o portal dos itaunenses de todo o mundo...

 

Manifestos

 

Caos municipal:

VF lança campanha e vídeo em prol de Itaúna

O povo está indo às ruas se manifestar contra o prefeito Pinto. Seu grupo político não pode

 mais atribuir atais manifestações a “um grupo de pessoas” ou pretensos “inimigos políticos”.

Cada vez mais pessoas estão a perceber que a realidade de Itaúna é cruel e assustadora.

 

Por Pepe Chaves*

Via Fanzine

 

Vídeo mostra detalhes das depredações promovidas por Eugênio e Cristiano Carneiro na Praça da Matriz de Itaúna.

- Clique aqui para assistir o vídeo “Pelo Renascimento de Itaúna”.

 

Ouça a voz do povo

 

Há na cidade de Itaúna, uma insatisfação geral com os desmandos promovidos pelo prefeito Eugênio Pinto, assessorado por sua chefa de Gabinete e companheira, Íris Léia da Cruz.

 

Se antes Via Fanzine era uma voz isolada a clamar contra os absurdos públicos, aos poucos, outras foram se somando ao coro que pede a atenção das autoridades competentes, no sentido de se tomar providências urgentes e enérgicas contra o verdadeiro descontrole administrativo que paira sobre a cidade. A cidade hoje é administrada sob suspeita, sob investigação, sob probas denúncias e condenações contra o seu prefeito municipal.

 

A rejeição do prefeito Eugênio Pinto (expulso do PT local) chegou a tal ponto, que ele teme aparecer em eventos públicos para não receber vaias dos populares, como tem ocorrido recentemente. O senhor prefeito foge de todas as maneiras aos reiterados convites e pedidos para que compareça à Câmara Municipal e preste esclarecimentos acerca das inúmeras e pesadas denúncias contra o seu governo. Tampouco, fornece uma explicação sequer, que justifique algum de seus atos de explícita irresponsabilidade com a administração pública local.

 

Manifestações contra o desgoverno

 

O povo que já foi às ruas por várias vezes a se manifestar contra o prefeito Eugênio Pinto – embora nenhum prefeito anterior tivesse enfrentado sequer uma manifestação do gênero – volta novamente ao seu palco natural de expressão.

 

Duas manifestações públicas estão programadas para ocorrer nos dois próximos finais de semana em Itaúna. Uma delas, em 12/12, reclama contra a proibição por parte da Prefeitura, de música ao vivo em bares da cidade, além da reforma inacabada da Praça da Matriz e outros desmandos municipais; a outra, em 18/12, cobra das autoridades competentes, o imediato afastamento do prefeito Pinto, ante os graves fatos enumerados pelos coordenadores do Manifesto.

 

Por que tanta omissão?

 

É curioso notar, no entanto, que entidades classistas ou representativas (ou que se dizem ou se acham) da sociedade local, se calam em momentos calamitosos como o que vivemos atualmente, inclusive, em plena Praça Pública – e nos poupe de descrever aqui, novamente, uma extensa lista de “absurdos públicos” a qual já é bem conhecida do TJMG, por sinal.

 

Num momento de caos em diversos setores administrativos do município - inclusive, com o prefeito acumulando duas secretarias para um mesmo secretário (sendo que NENHUM deles responde TECNICAMENTE por NENHUMA das pastas a que assumiu) em pelo menos quatro casos – não vimos nenhuma manifestação de importantes entidades sociais, como os clubes Lions e Rotary de Itaúna. Igualmente silenciosas estiveram e estão todas as lojas maçônicas da cidade e até mesmo a Universidade de Itaúna, instituição que até pouco tempo se vangloriava de ser “parceira” dessa suspeita e desastrosa administração pública.

 

Sindicatos classistas, como OAB Regional, SINDMEI, SINDIUTI, SINDSERV, Metalúrgicos e CDE/CDL, entre outros, também têm se poupado de manifestar contra o desgoverno. Aliás, o CDE aproveitou a bagunça feita pelo Pinto na praça para expor um carro suspenso num guindaste em meio ao notório caos montado no local. Será que acharam bonito aquilo? Se fosse pelo menos um carro de ferro velho, combinaria mais com a paisagem de guerra ao redor, mas era ostentado um carro zero km, a muitos metros de altura... Esta inusitada manifestação de "vista alta" tratava-se de uma publicidade em Praça Pública, da mesma entidade que não permite comércio de ambulantes na cidade. O carro suspenso por um caminhão-guindaste integra a campanha promovida pelo CDE e associados, intitulada, “Itaúna sou eu”. Mas será que é mesmo?

 

Enquanto entidades, instituições e muitos cidadãos de bem que poderiam se manifestar contra o eminente desconforto social se calam e deixam o peso de cruz nos ombros alheios, por outro lado, nós temos a grata satisfação de ver outras pessoas arregaçando as mangas e se agregando às “vozes roucas” dos inconformados.

 

Nosso dinheiro em mãos suspeitas

 

O povo não está mais aguentando e não sabemos até quando a impunidade, a “vista grossa”, a omissão, o poder do capital e o medo daqueles que são verdadeiramente pagos para cumprirem seus papéis fiscalizadores vão continuar silenciosos. E diga-se, silêncio este a permitir que o orçamento de Itaúna (algo em torno de R$ 200 milhões em 2010 e superior em 2011) continue sendo manipulado de maneira desrespeitosa, irresponsável, sem as devidas prestações de contas, como atestam as tantas denúncias, queixas, investigações e ações que tramitam na Justiça de Minas Gerais.

 

Mas, enquanto parte da sociedade permanece calada (seja por interesses próprios, covardia ou ignorância), uma outra parte se expande e, sem medo de ser cidadão, sem medo de cumprir o seu papel social quando é chamado para combater na “guerra da ignorância”, se lança contra o insensato. Este é o espírito do verdadeiro itaunense; aquele que defende a sua cidade, pois sabe que o futuro dela, será o futuro de seus descendentes. Aquele que se acovarda agora, seja por conivência, omissão, medo ou preguiça, será aquele que estará sempre a reclamar, mas o fará sem tal direito, pois não teve coragem para desempenhar o que seria seu verdadeiro papel social.

 

E assim, este jornal que sempre denunciou abusos do poder – não deste infeliz prefeito, mas de qualquer outro político brasileiro ou estrangeiro – vem parabenizar àqueles itaunenses que têm coragem de sair às ruas. Que em nome de sua cultura própria, sua cidadania, seu direito de ver de pé os bens públicos materiais da cidade, bem como a liberdade de se tocar um instrumento ou se manifestar em locais públicos, luta para ter de volta um ambiente saudável e, iluminado, em todos os aspectos.

 

E, viva, estes, que têm coragem de se manifestar, reclamar, cobrar, xingar e colocar “a cara a tapa”, ao se manifestar destemidamente contra o descalabro, contra o caos que o senhor prefeito Eugênio Pinto, com a ajuda de sua atual namorada e uma meia dúzia de pessoas instalaram e pretendem manter em Itaúna.

 

Pelo nosso renascimento como cidade

 

E em nome de todos que lutam desprendidamente por essa cidade, Via Fanzine lança uma modesta, mas autêntica campanha chamada, “Pelo Renascimento de Itaúna”. Trata-se de um vídeo com um apelo para que o cidadão se manifeste nas ruas, participe das reuniões da Câmara (terça, 17h), opine nos destinos de nossa cidade, denuncie, cobre das autoridades e, enfim, exerça sua cidadania. Até quando vamos deixar nossa cidade nas mãos de pessoas que já provaram não ter a menor queda para a administração pública?

 

Esta campanha clama pela união do povo itaunense, num momento de caos administrativo, contra os maus comuns que assolam nossa sociedade: a desonestidade, a trapaça, a má vontade, o autoritarismo, os derrames do erário público, as injustiças, as perseguições, a dilapidação do nosso patrimônio físico, do nosso extinto calendário cultural e de tantas outras maldades, desleixos e destruições promovidas durante estes seis anos do governo municipal de Eugênio Pinto.

 

Itaunense é aquele cuja alma se identifica com as pedras negras que cercam esta pacata e pacífica cidade, e por isso não tem medo do escuro, pois jamais fugirá ao chamado de socorro de sua cidade.

 

Podemos ser poucos, mas somos honestos!

 

* Pepe Chaves é editor dos diários digitais Via Fanzine e Itaúna Fanzine.

 

- Clique aqui para assistir o vídeo “Pelo Renascimento de Itaúna”.

 

- Produção do vídeo: Via Fanzine – original como você.

- Música: “Vamo Lá” – Jota Quest

- Imagens: autores diversos – Arquivo Via Fanzine

 

- Tópicos relacionados:

  Músicos se manifestam por seus direitos

 VF lança campanha e vídeo em prol de Itaúna

 Cidadãos cobram afastamento de prefeito

  Os Pintoléia  De erro de português às queixas da Praça

 Abaixo-assinado pede que prefeito vá à Câmara

 'Primeira dama' minimiza operação da PF

 Sujeira à vista: falhas no recolhimento de lixo

 'Chegou a hora de Eugênio se explicar à população?'

 'Praça da Matriz: mais uma obra inacabada?'

'Nossa praça, uma vergonha'

Prefeito avisa que não comparece à Câmara

'Carta aberta a Eugênio Pinto, prefeito de Itaúna'

Prefeito proíbe música ao vivo em bares

 
 
VOLTAR AO TOPO
 

o portal dos itaunenses de todo o mundo...

© Copyright 2004-2008, Pepe Arte Viva Ltda.

Motigo Webstats - Free web site statistics Personal homepage website counter