ARQUEOLOVIA

ASTROVIA

DORNAS

ITAÚNA

J.A. FONSECA

SÃO TOMÉ

UFOVIA

VIA FANZINE

          

 

São Tomé das Letras:

Justiça abre a cidade, novamente

 

Com essa decisão do TJMG, em 15/10, a cidade está novamente aberta para a visitação de turistas. E assim, um outro decreto foi baixado pela Prefeitura Municipal constando as novas diretrizes e protocolos para a volta da visitação pública à cidade.  

Leia artigo de Pepe Chaves

 

VF Sérgio Souza:

O Banko Kueka

Como funciona? Diferente de outros estabelecimentos, em que o cliente procura a agência para abrir uma conta ou fazer uma movimentação, no BANKO KUEKA, o interessado procura é o Senado, a Câmara dos Deputados ou a Assembleia de seu estado.

 Crônica de Sérgio Souza

VF SGUASSÁBIA:

Nesses novos dias

Eu vi a Lolita e o Airton segurando uma bandeja, com um porco assado de maçã na boca, fazendo merchan da Cantina Don Ciccilo ao lado do Carlos Imperial - bebendo uísque e fumando, em pleno programa vespertino.

Crônica de Marcelo Sguassábia

 

Pegadas fósseis:

Os registros de uma jornada pré-histórica

A fascinante história da viagem pré-histórica mais longa já conhecida, registrada através de pegadas fósseis. Uma mulher pré-histórica com uma criança nos braços deixou caminhou pela trilha mais longa do mundo.

SAIBA MAIS

 

São Paulo:

A história da Senhora Aparecida das Águas

Uma imagem de terracota ‘aparecida nas águas’ viria influenciar a fé e a cultura católica, tornando-se sua padroeira nacional. Conheça a história dos pescadores que resgataram a imagem. O dia 12 de outubro é dedicado à Senhora de Aparecida.

Leia artigo de Pepe Chaves

 

Física Quântica:

Laboratório Extraterrestre IV

 

Consciência – Informação – matéria-energia. Vibração não é movimento, o elétron salta entre suas órbitas na média de trezentos quatrilhões de vezes por segundo, é uma entidade bizarra, ele se comporta como uma onda de possibilidades, uma de suas funções é blindar o átomo, dando estabilidade a nossa realidade. 

Leia o artigo de Francisco Simões

 

Poesia:

Pedra

Apenas uma pedra...

Ostentação, diversão, facção,

Dependência, morte, ausência... 

Leia o poema de Viviane Nogueira

 

O Misterioso cinturão de Kuiper:

Não sabemos quase nada sobre ele

O trabalho de Kuiper não previu realmente as populações de objetos que observamos na região que leva seu nome, ou sua relação com Netuno. A órbita de Netuno, não a de Plutão, define a borda interna do cinturão. O trabalho do cientista Kuiper não previu realmente as populações de objetos que observamos na região que leva seu nome, ou sua relação com Netuno.

Artigo de Dante Villarruel

 

Pedra do Disco/ESPECIAL:

Inscrição destruída ainda é importante

A inscrição na Pedra do Disco registrando o que pode ter sido o avistamento um disco voador em tempos remotos foi destruída na década de 2.000. Mas para pesquisadores, ainda assim, sua reprodução guarda grande importância como um notável registro de um OVNI em tempos antigos.

Leia artigo de Pepe Chaves

 

Água marciana:

Radar localiza lago subglacial em Marte

A anunciada detecção de água líquida foi constatada pelo Radar MARSIS, instalado na sonda orbital Mars Express, da Agência Espacial Europeia (ESA). O líquido salgado se encontra na base dos depósitos em camadas do polo sul, localizada no lugar chamado de Ultimi Scopuli. 

DA REDAÇÃO

 

Simbologia Desconhecida

Na ‘Arte’ Rupestre do Brasil – Parte V

Houve verdadeiramente um acontecimento misterioso que deu ao homem, diferentemente dos demais outros animais, um despertar do seu campo mental que possibilitou-o desenvolver aptidões próprias na organização de grupos, no campo da subsistência e da criatividade.

Artigo de J.A. Fonseca

 

TV FANZINE:

Clipe da Música Itaunense

Assista ao videoclipe "Bicho Nojento", composição e interpretação de Armando Sérgio.

ASSISTIR AO CLIPE

 

Região Nordeste:

Um grande mistério a ser desvendado

na ‘arte’ rupestre do Brasil

Examinando figuras em painéis do nordeste brasileiro, Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraíba, Ceará e Bahia, reencontrei no interior baiano uma figura estranha em um grande painel de pinturas localizado próximo ao rio Correntina, cuja reprodução foi elaborada por pesquisadores da UNISINOS e Universidade Católica de Goiás.

Artigo de J.A. Fonseca

 

Comunicação:

Retomando o fio da meada (2)

O homem registrou para sua auto sobrevivência signos e símbolos que o acompanham desde o início dos tempos, onde sua memória situa o início dos tempos. Estamos próximos de começarmos a tatear respostas para perguntas que somam milhares de anos, e nelas estão quem somos e de onde viemos.

Artigo de Cybele Fiorotti

 

Mars 2020:

Perseverance segue para trabalhar em Marte

 

Através de uma cartografia inovadora, o veículo Mars 2020 Perseverance (NASA) usará alguns dos melhores mapas marcianos já feitos, para que a descida da sonda no planeta vizinho seja o mais suave possível. Com ajuda do mapa de precisão gerado, o veículo espacial será capaz de identificar e evitar perigos durante sua angustiante aterrissagem.

SAIBA MAIS

 

A vida no Cosmos:

Os exilados da Terra

 

A separação do joio e do trigo começou há algumas décadas, mas agora se acelerou. A transição pela qual está passando o planeta (de provas e expiações para regeneração) está alterando todo o sistema solar e todo o braço de Órion da nossa galáxia, chamada Via Láctea.

Artigo de Marcos Montes

 

Crime ambiental:

Pichações: vandalismo ao patrimônio e ambiente

Em São Tomé das Letras, faz um ano, um pichador foi detido por algumas horas, após promover pichações em vários locais da cidade e de Sobradinho. Na cidade, diversos patrimônios históricos e naturais, além de pinturas rupestres, foram vandalizados por pichadores ao longo dos tempos. No Pico do Leão, um conjunto de rocha natural, cujas camadas demoraram milênios para serem formadas, foi depredado por pichadores.

Leia a reportagem exclusiva

 

Simbolismo:

Estátuas e monumentos perpetuam o bem e o mal 

A exaltação do mito dos bandeirantes é relativamente recente e está muito ligada com a construção da identidade paulista. A contestação do mito do herói que temos nos materiais didáticos ainda é branca e acadêmica. A pergunta que ninguém faz em todo o mundo é se esses monumentos em homenagem a personagens polêmicos da história devem permanecer em local público e/ou como eles devem ser representados nos dias de hoje.

Leia artigo de Antônio Siqueira

 

Registros, reflexões & hipóteses...

Os UFOs e seus Periféricos

Livro digital destaca o avistamento de estranhas luzes no interior de dois Estados brasileiros. Relatos apontam sobre o comportamento de uma luz vagante que as populações rurais chamam de “Mãe do Ouro”. Mãe do Ouro, Bola de Fogo, Bola de Luz, Tocha de Fogo, Boitatá, Lagartão, Luz Misteriosa ou simplesmente Sonda. Os periféricos ufológicos recebem diversas nomenclaturas a partir dos locais em que são avistados, de acordo com os costumes, lendas e folclores regionais.

SAIBA MAIS

 

Lançamento:

O burro tava certo

Este trabalho é uma obra de ficção que reúne 30 crônicas publicadas por Sérgio Souza entre março/2019 a março/2020 pelo diário digital Via Fanzine.  Livro eletrônico de crônicas pode ser adquirido por e-mail.

SAIBA MAIS

 

Artista arqueólogo:

Gabriele Baraldi tem e-book lançado

 O trabalho que traz um texto do próprio Gabriele Baraldi dissertando sobre a suposta passagem de elementos da civilização hitita na América do Sul, é assinado pelos autores Oleg I. Dyakonov e J.A. Fonseca. Neste trabalho, os autores destacam pontos marcantes da vida e obra, das pesquisas e trabalhos desenvolvidos pelo artista arqueólogo. O livro é gratuito e pode ser solicitado gratuitamente por e-mail pelos internautas.

Artigo de Pepe Chaves

 

Livro eletrônico:

Beleza e Mistério do Vale do Peruaçu

Escritor e pesquisador arqueológico, o mineiro J.A. Fonseca lança seu primeiro e-book abordando a imensa galeria de artes rupestres no Vale do Peruaçu, no Norte de Minas Gerais. Este trabalho reúne informações e imagens produzidas pelo autor naquela região.

SAIBA MAIS

 

Contatos interestelares:

'Senhores dos Céus': saiu o quarto livro da série

"Senhores dos Céus, Ad Tempore", vol. 4 dá sequência à obra da autora paulista Cybele Fiorotti e conta a trajetória de um grupo de amigos que se aventuram em contatos interestelares. "Senhores dos Céus, Ad Tempore", vol. 4, por Irenia, está à venda pela Amazon.

DA REDAÇÃO

Física Quântica:

Laboratório Extraterrestre III

Consciência  -  Informação  -  matéria-energia

 

Podemos notar que a variável tempo está presente nas equações de Newton, com um avanço na teoria da relatividade de Einstein, ele percebeu que tempo, espaço, matéria e energia são intercambiáveis. A parte 4 deste artigo entrará no ar em breve.

Artigo de Francisco S. Oliveira

 

Polônia:

Incríveis ‘pedras’ deixadas por um OVNI

A formação de um material vitrificado encontrado em local de pouso e um OVNI na década de 90 intrigou pesquisados ufológicos e cientistas na Polônia, sobretudo, após serem feitas diversas analises. A pesquisa é da Nautilus Foundation, um grupo ufológico polonês.

MATÉRIA EXCLUSIVA

Reciclagem:

Skates velhos viram guitarras

Conheça Nick Pourfard, da Prisma Guitars, a empresa transformando skates antigos em belas guitarras e contrabaixos personalizados. A guitarra Prisma passou a ser produzida por Nick Pourfard, a partir de velhos skates, após ele sofrer uma lesão resolver utilizar seus próprios skates como matéria-prima para as guitarras.

SAIBA MAIS

 

FALE COM O EDITOR

 

AEROVIA ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS DIGITAL ITAÚNA FANZINE J.A. FONSECA UFOVIA VIA FANZINE

          

© Copyright 2004-2020, Pepe Arte Viva Ltda.