HOME | ZINESFERA| BLOG ZINE| EDITORIAL| ESPORTES| ENTREVISTAS| ITAÚNA| J.A. FONSECA| PEPE MUSIC| UFOVIA| AEROVIA| ASTROVIA

 

Internacional

 

    

Santiago:

Mega incêndios no Chile matam 12 pessoas

As chamas estão seguindo para a área urbana, que fica

 a apenas 80 quilômetros da capital do país, Santiago.

 

Da Redação*

Via Fanzine

BH-16/04/2014

 

Mais de 10 mil moradores foram evacuados, segundo a imprensa.

Leia também:

Últimas postagens em Via Fanzine

 

Um incêndio florestal no Chile destruiu mais de duas mil casas em apenas seis horas e continua a devastar a área com ventos fortes que atiçam o fogo. O estado de emergência foi declarado pela presidência do país, reunindo esforços para ajudar o exército combater os incêndios.

 

Pelo menos 12 pessoas foram mortas no incêndio que varreu mais de 2,5 milhões de metros quadrados (660 hectares). O chefe de polícia em Valparaiso, Julio Pineda, falando à televisão disse anteriormente que 16 pessoas haviam sido mortas, mas uma mesma família foi contada duas vezes.

 

As chamas estão seguindo para a área urbana, que fica a apenas 80 quilômetros da capital do país, Santiago. Ventos fortes levam as chamas para as cidades portuárias centrais de Valparaiso e Viña del Mar, situadas na costa do Pacífico .

 

"É uma tragédia terrível, sem dúvida foi o pior incêndio da história de Valparaíso", afirmou a presidente chilena Michelle Bachelet, no momento de sua chegada na cidade..

 

"Este é o pior desastre que já vi em Valparaiso. Agora temos medo de que o fogo possa se espalhar para o centro da cidade , o que aumentaria a gravidade deste terrível emergência ", informou à imprensa Ricardo Bravo, prefeito local.

 

Bombeiros de sete províncias, algumas delas usando helicópteros, estão tentando combater o incêndio.

 

O estado de emergência foi declarado pela presidente do Chile, Michelle Bachelet , concedendo autorização às forças armadas para ajudar os bombeiros a combater o fogo .

 

Mais de 10 mil moradores foram evacuados, segundo a imprensa.

 

O incêndio, cuja causa ainda está sob investigação, levou à suspensão de água potável e causou falta de energia em vários bairros de Valparaiso, atingindo cerca de 270 mil habitantes.

 

Em fevereiro passado, 1.200 pessoas foram afetadas e 105 casas destruídas em Valparaiso, após um incêndio supostamente causado por um homem de 27 anos de idade, que foi preso pela polícia .

 

* Com informações das agências.

   15/04/2014

 

- Foto: AFP.

 

* * *

 

Santiago:

Terremoto de 8,2 graus no Chile deixa seis mortos*

Um terremoto de 8,2 graus sacudiu o norte do Chile e provocou seis mortes,

mas o alerta de tsunami foi cancelado em todo o país.

Logo após os tremores, milhares de pessoas saíram às ruas.

Leia também:

Chile: Tremor de 8.2 graus desencadeou tsunami

Extra: vídeo mostra tremor dentro de um prédio no Chile

Últimas postagens em Via Fanzine

 

"Está cancelado em todo o país o alarme de tsunami", anunciou o ministro do Interior, Rodrigo Peñailillo, que também anunciou um balanço revisado de seis mortos.

 

Mais de 900.000 pessoas chegaram a abandonar suas casas na terça-feira à noite nas costas do Chile, de 4.329 quilômetros, pelo risco de tsunami. Os moradores começaram a retornar depois de passar mais de oito horas afastados de suas residências.

 

No entanto, o governo defendeu a manutenção das medidas de precaução durante as próximas horas, já que estão previstas variações de 0,3 metro a até um metro sobre o nível médio do mar para Arica, Pisagua, Iquique, Patache, Tocopilla e Mejillones.

 

O ministro também elevou o número de mortes provocadas pelo terremoto, de cinco para seis vítimas. "Lamentavelmente tenho que comunicar que há uma sexta pessoa falecida, uma mulher. Segundo informações preliminares, a morte foi provocada por uma queda", disse Peñailillo.

 

Mais cedo, Peñalillo havia anunciado a morte de cinco pessoas, quatro homens e uma mulher, em Iquique e Alto Hospicio, por infarto e em desabamentos.

 

O tremor - às 20H46 (mesmo horário de Brasília) e duração de dois minutos - afetou as regiões chilenas de Arica, Iquique e Antofagasta, 1.800 km ao norte de Santiago.

 

A presidente chilena, Michelle Bachelet, declarou a região "zona de catástrofe" e informou que visitará os locais afetados nesta quarta-feira para supervisionar as medidas adotadas.

 

O epicentro do terremoto foi localizado no mar, 89 km ao sudoeste de Cuya, em Iquique, com uma profundidade de 38,9 km, segundo o Centro Sismológico Nacional da Universidade do Chile.

 

"Um balanço total dos danos será divulgado quando for possível percorrer durante o dia as zonas afetadas", disse a presidente em um discurso na televisão.

 

Honduras e Peru também emitiram alertas de tsunami. A Nicarágua ativou a vigilância, enquanto o Equador decretou alerta vermelho no arquipélago de Galápagos, a 1.000 km do continente, e amarelo na costa do país.

 

Bachelet adotou imediatamente desta vez a decisão de decretar zona de catástrofe e enviar as Forças Armadas para a região afetada, com o objetivo de manter a ordem e a segurança, e evitar assim possíveis saques, como aconteceu depois do terremoto de 2010.

 

Naquele ano, o Chile sofreu um terremoto de 8,8 graus de magnitude seguido por um tsunami no centro-sul do país. A tragédia deixou mais de 500 mortos e provocou danos de 30 bilhões de dólares, além de cenas de caos, com vários dias de saque.

 

Na época, o governo de Bachelet, que encerrava o primeiro mandato como presidente, descartou um alerta de tsunami por informações técnicas equivocadas. Muitas pessoas retornaram para suas casas e faleceram arrastadas pelas ondas.

 

Pelo menos 17 tremores secundários foram registrados e as autoridades advertiram para a possibilidade de novos fenômenos nos próximos dias. As primeiras ondas do tsunami atingiram altura máxima de 2,26 metros na localidade de Pisagua, quase 2.000 km ao norte de Santiago.

 

O terremoto provocou danos na torre de controle do aeroporto Iquique e os voos para as três capitais do norte, Antofagasta, Iquique e Arica, foram cancelados.

 

Também foram registrados acidentes na estrada que liga Iquique ao resto do país e cortes de luz em Arica. Mas os serviços básicos de comunicação e água potável não sofreram danos. As Forças Armadas foram mobilizadas em Iquique "como medida preventiva" para colaborar com a polícia.

 

* Informações e imagem da AFP.

   02/04/2014

 

Leia também:

Chile: Tremor de 8.2 graus desencadeou tsunami

Extra: vídeo mostra tremor dentro de um prédio no Chile

Últimas postagens em Via Fanzine

 

 

PÁGINA INICIAL

 

 

 

 

 HOME | ZINESFERA| BLOG ZINE| EDITORIAL| ESPORTES| ENTREVISTAS| ITAÚNA| J.A. FONSECA| PEPE MUSIC| UFOVIA| AEROVIA| ASTROVIA

© Copyright 2004-2014, Pepe Arte Viva Ltda.
Motigo Webstats - Free web site statistics Personal homepage website counter