'Há vida inteligente acima das nuvens' - Com a qualidade jornalística  Via Fanzine

 

 

 Acidentes

 

 

Curitiba:

Piloto morre em festival aéreo do Aeroclube do PR

Tragédia no 6º Festival Aéreo do Aeroclube do Paraná. Piloto se

chocou fatalmente contra o solo ao executar uma manobra.

 

Da Redação*

Via Fanzine

BH-02/10/2011

 

Fábio Luis de Almeida

 

Um piloto morreu durante o 6º Festival Aéreo promovido pelo Aeroclube do Paraná ao se acidentar com sua  aeronave, no sábado, 1º/10.

 

O piloto Fábio Luis de Almeida, conhecido como Fábio Ratão, morreu durante uma apresentação de acrobacias com aviões históricos no Aeroclube do Paraná, no bairro Bacacheri, em Curitiba, segundo o Corpo de Bombeiros.

 

O acidente ocorreu por volta das 14h30 deste sábado, quando ele pilotava uma aeronave do modelo Christen Eagle, de sua propriedade, que se chocou contra o solo. Tão logo ocorreu o acidente, o Corpo de Bombeiros foi acionado e a área onde aconteceu o acidente, isolada. As causas do acidente serão investigadas.

 

De acordo com informações que recebemos de uma fonte em Curitiba, a aeronave Christen Eagle foi adquirida por Ratão nos Estados Unidos. Lá, ao experimentá-la, ele foi abordado por um xerife ao aterrissar numa pequena localidade. Segundo a fonte, só foi livrado da prisão porque aceitou fazer um passeio aéreo com o filho do xerife.

 

Um vídeo postado no You Tube mostra o momento do choque da aeronave contra o solo.

 

O piloto Fábio Luis de Almeida foi sepultado na cidade de Quatro Barras-PR.

 

* Com informações do correspondente VF em Curitiba.

- Foto: Divulgação.

 

- Extras:

   Vídeo mostra acidente com Fábio Almeida

   Mais aeronáutica e aviação

 

*  *  *

 

Jaboatão dos Guararapes-PE:

Avião cai e 16 morrem em Pernambuco

"Vi o pessoal pedir socorro, cheguei perto e começou a explodir", diz vigia que viu avião cair em PE.*

 

Destroços do bimotor LET-410, fabricado pela empresa tcheca Let Aircraft.

 

Um avião de pequeno porte da empresa No Ar caiu por volta das 7h desta quarta-feira (13) e pegou fogo em um terreno na avenida Beira-Mar, no limite entre Jaboatão dos Guararapes e Recife. Dezesseis pessoas estavam na aeronave e nenhuma foi resgatada com vida.

 

Erandir da Silva, 42, vigia do terreno onde um avião caiu na manhã desta quarta-feira (13) no Recife disse que tentou ajudar os passageiros, mas teve que recuar por conta de várias explosões no interior da aeronave. O avião, da empresa No Ar, caiu por volta das 7h desta quarta-feira (13) e pegou fogo em um terreno na avenida Beira-Mar, no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes (PE), perto da divisa com o Recife. As 16 pessoas que estavam na aeronave morreram no acidente.

 

“Estava dormindo e escutei o barulho. Quando cheguei lá [no local da queda], o avião tava pegando fogo. Fiquei com medo de chegar perto por causa das explosões”, afirmou.

 

Segundo o vigia, os passageiros começaram a pedir ajuda de dentro do avião. “Vi o pessoal na janela pedindo socorro, mas quando cheguei perto começou a explodir. Senti remorso vendo o pessoal morrer sem poder fazer nada”, disse.

 

A aeronave é um bimotor LET-410, fabricado pela empresa tcheca Let Aircraft, e saiu do aeroporto do Recife às 6h51 com destino à cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, com previsão de escala em Natal.

 

Segundo informações de testemunhas que passavam pelo local, o avião estava muito baixo, já tombando, quando caiu do céu, de bico, diretamente no terreno e explodiu na mesma hora. A aeronave está totalmente destruída, e as vítimas foram carbonizadas.

 

A Aeronáutica iniciou as investigações para apurar os fatores que contribuíram para o acidente. O piloto do bimotor chegou a passar informações de que estava tendo problemas para a torre de controle do aeroporto, mas o problema não foi solucionado a tempo.

 

Há informações de que parte dos passageiros integrava um grupo de comerciantes de Caruaru. Representantes da Infraero estão fazendo uma perícia, mas até o momento nenhum veículo do Instituto de Medicina Legal (IML) chegou para retirar os corpos do terreno.

 

O Corpo de Bombeiros está no local com duas viaturas fazendo o resgate das vítimas, e, até o presente momento, ninguém foi retirado com vida. Carros do Instituto de Medicina Legal estão indo para o local. O motivo da queda ainda está sendo investigado.

 

* Informações de Carol Guibu/UOL Notícias, com NE10.

- Imagem: Alexandre Gondim/JC Imagem.

   13/07/2011

 

*  *  *

 

Argentina:

Avião cai e mata 22 a bordo

O avião tinha partido de Córdoba e depois de fazer escalas em Mendoza e Neuquen

caiu durante a viagem para a cidade de Comodoro Rivadavia.

 

Da Redação

Via Fanzine

BH-19/05/2011

 

Este é o avião que caiu no Rio Negro, na tarde de Córdoba. A foto foi liberada ao

El Clarín por Agostina Piana, uma passageira que deixou a aeronave em Mendoza.

 

Na quarta-feira, 18/05, uma aeronave que transportava 22 pessoas caiu na aldeia de Rio Negro Prahuaniyeu, na região da Patagônia e não há sobreviventes. O local da queda se situa em uma área deserta da província de Rio Negro. Segundo as autoridades, tanto a companhia, a aeronave e os pilotos estavam com todos os documentos legalizados.

 

De acordo com informações do jornal argentino El Clarín, a Defesa Civil, a polícia e os bombeiros estão trabalhando no resgate dos corpos de 22 pessoas que estavam a bordo da aeronave de propriedade da Sol Airlines, que caiu numa área deserta da província de Rio Negro.

 

“Os computadores continuam a trabalhar na área de resgate dos corpos”, informou em comunicado a empresa proprietária do avião acidentado, um Saab 340 que, além do piloto, co-piloto e uma aeromoça, levava 19 passageiros.

 

O avião tinha partido de Córdoba e depois de fazer escalas em Mendoza e Neuquen caiu durante a viagem para a cidade de Comodoro Rivadavia. Dos passageiros presentes, um havia embarcado em Córdoba; outros nove, em Mendoza, e os nove restantes embarcaram em Neuquén.

 

As razões do acidente ainda são desconhecidas e tão logo ocorreu, se iniciou uma investigação do Conselho de Aviação Civil de Investigação de Acidentes, em um campo de Prahuaniyeu. A cidade fica a 35 quilômetros de Los Menucos que, por sua vez, se situa a várias horas de distância das cidades mais importantes na área. A área do acidente está localizada no deserto de Black River, entre a costa e as montanhas.

 

Estiveram presentes na área do acidente, o prefeito de Los Menucos, Mabel Yahuar e funcionários municipais, que foram os primeiros a se certificar que não houve sobreviventes. Os destroços do avião e os corpos dos passageiros ficaram completamente carbonizados. A área da tragédia foi isolada e aguarda a conclusão do trabalho de especialistas em aviação.

 

A aeronave decolou de Neuquén às 20h08 e 20h50 estabeleceu o último contato. A companhia Sol iniciou suas operações há cinco anos. A empresa atua, principalmente, em rotas regionais e não abrangidas pelas principais companhias aéreas do país. Possui uma frota de seis aeronaves SAAB 340 (uma delas, a que caiu ontem) com capacidade para 34 passageiros e três tripulantes cada uma.

 

* Com informações e imagem de El Clarín (Argentina) e tradução de Pepe Chaves.

 

- Tópicos associados:

 

- Tópicos associados:

Argentina: Avião cai e mata 22 a bordo

Jovem casal e seu bebê são vítima de tragédia

Marrone estaria comandando helicóptero, diz piloto

Aeronave Super Tucano cai em Porto Velho, piloto se salva

Aviadora faz primeiro voo solo em avião caça

Embraer vai modernizar 11 caças da FAB

 Caixa-preta de acidente da Air France é encontrada FOTO

Audiências resgatam prioridade para o caso Aerus

10 aeroportos podem ficar de fora da Copa 2014

Michelle Obama passou por incidente a bordo de avião

Wagner Bittencourt será ministro da Aviação Civil

 

 

Página inicial  HOME

 

 

 

 

 HOME | ZINESFERA| BLOG ZINE| EDITORIAL| ESPORTES| ENTREVISTAS| ITAÚNA| J.A. FONSECA| PEPE MUSIC| UFOVIA| AEROVIA| ASTROVIA

© Copyright 2004-2011, Pepe Arte Viva Ltda.
 

 

Motigo Webstats - Free web site statistics Personal homepage website counter