AEROVIA ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS DIGITAL ITAÚNA FANZINE J.A. FONSECA UFOVIA VIA FANZINE

          

 

LHC:

Chip nacional Sampa é aprovado

Comitê internacional aprova chip brasileiro para o acelerador LHC. Totalmente concebido no Brasil, chip será usado em detectores de partículas do experimento Alice, do Large Hadron Collider.

SAIBA MAIS

 

Teoria:

Uma nova maneira de entender o Universo

Novo estudo sugere que o tempo realmente existia antes do Big Bang. De acordo com uma interpretação direta da relatividade geral, o Big Bang não foi o começo de "tudo".

SAIBA MAIS

Ensinos fundamental e médio:

Competição envolverá 13 mil alunos

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica tem inscrições abertas.Em evento promovido pela OBAA, estudantes preparam lançamento de foguetes de garrafas PET.

SAIBA MAIS

 

China:

Estação espacial em queda livre

Orgulho nacional, o primeiro módulo da estação lançada pela agência espacial chinesa (CNSA) cumpriu o sonho chinês de se equiparar aos EUA e a Rússia criando sua própria estação espacial e agora se põe em queda livre.

SAIBA MAIS

 

Falcon Heavy:

O foguete que

transportou o futuro

SpaceX realiza teste com sucesso e leva carro para o espaço, mesmo perdendo o seu propulsor central que, após uma falha, se perdeu no mar. Elon Musk presta entrevista coletiva.

Artigo de Fábio Bettinassi

Estados Unidos:

Civil encontra

satélite da NASA

 

Conheça o astrônomo amador que encontrou o satélite perdido da NASA no espaço. Scott Tilley, reside no Canadá, encontrou um satélite perdido há muitos anos.

SAIBA MAIS

     

 

Evento no céu:

Lua de sangue super azul

em mais de 100 anos

Nasa diz que o eclipse oferecerá aos cientistas a chance de ver o que acontece quando a superfície da lua esfria rapidamente.  A chamada "Lua Azul" será combinada com a "Lua Vermelha", durante um eclipse.

SAIBA MAIS

 

São Paulo:

Morre o construtor do

1º satélite brasileiro

O desejo de Júnior Torres de Castro ter um satélite próprio começou em 1957,quando a União Soviética lançou o Sputnik, dando o primeiro passo da Era Espacial. A partir daí ele foi em busca do seu próprio satélite.

SAIBA MAIS

BEAM:

Habitat inflável

tem sucesso

Construído pela Bigelow Aerospace como parte de uma parceria de missão com a NASA, o Bigelow Expandable Activity Module (BEAM) é a primeira sala expansível de construção privada criada especialmente para a Estação Espacial.

SAIBA MAIS

     

 

Turismo espacial:

SpaceX anuncia voo tripulado

ao redor da Lua

 

A informação veio através do CEO e fundador da NewSpace, o bilionário Elon Musk, em um comunicado à imprensa. Previsto para o final de 2018, o voo deverá se utilizar da espaçonave Crew Dragon, da SpaceX, que ainda não foi testada com tripulação.  

ARTIGO DE PEPE CHAVES

 

Sinais:

Sinais de rádio

podem ser ETs

Cientistas de Harvard confirmaram a possibilidade de construção extraterrestre estar enviando ondas de energia à Terra. Ilustração de uma vela solar alimentada por feixe de rádio (vermelho) gerado na superfície de um planeta.

SAIBA MAIS

Sonda Cassini:

Formato inusitado

de uma lua saturnina

A sonda espacial Cassini da NASA

revelou detalhes da inusitada Pan, a lua que desenvolve excêntrica órbita no interior dos anéis de Saturno. Lua discoide: vista de perto, Pan nos lembra uma noz ou um disco voador.

ARTIGO DE PEPE CHAVES

     

 

TRAPPIST-1:

NASA anuncia um novo sistema solar

A estrela TRAPPIST-1 é uma anã ultrafria localizada a apenas 40 anos-luz de distância da Terra e apresenta novidades acerca dos planetas em sua órbita. Concepção artística mostra o Sistema Solar de Trappist-1, com a transição de dois de seus planetas orbitais.

DA REDAÇÃO

 

Antártica:

Satélite mostra

novo iceberg

A geleira Pine Island é uma das maiores geleiras da West Antarctic Ice Sheet, responsável por cerca de 20% do fluxo de gelo da camada de gelo para o oceano, de acordo com cientistas da NASA. 

SAIBA MAIS

Ceres:

Planeta anão revela

indícios de vida

Dados colhidos pela sonda Dawn sugerem materiais orgânicos nativos no planeta anão Ceres. Esta imagem realçada mostra a área em torno da cratera de Ernutet, com assinatura de possível material orgânico.

DA REDAÇÃO

     

 

Houston:

Uma bola de futebol

entra em órbita

Resgatada no mar após o acidente com o ônibus espacial Challenger,

uma bola de futebol assinada por alunos de uma escola de Houston

em 1986 seguiu para o espaço 30 anos depois.

DA REDAÇÃO

 

Restrições:

IAU faz duras

críticas a Trump

União Astronômica Internacional (IAU) se diz 'profundamente preocupada' sobre a proibição de imigração imposta por Trump. Presidente dos EUA assina ordens executivas no Hall of Heroes no Departamento de Defesa americano em 27/01, em Arlington, Virgínia.

SAIBA MAIS

Progresso no Cosmos:

Escala de Kardashev

e as civilizações

A escala foi originalmente projetada em 1964, pelo astrofísico russo Nikolai Kardashev, que procurava evidência de vida extraterrestre em sinais cósmicos.  Segundo o físico Michio Kaku, os próximos

100 anos de ciência determinarão se perecemos ou prosperamos.

SAIBA MAIS

     

 

Acidente fatal:

Os 50 anos da tragédia da Apollo 1

As missões tripuladas Apollo, coordenadas pelo Governo dos Estados Unidos através da Nasa,  tinham por objetivo final colocar os primeiros seres humanos na superfície lunar, tal como havia prometido o ex-presidente Kennedy, durante a "corrida espacial".

DA REDAÇÃO

 

Ficção:

A Guerra dos Mundos

na era vitoriana

BBC anuncia "A Guerra dos Mundos", de HG Wells, na era vitoriana. O romance segue um narrador sem nome enquanto observa uma série de estrelas cadentes, que se tornam vastos cilindros metálicos contendo invasores marcianos.

Da Redação, Via Fanzine

MRO:

Terra e Lua vistas

no espaço

Nasa divulga imagem do nosso planeta e seu satélite, tomada por sua sonda orbital em Marte. No momento registrado pela imagem, a Lua se encontrava a

aproximadamente 205 milhões de km da Terra.

DA REDAÇÃO

     

 

Fenômeno luminoso:

Meteoro é avistado e registrado

em Minas Gerais

Também houve relatos de avistamento desse fenômeno, além da capital, em várias cidades do interior mineiro. O fenômeno completo durou aproximadamente 13 segundos e foi flagrado por câmera do Observatório SONEAR, via BRAMON/Brasil.

DA REDAÇÃO

 

Exploração de Marte:

ExoMars: em busca dos

mistérios atmosféricos 

Missão conjunta de europeus e russos deverá estudar traços de gases em Marte, procurando diferenciar os efeitos geológicos dos possíveis efeitos biológicos. Acima, concepção artística do ExoMars 2016.

DA REDAÇÃO

WFIRST:

Olhos sensíveis para

desvendar o universo

NASA apresenta o mais amplo conjunto de olhos eletrônicos sobre o universo: o revolucionário telescópio espacial Wide Field Infrared Survey Telescope (WFIRST).

ARTIGO DE PEPE CHAVES

     

 

Simbiose intergaláctica:

Androláctea: o futuro de duas galáxias

Uma simulação em supercomputadores dá conta que a nossa galáxia e a vizinha Andrômeda estão em rota de colisão a uma velocidade de 500 mil quilômetros por hora. Andrômeda e Via Láctea deverão passar por uma fusão daqui a quatro bilhões de anos

ARTIGO DE MÁRCIO RODRIGUES MENDES

 

Astronomia/astronáutica:

 Estudante relembra

história de superação

A caminhada da jovem brasileira Maria começou em Serra Talhada, no sertão de Pernambuco, onde nasceu, passou por Tangará da Serra e agora segue para a Nasa,

a agência espacial americana. 

SAIBA MAIS

Viajando pelo Sistema Solar:

Sonda Juno entrou

na órbita de Júpiter

A espaçonave teleguiada que viajou mais de 700 milhões de quilômetros até atingir o seu objetivo. A Juno adentrou o agressivo ambiente jupteriano, que apresenta um campo magnético 20 mil vezes mais forte que o da Terra.

ARTIGO DE PEPE CHAVES

     

 

Nuvens de pó e gás:

Observatório Herschel revela

berçário de futuras estrelas

Graças ao Observatório Espacial Herschel, da Agência Espacial Europeia (ESA), podemos agora olhar para dentro destas nuvens e ver o que realmente está acontecendo. O filamento azul é a parte mais fria da nuvem e contém 800 vezes a massa solar.

DA REDAÇÃO

 

Aguardando os lançamentos:

Superstições

astronáuticas

 As tradições já são antigas e os rituais foram incorporados. Fazer xixi sobre o pneu traseiro de  um ônibus e jogar pôquer antes dos lançamentos espaciais, estas eram algumas das superstições de cosmonautas e astronautas antes de irem ao espaço.

SAIBA MAIS

Colonização da Lua:

A realidade da

Estação Lunar

Habitar a Lua ainda é uma pretensão fora de alcance, mesmo com a contínua afirmação dos EUA de que o fará em breve. Há entraves a serem vencidos e adaptações a serem feitas, para que a vida humana possa vingar lá fora.

ARTIGO DE PEPE CHAVES

     

 

Meio ambiente:

Entrevista com Rubens Junqueira Villela

Meteorologista, Professor aposentado do IAG-USP 

 

Villela: 'Nas minhas 12 viagens [à Antártida], começando em 1961, deu para perceber, sim, e documentar fotograficamente, algumas mudanças sensíveis, como na região em que fica a Estação Antártica Comandante Ferraz".

LEIA A ENTREVISTA

 

Ondas gravitacionais:

Descoberta deixa

cientistas eufóricos

Em investimento financiado pela NSF, ondas gravitacionais são detectadas pela primeira vez, após 100 anos da previsão de Einstein. Einstein venceu Newton: tempo espaço não é plano e possui ondulações.

ARTIGO DE PEPE CHAVES

Cientistas da USP:

A Descoberta de um

sistema raro de estrelas

Especialistas do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) assinam estudo sobre a fusão de estrelas, um achado raro que teve contribuição de cientistas da USP.

SAIBA MAIS

     

 

Descoberta:

Nasa anuncia água salgada

escorrendo em Marte

Nasa confirma evidências de fluxos de água líquida nas encostas de montanhas marcianas. A cratera Garni em Marte: as estrias escuras (RSL) vistas nesta imagem têm poucas centenas de metros de comprimento e foram formadas pelo fluxo de água salgada em estado líquido.

DA REDAÇÃO

 

Kepler-452B:

Nasa descobre

'gêmeo' da Terra

Pode ter hospedado vida sobre sua superfície em um certo momento ou que ainda poderá hospedá-la. Estas são as expectativas em torno de Kepler 452B em torno da sua estrela mãe.

SAIBA MAIS

Temperatura:

Mudança climática

irreversível à frente

Depois do ano mais quente da história,aquecimento dos oceanos é irreversível. No geral, a temperatura média global sobre a terra em 2014 foi a mais quente desde que os registros começaram na década de 1880.

SAIBA MAIS

     

 

OUTROS CANAIS DE ASTROVIA :

Clique aqui para ler outras matérias exclusivas do acervo 1

Clique aqui para ler outras matérias exclusivas do acervo 2

Clique aqui para ler outras matérias exclusivas do acervo 3

Clique aqui para ler outras matérias exclusivas do acervo 4

 

Visite os portais das agências espaciais:

 

FALE COM O EDITOR

 

AEROVIA ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS DIGITAL ITAÚNA FANZINE J.A. FONSECA UFOVIA VIA FANZINE

          

© Copyright 2004-2018, Pepe Arte Viva Ltda.

Motigo Webstats - Free web site statistics Personal homepage website counter