigo de Yuri Leveratto

     

 

No passado das Alterosas:

Minas Gerais e a escravidão

 

Somos um povo mestiço de origem afro-tupi-portuguesa. Nossa fala mistura palavras de origem indígena, africana e árabe-portuguesa. Somos de cultura predominantemente africana, apesar da cor da pele, se isso faz alguma diferença.

Artigo exclusivo de Paulo Santos

 

Goiás:

Magnífica Arte Rupestre

de Serranópolis

 

O sítios arqueológico chamado de gruta do Diogo foi onde pesquisadores encontraram o esqueleto humano que é considerado o mais antigo do Brasil e foi denominado “Homem da Serra do Cafezal ou Jataí”.

Artigo de J.A. Fonseca

Quilombos:

Um reino africano no

Centro de Minas?

No início do século XVIII, surgiu na região centro-oeste da então Capitania de Minas Gerais, uma confederação de quilombos que passou a ser conhecida como Quilombo do Rei Ambrósio.

Artigo de Paulo Santos

     

 

Construções líticas em Minas Gerais:

Os antigos muros de pedra de Itaúna

Se os moradores locais não têm esta consciência sobre os muros, caberia a “alguém” orientá-los e neste sentido, este “alguém” não seria outro, senão os próprios representantes do poder local constituído.

Artigo exclusivo de J.A. Fonseca

 

Brasil Antigo:

Introdução à Desconhecida

Pré-História Brasileira

 

Alguns detalhes que a história e a arqueologia deixaram para trás. Neste artigo, o pesquisador russo Oleg Dyakonov abre suas abordagens sobre povos desconhecidos do Brasil Antigo.

Artigo de Oleg Dyakonov

Rússia:

Mistérios em torno

do geoglifo no Ural

 

Na imensa região de Ural do Sul o passado ainda é incerto e a descoberta de vestígios deixados por antigos povos pode remexer a história tradicional.

Artigo de Natália Dyakonova

     

 

VÍDEOS

CERTAS COISAS VOCÊ VÊ SÓ AQUI!

 

Muros de pedras em Itaúna - Minas ETNOLOGIA MINEIRA

Mata da Onça

PARTE 1 

Mata da Onça

PARTE 2A

Mata da Onça

PARTE 2B

Mata da Onça

PARTE 3 (FINAL)

 
De volta à Mata da Onça

 PARTE 1

De volta à Mata da Onça

 PARTE 2

Descoberta em MG

ASSISTA

 Documentário:

Amero-Hititas Gabriele Baraldi

 

Registro inédito:

Descoberta arqueológica em Itaúna

O programa Matas de Minas fez registro inédito de um importante achado arqueológico na região de Itaúna-MG. São dois objetos de cerâmica indígena que se encontravam soterrados.

 ASSISTA ESSE DOCUMENTÁRIO NA ÍNTEGRA

Itaúna-MG

Mais muros e suposta esfinge

Programa Matas de Minas mostra imensa pedra clara se assemelha a uma cabeça humana. Registrados mais muros de pedras em distintas regiões de Itaúna, incluindo um conjunto de muros em forma de Y.

LEIA SINOPSE + VÁRIAS FOTOS

 

Etnologia:

Antigo muro no Vale dos Pequis

A estrutura que encontramos por imagens de satélite é a mesma que visitamos há alguns anos atrás. Além de termos registrado mais uma antiga muralha na região de Itaúna, descobrimos no Vale dos Pequis, uma das regiões mais ricas etnologicamente. No local, constatamos diversos vestígios de antigas construções.

ASSISTA NA ÍNTEGRA

Entrevista exclusiva:

J.A. Fonseca fala sobre suas pesquisas

Em uma entrevista exclusiva à TV FANZINE o escritor e

pesquisador J.A. Fonseca fala um poucos dos vários locais

que visitou no Brasil e emite suas impressões sobre o trabalho

da arqueologia nacional, além de suas expectativas acerca

de locais e acervos de vasta importância no país.

Assista parte 1 - Assista parte 2

 

ASSISTA OUTROS VÍDEOS DA TV FANZINE

 

PARCEIROS:

 

 

 

FALE COM O EDITOR

 

AEROVIA ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS DIGITAL ITAÚNA FANZINE J.A. FONSECA UFOVIA VIA FANZINE

          

© Copyright 2004-2018, Pepe Arte Viva Ltda.

 

Motigo Webstats - Free web site statistics Personal homepage website counter