AEROVIA ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS DIGITAL ITAÚNA FANZINE J.A. FONSECA UFOVIA VIA FANZINE

          

Livro Eletrônico

 

Livro eletrônico:

Beleza e Mistério do Vale do Peruaçu

Escritor e pesquisador arqueológico, o mineiro J.A. Fonseca lança seu primeiro e-book abordando a imensa galeria de artes rupestres no Vale do Peruaçu, no Norte de Minas Gerais. Este trabalho reúne informações e imagens produzidas pelo autor naquela região.

 

Por Pepe Chaves

Jornalista e escritor

Editor da Rede ZINESFERA

viafanzine.jor.br

30/03/2020

 

 

 Leia também:

Outros destaques em Via Fanzine

 

Nas últimas décadas José Augusto Fonseca (J.A. Fonseca) tem se dedicado à pesquisa arqueológica alternativa. Economista aposentado, sempre que é possível, tem viajado com sua esposa Margarete Fonseca, até alguns dos locais mais insólitos nas várias regiões do país.

 

Autor de cinco distintos livros e de muitas dezenas de artigos e reportagens hospedadas em seu portal exclusivo “J.A. Fonseca”, o incansável explorador não tem medido esforços para chegar a alguns locais distantes, ermos e de difícil acesso, tudo isso, para mostrar de perto aos seus leitores alguns dos tesouros escondidos do Brasil Antigo, muitos dos quais, ainda não devidamente esclarecidos pela arqueológica ortodoxa brasileira, diga-se de passagem.

 

Pesquisador independente, sem contar com o apoio de terceiros, Fonseca tem arcado do próprio bolso com os custos de suas viagens e pesquisas no campo da arqueologia brasileira. Em 2011 ele concedeu uma entrevista exclusiva em vídeo à TV FANZINE falando um pouco sobre seu trabalho ao percorrer vários sítios arqueológicos brasileiros, e expondo sua visão sobre a preservação dos sítios brasileiros, e de detalhes do passado brasileiro, que diferem sobremaneira das perspectivas acadêmicas do país.

 

Neste presente trabalho, J.A. Fonseca reúne inúmeras informações exclusivas, além de imagens (algumas inéditas) de uma das regiões de maior valor arqueológico do Brasil: o Vale do Peruaçu, situado na região de Norte do Estado de Minas Gerais. Este inusitado local está “perdido” entre as matas do município mineiro de Itacarambi, próximo às margens do rio São Francisco e do município de Januária.

 

Juntamente com sua esposa Margarete, J.A. Fonseca esteve naquela região em outubro de 2018 e outubro de 2019. Nestas duas visitas pôde interagir com guias turísticos região, absorvendo informações e percorrendo locais de belezas e valores culturais incríveis. O conteúdo deste livro é fruto de reportagens que remontam estas visitas àquele local. O Vale do Peruaçu é muito extenso, difícil de ser explorado e, seguramente, se constitui um dos principais conjuntos de pinturas rupestres a céu aberto do país.

 

O Vale do Peruaçu abriga centenas de cavernas e dezenas de sítios arqueológicos importantes no âmbito nacional. A criação e implantação do Parque Nacional das Cavernas do Peruaçu busca preservar um dos patrimônios arqueológicos mais notáveis do Brasil e também de grande representatividade no cenário mundial.

 

Desde 1999, a região do Parque Nacional das Cavernas do Peruaçu é preservada como patrimônio arqueológico pelo IBAMA. O parque possui excelente estrutura para visitantes com guias bem treinados, além de um Centro de Apoio no local.

 

As andanças de J.A. Fonseca por esta região não tem por fim somente mostrar a beleza plástica dos incríveis painéis pictóricos que ilustram este trabalho, mas buscam, sobretudo, trazer novas reflexões sobre os autores destas antigas pinturas; como a razão destes registros e quiçá, um maior entendimento sobre o modo de vida destes povos antigos que plantaram a vida naquela região – assuntos estes, muito pouco esclarecidos pela arqueológica acadêmica brasileira.

 

Desta maneira, este trabalho inédito no âmbito nacional apresenta um dos locais mais ricos do ponto de vista arqueológico do nosso país, enquanto se trata também de um dos locais menos conhecidos pela maioria das pessoas. E, justamente por isso, este trabalho ora apresentado pelo pesquisador se mostra bastante oportuno e pertinente ao bem comum, alertando para valores muito pouco reconhecidos pela atual sociedade e, sobretudo, para a necessidade de sua preservação em prol das gerações futuras.

 

Que mistério é este que oculta o Vale do Peruaçu?

 

Por J. A. Fonseca

Autor

 

Seus múltiplos e exuberantes sítios arqueológicos, constituídos de belíssimas inscrições em cores múltiplas deixam qualquer visitante extasiado e, mais ainda perplexo o cuidadoso observador, que não pode ver em sua ‘arte’ um produto milenar oriundo de uma simples ocorrência primitiva, atribuída a homens incultos. Pois, ocorre, que em acréscimo à sua beleza estética, admirada por todos que as veem, ainda temos a questão da misteriosa simbologia que ela traz inserida em todo o seu contexto artístico, sem mencionar a elevada quantidade de elementos desconhecidos e signos alfabéticos, justapostos em seus painéis grandiosos e enigmáticos.

 

É praticamente inegável que estes registros preciosos relatam algo que nossa perspicácia não ousou ainda especular e compreender.

 

Neste trabalho expusemos alguns destes pormenores de todo o seu contexto misterioso e citamos ideias de alguns estudiosos que tiveram o cuidado de analisá-los e prestar ajuda no sentido de preservá-los, mostrando a importância de sua existência e a necessidade de seu estudo e divulgação. 

 

Sabemos, entretanto, que tal tarefa é de difícil conclusão, porque a sofisticação que se apresenta aos olhos de todos que deles tomam conhecimento, não permite que os vejam simplesmente com o pensamento desatencioso da mente objetiva, tentando ajustar ao que vê algum tipo de entendimento, mais compreensível e ajustável ao que desejaria pensar que eles pudessem representar.

 

Diante disto resta-nos procurar estudá-los sem que utilizemos da predisposição conceitual, que é sempre conduzida pela mente concreta e analítica, pois mesmo que venhamos tentar insistir nesta empreitada, haveremos de fracassar em nosso intento e frustrar o nosso objetivo, diante do crescente envolvimento que o mistério de seus símbolos vem expressar a todo o momento. 

 

- Valor do e-book: R$ 15,00, remetido por e-mail.

 

- Encomendas pelo e-mail:  jafonseca1@hotmail.com

 

- Imagem: J.A. Fonseca/divulgação.

 

- Saiba mais sobre outros livros do autor

 

 Leia também:

Outros destaques em Via Fanzine

 

- Produção e adaptação: Pepe Chaves

  © Copyright, Pepe Arte Viva Ltda.

 

Ir para a página principal

AEROVIA ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS DIGITAL ITAÚNA FANZINE J.A. FONSECA UFOVIA VIA FANZINE

          

© Copyright, Pepe Arte Viva Ltda.