o portal dos itaunenses de todo o mundo...

 

 Notícias itaunenses

 

 

A Globo em Itaúna:

Farmais/Itaúna contesta reportagem da Globo

Analista de Marketing da empresa farmacêutica Farmais/Itaúna afirma haver "apelos emocionais"

e “manipulação” na reportagem exibida pelo Jornal Nacional. Para ele, essas seriam as razõesda

prática de inúmeras irregularidades praticadas por sua empresa e flagradas pela reportagem da Globo.

 

Por Pepe Chaves*

De Belo Horizonte

 Via Fanzine

 

O repórter Ricardo Soares, autor da reportagem exibida pelo JN,

é acusado em Itaúna pela produção de 'matéria tendenciosa'.

 

Reportagem conteria apelo sentimental e teria sido ‘manipulada’, diz farmácia

 

Em comunicado enviado a parte da imprensa de Itaúna na última semana, a direção das lojas farmacêuticas Farmais, em Itaúna-MG, rebateu a denúncia veiculada pelo Jornal Nacional da Rede Globo, sob o título "Farmácias populares de Minas Gerais fraudam o programa do Ministério da Saúde", produzida por Luciana Logrado.

 

A reportagem exibida pelo Jornal Nacional veiculada na noite da segunda-feira (18/04/2011) denunciou algumas graves falhas no programa federal “Farmácia Popular”, executado no município de Itaúna, na região Centro-oeste mineira. 

 

Entre as infrações constatadas pela reportagem está a venda para pessoas não titulares da receita, além do uso do CPF de terceiros para efetivar a venda de medicamentos e entregas a domicílio de medicamentos, itens proibidos pelo programa Farmácia Popular do Governo Federal.

 

Via Fanzine que foi o praticamente o único veículo de comunicação de Itaúna a informar sobre a denuncia da Globo através do artigo "Jornal Nacional flagra fraudes em Itaúna", não recebeu o comunicado assinado pela Farmais/Itaúna. Órgãos da imprensa que omitiram esta ocorrência sem precedentes, foram obrigado a veicular a notícia, já que receberam o tal comunicado. No entanto, mesmo não recebendo a nota da Farmais, tivemos acesso ao documento veiculado em parte da imprensa de Itaúna no último fim de semana. Os trechos que consideramos os principais do documento, são destacados abaixo.

 

Comunicado da Farmais/Itaúna

 

No comunicado, Marcos Henrique Guimarães, analista de Marketing da Farmais/Itaúna, informa aos seus clientes que, “A Farmais atua há mais de 20 anos no mercado itaunense, sempre primando pelo trabalho ético e dentro dos princípios da legalidade. É a empresa líder no comércio farmacêutico e por isso é alvo frequente de fiscalizações dos órgãos competentes, sendo que jamais apresentou irregularidades em suas unidades”, declarou.

 

Ele também informou que “nos últimos dias, as 05 lojas do grupo em Itaúna e Mateus Leme foram visitadas por pessoas não identificadas, que filmaram nossos atendimentos, com câmeras escondidas, para veicular em matéria de jornais de uma renomada empresa televisiva”.

 

O analista de Marketing da Farmais/Itaúna também coloca sobre a forma de abordagem dos funcionários da sua empresa pela reportagem da Rede Globo, que flagrou as irregularidades, “(...) na loja Farmais Lourdes, a funcionária foi abordada por um senhor com um enorme apelo emocional, para comprar um medicamento listado no programa Farmácia Popular, alegando risco para sua saúde. A funcionária então cedeu ao apelo e vendeu o medicamento, mesmo o senhor não apresentando seu CPF (documento necessário para a venda, de acordo com as normas do programa)”.

 

E prossegue afirmando que, “Este fato foi veiculado em âmbito nacional, em matéria tendenciosa, onde as falas da funcionária foram editadas, sugerindo que a empresa tem como costume a fraude ao Programa”.

 

Guimarães também declarou que, “A Farmais torna a destacar que a prática da empresa é o cumprimento de todas as legislações pertinentes ao setor do comércio varejista farmacêutico, sendo, por muitas vezes, taxada de empresa burocrática, que ‘dificulta’ o atendimento ao cliente”.

 

'Cuidadores da saúde'

 

Ele afirma que o repórter da Globo, Ricardo Soares, além de promover apelos emocionais conforme declarou, também teria tentado “manipulado” a reportagem e sobre isso, ressalta que, “o repórter em questão tentou através da mesma prática de ‘manipulação’ comprar nas outras lojas da rede, onde não obteve nenhum êxito. O jornalista então apostou na emotividade como fator para sensibilizar a colaboradora, que, em virtude de seus valores pessoal e moral próprios entregou o medicamento ao suposto cliente”.

 

Para Guimarães, mesmo a sua empresa tendo sido flagrada na prática de irregularidades, diante às lentes do JN, “Os clientes da Farmais são testemunha de sua idoneidade e de seu atendimento. Sendo assim, toda a equipe Farmais reitera o respeito ao seu maior patrimônio que são seus clientes, pois somos muito mais que uma farmácia, somos cuidadores de sua saúde!", finalizou.

 

Prefeitura e Secretaria da Saúde

 

A Prefeitura de Itaúna, gestora do programa Farmácia Popular no município, não nos enviou nenhuma nota sobre o ocorrido, bem como o atual secretário de Saúde Diógenes Nogueira Vilela não se manifestou publicamente a respeito.

 

Conforme somente VF divulgou, na mesma data em que a reportagem da Globo esteve em Itaúna, o prefeito Eugênio Pinto teria autorizado a desativação (coincidência?), a título de manutenção, a unidade da Farmácia Popular em Itaúna, localizada na avenida Getúlio Vargas, de acordo com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itaúna a pelo menos um órgão da imprensa regional.

 

A reportagem do JN também informou que, de acordo com o Ministério da Saúde, mais da metade das farmácias auditadas no ano passado foram excluídas do programa Farmácia Popular pela prática de fraudes.

 

Ainda na dita reportagem, Adalberto Fugêncio, analista do SUS declarou que informações das farmácias serão rastreadas e cruzadas. De acordo com ele, aquelas que se configurarem crimes serão encaminhadas ao Ministério Público Federal.

 

* Pepe Chaves é editor do diário digital Via Fanzine.

 

- Foto: Rede Globo/Reprodução.

 

- Tópicos relacionados:

  Jornal Nacional flagra fraudes em Itaúna

  José Oscar fala com VF sobre Saúde e denúncias do MP

  Enquanto o prefeito de Itaúna comemora o passado

  O Leitor Itaúna novamente é vergonha nacional

  O Leitor Itaúna no Jornal Nacional da TV Globo

  EDITORIAL Desvio de R$ 200 mil na Saúde: Vereadores anunciaram, mas não abriram sigilos

 

*  *  *

 

Manifesto em prol de Itaúna:

VF tem acesso a BO de Santiago contra palhaços

Terceiro BO de Procurador contra manifestantes não comprova suas acusações.

 

Por Pepe Chaves

 Via Fanzine

 

Edifício Maria Teresa, na Praça da Matriz exibe faixa do manifesto "Salve Itaúna!".

 

O manifesto “Salve Itaúna” em protesto ao governo do prefeito Eugênio Pinto, está marcado para ocorrer nesse sábado (18/12), com concentração na “extinta” Praça da Matriz.

 

Na praça e outros locais do centro da cidade, faixas foram afixadas, conclamando à população para participar do evento. Panfletos também foram distribuídos pela cidade, até a arbitrária intervenção do Procurador Geral do Município, Frederico Santiago.

 

Outros locais da cidade também exibem faixas convocando o povo a se manifestar.

 

Polícia para quem precisa

 

Na quinta-feira (16/12), o Procurador chamou a Polícia para um casal vestido de palhaços que distribuía panfletos na região central da cidade, convocando a população para comparecer à praça nesse sábado, 18/12 para se manifestar pela campanha “Salve Itaúna”.

 

A Polícia mais uma vez, a serviço dos caprichos do Procurador, compareceu ao local e não constatou – novamente – nenhum crime. Guilherme Antunes, um dos coordenadores do manifesto, também compareceu ao local e negou que o panfleto [veja abaixo] faz algum ataque a funcionários públicos, como alegou o procurador Santiago, acompanhado da também servidora pública, Maria Helena Pereira, advogada e assessora do prefeito.

 

No BO, sem apresentar comprovações, os defensores de Pinto alegaram que os manifestantes “prejudicaram funcionários” da prefeitura em seu panfleto.

 

Via Fanzine teve acesso ao conteúdo do Boletim de Ocorrência (BO) registrado por Santiago. O BO de número M2589-0015 21082-01º, lavrado por agente da PM em Itaúna, narra o seguinte em seu histórico: “Solicitados comparecemos a rua Marechal Deodoro numero 03, onde as vitimas Frederico Dutra, Procurador do Município e Maria Helena, Assessora municipal, nos relatou que havia um casal fantasiado de palhaços, distribuindo panfletos de manifesto contra a administração municipal, e que tais panfletos colocavam em dúvida a dignidade de alguns funcionários da Prefeitura, dando a entender que funcionários da prefeitura estão envolvidos em corrupção. Assim eles estão sendo prejudicados com tal manifestação. Em contato com o casal de palhaços que foram identificados como Robson Papi e Virginia Moreira, sendo que estes nos informaram que foram contratados por Guilherme Antunes e receberiam o valor de R$ 150,00 para distribuírem tais panfletos. No local compareceu Guilherme Antunes que é um dos responsáveis pela manifestação que ocorrerá no dia 18/12/2010, às 10horas na Praça da Matriz, e nos informou que o intuito dos panfletos é convocar a população para uma manifestação pacífica e conscientizar que a administração municipal esta um caos, e que tal manifestação não tem o objetivo de colocar em dúvida a dignidade, a honra a moral e a vida pessoal do prefeito e dos funcionários da prefeitura de Itaúna. No local foram recolhidos dois exemplares dos panfletos que seguem anexados a este BO para demais providências”.

 

Santiago registra pela terceira vez, um BO contra manifestações populares de rua contra o prefeito Eugênio Pinto. O fato de ele responder como Procurador Geral não lhe dá o direito de agir com tamanha intransigência contra a liberdade do itaunense, seja de quem for. É preciso que este senhor Procurador se contenha em seus limites e cesse os seus notórios excessos e, caso siga extrapolando, que seja punido ao rigor da Lei.

 

Se os advogados do prefeito Pinto trabalham em prol dele próprio, é preciso também que entendam: há ainda, em Itaúna pessoas que trabalham em prol da coletividade. Isso deve ser respeitado e autores de artifícios fúteis ou declarados abusos contra a liberdade de qualquer cidadão devem ser responsabilizados (sejam quem for).

 

Abaixo, reproduzimos na íntegra, o panfleto em que Frederico Santiago e Maria Helena Pereira alega ofensa a funcionários públicos.

 

 

- Imagens: divulgação.

 

- Tópicos relacionados:

  Editor de VF rechaça 'resposta' de Procurador

  Prefeito usa dengue contra manifestação

Procurador Santiago responde à réplica de VF

 Via Fanzine replica Frederico Santiago

  Prefeito Pinto contesta Via Fanzine

  VF lança campanha e vídeo em prol de Itaúna

  Panfletos atacam líderes comunitários

  Os Pintoléia  De erro de português às queixas da Praça

  Cidadãos cobram afastamento de prefeito

 Abaixo-assinado pede que prefeito vá à Câmara

 'Primeira dama' minimiza operação da PF

 Sujeira à vista: falhas no recolhimento de lixo

 'Chegou a hora de Eugênio se explicar à população?'

 'Praça da Matriz: mais uma obra inacabada?'

 'Nossa praça, uma vergonha'

 Prefeito avisa que não comparece à Câmara

 'Carta aberta a Eugênio Pinto, prefeito de Itaúna'

 Prefeito proíbe música ao vivo em bares

 

 

*  *  *

 

Prefeitura:

Audiência pública para tratar de banheiro em Praça

Secretaria de Meio Ambiente realiza audiência para ouvir sociedade

sobre a construção de banheiros sanitários na Praça.

 

Da Redação

 Via Fanzine

 

A Prefeitura Municipal de Itaúna, através da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, estará realizando Audiência Pública que tratará de assuntos pertinentes a construção dos banheiros públicos nas obras de revitalização da Praça Dr. Augusto Gonçalves.

 

A reforma da Praça da Matriz atende a um acordo firmado entre a Prefeitura de Itaúna e com o Ministério Público Estadual, quando a mesma chegou a destruir o coreto da Matriz com a intenção de se construir um banheiro.

 

Apesar de estar se promovendo uma Audiência Pública para tratar da construção de banheiros na Praça Dr. Augusto Gonçalves, tal construção não estava prevista no acordo, sendo esta, uma iniciativa exclusiva do prefeito Eugênio Pinto (expulso do PT). Símbolo maior de seu governo, o prefeito luta para convencer à sociedade da construção de seu já famigerado banheiro na Praça da Matriz.

 

A Audiência Pública será realizada no dia 25/10 (segunda-feira), as 19h, no Teatro Sílvio de Mattos, situado à rua Antônio Corradi 55 Centro - Itaúna/MG e todos os itaunenses podem comparecer e manifestar.

 

*  *  *

 

Troféu Decadência!

Foi dada a largada e dois disparam na frente

O Troféu Decadência! é uma promoção do jornal Via Fanzine e tem por objetivo maior,

a expressão do pensamento popular acerca da atuação dos políticos em Itaúna-MG.

 

Da Redação

 Via Fanzine

 

Os primeiros votos ao Troféu Decadência! mostram uma forte tendência a um vereador e um secretário municipal, tido pelos votantes, até então como os piores. No entanto, ainda não divulgaremos o resultado momentâneo, vez que o concurso está apenas começando.

 

Junto com os votos vieram vários comentários e observações. Alguns votantes que gostariam de dar nota inferior a zero ao prefeito, nos criticaram por termos estabelecido notas de "somente" zero a 10.

 

Outros estão dando nota zero também ao vereador e secretário indicados, enquanto pelo concurso, estes não recebem nota (ainda que mereçam muitos zeros...), mas pedimos apenas que sejam indicados como os piores em cada categoria, evidentemente, por sua atuação frente ao cargo público que ocupa.

 

Desde que colocamos este concurso no ar (um dia), recebemos mensagens de várias partes do país, nos felicitando pela iniciativa. Itaunenses “ausentes” também gostaram da ideia e já estão votando das cidades que residem atualmente. Enquanto isso, itaunenses da Terra nos parabenizaram, dizendo que este é o melhor troféu da cidade. Outros dessa mesma terra, temem que possamos receber represálias (mais?!) por parte de determinados políticos "sem esportiva". Itaunenses da nata, direitistas e endiretados, reclamam que deveríamos distribuir mais troféus, porque apenas três é pouco para a quantidade de políticos em decadência na cidade.

 

É uma pena que o resto do Brasil não conheça os políticos de Itaúna para poder participar também. Mas, através de nosso trabalho árduo por aqui, é possível que os conheçam dentro de mais algum tempo; mas alguns, já são famosos em qualquer parte do mundo e não por nossa causa - diga-se.

 

O Troféu Decadência! é uma promoção do jornal Via Fanzine e tem por objetivo maior, a expressão do pensamento popular, através de votos enviados pelos cidadãos, os mesmos que também votaram nos políticos que hoje estão no poder e não os satisfazem. Vale destacar que nenhum dos concorrentes ao Troféu Decadência! 2010 é concorrente ao pleito eleitoral desse ano.

 

Para participar do Troféu Decadência! é preciso que o político esteja eleito. Mas, curiosamente, esta, é uma eleição ao avesso, da qual, nenhum participante deseja ser o vencedor e ter que guardar esse troféu em seu gabinete.

 

Mais de 30 votos foram computados nas primeiras 24 horas do Troféu Decadência! Uma parcial será publicada depois que atingirmos 150 votos e o resultado final será divulgado somente no dia 10/12/2010. A corrida está apenas começando!

 

- Leia mais sobre o Troféu Decadência! e saiba como votar:

  www.viafanzine.jor.br/decadência.htm

 

- Mais ITAÚNA: www.viafanzine.jor.br/itauna.htm

 

*  *  *

 

Executivo novamente na Justiça:

Promotora aproveita relatório de CPI e aciona prefeito

Além de responder a uma Comissão Processante da Câmara, prefeito Eugênio Pinto (PT),

 responderá a mais uma ação civil pública aberta pela Promotoria de Justiça da Comarca.

 

Da Redação*

 Via Fanzine

 

Logo após condenação pelo TJMG por gasto de dinheiro público em uma festa particular realizada na Draft, tendo que devolver dinheiro aos cofres públicos, o prefeito Eugênio Pinto se torna alvo de mais uma ação judicial.

 

Uma ação civil pública foi aberta pela Promotora de Justiça da Comarca de Itaúna, Sílvia de Lima Soares. Conforme informações do jornal Brexó, a promotora aproveitou o Relatório da CPI da Informática - que apontou irregularidades em contratos de informática firmados pela PMI e a Prescon – e acionou judicialmente o prefeito.

 

Ainda de acordo com o Brexó, o inquérito está a cargo da Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, já foi encerrado e será encaminhado para julgamento por um juiz de Direito.

 

* Com informações do Jornal Brexó ( www.jornalbrexo.com.br ).

 

- Leia também:

Prefeito é condenado a devolver dinheiro

 

*  *  *

 

CPI da Informática:

Prefeito nega que fora procurado pela CPI

Após ser notificado duas vezes por edital, Pinto fornece o endereço

da prefeitura e diz que pode ser encontrado no local.

Dissimulado ou gozador?

 

Da Redação

Via Fanzine

 

A TV Cidade de Itaúna está exibindo um programa às quartas-feiras, onde o prefeito Eugênio Pinto responde perguntas da comunidade. Na edição que foi ao ar no dia 11/03, o prefeito negou com veemência ter sido procurado pela CPI. Ele nega que deixou de assinar a notificação do Poder Legislativo, para comparecer à CPI da Informática - que investiga contratos com suspeita de superfaturamento em seu governo.

 

A imprensa noticiou o fato de pessoas ligadas a CPI terem se dirigido à Prefeitura para notificá-lo e não terem conseguido fazer a notificação [veja artigo nessa página], nem mesmo, através do procurador do Executivo e de seu gabinete. Sobre isso, afirmou que, “(...) não deixei as outras pessoas assinar, é porque é uma assinatura pessoal”.

 

Em sua fala, Eugênio Pinto disse que pode ser encontrado na sede da prefeitura com facilidade, “Em momento algum encontrei com membro da C.P.I, eu vou em todas as inaugurações que têm da prefeitura, eu estou na Prefeitura quase todos os dias com exceção com eu tenho de ir viajar para Belo Horizonte ou outro município principalmente a Brasília”, afirmou Pinto.

 

Conforme fomos informados, por duas ocasiões agentes do Legislativo tentaram notificar o prefeito, mas ele não foi encontrado na cidade. Assim, em ambas as ocasiões a notificação foi feita via edital, publicado no diário oficial “Minas Gerais”. Inclusive, na segunda tentativa de notificá-lo, o próprio vereador presidente da CPI da Informática, Silvano Gomes, tornou público que esteve na Prefeitura e não conseguiu notificar o prefeito, nem mesmo através da procuradoria ou de seu gabinete.

 

Eugênio Pinto negou que fora procurado na Prefeitura para ser notificado, “Eu, em momento nenhum estou esquivando de CPI. É só as pessoas interessadas, com tanta preocupação desta notificação, ir a Prefeitura que lá só tem duas... Só tem uma única entrada, onde que eu entro com o carro. É só me esperar que eu estarei assinando esta convocação”, afirmou.

 

Após negar que fora procurado pelo Legislativo que desejava notifica-lo, o prefeito ainda afirmou que, “Então, eu estou à disposição da CPI e o endereço é praça Doutor Augusto Gonçalves 538 no centro da cidade de Itaúna que é a sede da prefeitura, estou a disposição lá”.

 

Até o momento, o Legislativo não se pronunciou sobre as declarações do prefeito.

 

 - Clique aqui para assistir o vídeo da fala do prefeito na TV de Itaúna.

 

*  *  *

 

A história se repete:

Prefeito nega ser notificado por CPI

Promotora aconselha vereador a publicar  notificação no diário

"Minas Gerais", em vez de registrar Boletim de Ocorrência na Polícia.

 

Da Redação

Via Fanzine

 

O vereador Silvano Gomes (presidente da CPI da Informática) acompanhado de um servidor do Legislativo estiveram nesta segunda-feira (1º/03) na Prefeitura de Itaúna para notificar o prefeito Eugênio Pinto a comparecer na CPI da Informática, na quinta-feira (04/03). A CPI investiga supostas compras superfaturadas pela administração Eugênio Pinto (PT) em Itaúna.

 

No entanto, fomos informados que todos os funcionários da prefeitura foram orientados a não receber a notificação, nem mesmo via protocolo. A história se repete pela terceira vez: ao ser notificado por uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), o prefeito se nega a receber o documento emitido pelo Poder Legislativo local [saiba mais nessa página, abaixo].

 

Buscando uma solução para o impasse, o vereador se dirigiu ao Ministério Público em Itaúna, onde a promotora Sílvia Soares o orientou a publicar a notificação no diário “Minas Gerais”.

 

Silvano queria acionar a Polícia e lavrar a ocorrência, porém, a promotora o aconselhou a não tomar esta medida, vez que o prefeito "poderia alegar perseguição política".

 

A Assessoria de Imprensa da Câmara informou que, mais uma vez, a notificação ao prefeito de Itaúna Eugênio Pinto foi publicada em tempo hábil, através de edital no diário "Minas Gerais".

 

Vale lembrar que, se o prefeito que nega irregularidades na compra de 100 computadores (ao valor de R$ 25 mil cada um) para o município, deveria aproveitar a oportunidade de se justificar e apresentar à sociedade as devidas explicações para tal compra, considerada um "verdadeiro absurdo" por muita gente. No entanto, ele está se safando de esclarecer a situação junto à CPI, ao se negar a receber uma notificação do Legislativo local, numa verdadeira afronta a este poder constituído, pela terceira vez seguida em seus dois mandatos.

 

O jornal Via Fanzine enviou à promotora Sílvia Soares um ofício protocolado nesta segunda-feira (1º/03), onde são feitas algumas perguntas sobre a CPI da Informática e também referentes aos vários contratos deixados pelos vereadores com a Promotoria (entre eles, este da compra de computadores junto a Prescon Informática), os quais foram acusados pelos legisladores de estarem com “irregularidades” ou “vícios”.

 

A promotora nos respondeu prontamente e sua fala pode ser lida clicando aqui.

 

- Leia também - CPI da Informática:

    Presidente da CPI da Informática fala com VF

   Depoentes da CPI serão intimados

    Eugênio nega notificação do Legislativo

   Câmara aprova pré-relatório da CPI

    Promotora Sílvia Soares fala com Via Fanzine

 

  + CPI da Informática em Via Fanzine:

   www.viafanzine.jor.br/itauna.htm

 

*  *  *

 

CPI da Informática:

Prefeito desaparece para não ser notificado

CPI instaurada pelo Legislativo tenta notificar prefeito de Itaúna

 

Da Redação

Via Fanzine

 

Eugênio Pinto: mais um processo no Legislativo.

 

Vereadores tentam notificar prefeito

 

A CPI da Informática foi instaurada pelo Legislativo itaunense para investigar o contrato da Prefeitura de Itaúna com a empresa Prescon, que vendeu computadores ao custo médio de R$ 25 mil cada ao Executivo local. O contrato foi firmado a pedido do prefeito Eugênio Pinto, conforme declarou o seu secretário de Educação e Cultura na época, Carlos Márcio Bernardes que assinou o primeiro contrato para a aquisição de 100 computadores (com monitores antigos)  por R$ 2,4 milhões. Em seguida, outro contrato foi assinado por ele com a mesma Prescon, para aquisição de suprimentos, no valor de R$ 100 mil mensais.

 

A primeira reunião da Comissão foi realizada na manhã de 04/01, na Câmara Municipal de Itaúna. Estiveram presentes os integrantes da Comissão: relator Gleison Fernandes, o membro Édio Gonçalves e o presidente Silvano Gomes, além de assessores do Legislativo.  Foram traçados os planos para desenvolvimento dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito. As ações vão dar prosseguimento às investigações da Comissão  Especial, que analisou o contrato e a execução de serviços de informática junto à empresa Prescon.

 

Na segunda reunião, realizada no dia 07/01, o autor da denúncia que originou a CPI, cidadão José Alves Capanema Júnior esteve na Câmara a pedido da Comissão, para ratificar seu depoimento. Capanema confirmou o envio das denúncias, atentando ao fato de que as mesmas estão apoiadas por centenas de assinaturas de cidadãos itaunenses. Ele pediu para que os vereadores se empenhassem no sentido de apurar a questão com isenção.

 

A comissão decidiu então, notificar o prefeito Eugênio Pinto que, após receber a notificação teria 10 dias de prazo para se manifestar sua defesa.

 

Presente repete o passado

 

No final de 2008 o prefeito respondeu também a uma CPI (por decoro parlamentar) que foi encerrada precocemente, por falta de tempo hábil, já que os mandatos do Legislativo e Executivo chegaram ao final. Na época, o prefeito “sumiu” da cidade para não receber a notificação e só veio a assiná-la no último dia de prazo legal, o que impediu o andamento dos trabalhos da CPI, já os mandatos estavam se encerrando nos próximos dias.

 

O “desaparecimento estratégico” do prefeito Eugênio Pinto, para se safar de ser notificado pelo Legislativo de que estava respondendo a uma CPI, foi motivo de piadas e brincadeiras na cidade. O prefeito não foi encontrado na Prefeitura, onde deveria estar, já que não estava de licença. Tampouco, foi encontrado em sua residência ou em qualquer lugar da cidade. A saída para a questão foi fazer a notificação via edital, publicado no diário “Minas Gerais”.

 

E agora, parece que vamos assistir ao mesmo filme novamente. Um agente do Legislativo já tentou notificar o prefeito Eugênio Pinto por duas vezes, mas ele não é encontrado na cidade, tampouco estaria de licença oficial para justificar tal paradeiro. A terceira tentativa de notificação será feita pelo próprio presidente da CPI vereador Silvano Gomes que, segundo informações da Câmara, no dia 14/01 partiria à procura do prefeito que sumiu novamente.

 

Aberta temporada de ‘caça’

 

Portanto, parece estar aberta mais uma temporada de “caça” ao prefeito de Itaúna, que pode culminar em “cassa”, se forem realmente apuradas e confirmadas as denúncias que dão conta da compra de computadores ultrapassados a R$ 25 mil cada ou R$ 2,5 milhões por 100 unidades. Falando com revendedores de computadores, nossa reportagem apurou que este valor pago por 100 computadores daria para comprar, pelo menos mil máquinas, com tecnologia muito superior às adquiridas com dinheiro público pelo prefeito Eugênio Pinto.

 

Nossa reportagem quis saber do Legislativo, quais são as providências que estão sendo tomadas para se “encontrar” o prefeito e notificá-lo sobre a CPI. Respondendo às nossas arguições o jornalista Gilberto Vilela, assessor de imprensa do Legislativo, nos esclareceu sobre os procedimentos jurídicos que estão sendo adotados para dar prosseguimento aos trabalhos da CPI, bem como à presente notificação de Eugênio Pinto.

 

Conforme nos informou Gilberto Vilela, “Após iniciado o processo da CPI o presidente da Comissão determinou que fosse feita a notificação do prefeito, através de servidor devidamente nomeado. Foi feita uma primeira tentativa de notificação para apresentação de defesa prévia. Porém o servidor recebeu a notícia de que o prefeito estava ausente, assim como também estava ausente o seu procurador, em viagem conjunta. Houve uma segunda tentativa e esse mesmo servidor foi informado de que a agenda do prefeito naquele dia estava vazia e portanto não deveria aparecer na Prefeitura. Nessa oportunidade seu procurador pediu cópia de tal notificação de forma alheia ao devido processo legal, não lhe sendo concedido”.

 

Conforme Vilela, em 14/01, “(...) o próprio presidente da CPI, Silvano Gomes Pinheiro, fará a terceira tentativa de proceder à notificação ao Sr. Prefeito, para que apresente sua defesa prévia no prazo que lhe é conferido, que é de 10 dias a partir da notificação”.

 

Perguntamos à Câmara sobre a possibilidade de o prefeito “sumir” novamente, para que não seja formalmente notificado. Sobre isso, ele nos afirmou que, “Não sendo possível essa notificação presencial, ela será feita de forma editalícia. Sendo notificado via edital, o ato será feito por duas vezes com intervalo de três dias entre uma e outra publicação. A partir da segunda publicação, passa a fluir o prazo de 10 dias para ele apresentar a defesa. Após vencido o prazo de defesa prévia, com ou sem a mesma, os membros da CPI deverão emitir despacho/parecer saneador, iniciando a oitiva de testemunhas, juntada de documentos e outros atos necessários”.

 

Ainda conforme a Câmara, “(...) com o fim desse prazo de 10 dias a Comissão Processante dará andamento a novos procedimentos e emitirá nova notificação ao Sr. Prefeito para que apresente suas alegações finais e seja emitido o relatório final pugnando pela cassação de seu mandato ou arquivamento do processo”.

 

O Legislativo também destaca que o prefeito já está informalmente ciente dos trabalhos da CPI, fartamente noticiados pela imprensa local. “Ressalte-se que o Sr. Prefeito foi notificado de imediato sobre a instalação da CPI, inclusive dos dias e horários das reuniões, todas as segundas e quintas-feiras às 9 horas da manhã. O mesmo poderia acompanhar ou se fazer acompanhar através de procurador, todos os atos, formular perguntas, além de requerer o que entender de interesse para sua defesa. Mas até o momento o Sr. Prefeito não participou das reuniões já realizadas e nem foi representado por procurador. Ressalte-se ainda que a cópia fiel de todo o processo administrativo será encaminhada ao Ministério Público local para as devidas providências”, informou Gilberto Vilela.

 

Um homem público e “invisível”

 

Portanto, a história se repete e Eugênio Pinto não é encontrado para ser notificado, o que, destarte, deverá ser feito, conforme informou o Legislativo, através de edital a ser publicado no diário oficial “Minas Gerais”. Após as duas publicações do edital o prefeito Eugênio Pinto terá 10 dias para apresentar sua defesa ao Legislativo.

 

Pesquisamos sobre esta modalidade de notificação junto à Lei Orgânica do Município e encontramos no Capítulo VI - Do Processo nos Crimes de responsabilidade do Prefeito e Vice Prefeito, art. 246 VII, o seguinte: “(...) notificação far-se-á por edital, publicado por 2 (duas) vezes, em órgão oficial, com intervalo de 3 (três) dias pelo menos, contado o prazo da primeira publicação”.

 

Ainda de acordo com a Lei Orgânica, Seção II Do Poder Executivo - Subseção II - Da responsabilidade do Prefeito Municipal, art. 85, “(...) são infrações político-administrativas do Chefe do Executivo, sujeitas a julgamento pela Câmara e á punição de perda de mandato: VIII - ausentar-se do município por tempo superior ao permitido nesta lei, ou afastar-se da prefeitura sem autorização da Câmara, salvo em caso de gozo da licença prevista no art.81 desta lei orgânica; Art. 81 - O Prefeito Municipal tem direito, para cada ano de mandato, a 30(trinta) dias de licença remunerada, excluída a verba de representação; Parágrafo único – O não gozo da licença não faz originar direito a qualquer vantagem remunerada”.

 

Desta maneira se faz mais um sumiço de uma pessoa pública, de forma no mínimo, curiosa e não cabível nos parâmetros legais de um agente público responsável. À parte o paradeiro do prefeito municipal Eugênio Pinto, a CPI do Legislativo deverá levar adiante os trabalhos de apuração e apresentar à opinião pública, bem como ao MP local, suas conclusões sobre a denúncia de compra supostamente superfaturada de 100 computadores por R$ 2,4 milhões pela Prefeitura de Itaúna, além de um contrato de R$ 100 mil mensais com a mesma empresa fornecedora.

 

*  *  *

 

Independência do Brasil:

Câmara comemora a Semana da Pátria

Hasteamento de Bandeiras na Câmara Municipal ocorre toda primeira terça-feira do mês.

 

A Câmara Municipal de Itaúna realizou na manhã do dia 1º de setembro, a Cerimônia de Hasteamento de Bandeiras.

 

A ação contou com a presença de um grande público. Estiveram presentes vereadores, o Vice-Prefeito Pedro Paulo Pinto e a ex-vereadora Dagmar Barbosa, grande valorizadora do Civismo. Estiveram presentes ainda servidores do Legislativo, alunos e educadores da Escola Municipal Augusto Gonçalves e da Escola Estadual Gonçalves de Melo. A ação contou ainda com a presença do Tiro de Guerra e comunidade em geral.

 

A cerimônia de dedicação à Pátria teve ainda a participação especial dos alunos da Granja Escola São José. Além de se envolver no momento de cidadania, o Grupo de Percussão dessa Escola apresentou números musicais, que complementaram ainda mais o evento.

 

O Hasteamento de Bandeiras na Câmara Municipal ocorre toda primeira terça-feira do mês, sempre às 8 horas da manhã. Para essa semana da Pátria  a Câmara Municipal de Itaúna se preparou de forma ainda mais especial, inclusive com uma decoração que visa despertar o Patriotismo.

 

* Informações do jornalista Gilberto Vilela - Câmara Municipal de Itaúna.

 

*  *  *

 

Belo Horizonte:

Jovem itaunense é destaque no site do Galo

Govanna e seu pai comemoraram a goleada atleticana.

 

 

A jovem itaunense Giovanna Alves Regal esteve em destaque no site do Clube Atlético Mineiro (www.atletico.com.br). Ela esteve no Mineirão, em Belo Horizonte no domingo, 14/06, assistindo a partida Atlético 3 x0 Náutico.

 

Giovanna é filha de Alexandre Regal (Foreman Sports) e estava com o pai, a irmã e amigos no estádio, quando sua imagem surgiu no telão do Mineirão. No dia seguinte, a foto de seu rosto pintado com o escudo do Galo esteve em destaque no site alvinegro.

 

Ela e seu pai saíram felizes do estádio, com a goleada atleticana sobre o clube recifense.

 

- Foto: Clube Atlético Mineiro (www.atletico.com.br).

 

*  *  *

 

Legislativo:

Câmara divulga três audiências públicas

Representantes do SAAE, da Autotrans e secretário de Educação vão prestar declarações na Câmara.

 

A Câmara Municipal de Itaúna informa que vai realizar nesse mês de maio, três Audiências Públicas. A finalidade é tratar de assuntos de interesse da comunidade itaunense.

 

 

No dia 13/05, às 16h, será debatido o concurso público realizado pelo SAAE em 2008, quando estará presente o diretor do SAAE, Sr. Waldir Melo.

 

No dia 14/05, também às 16h, o assunto será a concessão do serviço de transporte coletivo do Município. Estará presente o Sr. Rubens Lessa, representante da empresa Autotrans, concessionária do transporte público em Itaúna.

 

No dia 21/05, às 19h, o assunto a ser discutido será a Educação. Estará presente o Secretário Municipal de Educação, Sr. Heli Maia.

 

Todas essas audiências serão realizadas no Plenário da Câmara Municipal, situado à avenida Getúlio Vargas, Nº 800, Centro, Itaúna - MG.

 

- Mais informações: Jornalista Gilberto Vilela (37) 3249 2050.

 

*  *  *

 

Nepotismo 'branco' no Executivo:

Namorada do prefeito assume cargo de primeiro escalão

Ela vai receber R$6 mil por mês, sem deter nenhuma experiência com a pasta que assume.

 

Da Redação

Via Fanzine

 

Após nomear sua irmã como secretária de Educação e Cultura, o prefeito de Itaúna-MG, Eugênio Pinto acaba de nomear sua namorada, Irisléia, para assumir o cargo de chefe de Gabinete. Irisléia que começou a namorar com o prefeito, após ele ter se divorciado de sua esposa, tão logo foi eleito, vai receber agora um salário mensal de R$ 6 mil.

 

Diferentemente de outras nomeações, desta vez, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itaúna nada informou sobre a nomeação de Irisléia para a chefia do Gabinete. Segundo informações que apuramos em Itaúna, a namorada do prefeito não detém experiência alguma ou mesmo conhecimento prático acerca da pasta que assume no governo petista em Itaúna.

 

Vale lembrar que no ano passado o titular da pasta Wellington, que trabalhou na campanha que elegeu Eugênio Pinto em 2005, foi afastado por “atentado violento contra o pudor”. Ele foi acusado pela delegacia local de práticas libidinosas com uma menor de idade.

 

O prefeito nomeou também um de seus vereadores mais "prestativos", o Édson do Varejão, para assumir a secretaria de Esportes. Com sua nomeação, o seu suplente Paulinho, assume a vaga no Legislativo. Até onde fomos informados, também Edson não detém histórico, sequer alguma experiência prática ou conhecimento referente a pasta de Esportes que vai administrar a partir de agora.

 

*  *  *

 

O prefeito na Justiça:

Audiência da AIME dura quase seis horas

Prefeito reeleito de Itaúna Eugênio Pinto (PT) responde

na Justiça por "Ação de Impugnação de Mandato Eletivo".

Da Redação

Via Fanzine

 

No dia 23/01 aconteceu a primeira audiência da AIME (Ação de Impugnação de Mandato Eletivo), impetrada contra o prefeito reeleito de Itaúna Eugênio Pinto (PT). A longa audiência teve inicio às 13h e terminou por volta das 18h30. O processo corre em segredo de Justiça.

 

A AIME fora impetrada na Justiça local por parte dos candidatos ao Executivo municipal, Osmando Pereira (PSDB) e seu vice Badaró, representados pelo advogado Leonardo Lopes de Andrade, contra o candidato vencedor das eleições ao Executivo municipal em 2008, Eugênio Pinto (PT), reeleito prefeito com pouco mais de 1% sobre os votos de seu concorrente.

 

Nesta primeira audiência da AIME, foram ouvidas testemunhas das duas partes. A próxima etapa é da decisão judicial, onde caberá recursos das partes. Falando conosco, um advogado da cidade que acompanha de perto mais essa ação judicial envolvendo o governo petista de Itaúna, assegurou que, “Posso adiantar que as chances são grandes para a cassação, porque as provas são consistentes e todos sabem dos problemas da cidade”.

 

Alguns setores da sociedade itaunense esperam com ansiedade por uma decisão favorável à cassação do prefeito municipal. Temos recebido diversas manifestações e críticas à atual administração municipal, que teve a desaprovação de quase 70% dos itaunenses e eleita por uma insignificante diferença de 1% a seu favor.

 

O mesmo advogado, que pediu para não ser identificado, até que se torne pública a decisão judicial, acredita que, “Esta será uma forma de se corrigir o erro dos poucos eleitores que o reelegeu”.

 

De uma outra fonte, tivemos a informação que a audiência foi demorada e se estendeu por quase seis horas. Cidadãos que estiveram no Fórum Mário Matos viram algumas pessoas que iriam depor. Elas estavam aguardando no salão do Júri para serem ouvidas.

 

Segundo as informações recebidas, se tratavam das testemunhas de ambas as partes. Da parte do prefeito, foram identificadas mais de 10 testemunhas, quase todas do funcionalismo público, inclusive, cargos de confiança. É evidente pensar que estas pessoas vão lutar agora em favor do prefeito para defender seus empregos na atual administração municipal.

 

- Leia mais sobre a AIME contra Eugênio Pinto:

http://www.viafanzine.jor.br/comunidade.htm

 

*  *  *

 

Parque Jardim:

Morador denuncia crateras em ruas

Segundo dele, dá até para praticar esportes radicais, como rapel, off road e até rafting!

Da Redação

Via Fanzine

 

Através de uma mensagem de e-mail, o morador do bairro Parque Jardim, Teodoro Silva, que paga impostos em Itaúna, nos escreveu denunciando o descaso em que se encontram algumas ruas de sua região, sobretudo, a Faria Tavares, a principal do bairro. Ele afirma que as verdadeiras crateras formadas nas vias públicas do Parque Jardim, são casos de polícia. Segundo ele, a situação é precária, pois, com as chuvas, as mesmas ficam cheias de água durante vários dias.

 

Brincando com a desgraça, ele afirmou que, “Quem disse que Itaúna não possui área de esportes, está enganado... Somente nessa rua é possível fazer esportes motorizados como enduro e off road, nas águas dá para praticar rafting e a pé, enduro escalada e rapel. Detalhe: tudo isso graças aos enormes, grandes, imensos e imensuráveis buracos existentes na pista”.

 

O morador queixoso também lembra que na Faria Tavares está situado um imóvel comercial de propriedade do ex-prefeito Osmando Pereira da Silva, que quase venceu o atual prefeito nas últimas eleições (diferença de 1%). Vale lembrar que prefeito Eugênio Pinto (PT) também já foi acusado de “pirraça política” com outros ex-prefeitos.

 

Daí a dúvida, será que tudo isso é porque o ‘outro candidato a prefeito’ tem um comércio naquela rua, e por isso a rua continua esquecida pela administração municipal?”, pergunta Silva às autoridades competentes do município.

 

Recentemente, recebemos também reclamações de moradores dos bairros Cidade Nova, Morada Nova, Murilo Gonçalves e Veredas que, igualmente, reclamaram de buracos em diversas ruas. A Prefeitura de Itaúna, a responsável pela manutenção as ruas do município, sequer forneceu previsão de reparos e, tampouco, conversou com os moradores de uma cidade onde o prefeito não consegue nem tampar os buracos de uma rua, mas que se situa entre as 40 mais privilegiadas economicamente no Estado. O que está acontecendo em Itaúna?

 

*  *  *

 

Judiciário:

 Juíza nega manifestação no dia da diplomação

A juíza eleitoral de Itaúna Andréa de Souza Foreaux Benfica diplomou eleitos em Itaúna e itatiaiuçu.

Da Redação

Via Fanzine

 

Diplomação de políticos eleitos no Fórum Mário Matos, em Itaúna.

 

Prefeitos e vereadores dos municípios de Itaúna e Itatiaiuçu foram diplomados no dia 18/12, no fórum “Mário Matos”, na Comarca de Itaúna. Diversas autoridades dos três poderes da esfera municipal estiveram presentes. Um forte aparato de segurança foi armado em torno do Fórum, situado na praça da matriz, local da cerimônia de diplomação dos eleitos para o mandato 2009/2012.

 

Fomos informados que nesta data, os cidadãos Joyce Ferreira e José Capanema Júnior protocolaram dois ofícios endereçados à juíza eleitoral de Itaúna Andréa de Souza Foreaux Benfica, solicitando permissão para que os mesmos pudessem adentrar as dependências do Fórum durante a cerimônia de diplomação dos vereadores e prefeitos, portando um cartaz com os seguintes dizeres: “Nosso amor por Itaúna é maior. Nosso Objetivo é mais nobre”.

 

Falando conosco Júnior Capanema disse que o outro ofício apenas comunicava a promoção de uma manifestação pacífica nas imediações da praça da matriz. Em seguida, Capanema e Joyce foram falar pessoalmente com a juíza que, segundo eles, de maneira áspera, afirmou que não permitirá nenhum tipo de manifestação pacífica nas dependências do fórum ou na nas imediações da praça da matriz.

 

Júnior Capanema lembrou à magistrada que o artigo 5º da Constituição Federal garante a manifestação pacífica em logradouros públicos. Contudo, a juíza não autorizou a manifestação e ainda citou a ele o artigo 296 do Código Eleitoral, que prevê a quem vier promover desordem que prejudiquem os trabalhos eleitorais, se sujeita à pena de detenção por até dois meses, além de pagamentos de 60 a 90 dias-multa.

 

Para Capanema e Joyce, eles foram tratados pela autoridade eleitoral itaunense como “baderneiros”. Capanema lembrou que trabalha há vários anos como mesário e presidente de sessão eleitoral do TRE. Disse que sempre agiu com transparência ao se manifestar contra assuntos públicos de interesse social ou que lesam o cidadão itaunense.

 

Em todas as manifestações públicas que promovemos, nós informamos com antecedência às autoridades constituídas, inclusive, protocolamos ofícios e o fizemos sempre licitamente. Isso não tem nada a ver com baderna, tem a ver sim, com consciência e cidadania. Lembro também, que diferente de diversos homens públicos da nossa cidade, sou uma pessoa responsável, membro do tribunal do júri local e não possuo uma única queixa ou condenação penal”, reclamou.

 

Os políticos eleitos em Itaúna e Itatiaiuçu e diplomados para desempenharem o mandato 2009/2012, tomam posse de seus cargos no dia 1º/01/2009.

 

- Fotos: Arquivo Via Fanzine (foto acima) - Jornal Brexó (foto da página inicial).

 

*  *  *

 

Câmara Municipal

Clima de cassação em Itaúna

Radialista faz gozação com Comissão de Cassação da Câmara.

Enquanto a Câmara trabalha em cassação, prefeito goza férias na praia.

 

Da Redação

Via Fanzine

 

Vereadores

 

Na última reunião da Comissão de Cassação do mandato do prefeito Eugênio Pinto, realizada na Câmara Municipal, em 09/12, a Pastora Wanda não apareceu. Se ela esteve na Câmara, ficou fechada no gabinete da vice-presidência. Bolivar Barbosa passa muito rapidamente pelas pessoas no saguão de entrada e não comenta nada sobre a cassação.

 

O vereador Lucinho continua afirmando que não viu o prefeito e não sabe onde ele se encontra. Corre boatos que Gláucia Santiago vai tirar licença para o suplente da mesma, o vice-prefeito eleito Pedro Paulo, possa assumir como vereador na votação da cassação e assim, votar em favor do prefeito. Tudo indica que Gláucia Santiago passou mesmo para o lado Pintista da política itaunense, apesar de não ter se manifestado publicamente a respeito.

 

O presidente da Comissão de Cassação, Edno Oliveira e os vereadores Rosse, Orlando e Donizete fizeram de tudo pra haver a reunião da comissão de cassação marcada para 8h de terça-feira (10/12) e que aconteceu somente às 10h. Rosse foi muito firme ao cobrar seriedade e eficiência nos trabalhos. Edno convocou uma diligência para as 14h na prefeitura. A comissão compareceu, mas o prefeito não se encontrava presente.

 

Mais uma vez, Gláucia, Wanda e Bolivar não comparecem à Câmara e mostraram desinteresse. Um cidadão de idade avançada fez duras criticas aos vereadores em geral e questionou o fato de Edno ser tão eficiente, enquanto alguns dos demais passou boa parte dos quatro anos, sem nada pronunciar no plenário da Câmara. Há também um comentário sobre um determinado surto de "epidemia" na Câmara. É que, dizem, os vereadores Bolivar, Lucinho e Gláucia vão pedir atestado médico, para se ausentarem na votação da cassação. Vamos aguardar para ver se eles, realmente, vão fugir às suas responsabilidades legislativas de forma tão furtiva quanto anuncia tão maldoso boato.

 

Outro mistério do Legislativo itaunense é que o presidente da Câmara Antônio Miranda (Toinzinho), parou de enviar, faz umas duas semanas, os releases das reuniões da Câmara que ele ordenou envio à imprensa, logo que se distanciou do prefeito Eugênio Pinto. É de se questionar do presidente, por que cessou o envio dos releases das reuniões e por que a Câmara deixou de prestar este serviço, mesmo tendo ao seu dispor uma jornalista para tanto?

 

Orlando e Edno fizeram apelo aos presentes, para que todos possam procurar pelo paradeiro do prefeito e informar à comissão. Cidadãos presentes, neste instante, olharam para o vereador Lucinho com certa insatisfação. Lucinho não disse nada de objetivo sobre o paradeiro do prefeito.

 

Nas rodas de conversas da Praça da Matriz, as pessoas conscientes das últimas ocorrências comentam dois fatos: a traição de Gláucia e o sumiço de Eugênio. Toizinho presidente da Câmara viajou a Belo Horizonte e os corredores da Casa ficaram agitados, por causa do descontentamento de alguns cidadãos que para lá se dirigiram.

 

Radialista goza Câmara

 

Na Rádio Alternativa, o pintista Mário Debique, diretor de Cultura de Eugênio Pinto, fez inúmeros deboches aos vereadores durante o seu programa. O radialista achincalhou a Câmara Municipal e tentou claramente desqualificar o efetivo trabalho dos vereadores da Comissão de Cassação, incitando seus ouvintes contra esta iniciativa do Legislativo. Em contrapartida, compareceram à Câmara Municipal nesta quarta-feira, algumas pessoas que se manifestaram insatisfeitas com as declarações do radialista. Fomos informados que alguns vereadores devem analisar cópia da gravação radiofônica, levada ao ar pela Rádio Alternativa.

 

Hoje ele é pintista, mas antes, Debique costumava usar uma rádio local para difamar o prefeito e sua administração, tanto que foi processado pela irmã do prefeito (hoje sua secretária de Educação) e condenado pela Justiça local. No entanto, logo depois, ele veio a se converter em cargo de confiança do prefeito e de sua irmã (a mesma que o processou), se transformando num de seus maiores defensores, sobretudo, quando não está a serviço da prefeitura.

 

Reunião de quarta-feira: prefeito será notificado pelo jornal 'Minas Gerais'

 

Na reunião marcada para quarta-feira às 9h ficou decidido como e quando o edital convocatório será publicado para que Eugênio tome ciência do processo. A última notícia que chegou sobre o paradeiro do prefeito, é que ele está gozando férias na cidade de Guarapari-ES.

 

Os populares Palmira Feliciano e João Batista foram até o serviço de Gláucia Santiago para saber mais informações a respeito do voto da mesma acerca da cassação. Segundo declararam, após conversarem com Santiago, eles acreditam que a vereadora vá votar a favor da cassação. No entanto, a vereadora não firmou ainda nenhuma posição pública quanto a esta questão.

 

A comissão legislativa publica amanhã (11/12) no jornal Minas Gerais, o "Edital de Convocação", para que o prefeito Eugênio seja notificado de que irá prestar esclarecimentos perante a Comissão de Cassação instaurada pelo Legislativo Municipal.

 

* Com informações dos correspondentes de Via Fanzine em Itaúna.

 

- Clique aqui para ler mais sobre os trabalhos da Câmara Municipal de Itaúna

 

*  *  *

 

 

Cidade:

Falece o ex-prefeito Bandinho

Ex-prefeito de Itaúna faleceu em Belo Horizonte. 

Da Redação

Via Fanzine

 

Foto histórica: Pedro Paulo Pinto (vice-prefeito eleito), Hidelbrando Canabrava (ex-prefeito e deputado) José Alencar

(vice-presidente da República), Guaracy de Castro Nogueira (ex-vice-prefeito) e Pedro Paulo (Gerente Senai/Itaúna).

 

O ex-prefeito de Itaúna Hidelbrando Canabrava Rodrigues (Bandinho) faleceu na tarde de sábado dia 15/11. Ele encontra internado em uma clínica de Belo Horizonte. Sua morte ocorreu em função de um cateterismo que precisou fazer.

 

Segundo informações que obtivemos em Itaúna, Bandinho passou mal, depois de ingerir medicamentos para realizar o cateterismo.  Após a ingestão, seus rins pararam de funcionar, o que causou o seu falecimento.

 

Seu corpo chegou à cidade na manhã do domingo (16/11) e foi velado no féretro do Velório Municipal. Durante seu velório, o genealogista e historiador Guaracy de Castro Nogueira, que foi vice-prefeito de Hildebrando em seu segundo mandato, dissertou sobre os serviços prestados à Itaúna pelo ex-prefeito.

 

Hidelbrando Canabrava Rodrigues foi prefeito de Itaúna por dois mandatos e deputado estadual também por dois mandatos, pelo PDS e depois pelo PFL (hoje Democratas).

 

- Foto: Do livro "Minha vida, o esporte, nossa Gente", de José Maria Miranda, (Pepe Arte Viva, Itaúna-MG, 2007).

 

*  *  *

 

Gestão de Negócios:

Senai promoverá Feira de Cultura Estrangeira

Projeto faz parte da grade de Empreendedorismo.

 

No próximo dia 28 /11, alunos do curso Técnico em Gestão de Negócios, do Senai-Cetef de Itaúna, realizarão a feira "Gestão de Negócios: O Mundo em Nossas Mãos". O objetivo do evento é estimular o espírito empreendedor dos alunos, além de promover cultura e lazer para a comunidade.

 

O projeto faz parte da grade de Empreendedorismo e é item básico para aprovação na disciplina. Os alunos são responsáveis por todas as etapas da tarefa, desde o planejamento até a execução, passando pelas estratégias de Marketing, captação de recursos e patrocínios.

 

A feira será realizada a partir das 19 h, na sede da unidade: rua Lilia Antunes, 99 – Santo Antônio. A entrada é gratuita.

 

- Mais informações: (37) 3241-7787 ou 3241-4655, falar com Gizele.

 

*  *  *

 

Habitação:

Ocupação irregular em Itaúna

Oito pessoas montam barracas e ocupam terreno nas margens da rodovia MG-050.

Por Pepe Chaves*

de Itaúna-MG

Para Via Fanzine

 

Nossa reportagem constatou no domingo (21/09), um acampamento irregular, montado às margens da rodovia MG-050, no bairro Universitário. Estivemos no local e conversamos com alguns dos acampados.

 

No total, são oito pessoas, sendo dois casais e quatro homens. Eles estão residindo em pequenas barracas feitas com lona e madeira, num terreno do Estado, situado na periferia da rodovia. Segundo informações nos fornecidas por um deles, de nome Fernando, ao contrário do que podia se pensar, todos eles são naturais de Itaúna, inclusive, têm títulos eleitorais cadastrados na cidade.

 

Ele informou também que todos são trabalhadores, alguns fazem biscates e outros trabalham com reciclagem. Há muito lixo no local, além de cães (enormes), adotados por eles.

 

É visível a precariedade das barracas em que estão residindo. Disseram estar passando diversas dificuldades no local, sobretudo, causadas pelas últimas chuvas. Fernando disse que estão ali porque não têm outro lugar para ficarem. Eles capinaram uma faixa de terra ao redor das barracas, onde pretendem plantar horta, conforme comentaram.

 

Fernando afirmou também que ele e sua esposa estão cadastrados no programa de casas populares da Prefeitura de Itaúna, mas diz ter recebido informações de que não há previsão para entrega das próximas moradias populares.

 

Itaúna é uma cidade que jamais teve favela e, geralmente, as ocupações irregulares desse tipo, ocorridas no passado, sempre receberam atenção e foram rapidamente solucionadas pelas autoridades municipais.

 

* Pepe Chaves é editor do jornal Via Fanzine.

 

*  *  *

 

Cultura:

Artistas esperam teatro em setembro

Prefeito Eugênio Pinto prometeu entregar o teatro Sílvio de Matos reformado e melhorado em 16 de setembro.

 

Por Pepe Chaves*

de Itaúna-MG

Para Via Fanzine

 

Em seu sexto mês de mandato (junho/2005) o prefeito de Itaúna, Eugênio Pinto (PT), fechou e sucateou o único teatro público da cidade. Pouco antes, em abril daquele ano, eu realizava um dos últimos eventos naquele espaço público, o I UFO UNA, congresso de ufologia e espiritualidade que contou também com mostras de artes gráficas e shows musicais.

 

Atesto e garanto para qualquer pessoa (temos imagens), que o teatro estava em perfeitas condições de uso, não havendo, portanto, a menor necessidade de se passar por reforma – como quis o prefeito. Tanto os setores da platéia, palco, camarins e técnica se encontravam em condições impecáveis. Quando o prefeito fechou o teatro, alegando que iria reformá-lo, eu fiquei surpreso. Mas não sabia que ele estava usando de tal argumento para simplesmente “retirar a cultura do ar” durante todo o seu mandato. Hoje, mais de três anos depois, o teatro continua fechado e ele nomeou sua irmã Mariza como secretária de Cultura, e como diretor de cultura, o radialista Mário Debique – duas pessoas que jamais militaram ou tiveram afinidades com estas áreas.

 

Anteriormente, Carlos Márcio Bernardes era o secretário e Charles Telles o diretor, também, dois pesos mortos e da mesma forma que os atuais, nada fizeram para retornar com o teatro à comunidade. Bernardes foi afastado por problemas de saúde e Telles deixou o serviço público para trabalhar com seus projetos pessoais na capital e este, após participar do sucateamento da cultura local, hoje, ainda tem coragem de voltar a Itaúna para apresentar o seu chamado “Festival Nacional de Teatro”, com fins puramente comerciais e nada culturais.

 

O prefeito deveria ser responsabilizado ao cometer este verdadeiro crime contra a produção cultural e a arte local, mas parece que as autoridades judiciais que deveriam fiscalizá-lo também neste sentido, estão mais ocupadas com denúncias de maior gravidade, recebidas de sua administração. No entanto, diversos espetáculos, shows e eventos que seriam produzidos nestes três anos e meio pelas artes locais deixaram de vir à tona com o sucateamento do teatro.

 

Com seus quase 400 lugares o teatro Sílvio de Matos é considerado um dos melhores teatros do interior de Minas Gerais. E esta não é somente a minha opinião pessoal (de quem já utilizou aquele teatro por inúmeras vezes, desde sua fundação, há quase 25 anos), mas de inúmeros artistas e produtores de renome nacional que já passaram por aquela casa. O que o prefeito e seus secretários de Educação e diretores de cultura fizeram, foi escrever o pior capítulo da cultura local. Foi subtrair da cultura popular itaunense, o seu maior patrimônio físico e não propiciar o menor estímulo à criação artística e ao desenvolvimento das atividades culturais neste sombrio mandato Executivo. Sequer explicações e satisfações foram dadas pelo administrador que sucateou, em troca de nada, o único teatro público da cidade.

 

Ao contrário das administrações municipais passadas que, ao findar cada ano enviava um grosso relatório à imprensa, relacionando todos os programas e atividades realizadas no teatro durante cada ano, esta administração literalmente corre da cultura. Além de não dar a menor satisfação à sociedade, parece trabalhar em prol da ignorância pública e irresponsavelmente se cala diante da destruição que promoveu de um bem público, tal qual avestruz quando enterra sua cabeça no chão. O prefeito Pinto que garantiu entregar o teatro em 16 setembro, aniversário de Itaúna, não levantou uma palha para isso e aquele espaço continua destruído e inativo. Mais uma de suas muitas promessas não cumpridas – como, ETE, linha férrea, Parque Municipal, novo estádio de Futebol, Parque infantil etc. Igualmente a estas promessas vazias, Eugênio Pinto foi incapaz de restaurar o teatro municipal conforme prometera e não teve nem mesmo hombridade de vir a público dar uma satisfação àqueles de quem percebe do erário público para administrar TODA a cidade, INCLUSIVE, a área cultural - pelo menos, era para ser assim.

 

Qualquer idiota pode pensar que seu gesto foi proposital; que ele não esperava mesmo reformar nada, mas sim, fechar o teatro durante todo o seu mandato, por pura pirraça e retaliação à classe artística, que apoiara em peso o concorrente ao seu cargo quando ele disputou o pleito municipal. Assim, cumprindo a promessa que fizera a si mesmo, após vencer as eleições, o prefeito de Itaúna, Eugênio Pinto (PT), mantém o teatro fechado durante todo o seu mandato. E não será responsabilizado administrativamente por este feito, além das “urnas culturais”?

 

Estas são perguntas que ficam no ar e espero, sejam sopradas até o nosso atencioso Ministério Público local, e espero, possam ainda ser respondidas pela promotoria e juízes da Comarca de Itaúna:

 

1) O prefeito será responsabilizado por ARRUINAR e não consertar – como fez crer, a princípio - o teatro local?

 

2) Afinal, seu mandato chegou ao fim e a Promotoria Pública, não vai exigir de volta o teatro à comunidade, bem como exigiu que ele reconstruísse o coreto que, igualmente, destruíra?

 

3) Justifica-se ter pagado e continuar pagando funcionários do setor cultural da prefeitura, quando se sabe, este permaneceu sucateado durante todo o mandato do atual prefeito?

 

Contudo, esperamos uma “mágica” desse “incrível” prefeito Eugênio Pinto, que foi capaz de “transformar” a cultura itaunense. Afinal, quem sabe, ele venha cumprir sua promessa de entrega do teatro reformado (bem melhor do que era), neste dia 16 de setembro?

 

Afinal, ele diz que é um homem de palavra.

 

* Pepe Chaves é editor do jornal Via Fanzine e produtor cultural.

 

 

*  *  *

 

Cepex:

Xadrez volta às escolas

Recomeça o xadrez em duas escolas municipais de Itaúna/MG

 

O CEPEX - Centro de Estudos e Pesquisas do Xadrez em parceria com a Unimed/Itaúna, Constroi, Posto Beira Rio, Lume Comunicação e Jornal ItaúnAcontece, está ministrando um curso básico de xadrez para 200 alunos das Escolas Municipais Maria Augusta da Faria (Piedade) e Escola Municipal Padre Waldemar (Parque Jardim) em Itaúna.

 

O curso terá duração até o Mês de dezembro/2008. Os tabuleiros e peças que serão utilizados nas escolas são doações das seguintes empresas: Refratários Rêda, Casa Camargos, Posto Delta e Depósito Pedrosa.

 

- Mais informações acesse o novo site do CEPEX  www.cepex.com.br

 
 

o portal dos itaunenses de todo o mundo...

© Copyright 2004-2010 Pepe Arte Viva Ltda.

Motigo Webstats - Free web site statistics Personal homepage website counter