|
|
"Em cada situação uma nova reflexão". Bertolt Brecht |
![]() |
| HOME | LIVROS | VIDEOS | MÚSICA | LITERATURA |
MÚSICA
Transformar o que existe e que já não tem utilidade para nós em coisas super interessantes. Assim podemos inventar, brincar e proteger nossa maravilhosa Natureza! Recuperar rios, mares,o ar que respiramos... Ser gratos e gratas a tudo o que recebemos e sentir a grande, imensa alegria de fazer a nossa parte para que as novas gerações sejam saudáveis e felizes!
Foi passeando também por um bosque que tive a inspiração de compor esta música. Quantas coisas lindas ia encontrando pelo caminho! Sementes coloridas, folhas secas, pedrinhas... Puxa! Sem destruir nada posso criar um colar, um quadrinho...
Na escola, antigamente, aprendi que a Primavera era a estação das Flores, o Outono a dos frutos, etc. Se a gente mora na cidade, pode até acreditar que é assim, mas no campo podemos ver flores e frutos o ano inteiro, não é? Afinal, este é um país tropical!
Quem está doente? A Natureza está sendo destruída por seres humanos que não a compreendem e a usam como se fossem proprietários dela. Só o dinheiro que podem ganhar com ela os interessa. Mas o que não sabem é que eles, adoecendo a Natureza, estão ficando cada vez mais doentes.

Esta é uma música que fala da vida e da morte de seres da Natureza, que se alimentam uns dos outros para sobreviver, usando às vezes planos muito inteligentes. Nela aparecem aranhas, samambaias, passarinhos, cobras... Por que as coisas acontecem dessa forma? O que aconteceria se houvesse aranhas demais na natureza? E se fossem de menos?
Uma chuvinha gostosa...É, mas você já ouviu falar que tudo é relativo, que depende da situação? Pois é, nesta música você vai ver situações em que a chuva é maravilhosa e outras em que pode provocar muita destruição. E entender por que isso acontece!
Lixo legal? È, lixo muito legal! Afinal, tudo o que usamos veio da natureza e o que sobra, então, também. Vidro foi areia, plástico foi petróleo e petróleo foi floresta e por aí vai.Se a gente inventar coisas novas com aquilo que chamamos lixo, recebemos dois presentes: ter coisas novas, ter ar puro, água limpinha, planeta limpo e a alegria de saber que somos gratos à natureza por tudo que ela nos deu!
Foi um passeio muito gostoso lá no Bosque da Paz, com o professor Eder, que ia mostrando as maravilhas da natureza e fazendo perguntas pra gente sobre os patos do lago, as grandes árvores, as flores, os cogumelos, os morcegos, nos ajudando a pensar e dar nossas próprias respostas. Por isso eu disse a ele que também era compositor, comigo, desta linda música.
Você já sentiu a incrível sensação de entrar em uma mata, mesmo que pequena, num dia de calor escaldante? Pois eu já e fiquei impressionada com o frescor que, quase imediatamente, senti. Por que será? Isso tem algo a ver com o gravíssimo problema do aquecimento global? Vamos ouvir, entender e pensar no que podemos fazer para tentar resolvê-lo.
A gente olha para o rio, gosta dele e queria que estivesse sempre lindo, fresquinho, a água cristalina... Mas não sabe da vida que existe dentro dele nem do que ele precisa para continuar a viver conosco para que juntos possamos viver muito felizes. Vamos ouvir?
Como pode ser possível que a chuva, tão importante para nós, tão gostosa, possa destruir florestas e as plantas que nos alimentam? Nesta música, ela conta de sua grande tristeza ao saber que, enquanto cai, está envenenando o que deveria fazer crescer para alimentar todos os seres da Terra e pede aos homens que tenham consciência e compaixão. Vamos ouvi-la?
Você sabia que a Camada de Ozônio, que proteje nosso Planeta do fortíssimo calor do nosso maravilhoso Sol está sendo destruída? Quais são os perigos que isso representa para todos os seres da Terra, para todos nós?
|
© Copyright -2025 - Isabel Bande Espinosa - Direitos Reservados. |