AEROVIA ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS DIGITAL ITAÚNA FANZINE J.A. FONSECA UFOVIA VIA FANZINE

          

 

Sistema Solar:

Novidades na atmosfera de Vênus

Um padrão gigante foi descoberto nas nuvens do planeta Vênus. Câmeras infravermelhas e simulações de supercomputadores romperam o véu de Vênus e nos trouxe algumas revelações. A equipe também revelou as origens dessa estrutura usando de simulações climáticas em grande escala.

DA REDAÇÃO

 

Polo Norte:

Polo magnético se move rapidamente

O campo magnético da Terra está movendo rapidamente e os geólogos não sabem porquê. Eles vão atualizar o World Magnetic Model, sistema que descreve o campo magnético do planeta, utilizado por toda a navegação moderna.

SAIBA MAIS

Novo Livro:

Foguete: Rene Nardi lança novo livro

  

Motor Foguete Liquido: Modelagem Parametrica da Camara de Empuxo. A obra consiste em um guia detalhado para o dimensionamento da câmara de empuxo de foguetes líquidos e sua versão digital pode ser baixada gratuitamente.

SAIBA MAIS

 

Chang'e-4:

China leva plantas e animais para a Lua

China prepara terreno para plantar batatas na lua. Experiência de biosfera envolve outras plantas e até animais. A ideia é que as plantas apoiem os bichos-da-seda com oxigênio, e por sua vez, os bichos-da-seda forneçam às plantas o dióxido de carbono e os nutrientes necessários através de seus resíduos.

Artigo de Pepe Chaves

Pouso perfeito:

China pousa Chang'e-4 no lado oculto da lua

  

A cratera de Von Kármán, onde a Chang'e-4 pousou está localizada dentro da bacia do Polo Sul-Aitken, onde um antigo impacto lunar pode ter exposto o manto lunar. O lado oculto da Lua, por ser silencioso e abafado, se faz um dos melhores lugares do Sistema Solar interno para aplicações científicas como a radioastronomia.

SAIBA MAIS

 

Cinturão de Kuiper:

New Horizons chega ao Ultima Thule 

 

Sonda espacial da NASA atinge o alvo mais distante já explorado por uma sonda teleguiada, o inusitado objeto chamado de Ultima Thule, que integra o cinturão de Kuiper.

SAIBA MAIS

Astrofotografia há 20 anos:

A descoberta da Nova Velorum

Um relato da participação de brasileiros na “descoberta” de uma nova estrela, a Nova Velorum (V382 Vel). O fato que mobilizou astrônomos amadores do Brasil ocorreu em maio de 1999.

Artigo de Márcio Mendes, co-descobridor

 

Astrofotografia Amadora:

Registros no interior do Mato Grosso

Uma jovem pesquisadora tem se destacado na astrofotografia amadora do Brasil, ao produzir belos registros celestiais com sua câmera e por seu constante interesse pelas técnicas e conhecimentos astronômicos. Ela se chama Jéssica Alves e nos fala de sua experiência com os poucos recursos que detém.

Artigo de Jéssica Alves

DO ARQUIVO VF:

Superstições de cosmonautas e astronautas

Fazer xixi sobre o pneu traseiro de um ônibus e jogar pôquer antes dos lançamentos espaciais, estas são algumas das superstições de cosmonautas e astronautas antes de irem ao espaço. Tais rituais em lançamentos, muitos dos quais prestam homenagens ao comportamento de pioneiros dos voos espaciais, ajudam a acalmar os nervos desgastados em um dia repleto de emoções.

SAIBA MAIS

 

Equipe Zopherus vence desafio:

NASA visa criar abrigos com impressão 3D

A ideia é que, antes de enviar os primeiros homens a Marte, sejam enviados robôs capazes de construir abrigos à base de impressão 3D, com a utilização de elementos locais para a composição da argamassa. A NASA espera enviar pessoas a Marte dentro de 20 a 25 anos e já desenvolve vários planos.

DA REDAÇÃO

 

Sistema Solar:

Sonda Voyager 2 no espaço interestelar

Espaçonave da NASA está a 18 bilhões de quilômetros da Terra e operadores da missão ainda podem se comunicar com a Voyager 2. Com os sinais se movendo-se à velocidade da luz, leva cerca de 16,5 horas para viajarem da espaçonave até a Terra.  

SAIBA MAIS

Vida no Espaço:

Em busca dos sinais de tecnologia alienígena

O universo continua a ser aos olhos humanos uma extensão intocável, virgem e selvagem, onde parece que ninguém nunca colocou um pé, um artefato ou até mesmo uma onda de rádio. Dyson propôs que uma civilização avançada poderia colher a energia dos seus edifícios através de uma "biosfera artificial".

SAIBA MAIS

     

 

46P Wirtanen:

Um pequeno cometa passa no céu

Astrônomo amador do interior paulista faz mais um brilhante trabalho ao registrar o pequeno cometa. O professor Márcio Mendes fez suas primeiras imagens do pequeno cometa 46P Wirtanen. Em 17/12 este cometa estará em seu periélio (distância mais próxima do Sol) e passará a aproximadamente 11 milhões de quilômetros da Terra.

Artigo de Pepe Chaves

 

NASA:

OSIRIS-REx chega ao asteroide Bennu

Nave fará cinco passagens no polo norte, equador e polo sul a uma distância de 7 quilômetros. Amostras serão recolhidas e trazidas à Terra. A NASA afirmou: "Passamos no teste. Chegamos com a nossa missão OSIRIS-REx ao asteroide Bennu, após passar quase um ano estudando e mapeando esse encontro".

SAIBA MAIS

NASA:

OSIRIS-REx vê água em asteroide

A sonda espacial OSIRIS-REx, recém-chegada ao seu destino, descobre a presença de água nos minerais encontrados no asteroide Bennu. Água líquida esteve presente em algum momento no corpo de Bennu, que no passado era um asteroide muito maior.

SAIBA MAIS

     

 

InSight chega em Marte:

Estudando o 'Espaço Interior' de Marte 

O estudo da estrutura interior de Marte responderia questões fundamentais sobre a formação inicial de planetas rochosos em nosso sistema solar interior. A sonda InSight chegou com sucesso a Marte para responder a várias questões.

Artigo de Pepe Chaves

 

InSight:

Símbolos e bandeiras humanas em Marte

Sonda InSight pousa em Marte levando diversos símbolos da missão e uma mensagem em Braile. O calibrador da câmera instalado no convés do módulo de pouso InSight, está adornado com bandeiras dos países participantes da missão e mensagem codificada em Braile.

SAIBA MAIS

Rochas lunares soviéticas:

Sotheby's vendeu rochas lunares

Rochas lunares recuperadas por robôs soviéticos são vendidas por US$ 855.000 pela casa de leilões Sotheby's. A Sotheby's leiloou as únicas peças conhecidas que foram coletadas da superfície lunar e legalmente vendidas por US$ 855.000, no detalhe, os pedregulhos ampliados.

SAIBA MAIS

     

 

Parcerias público-privadas:

EUA querem retomar viagens tripuladas

Em uma parceria com empresas aeroespaciais americanas, a NASA pretende brevemente retomar as viagens espaciais tripuladas com lançamentos a partir do solo americano, o que não ocorre desde 2011, quando foi aposentado o seu último ônibus espacial, o Atlantis.

ARTIGO DE PEPE CHAVES

 

Objeto estranho:

Afinal, o que é Oumuamua?

Por que ainda não devemos esperar por "alienígenas" com essa rocha espacial interestelar. O documento que chamou a atenção de todos foi escrito pelos astrofísicos de Harvard Avi Loeb e Shmuel Bialy, descrevendo comportamento estranho exibido por uma rocha espacial chamada Oumuamua.

SAIBA MAIS

Estrela Barnard:

Descoberto exoplaneta próximo

Descoberto o segundo planeta mais próximo do Sistema Solar. Astrônomos espanhóis revelam um mundo gelado na estrela Barnard, localizado a seis anos-luz da Terra. Com a atual tecnologia gastaríamos 32 mil anos para chegar até lá.

SAIBA MAIS

     

 

Cassini-Huygens

Sonda vê tempestade de poeira em Titã

Cientistas da ESA afirmam que dados da sonda Cassini revelaram o que parecem ser tempestades de poeira gigantes nas regiões equatoriais da lua saturnina de Titã. Moléculas orgânicas complexas, que resultam da química atmosférica e, uma vez grandes o suficiente, acabam caindo na superfície.

ARTIGO DE PEPE CHAVES

 

Cazaquistão - URGENTE:

Soyuz sofre incidente e volta à Terra

Levando um cosmonauta russo e um astronauta americano, o foguete Soyuz-FG sofreu uma falha e a missão para a Estação Espacial foi abortada com um pouso de emergência realizado no Cazaquistão.

Artigo de Pepe Chaves

Influências externas:

Tempestades solares e apagões

Ultimamente, um dos assuntos mais comentados na Internet, é a atividade solar, que pode atingir diversos sistemas elétrico-eletrônicos em todo planeta. Fortes descargas de tempestades solares têm atingido a Terra.

Artigo de Marimel

     

 

Missão Hayabusa 2:

MASCOT está pronta para pousar em asteroide

Missão conjunta de pouso da sonda MASCOT no asteroide Ryugu é coordenada pela agência espacial japonesa (JAXA) em parceria com instituições espaciais europeias. Em entrevista, o doutor Ralf Jaumann, principal cientista do projeto para o DLR fala sobre suas expectativas. 

DA REDAÇÃO VF

 

SpaceX:

Um japonês será enviado à órbita lunar

Bilionário japonês participará da primeira missão lunar BFR da SpaceX e se tornará o primeiro civil a rodear a Lua e voltar à Terra. A missão está prevista para 2023 e seria a primeira jornada lunar humana desde 1972, com a Apollo 17.

DA REDAÇÃO VF

Descoberta:

Goblin é o nome do novo planeta anão

Novo planeta anão está localizado à margem do nosso sistema solar. Os astrônomos observaram pela primeira vez o planeta anão em 13 de outubro de 2015, a partir do telescópio Subaru nos Observatórios Mauna Kea, no Havaí.

DA REDAÇÃO VF

     

 

Parker Solar Probe:

Missão espacial tocará o Sol

NASA comemora o lançamento da missão Parker Solar Probe, a primeira da humanidade que deverá estudar uma estrela de perto para entender suas influências sobre a vida em nosso planeta: o Sol. O cientista Eugene Parker homenageado com o nome da missão assistiu ao lançamento.

DA REDAÇÃO VF

 

Alcântara-MA:

Base de lançamento é restabelecida

Centro está preparado para lançamento de foguete após acidente. Quinze anos após a explosão que vitimou 21 pessoas, o Centro de Lançamento de Alcântara está preparado para nova tentativa de lançar foguete. Previsão é para 2021.

SAIBA MAIS

Alcântara-MA:

Brasil e EUA discutem Alcântara

Brasil pode fechar acordo com EUA sobre Centro de Alcântara. A expectativa é fechar o acordo até início de 2019. Espera-se fechar um acordo com os Estados Unidos para a utilização comercial do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. 

SAIBA MAIS

     

 

BepiColombo:

Europeus e japoneses rumo a Mercúrio 

Missão conjunta das agências espaciais europeia e japonesa (ESA e JAXA) enviará duas espaçonaves sondas para a órbita do planeta Mercúrio. Numa missão em que somente a viagem deve durar 7,2 anos, o homem busca compreender mais sobre a criação e evolução de Mercúrio e do nosso Sistema Solar.

DA REDAÇÃO VF

 

Órbita lunar:

O amor nas alturas

Um pedido de casamento na órbita lunar por US$ 145 milhões. A partir de 2022, será possível fazer um pedido de casamento sobrevoando a superfície da Lua ao som de "Fly Me to the Moon", cantada por Frank Sinatra. O voo espacial de uma semana terá lugar a bordo de uma cápsula autônoma, permitindo que o casal voe sozinho.

SAIBA MAIS

Apollo 11:

Filme mostrará o primeiro pouso na lua 

  

Um novo filme cinematográfico promete mostrar ao público a histórica primeira missão de pouso na lua da Apollo 11 como nunca viram antes. O documentário é produzido pela CNN Films e pela Miller Statement Pictures e promete mostrar o pouso que levou os astronautas Armstrong e Aldrin ao solo lunar.  

SAIBA MAIS

     

 

Teoria:

Uma nova maneira de entender o Universo

Novo estudo sugere que o tempo realmente existia antes do Big Bang. De acordo com uma interpretação direta da relatividade geral, o Big Bang não foi o começo de "tudo".

SAIBA MAIS

 

LHC:

Chip nacional Sampa

é aprovado

Comitê internacional aprova chip brasileiro para o acelerador LHC. Totalmente concebido no Brasil, chip será usado em detectores de partículas do experimento Alice, do Large Hadron Collider.

SAIBA MAIS

Falcon Heavy:

O foguete que

transportou o futuro

SpaceX realiza teste com sucesso e leva carro para o espaço, mesmo perdendo o seu propulsor central que, após uma falha, se perdeu no mar. Elon Musk presta entrevista coletiva.

Artigo de Fábio Bettinassi

     

 

Turismo espacial:

SpaceX anuncia voo tripulado

ao redor da Lua

 

A informação veio através do CEO e fundador da NewSpace, o bilionário Elon Musk, em um comunicado à imprensa. Previsto para o final de 2018, o voo deverá se utilizar da espaçonave Crew Dragon, da SpaceX, que ainda não foi testada com tripulação.  

ARTIGO DE PEPE CHAVES

 

Sinais:

Sinais de rádio

podem ser ETs

Cientistas de Harvard confirmaram a possibilidade de construção extraterrestre estar enviando ondas de energia à Terra. Ilustração de uma vela solar alimentada por feixe de rádio (vermelho) gerado na superfície de um planeta.

SAIBA MAIS

Sonda Cassini:

Formato inusitado

de uma lua saturnina

A sonda espacial Cassini da NASA

revelou detalhes da inusitada Pan, a lua que desenvolve excêntrica órbita no interior dos anéis de Saturno. Lua discoide: vista de perto, Pan nos lembra uma noz ou um disco voador.

ARTIGO DE PEPE CHAVES

     

 

TRAPPIST-1:

NASA anuncia um novo sistema solar

A estrela TRAPPIST-1 é uma anã ultrafria localizada a apenas 40 anos-luz de distância da Terra e apresenta novidades acerca dos planetas em sua órbita. Concepção artística mostra o Sistema Solar de Trappist-1, com a transição de dois de seus planetas orbitais.

DA REDAÇÃO

 

Antártica:

Satélite mostra

novo iceberg

A geleira Pine Island é uma das maiores geleiras da West Antarctic Ice Sheet, responsável por cerca de 20% do fluxo de gelo da camada de gelo para o oceano, de acordo com cientistas da NASA. 

SAIBA MAIS

Ceres:

Planeta anão revela

indícios de vida

Dados colhidos pela sonda Dawn sugerem materiais orgânicos nativos no planeta anão Ceres. Esta imagem realçada mostra a área em torno da cratera de Ernutet, com assinatura de possível material orgânico.

DA REDAÇÃO

     

 

Houston:

Uma bola de futebol

entra em órbita

Resgatada no mar após o acidente com o ônibus espacial Challenger,

uma bola de futebol assinada por alunos de uma escola de Houston

em 1986 seguiu para o espaço 30 anos depois.

DA REDAÇÃO

 

Restrições:

IAU faz duras

críticas a Trump

União Astronômica Internacional (IAU) se diz 'profundamente preocupada' sobre a proibição de imigração imposta por Trump. Presidente dos EUA assina ordens executivas no Hall of Heroes no Departamento de Defesa americano em 27/01, em Arlington, Virgínia.

SAIBA MAIS

Progresso no Cosmos:

Escala de Kardashev

e as civilizações

A escala foi originalmente projetada em 1964, pelo astrofísico russo Nikolai Kardashev, que procurava evidência de vida extraterrestre em sinais cósmicos.  Segundo o físico Michio Kaku, os próximos

100 anos de ciência determinarão se perecemos ou prosperamos.

SAIBA MAIS

     

 

Fenômeno luminoso:

Meteoro é avistado e registrado

em Minas Gerais

Também houve relatos de avistamento desse fenômeno, além da capital, em várias cidades do interior mineiro. O fenômeno completo durou aproximadamente 13 segundos e foi flagrado por câmera do Observatório SONEAR, via BRAMON/Brasil.

DA REDAÇÃO

 

Exploração de Marte:

ExoMars: em busca dos

mistérios atmosféricos 

Missão conjunta de europeus e russos deverá estudar traços de gases em Marte, procurando diferenciar os efeitos geológicos dos possíveis efeitos biológicos. Acima, concepção artística do ExoMars 2016.

DA REDAÇÃO

WFIRST:

Olhos sensíveis para

desvendar o universo

NASA apresenta o mais amplo conjunto de olhos eletrônicos sobre o universo: o revolucionário telescópio espacial Wide Field Infrared Survey Telescope (WFIRST).

ARTIGO DE PEPE CHAVES

     

 

Simbiose intergaláctica:

Androláctea: o futuro de duas galáxias

Uma simulação em supercomputadores dá conta que a nossa galáxia e a vizinha Andrômeda estão em rota de colisão a uma velocidade de 500 mil quilômetros por hora. Andrômeda e Via Láctea deverão passar por uma fusão daqui a quatro bilhões de anos

ARTIGO DE MÁRCIO RODRIGUES MENDES

 

Astronomia/astronáutica:

 Estudante relembra

história de superação

A caminhada da jovem brasileira Maria começou em Serra Talhada, no sertão de Pernambuco, onde nasceu, passou por Tangará da Serra e agora segue para a Nasa,

a agência espacial americana. 

SAIBA MAIS

Viajando pelo Sistema Solar:

Sonda Juno entrou

na órbita de Júpiter

A espaçonave teleguiada que viajou mais de 700 milhões de quilômetros até atingir o seu objetivo. A Juno adentrou o agressivo ambiente jupteriano, que apresenta um campo magnético 20 mil vezes mais forte que o da Terra.

ARTIGO DE PEPE CHAVES

     

 

Nuvens de pó e gás:

Observatório Herschel revela

berçário de futuras estrelas

Graças ao Observatório Espacial Herschel, da Agência Espacial Europeia (ESA), podemos agora olhar para dentro destas nuvens e ver o que realmente está acontecendo. O filamento azul é a parte mais fria da nuvem e contém 800 vezes a massa solar.

DA REDAÇÃO

 

Ondas gravitacionais:

Descoberta deixa

cientistas eufóricos

Em investimento financiado pela NSF, ondas gravitacionais são detectadas pela primeira vez, após 100 anos da previsão de Einstein. Einstein venceu Newton: tempo espaço não é plano e possui ondulações.

ARTIGO DE PEPE CHAVES

Colonização da Lua:

A realidade da

Estação Lunar

Habitar a Lua ainda é uma pretensão fora de alcance, mesmo com a contínua afirmação dos EUA de que o fará em breve. Há entraves a serem vencidos e adaptações a serem feitas, para que a vida humana possa vingar lá fora.

ARTIGO DE PEPE CHAVES

     

 

Descoberta:

Nasa anuncia água salgada

escorrendo em Marte

Nasa confirma evidências de fluxos de água líquida nas encostas de montanhas marcianas. A cratera Garni em Marte: as estrias escuras (RSL) vistas nesta imagem têm poucas centenas de metros de comprimento e foram formadas pelo fluxo de água salgada em estado líquido.

DA REDAÇÃO

 

Kepler-452B:

Nasa descobre

'gêmeo' da Terra

Pode ter hospedado vida sobre sua superfície em um certo momento ou que ainda poderá hospedá-la. Estas são as expectativas em torno de Kepler 452B em torno da sua estrela mãe.

SAIBA MAIS

Temperatura:

Mudança climática

irreversível à frente

Depois do ano mais quente da história,aquecimento dos oceanos é irreversível. No geral, a temperatura média global sobre a terra em 2014 foi a mais quente desde que os registros começaram na década de 1880.

SAIBA MAIS

     

 

OUTROS CANAIS DE ASTROVIA :

Clique aqui para ler outras matérias exclusivas do acervo 1

Clique aqui para ler outras matérias exclusivas do acervo 2

Clique aqui para ler outras matérias exclusivas do acervo 3

Clique aqui para ler outras matérias exclusivas do acervo 4

 

Visite os portais das agências espaciais:

 

FALE COM O EDITOR

 

AEROVIA ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS DIGITAL ITAÚNA FANZINE J.A. FONSECA UFOVIA VIA FANZINE

          

© Copyright 2004-2018, Pepe Arte Viva Ltda.

Motigo Webstats - Free web site statistics Personal homepage website counter