AEROVIA ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS DIGITAL JORNAL SÃO TOMÉ J.A. FONSECA UFOVIA VIA FANZINE

          

 

Ufologia:

 

 

Esfera de Buga:

Mais uma fraude apresentada por Maussan?

Ao longo de sua carreira com mais de 50 anos na ufologia, Jaime Maussan protagonizou uma extensa lista de fraudes que envolvem extraterrestres e outras conspirações afins. Algumas delas são citadas nesta matéria.

 

Por Pepe Chaves*

Para Via Fanzine

17/05/2025

 

A esfera de Maussan, nos remete a uma espécie de plágio da Esfera Betz, uma esfera de metal com cerca de 20 cm de diâmetro e 10 kg de peso, encontrada pelo jovem americano Wayne Betz, na Flórida, em 1974.

 

Leia também:

Outros destaques em Via Fanzine

 

Histórias que deram em nada

 

O ufólogo e apresentador de tevê mexicano Jaime Maussan, parece não se cansar de cometer gafes na ufologia. Em tempos passados, valendo-se sempre de grande sensacionalismo, ele apresentou por diversas vezes o que ele dizia ser “provas” da presença extraterrestre em nosso planeta. Mas depois de analisadas por outros pesquisadores, todas as supostas “provas” apresentadas por esse ufólogo foram consideradas “furadas” e algumas delas, até mesmo infantis ou fraudes grosseiras.

 

Ao longo de sua carreira com mais de 50 anos na ufologia, Maussan protagonizou uma extensa lista de fraudes que envolvem extraterrestres e outras conspirações afins. Algumas delas são citadas nesta matéria.

 

Isso vem de longe, já em julho de 1991, quando um eclipse solar aconteceu no México, o ufólogo - e um respeitado jornalista local - alegou ter visto um OVNI no céu, mas, na verdade, era apenas o planeta Vênus, que parecia muito mais brilhante, de acordo com a estação. Já em 2000, o canal Sci-FI realizou uma campanha viral onde mostrava um OVNI nas Torres Gêmeas, de Nova York, apesar de ser imagem forjada em CGI, Maussan tomou-a como verdade e novamente alardeou a presença ET no planeta.

 

Em 2004, o ufólogo fez ilações a pseudo-fatos, como uma suposta invasão alienígena no México, onde dezenas de esferas brancas foram fotografadas e filmadas nos céus mexicanos. Essa falácia chegou a ser capa da revista UFO, aqui no Brasil. Para ele, seria uma invasão de OVNIs esbranquiçados, mas ficou constatado posteriormente que aquilo nada mais era do que balões brancos, viajando ao sabor dos ventos.

 

Não bastasse tudo isso, suas tentativas insanas de mostrar ao mundo provas irrefutáveis de inteligências alienígenas prosseguiram e, quanto mais sensacionalistas eram, mais ridículas se faziam aos olhos das pessoas esclarecidas e dos verdadeiros pesquisadores.

 

Em 2017, o ufólogo alegou ter encontrado cinco múmias extraterrestres em Nazca, no Peru, que posteriormente descobriu serem falsas. O raio-x daqueles exemplares mostrou que, na verdade, os corpos eram forjados e usavam ossos de crianças humanas e outros animais.

 

Mais recentemente, em 2023, o ufólogo mostrou ao Congresso mexicano o que afirmava serem corpos de extraterrestres mumificados. Ele afirmou que testes apontaram que os “espécimes” teriam entre 700 e mil anos de idade.

 

Tais “ETs” mumificados teriam sido encontrados em uma mina de Cuzco, no Peru. No entanto, ele acabou sendo desmascarado naquele mesmo ano, após levar o suposto achado às autoridades políticas mexicanas.

 

Esfera de Buga

 

E agora, em 2025, ele volta à cena ufo-midiática - após manter um convênio com um canal de tevê mexicano para apresentar seus programas sensacionalistas - com nova ênfase na ufologia. Assim, o ufólogo apresentou ao mundo o que chama de Esfera de Buga, um objeto supostamente encontrado em Buga, na Colômbia, que teria – segundo ele – origem extraterrestre.

 

No entanto, tudo indica que este objeto, com cerca de 50 cm de diâmetro e símbolos geométricos gravados em sua superfície, após investigado por alguns pesquisadores, inclusive, brasileiros, não passa de uma fraude crassa, segundo alguns analistas. A análise das imagens desse objeto mostra várias de suas imperfeições quando visto de perto; tanto nas gravações sobre ele, como no material que o compõe e sua feitura, o que caracteriza claramente uma fraude.

 

Esta esfera teria sido encontrada por um homem na Colômbia, que a levou até ele, mesmo tendo o polêmico histórico com assuntos sobre o tema.

 

Esfera de Betz

 

A esfera de Maussan, nos remete a uma espécie de plágio da Esfera de Betz, uma esfera de metal com cerca de 20 cm de diâmetro e 10 kg de peso, encontrada pelo jovem americano Wayne Betz, na Flórida, em 1974. Ela se tornou objeto de muitas teorias da conspiração, com especulações sobre sua origem e capacidades únicas.

 

Porém, a própria Esfera de Betz seria desmistificada em 2012, quando ficou provado que tal esfera seria somente uma peça de metal, feita aqui na Terra mesmo. Naquele ano foi realizada uma análise pela comunidade científica que ajudou a esclarecer a natureza da Esfera de Betz.

 

A análise, realizada por Skeptoid, um podcast de ciência, concluiu que a esfera, encontrada no terreno dos Betz após um incêndio, era na verdade uma válvula de retenção produzida pela empresa Bell & Howell. E que seus supostos movimento espontâneos no solo ocorriam porque ela geralmente estava sobre uma superfície defeituosa, e por ser quase que totalmente esférica, parecia se mover por conta própria.

 

Ainda assim, pegando carona nessa temática de “suposta esfera extraterrestre”, o ufólogo mexicano “força a barra” para emplacar a tal Esfera de Buga como sendo um legítimo objeto de natureza extraterrestre.

 

Seria marketing da Germany Company?

 

Munido dessa afirmativa, Maussan fez com que essa história viralizasse em todo o mundo. Mas é bom lembrar que as primeiras divulgações dessa esfera foram feitas pela empresa Germany Company (uma fábrica de detectores) em seu canal no YouTube. Porém, a empresa nega que essa história teria sido divulgada com intuito de promover o marketing da Germany Company.

 

Acreditando na origem extraterrestre da esfera, Maussan descreveu o artefato como “sólido, sem soldaduras visíveis, com símbolos, algum tipo de circuitos… e um design muito poroso”. Em entrevistas concedidas no início desse mês de maio, Maussan afirmou ainda que “temos em mãos um dos casos mais importantes da história”, chegando a especular se poderia se tratar de um tipo de “chip quântico” extraterrestre.

 

Ignorância ou má fé?

 

O que mais nos surpreende em toda esta história, considerando que tal esfera fora mesmo encontrada ao acaso por um isento cidadão colombiano, é que este não a conduziu a algum centro especializado de pesquisa ou a cientistas. Mas, ao contrário disso, a disponibilizou para um conhecido e polêmico ufólogo, cujo o passado depõe fortemente contra ele em casos semelhantes.

 

Façam suas apostas!

 

* Pepe Chaves é editor de Via Fanzine e da Rede ZINESFERA de portais associados.

 

- Imagem: Divulgação.

 

Leia também:

Outros destaques em Via Fanzine

 

- Produção: Pepe Chaves

© Copyright 2025, Pepe Arte Viva Ltda.
 

 

Ir para a página principal

 

AEROVIA ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS DIGITAL JORNAL SÃO TOMÉ J.A. FONSECA UFOVIA VIA FANZINE

          

© Copyright, Pepe Arte Viva Ltda.