AEROVIA ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS DIGITAL ITAÚNA FANZINE J.A. FONSECA UFOVIA VIA FANZINE

          

 

Lançamento do livro eletrônico de J.A. Fonseca

E-book de 100 páginas, temático ao Vale do Peruaçu.

Editoração e produção: Pepe Arte Viva Ltda.

© J.A. Fonseca 2020

 

Valor: R$ 15,00

Encomendas pelo e-mail:  jafonseca1@hotmail.com

 

Clique aqui para saber mais sobre este trabalho

 

 

Simbologia Desconhecida

Na ‘Arte’ Rupestre do Brasil – Parte III

Carl G. Jung interessou-se pelos símbolos, mas disse que um psicanalista se interessa muito mais pelos símbolos que eles mesmos chamam de naturais do que os que chamam de culturais.

Artigo de J.A. Fonseca

 

Artista arqueólogo:

Gabriele Baraldi tem e-book lançado

 O trabalho que traz um texto do próprio Gabriele Baraldi dissertando sobre a suposta passagem de elementos da civilização hitita na América do Sul, é assinado pelos autores Oleg I. Dyakonov e J.A. Fonseca. Neste trabalho, os autores destacam pontos marcantes da vida e obra, das pesquisas e trabalhos desenvolvidos pelo artista arqueólogo. O livro é gratuito e pode ser solicitado gratuitamente por e-mail pelos internautas.

Artigo de Pepe Chaves

 

Simbologia Desconhecida

Na ‘Arte’ Rupestre do Brasil – Parte I

 

A chamada “arte rupestre” que encanta curiosos e pesquisadores, não é algo fácil de interpretação, porque ela é excepcionalmente complexa em significativa quantidade de suas manifestações. Estas características criam inúmeras dificuldades para a análise dos pesquisadores, apesar de que existe também uma predisposição para atribuir a sua feitura a um povo único.

Artigo de J.A. Fonseca

 

Vale do Peruaçu

A Lapa do Rezar

São inumeráveis os motivos abordados por esses autores desconhecidos e a sua habilidade, nos casos mais complexos e de maior grau de dificuldade, questiona o nosso discernimento, quando admiramos esta sua inigualável ‘arte’. Uma vasta caverna iluminada pelo sol com perto de 40 metros de altura em alguns pontos e uma abertura de 90 metros em sua extensão. É uma visão espetacular.

Reportagem de J.A. Fonseca  

 

Santa Luzia-MG:

Gustavo Villa lança livro arqueológico

 

Tendo como cenário a velha Santa Luzia, historiador mineiro revisita detalhes da Batalha de Santa Luzia mesclando antigas memórias e seu conhecimento astronômico em favor de antigos fatos locais.

DA REDAÇÃO

Norte de Minas Gerais:

A grandiosidade do Vale do Peruaçu - PARTE 4

A parte 4 da reportagem de J.A. Fonseca no Vale do Peruaçu (Norte de Minas) continua nos mostrando pinturas incríveis e diversificadas. Esta verdadeira galeria de arte pré-histórica a céu aberto é um dos mais valiosos tesouros da arqueologia brasileira.   

Reportagem de J.A. Fonseca - Parte 4

 

Coronel Percy Harrison Fawcett:

Cem anos de solidão - Parte 2

Autor russo desmistifica e rebate falácias e inverdades propagadas sobre o Coronel Percy Fawcett, explorador britânico desaparecido nas selvas brasileiras no início do século passado. ARTIGO REVISADO E ACRESCIDO PELO AUTOR.

Artigo exclusivo de Oleg Dyakonov 

Perda do acervo:

O Museu Nacional: in memoriam

Oleg I. Dyakonov, pesquisador russo da pré-história brasileira manifesta o seu pesar com a perda do acervo do Museu Nacional do Rio de Janeiro: "No processo das minhas pesquisas, tornei-me ávido leitor das matérias arqueológicas dos séculos XIX e XX publicadas nos Arquivos e Boletim do Museu Nacional".

Artigo de Oleg Dyakonov

 

Fogo no Museu Nacional:

Manifesto contra desprezo à ciência  

Manifestantes dizem que há desprezo com a ciência em protesto no museu*. Bancos integram rede de apoio para reconstruir Museu Nacional. Funcionários entram no Museu Nacional em busca de peças do acervo. PF vai conduzir investigações sobre incêndio no Museu Nacional. Governo vai liberar recursos emergenciais para o Museu Nacional no Rio.

SAIBA MAIS

Luto histórico:

Brasil perde Museu Nacional do Rio 

Chamas destruíram Museu Nacional e bombeiros de 7 quartéis agem no local O edifício histórico de 200 anos foi afetado pelo incêndio por volta das 19h30 deste domingo. Os bombeiros confirmaram que não há vítimas. O museu estava fechado para visitação no momento em que o incêndio começou. E quatro seguranças conseguiram escapar.

SAIBA MAIS

 

Região Nordeste

As misteriosas inscrições do Xingó

Xingó: além de serem inúmeras as figuras que foram catalogadas, mostram elementos que despertam atenção. Após a construção da Usina Hidrelétrica do Xingó, em 1988, diversos registros da presença humana na área teriam sido descaracterizados pelas obras.

SAIBA MAIS

Coronel Percy Harrison Fawcett:

Cem anos de solidão

Autor russo desmistifica e rebate falácias e inverdades propagadas sobre o Coronel Percy Fawcett, explorador britânico desaparecido nas selvas brasileiras no início do século passado. ARTIGO REVISADO E ACRESCIDO PELO AUTOR.

Artigo exclusivo de Oleg Dyakonov 

 

DO ARQUIVO VF:

Cueva de los Tayos:

a caverna do tesouro

O Padre Carlo Crespi, o verdadeiro descobridor da caverna do tesouro. Na região amazônica equatoriana de Morona Santiago, há uma caverna muito profunda, conhecida por Cueva de los Tayos. Localizada a 800 metros acima do nível do mar, tem esse nome por ser moradia dos Tayos, pássaros quase cegos que vivem em suas profundezas.

ARTIGO DE YURI LEVERATTO

Egito:

Egito confirma que não

era Alexandre, o Grande

Ossos em sarcófago no Egito são de guerreiros e não de Alexandre Magno. Os três esqueletos foram transferidos aos armazéns do Museu Nacional de Alexandria para serem analisados, afirmou o ministério na nota.

SAIBA MAIS

 

  Muros de pedra:

A necessidade de preservação aos muros de Itaúna

Não há que inventar nada novo; apenas é preciso o livre arbítrio, o desejo de salvar um patrimônio histórico e uma atuação correspondente. Detalhes do muro com acertadas pedras encontrado em terreno particular no Vale dos Pequis, em Itaúna.

Artigo exclusivo de Oleg Dyakonov  

 

Vestígios amazônicos:

Culturas cerâmicas

da Amazônia

A partir do século XIX pesquisas arqueológicas descobriram nesta região um tipo de objetos cerâmicos que possuíam uma técnica e uma arte muito superior aos encontrados em outros locais do país. Artigos de J.A. Fonseca.

Leia a parte 1

Leia a parte 2

Leia a parte 3

A universalidade dos

Signos Cosmogônicos e

Teogônicos do Brasil

O universalismo dos signos cosmogônicos encontrados no Brasil tem sua origem em valores mnemônicos, ideográficos, onomatopaicos e teogônicos. Artigos de J.A. Fonseca.

Leia a parte 1

Leia a parte 2

Leia a parte 3

     

 

Vestígios:

Houve uma escrita primitiva no Brasil?

Dentre os registros em pedra vamos encontrar uma variedade de motivos desenhos de figuras zoomorfas, antropomorfos, sóis, cometas e objetos desconhecidos. Leia a série exclusiva do pesquisador J.A. Fonseca.

- Parte 1  - Parte 2  - Parte 3  - Parte 4

 

Entendendo as raízes:

Os povos de

Lagoa Santa

Sepultamentos humanos em Minas Gerais revelam uma sucessão de costumes entre 10 mil e 8 mil anos atrás. Um abrigo em meio ao Cerrado, a Lapa do Santo parece ter sido um importante centro de rituais ligados à morte.

Maria Guimarães/ FAPESP

Minas Gerais:

Painéis de arte serão recuperados

MPMG viabiliza restauração e exposição de painéis de arte rupestre pré-histórica de Minas. Os painéis rupestres tornam-se importantes instrumentos para a divulgação e a valorização do patrimônio arqueológico de MG.

SAIBA MAIS

     

 

Rússia enigmática:

Anomalia 'Kaslínskaya' no Ural do Sul

Os misteriosos círculos, sua origem e finalidade, geraram grande interesse e controvérsia. Houve tentativas de associá-los à arqueologia, mas não há qualquer vestígio de antiga habitação humana na área. 

Artigo de Natália Dyakonova

 

Sensoriamento remoto:

Assentamento

antigo na Antártida?

Imagens mostram que existem traços de antigo assentamento humano debaixo de 2,3 km de gelo. Embora o cientista Nathan Borrowitz acredite que as imagens infravermelhas sejam intrigantes, outros especialistas já afirmam que elas são provas cabais.

SAIBA MAIS

Sibéria/Rússia:

Descoberta na

Península de Yamal

 

A internet russa encheu-se de teorias sobre a origem do misterioso buraco, versando desde o impacto tecnológico até a queda de um meteorito, incluindo o meteorito de gelo, como também a atividade dos OVNIs.

Artigo de Natália Dyakonova

     

 

                                     Os dois freis Custódio:

             A verdadeira identidade do primeiro

              pesquisador da inscrição da Gávea

          Constatamos com certa tristeza que a verdadeira identidade

       deste ilustre religioso, lamentavelmente, caiu no esquecimento

         há cerca de dois séculos. Ao mesmo tempo, nos certificamos

               de que até agora ele permanece mal identificado.

Artigo exclusivo de Oleg Dyakonov

 

Amazônia Peruana:

Velhas inscrições

de Cumpanamá

O mistério dos petróglifos de Cumpanamá, herança de arcaicas culturas amazônicas. Insólitas obras de arte em pedras são encontradas perdidas na selva da Amazônia. Yuri Leveratto analisou de perto as inscrições.

Artigo de Yuri Leveratto

Guatemala:

Mural Maya incomum

é encontrado

Arqueólogos localizaram na selva guatemalteca uma misteriosa pintura Maya retratando um rei e seus assessores. Detalhe do mural da selva guatemalteca retrata rei Maya e assessores.

SAIBA MAIS

     

 

ESPECIAL 1913-2013:

Centenário da redescoberta

da Cidade Perdida da Bahia

 

Em memória ao coronel  Fawcett e doutor Daniel Robert O’Sullivan Beare, um esquecido explorador das cidades perdidas do Brasil. Artigo histórico do pesquisador Oleg I. Dyakonov marca o  centenário da busca por uma cidade perdida no Estado da Bahia.

Artigo exclusivo de Oleg Dyakonov

 

Stonehenge:

Pedreira usada foi

localizada a 225 km

de distância

Arqueólogos e geólogos revelam a origem do famoso monumento megalítico de pedras azuis. Pedreira de onde foram retiradas as rochas para compor o monumento de Stonehenge, situada a 225 quilômetros da construção.

SAIBA MAIS

Mistério:

Declínio e

desaparecimento

dos Maya

A extrema divisão entre as classes sociais e o isolamento de seus sacerdotes e estudiosos levou esta civilização à decadência. Maya: uma arquitetura acertada e capaz de atravessar milênios.

Artigo de Yuri Leveratto

     

 

Pré história brasileira:

Dyakonov, um estudioso russo dos

mistérios da pré-história brasileira

Pesquisador russo destaca o trabalho de Gabriele Baraldi e declara a sua admiração pelo Brasil. Dyakonov aborda vida e obra de Baraldi, com destaque acerca da Pedra do Ingá e cidade perdida de Ingrejil.

Artigo exclusivo de Oleg Dyakonov

 

Piauí:

Revisitando

Sete Cidades

Já se imaginou que Sete Cidades seriam ruínas de um império viking no Brasil e o austríaco Ludwig Schwennagen, radicado em Teresina diz que parte dos letreiros traz escrita fenícia ou demótica egípcia.

Artigo de J.A. Fonseca

Arqueologia Fantástica:

Incrível Paredão no Mato Grosso

Os mais antigos habitantes destas terras permanecem em obscuro mistério e a não ser uma farta presença de gravações rupestres. Quase nada se sabe sobre os mesmos nem para onde teriam se dirigido.

Artigo de J.A. Fonseca

     

 

História brasileira:

Documento 512: O achado – Parte 1

O número de referência “512”, com o qual o documento tornou-se mundialmente conhecido, tem uma origem muito tardia, datando apenas de 1881. No passado, esse documento foi referência para pesquisadores e aventureiros.

Leia artigo exclusivo de Oleg Dyakonov

 

Patrimônio:

Material arqueológico

apreendido pelo MP

 

Operação Pedra de Raio apreende mais de 30 peças arqueológicas em quatro estados. Foram apreendidos machados, socadores, pontas de flechas e batedores que estavam expostos à venda pela internet.

SAIBA MAIS

Patrimônio:

MP aciona Record por danos em sítio

Emissora é acionada por danos ao patrimônio arqueológico e espeleológico de MG. Equipes da emissora passaram tinta branca em abrigos rochosos, que compõem sítios arqueológicos.

SAIBA MAIS

     

 

 Goiás:  

De volta aos mistérios

arqueológicos de Paraúna

 

Matéria do pesquisador J.A. Fonseca aborda sua visita às quilométricas estruturas pétreas de Paraúna, no interior do Estado de Goiás. As incríveis formações rochosas do local divide opiniões de especialistas.

Leia artigo exclusivo de J.A. Fonseca

 

Manuscrito:

Cápsula do tempo é

aberta em Curitiba  

 

Manuscrito da Praça Tiradentes revela existência de outra cápsula do tempo. A preservação do documento encontrado ficará sob responsabilidade da Fundação Cultural de Curitiba. Manuscrito datado de 1932 é retirado da garrafa e faz revelação.

SAIBA E VEJA IMAGENS

Vestígios de um passado:

Minas e sua História

no Século XVIII

 

A Real Capitania das Minas Gerais dos Cataguases, com sua capital na Vila Rica de Nossa Senhora do Pilar do Ouro Preto está entre os estados brasileiros a necessitar de profunda revisão.

Artigo de Paulo Santos

     

 

VÍDEOS

CERTAS COISAS VOCÊ VÊ SÓ AQUI!

 

Muros de pedras em Itaúna - Minas ETNOLOGIA MINEIRA

Mata da Onça

PARTE 1 

Mata da Onça

PARTE 2A

Mata da Onça

PARTE 2B

Mata da Onça

PARTE 3 (FINAL)

 
De volta à Mata da Onça

 PARTE 1

De volta à Mata da Onça

 PARTE 2

Descoberta em MG

ASSISTA

 Documentário:

Amero-Hititas Gabriele Baraldi

 

Registro inédito:

Descoberta arqueológica em Itaúna

O programa Matas de Minas fez registro inédito de um importante achado arqueológico na região de Itaúna-MG. São dois objetos de cerâmica indígena que se encontravam soterrados.

 ASSISTA ESSE DOCUMENTÁRIO NA ÍNTEGRA

Itaúna-MG

Mais muros e suposta esfinge

Programa Matas de Minas mostra imensa pedra clara se assemelha a uma cabeça humana. Registrados mais muros de pedras em distintas regiões de Itaúna, incluindo um conjunto de muros em forma de Y.

LEIA SINOPSE + VÁRIAS FOTOS

 

Etnologia:

Antigo muro no Vale dos Pequis

A estrutura que encontramos por imagens de satélite é a mesma que visitamos há alguns anos atrás. Além de termos registrado mais uma antiga muralha na região de Itaúna, descobrimos no Vale dos Pequis, uma das regiões mais ricas etnologicamente. No local, constatamos diversos vestígios de antigas construções.

ASSISTA NA ÍNTEGRA

Entrevista exclusiva:

J.A. Fonseca fala sobre suas pesquisas

Em uma entrevista exclusiva à TV FANZINE o escritor e

pesquisador J.A. Fonseca fala um poucos dos vários locais

que visitou no Brasil e emite suas impressões sobre o trabalho

da arqueologia nacional, além de suas expectativas acerca

de locais e acervos de vasta importância no país.

Assista parte 1 - Assista parte 2

 

ASSISTA OUTROS VÍDEOS DA TV FANZINE

 

PARCEIROS:

 

 

 

FALE COM O EDITOR

 

AEROVIA ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS DIGITAL ITAÚNA FANZINE J.A. FONSECA UFOVIA VIA FANZINE

          

© Copyright 2004-2019, Pepe Arte Viva Ltda.