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 Acidentes

Oliveira:

Monomotor faz pouso forçado e deixa dois feridos*

Havia o risco de explosão, pois um galão de 20 litros de combustível foi encontrado

dentro da aeronave. Vítimas foram encaminhadas para o hospital da cidade

 

A cabine da aeronave ficou completamente destruída.

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Duas pessoas ficaram feridas em um acidente com um monomotor na tarde desta segunda-feira na Zona Rural de Oliveira, na Região Centro-Oeste de Minas Gerais. De acordo com a Polícia Militar, a aeronave, prefixo PRIG, sofreu uma pane e o piloto fez um pouso forçado em uma plantação de milho. As vítimas chegaram a ficar presas às ferragens.

 

O piloto do monomotor Roque Lacerdino Teixeira, de 55 anos, afirmou aos militares que a aeronave apresentou problemas técnicos e por isso teve de fazer o pouso forçado. O passageiro que estava com ele, Júlio César Fernandes, de 29, também se feriu. “A situação mais grave é do piloto que reclamava de dores nas pernas, coluna e ferimentos no rosto”, afirma o sargento Vinício dos Santos.

        

Ocupantes ficaram presos às ferragens

 

Os dois foram socorridos por enfermeiros de uma ambulância da cidade e pelos próprios militares. “A frente do avião ficou completamente destruída. Tivemos dificuldade no resgate, pois os dois chegaram a ficar presos às fuselagens”, explicou o sargento. As vítimas foram encaminhadas para o Pronto Socorro do Hospital Municipal da cidade. O estado de saúde delas ainda não foi informado.

 

Havia o risco de explosão no local, mas a situação foi controlada pela PM. “No avião havia um galão de 20 litros com combustível que seria usado para o reabastecimento. Isso poderia causar explosão. Mas tudo foi normalizado”, explica o sargento.

 

As vítimas não conseguiram dizer aos militares o destino delas. O local do acidente foi totalmente isolado e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) foi acionada para fazer a perícia.

 

Esse foi o segundo acidente aéreo em Minas Gerais em menos de três dias. No sábado um ultraleve anfíbio prefixo PU IMG-U4166 caiu em São José do Buriti, no distrito de Felixlândia. Duas pessoas morreram neste acidente.

 

O piloto Mauro dos Santos Ribeiro, de 30, que possuía brevê e era devidamente credenciado para realizar voos, e o amigo Edmilson Emiliano dos Reis, de 45. Nesta segunda-feira, o delegado de Três Marias, Geraldo Neto, afirmou que foram feitos alguns levantamentos preliminares na cidade.

 

Ele espera concluir as investigações durante a semana para enviar o inquérito para o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

 

* Informações de João Henrique do Vale/Uai-EM (BH).

   10/12/2012

 

- Imagem: Uai-EM/Reprodução.

 

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Jacarta:

Avião com 46 passageiros desaparece na Indonésia*

Os passageiros haviam sido convidados a participar no voo de demonstração,

durante o qual o avião deveria dar várias voltas na região antes de pousar.

 

Um avião Sukhoi Superjet 100 de fabricação russa com 46 pessoas a bordo desapareceu nesta quarta-feira durante um voo de demonstração nos arredores de Jacarta, informaram os serviços de resgate indonésios.

 

"A aeronave desapareceu de nossos radares na região de Bogor (sul de Jacarta). Iniciamos os trabalhos de busca e ainda não sabemos se caiu", declarou à AFP Gagah Prakoso, porta-voz da agência nacional de operações de resgate.

 

O avião estava em um voo justamente para demonstrar as virtudes do Superjet 100 (SSJ100), um modelo para uso civil que acaba de obter o certificado europeu.

 

Os passageiros haviam sido convidados a participar no voo de demonstração, durante o qual o avião deveria dar várias voltas na região antes de pousar, explicou Herry Bakti, funcionário do setor de transporte aéreo do ministério dos Transportes.

 

O voo era parte de uma campanha de publicidade que o fabricante Sukhoi realiza em vários países, clientes potenciais, como Paquistão, Mianmar, Laos ou Vietnã.

 

* Informações da AFP.

   09/05/2012

 

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São Paulo:

Helicóptero e três corpos são encontrados*

Corpos de ocupantes de helicóptero são encontrados no litoral norte.

 

Os corpos dos três ocupantes do helicóptero do empresário André Bicego Martins foram encontrados por volta das 10h desta quinta-feira (1º) em Maresias, São Sebatião. De acordo com a Defesa Civil, os corpos estão carbonizados e devem ser encaminhados para a perícia para identificação. As vítimas foram encontradas por buscas por terra.

 

A aeronave modelo Robinson 44 foi encontrada dentro de uma mata de difícil acesso, entre Maresias e Paúba, em São Sebastião. Pelas condições da aeronave e dos corpos, a Defesa Civil acha "improvável" que haja sobreviventes.

 

Apesar de não ter sido possível identificar o prefixo da aeronave, os responsáveis pela busca afirmam que os destroços são do helicóptero que saiu de Campinas em direção ao Rio de Janeiro já que não tinham notícia de nenhuma outra aeronave desaparecida.

 

A FAB (Força Aérea Brasileira) havia retomado nesta quinta-feira as buscas pelo terceiro dia seguido na região da Serra do Mar pelo helicóptero do empresário campineiro, que estava desaparecido desde a manhã de terça-feira (30). A Defesa Civil de São Sebastião havia informado que moradores de Maresias teriam visto uma aeronave bater em um morro. Ainda segundo o órgão, no período em que o helicóptero passou pelo litoral paulista, por volta das 10h de terça, o vento atingia a velocidade de 70 km/h. Assim, as condições não eram favoráveis para o voo.

 

Buscas

 

As famílias dos desaparecidos entraram em contato com a operadora dos celulares das vítimas. A informação era de que os aparelhos estariam funcionando dentro da área 2, que corresponde à região de Maresias, próximo ao ponto em que a aeronave deveria ter pousado.

 

André Martins (foto) era proprietário da loja de carros André Veículos, que fica na Avenida Norte-Sul, em Campinas. Ele pilotava a aeronave, onde estavam outros dois amigos dele, identificados apenas como Edison e Luciano. O grupo saiu do Aeroporto dos Amarais, em Campinas, às 8h de terça e deveriam fazer uma parada no Guarujá, antes de seguirem para o destino final, em Angra dos Reis (RJ). O último contato foi feito entre 10h e 10h15, quando o helicóptero sobrevoava a cidade de Mauá.

 

Espera por notícias

 

O pai do piloto, João Batista Martins de Sá Júnior, havia dito na tarde de quarta-feira (31) que achava difícil a essa altura encontrar o filho vivo. "Ele era um piloto cuidadoso. Tinha brevê há quase sete anos e comprou essa aeronave há um mês. O helicóptero saiu da revisão um dia antes de fazerem a viagem", disse o pai.

 

Nas redes sociais, amigos do piloto publicaram mensagens de apoio a André e a família. "Estamos em Oração!!!!", diz um dos recados. "Com certeza no final tudo acabara bem !!!", diz outra publicação. "Estamos esperando uma boa notícia!!!Fica em paz!!!", diz ainda outro amigo.

 

Plano de voo

 

Ainda não foi esclarecido onde foi registrado o documento com a rota e as informações da aeronave. A família diz que o plano de voo foi registrado em Viracopos, mas a assessoria de imprensa do aeroporto afirma que nenhum plano foi repassado e que também não houve comunicação com a torre, até porque o helicóptero não saiu de lá. Assim, o aeroporto diz que desconhece o paradeiro da aeronave.

 

De acordo com a FAB, o helicóptero saiu do aeroporto dos Amarais, em Campinas, por volta das 8h desta terça-feira (30) e tinha previsão de chegar no fim da manhã em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, após uma parada em Guarujá, no litoral paulista.

 

* Informações de VNews, com EPTV.com (SP).

  1º/09/2011

 

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Marrocos:

Avião cai e pelo menos 78 morrem

Sobe para 78 os mortos na queda de avião militar no Marrocos.*

 

Já são 78 os mortos confirmados na queda de um avião militar marroquino nesta terça-feira nas proximidades do aeroporto de Guelmim, no sul do Marrocos, perto do Saara Ocidental, informaram fontes militares.

 

Além dos mortos, as autoridades contabilizam três feridos. Todos são membros das Forças Armadas e seus familiares, acrescentaram fontes locais da província de Guelmim.

 

* Informações de EFE.

 

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Kinshasa

Avião cai na República Democrática do Congo e 127 morrem*

Das 178 pessoas a bordo, 51 conseguiram sobreviver.

ATUALIZADO

 

Um avião Boeing 727 caiu nesta sexta-feira, 08/07 ao tentar aterrissar em meio ao mau tempo no aeroporto internacional de Kisangani, na República Democrática do Congo, deixando 127 pessoas mortas. Segundo o Ministério do Transporte, 51 sobreviventes conseguiram deixar o avião após a tragédia.

 

Um porta-voz da pasta explicou que a companhia aérea congolesa Hewa Bora subestimou o número de pessoas a bordo. O presidente da empresa, Stavros Papaioannou, disse mais cedo que havia 110 pessoas no avião, das quais 53 tinham morrido e 57 sobrevivido [veja abaixo].

 

O diretor da Autoridade Congolesa de Aviação, Sabiti Mwamba, também afirmou que o mau tempo pode ter sido a principal causa do acidente. O avião da Hewa Bora tinha decolado da capital Kinshasa e caiu durante o pouso no aeroporto de Kisangani, no nordeste do país, quando já estava em baixa altitude.

 

- O piloto tentou pousar, mas aparentemente não tocou a pista - disse Stavros Papaioannou.

 

A exemplo das demais companhias aéreas registradas no Congo, a Hewa Bora está proibida de voar na União Europeia por questões de segurança. É o segundo acidente fatal envolvendo a empresa em três anos -- em 2008, um DC-9 da companhia caiu na periferia da cidade de Goma, matando 44 pessoas.

 

O Congo, um dos maiores países da África, tem um dos piores índices mundiais em termos de segurança aérea.

 

* Informações da Reuters.

   08/07/2011

 

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Congo:

Mais de 60 morrem em acidente de avião

Acidente com avião no Congo tem pelo menos 53 sobreviventes*

 

Pelo menos 53 pessoas sobreviveram das 110 que estavam a bordo de um avião que sofreu um acidente na República Democrática do Congo nesta sexta-feira, informou a companhia aérea.

 

O acidente ocorreu pouco depois da aterrissagem do avião da companhia Hewa Bora, no aeroporto de Kisangani, nordeste do país.

 

"Não sabemos quantas pessoas estão mortas, mas há pelo menos 53 sobreviventes de um total de 112 passageiros e tripulantes", disse à AFP o diretor da Hewa Bora, Stavros Papaioannou.

 

O acidente foi provocado por uma violenta tempestade, indicou à AFP Lambert Mende, porta-voz do governo.

 

"Um avião de passageiros da linha Kinshasa-Kisangani-Goma teve que enfrentar a 250 metros do aeroporto uma tempestade que segue assolando Kisangani", capital da província, disse Mende.

 

Quando "eles chegaram a Kisangani, o tempo estava ruim. Eles tentaram aterrissar sem conseguir chegar à pista", indicou o diretor da Hewa Bora, afirmando que o socorro às vítimas foi prejudicado pela forte chuva.

 

Uma coluna de fumaça negra podia ser vista no final da pista, constatou um jornalista da AFP.

 

Segundo o jornalista, o tráfego aéreo, que tinha sido suspenso, foi retomado pouco depois do acidente.

 

No início de abril, 32 pessoas morreram em um acidente com um avião das Nações Unidas quando a aeronave aterrissava em Kinshasa. O avião fazia o trajeto Goma/Kisangani/Kinshasa. Apenas uma pessoa sobreviveu.

 

Os acidentes de avião são frequentes na República Democrática do Congo, e todas as companhias aéreas congolesas - cerca de cinquenta identificadas - estão incluídas na lista negra da União Europeia, que proibiu as operações destas em seu espaço aéreo.

 

O mau estado de manutenção das aeronaves, em grande parte antigas, a sobrecarga, a ausência de fiscalização, o desrespeito às regras de segurança e também as más condições meteorológicas são frequentemente as causas desses acidentes.

 

* Informações da AFP.

 

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Voo 447:

BEA divulga minutos finais da queda

Relatório do BEA indica que tripulação estava em conformidade

com os procedimentos e motores não falharam.*

 

O Escritório de Investigação e Análise (BEA, na sigla em francês), responsável pela análise dos dados das caixas-pretas do voo AF 447, que caiu no Oceano Atlântico em 2009 quando seguia do Rio para Paris, divulgou nesta sexta-feira uma análise preliminar das circunstâncias do acidente que matou 228 pessoas. Em nota, o BEA afirmou que a tripulação estava em conformidade com os procedimentos e que a massa e o centro de gravidade estavam dentro dos limites operacionais. De acordo com o BEA, os motores estavam em funcionamento e sempre responderam aos comandos da tripulação.

 

O BEA confirmou que no momento em que o avião começou a enfrentar dificuldades operacionais, os dois copilotos estavam na cabine e o comandante de bordo estava em repouso. O comandante voltou para a cabine cerca de 1 minuto e 30 segundos após a retirada do piloto automático. Ainda segundo o relatório do órgão, houve uma inconsistência entre a velocidade indicada no lado esquerdo e a indicada no instrumento de resgate (ISIS). Essa diferença durou pouco menos de um minuto.

 

Os investigadores constataram que após o desligamento do piloto automático, a aeronave subiu para 38 mil pés. Depois, o alarme de perda soou, e o avião entrou em perda. O piloto ordenou que se elevasse o nariz da aeronave. A descida durou 3 minutos e 30 segundos. Embora tivesse informado anteriormente que não divulgaria a transcrição das conversas dos pilotos, o BEA revelou trechos das falas.

 

A Airbus afirmou nesta sexta-feira que as informações preliminares divulgadas pelas autoridades francesas sobre o acidente no voo Rio-Paris são um "passo significante" para entender as causas da queda do avião A330 no oceano Atlântico, matando 228 pessoas.

 

"O trabalho do BEA constitui um passo significante para a identificação completa da cadeia de eventos que levou ao trágico acidente do voo 447 da Air France em 2009", disse a Airbus em comunicado.

 

A divulgação dos dados foi antecipada devido a publicação de informações contraditórias publicadas pela imprensa. Na semana passada, um dos responsáveis do BEA disse à imprensa que uma primeira leitura das gravações não havia revelado "disfunções importantes" no avião, um A330 da Airbus . O secretário dos Transportes da França, Thierry Mariani, anunciou ainda que as causas e responsabilidades pelo acidente seriam conhecidas no fim de junho.

 

Na quinta-feira, um grupo de advogados franceses e brasileiros das famílias das vítimas do voo 447 anunciou que intimou a Air France e a Airbus para comparecer com urgência diante da Justiça francesa. Eles questionam o próprio projeto do avião. Um procedimento semelhante, visando investigar a verdade sobre as causas do acidente que deixou 228 mortos e obter depósitos para indenizações, será encaminhado no futuro próximo junto à Justiça brasileira, declarou à Reuters um dos porta-vozes do grupo.

 

O grupo de advogados declara que se baseia em uma tese proposta por especialistas independentes, "que tende a demonstrar que o design do avião teria exercido um papel não desprezível na ocorrência da catástrofe". Para financiar sua ação, as famílias e seus advogados mandaram analisar por um organismo privado os dados transmitidos à Air France pelo sistema de mensagens automáticas Acars nos quatro últimos minutos que antecederam a tragédia.

 

Segundo o grupo, a ação movida em Toulouse e no Brasil visa "o reconhecimento da responsabilidade da Air France, enquanto transportadora, e da Airbus, com relação ao papel não desprezível do projeto e funcionamento do avião na ocorrência da catástrofe." A intimação na França foi registrada em 13 de maio, junto ao tribunal de grandes instâncias de Toulouse.

 

A Air France e a Airbus foram indiciadas em março por homicídio culposo pela morte de 228 pessoas que estavam a bordo da aeronave. Há duas semanas, uma reportagem do jornal francês 'Le Figaro' afirmava ainda que eles tinham tido acesso ao conteúdo das caixas-pretas , e que os dados livrariam os fabricantes da Airbus de qualquer culpa.

 

Resgate de corpos continua

 

Pelo menos 29 corpos das vítimas do voo 447já teriam sido resgatados desde o reinício das operações, em 21 de maio. A informação foi passada às famílias das vítimas por autoridades francesas. No início de maio, outros dois corpos já haviam sido retirados do oceano. Ao todo, 82 corpos foram resgatados desde 2009 , e 146 permanecem desaparecidos.

 

* Informações de Fernanda Baldioti, com informações de agências internacionais/O Globo (RJ).

27/05/2011.

 

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- Extra:

- Nota do editor VF: O BEA disponibilizou também o relatório traduzido em português, que pode ser acessado em PDF aqui.

 

- Colaborou: Vitório Peret (RJ).

 

 

 

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Voo AF 447:

Caixas-pretas indicam erro de piloto em acidente*

Tripulação não seguiu procedimentos padrão para manter a velocidade e manter o nível do nariz

da aeronave após o Airbus A330 encontrar alguma turbulência e congelamento inesperado.

 

 

Descobertas preliminares dos gravadores do avião da Air France que caiu no oceano Atlântico quando fazia a rota Rio de Janeiro-Paris em 2009 apontaram que os pilotos da aeronave se distraíram com o mal funcionamento dos indicadores de velocidade e falharam em gerenciar corretamente outros sistemas críticos, disse o Wall Street Journal nesta terça-feira, citando fontes familiarizadas com o tema.

 

A tripulação não seguiu procedimentos padrão para manter a velocidade e manter o nível do nariz da aeronave após o Airbus A330 encontrar alguma turbulência e congelamento inesperado a uma altitude de 35 mil pés, afirmou a publicação.

Representantes da Airbus e da Air France não estavam disponíveis para comentar a notícia fora do horário comercial.

 

O Wall Street Journal afirmou que os gravadores do cockpit mostraram que os pilotos aparentemente ficaram confusos pelos alarmes que apareciam em seus instrumentos e, apesar de tentar responder sistematicamente a cada um dos avisos, não conseguiram controlar o caos e manter um curso constante.

 

As descobertas obtidas com os gravadores, que devem ser divulgadas na sexta-feira, devem mostrar que o avião desacelerou perigosamente após o desligamento do sistema de piloto automático.

 

O acidente matou todas as 228 pessoas a bordo do voo 447.

 

* Informações de Abhiram Nandakumar/Reuters.

 

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Atlântico:

Encontrada parte de caixa-preta da Air France

Robô encontra chassi da caixa-preta do voo 447 da Air France.*

 

Imagem mostra uma parte da caixa-preta no fundo do oceano.

 

O robô Remora 6000, que realizou sua primeira missão de mergulho nos destroços do avião Air France, que caiu quando fazia o voo 447 do Rio de Janeiro para Paris há quase dois anos, encontrou o chassi da caixa-preta. De acordo com informações do Escritório de Análises e Investigações da França (BEA, na sigla em francês), no entanto, o aparelho foi encontrado sem a memória, que guarda os dados e gravações de voz que podem ajudar a determinar as causas do acidente que matou todos os 228 passageiros da aeronave.

 

O chassi foi encontrado perto de outros destroços do avião. Ainda segundo o BEA, o robô realiza um novo mergulho nesta quarta-feira, com o objetivo de recuperar a memória da caixa-preta, na parte traseira do avião, prioridade desta quinta fase de buscas. Para o BEA, com as coordenadas geográficas precisas dos destroços, , obtidas através da análise das fotos tiradas por outros robôs submarinos que localizaram a fuselagem no início de abril, será possível uma intervenção mais rápida do Remora 6000.

 

A missão francesa tenta ainda resgatar os corpos que também estariam junto com os destroços. Na segunda-feira, no entanto, a Associação dos Familiares de Vítimas do Voo 447 enviou uma carta à presidente Dilma Rousseff solicitando uma audiência da chefe de Estado com mulheres que perderam parentes no acidente. Segundo Nelson Faria Marinho, presidente da associação, há uma série de reivindicações a serem feitas, entre elas a de que os corpos não sejam levados para a França, como o governo francês pretende fazer.

 

* informações e imagem da Agência O Globo.

 

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