HOME | ZINESFERA| BLOG ZINE| EDITORIAL| ESPORTES| ENTREVISTAS| ITAÚNA| J.A. FONSECA| PEPE MUSIC| UFOVIA| AEROVIA| ASTROVIA

 

Internacional

 

    

  

Chile:

Tremor de 8.2 graus desencadeou tsunami

Um alerta de tsunami foi emitido inicialmente para Chile, Peru e Equador e depois estendido

para a Colômbia e o Panamá, Costa Rica, Nicarágua, El Salvador, Guatemala, Honduras e México.

 

Da Redação*

Via Fanzine

BH-01/04/2014

 

Assustadas, diversas pessoas na região de Iquique saíram para as ruas

e buscaram locais públicos para passarem as próximas horas.

Leia também:

Terremoto de de 8,2 graus no Chile deixa seis mortos

Últimas postagens em Via Fanzine

 

Um forte terremoto assustou moradores do leste do Chile na noite desta terça-feira, 01/04, que tiveram que abandonar suas casas e ir para as ruas. O tremor de 8.2 graus atingiu apenas ao largo da costa do Chile. Imediatamente foi foi gerado um aviso de evento tsunami para vários países da costa do Pacífico, na América do Sul e Central.

 

Ondas com mais de três metros foram relatadas por testemunhas no Chile. Em algumas áreas as ondas foram ainda mais altas e também mais baixas. Chile, Peru e Equador estão sob alerta de tsunami real durante as próximas horas dessa madrugada de 02/04.

 

Todas as outras áreas, os relógios foram levantadas. (A partir de 940pm CT 2014/04/01)

 

O forte tremor com magnitude de 8.2 graus foi sentido a quase 300 quilômetros de distância da capital boliviana, e desencadeou um tsunami que já começou a atingir toda a costa.

 

O terremoto, localizado a cerca de 30 quilômetros a oeste-noroeste da cidade de Iquique, no Chile, com 6,21 quilômetros de profundidade, foi inicialmente medido com 8.0 graus, mas depois foi atualizado, segundo o Serviço Geológico dos EUA.

 

O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico informou que um tsunami de dois metros que atingiu Pisagua, Chile, às 20:04 ET. Houve alguns danos relatados em estradas que ligam cidades do norte entre Iquique e Alto auspicio, mas ainda não há informações claras a respeito.

 

Um alerta de tsunami foi emitido inicialmente para Chile, Peru e Equador e depois estendido para a Colômbia e o Panamá, Costa Rica, Nicarágua, El Salvador, Guatemala, Honduras e México.

 

Os avisos foram posteriormente cancelados pelos demais países, exceto Chile e Peru.

 

A agitação que o tremor causou em La Paz, na Bolívia, foi o equivalente a um tremor de magnitude 4,5 graus, disseram as autoridades locais.

 

Assustadas, diversas pessoas na região de Iquique saíram para as ruas e buscaram locais públicos para passarem as próximas horas.

 

Brasileiro fala da ocorrência

 

Segundo Celso Lins, historiógrafo brasileiro e colaborador de Via Fanzine no Chile, as localidades de Pisagua, Cuya e Iquique já foram atingidas pelas ondas do tsunami. “Ficam ao Norte e não há nenhuma tragédia envolvendo pessoas, graças a Deus”, afirmou Lins.

 

Ainda de acordo com Celso Lins, que reside em na região de Isla Teja, e Dois Ríos, em Valdivia, “O epicentro do terremoto parece ter sido em Iquique, na fronteira com a Bolívia, mas a instabilidade é geral. Eu estava estudando e fui despertado pela ventania e o mar está agitado demais, meus amigos. Estou ótimo, mas preocupado com o mar que está muito agitado, com ondas de mais de 3 metros. Consegui fazer alguns telefonemas para minha família e amigos, mas as comunicações por internet estão abaixo da capacidade”, afirmou o brasileiro.

 

Até o momento não há registro de vítimas, mas, possivelmente pode ter havido danos materiais. Em caso de novidade estaremos informando nas próximas horas.

 

* Com informações de Celso Lins e das agências internacionais e tradução de Pepe Chaves.

 

- Foto: ABCnews.

 

Leia também:

Terremoto de de 8,2 graus no Chile deixa seis mortos

Últimas postagens em Via Fanzine

 

*  *  *

 

Caracas:

Morre a Miss turismo depois de levar tiro na cabeça*

A jovem participava de um evento em prol da oposição quando foi alvejada;

grupo especial investiga tiroteio que feriu outros estudantes.

 

Genesis Carmona esteve internada em uma UTI em Valência e sua morte foi anunciada nesta quarta-feira.

Leia também:

Venezuela: Leopoldo Lopez está detido no Palácio da Justiça

Violência explode em conflitos de rua na Venezuela

Outros destaques de Via Fanzine

 

Confirmada nesta quarta-feira, 19/02, a morte da Miss Turismo venezuelana, Genesis Carmona, ocorrida ao meio-dia. Ela estava sendo acompanhada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Valência ,após receber um tiro na cabeça durante um comício da oposição em Valência, nesta terça-feira.

 

Carmona foi eleita Miss Turismo Carabobo 2013 aos 21 anos. Ela cursava o 11º semestre de Ciências Sociais, com especialidade em Marketing Tecnológico, no Centro Universitário Valencia (Unitec) e também trabalhava como modelo profissional.

 

Recentemente, Genesis participou da Semana de Moda na cidade de Valência e do evento Venezuela In Fashion. Ela participou do concurso de Miss Venezuela em 2010, mas não conseguiu se classificar. Funcionários do Corpo de Científicas, Penais e de Investigações Criminais (CICPC) isolaram nesta quarta-feira a avenida onde ocorreu o incidente em Valencia, para realizar um mapeamento sobre o tiroteio que deixou pelo menos sete feridos última terça-feira.

 

Anteriormente, o secretário da Universidade de Carabobo, Pablo Aure, informou que sete alunos ficaram feridos depois de ocorrer um ataque motorizado contra a concentração de opositores, realizada na avenida Cedeño, em Valência.

  

* Informações e imagem da Globovision (Venezuela), com tradução de Pepe Chaves.

   19/02/2014

 

*  *  *

 

 

PÁGINA INICIAL

 

 

 

 

 HOME | ZINESFERA| BLOG ZINE| EDITORIAL| ESPORTES| ENTREVISTAS| ITAÚNA| J.A. FONSECA| PEPE MUSIC| UFOVIA| AEROVIA| ASTROVIA

© Copyright 2004-2014, Pepe Arte Viva Ltda.
Motigo Webstats - Free web site statistics Personal homepage website counter