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FerroVIA

 

 

Fortaleza:

'Vagão Biblioteca' torna-se modelo no Ceará

Vagão que pertenceu à Rede de Viação Cearense foi transformado em biblioteca pública.

 

Da Redação*

Via Fanzine

BH-21/05/2012

 

O antigo vagão de trem se tornou uma biblioteca aberta ao público.

 

Um trem de passageiros da Rede Viação Cearense foi transformado em Biblioteca Municipal, em Fortaleza, num excelente exemplo à destinação de equipamentos ferroviários que estão abandonados e se aniquilando em muitos pátios por esse Brasil afora.

 

O carro de passageiros [imagem acima] tem bitola de 1,0 metros e comprimento de 12 metros. A composição encontra-se estacionada à rua Costa Barros, na Praça da CeArt, próximo à Barão de Studart, em Fortaleza-CE. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 12h às 18h.

 

De acordo com informações fornecidas pelo preservacionista fluminense Antonio Pastori, esse vagão pertenceu à Rede de Viação Cearense - antiga Estrada de Ferro de Baturité -, aberta em seu primeiro trecho no ano de 1872, a partir de Fortaleza, para ser prolongada nos anos seguintes.

 

Detalhes do interior do vagão biblioteca, visitado por Antonio Pastori.

 

Em 1909, a linha foi juntada com a E. F. de Sobral para se criar a Rede de Viação Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway. Em 1915, a RVC foi passada à administração federal. A linha chega ao seu ponto máximo em 1926, atingindo a cidade do Crato, no sul do Ceará.

 

Em 1957 passa a ser uma das subsidiárias formadoras da RFFSA e em 1975 é absorvida operacionalmente por esta. Em 1996 é arrendada juntamente com a malha ferroviária do Nordeste à Cia. Ferroviária do Nordeste (CFN). Trens de passageiros estiveram percorrendo a linha Sul supostamente até os anos 1980 .

 

Este empreendimento tem a frente Josete Andrade, coordenadora dos setores de Artesanato e Economia Solidária. Contatos com direção do Vagão Biblioteca pode ser mantidos través do Setor de Administração da Praça Luiza Távora (a biblioteca não possui telefone próprio), tel. (85) 3101-1624 ou pelo e-mail renediasalves@hotmail.com.

 

* Com informações de Antônio Pastori (RJ).

 

- Imagens: Arquivo A. Pastori.

 

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   Trem de mineiro: assinada ‘Carta de BH’

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   Entrevista com o preservacionista César Mori

   Mais ferrovias em VF

 

- Extras:

  Clique aqui para baixar cópia da “Carta de Belo Horizonte”

  20 Vantagens da reativação da Grão_Pará

  Cronologia das apresentações do Expresso Imperial

  Assine o manifesto  pela volta do trem em Petrópolis 

*  *  *

Espanha:

TGV é mantido, mas sem data de conclusão*

O Governo espanhol vai manter o seu plano da rede de alta

velocidade até Badajoz, apesar da desistência de Portugal.

 

Espanha vai manter o projeto do TGV até Badajoz, garantiu o Governo liderado por Mariano Rajoy, depois do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho ter anunciado que Portugal desistia em definitivo da rede de alta velocidade.

 

A ministra espanhola do Fomento, Ana Pastor, vai reunir-se nos próximos dias com os seus homólogos português e francês para debater o assunto, mas disse estar satisfeita por Portugal garantir a construção de uma linha férrea para Espanha de bitola europeia, segundo o jornal "El País".

 

De qualquer forma, o projeto vai avançar, mas sem um prazo definido, refere o "El Pais" que cita fontes do ministério do Fomento espanhol.

 

Para trás, ficam as estimativas de uma ligação rápida entre os dois países, tal como prometiam os então chefes de Estado dos dois países, José Sócrates e José Luis Rodríguez Zapatero.

 

Com a desistência de Portugal, a rede de alta velocidade já não servirá assim para ligar as capitais europeias, mas para unir Madrid com as cidades espanholas de Cacéres e Badajoz.

 

O Executivo espanhol canalizou 4730 milhões de euros para o projeto, mas até agora só desembolsou 419 milhões, o que leva vários peritos a defender que a desistência de Portugal seria um bom momento para avaliar os prós e contras e estudar alternativas mais modestas.

 

Bitola europeia

 

"A decisão que o ministro português Álvaro Santos Pereira me comunicou é que vai optar pela bitola europeia, que é uma excelente notícia para nós", disse a ministra Ana Pastor.

 

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, já tinha garantido na quinta-feira que Portugal iria optar pela construção de uma linha férrea para Espanha de bitola europeia.

 

"O projeto do TGV está definitivamente arrumado", disse Passos Coelho, sublinhando que a Lisboa vai optar pela bitola europeia.

 

"A ligação às redes transeuropeias ferroviárias é para nós importante - por essa razão temos vindo a conversar quer com o Governo espanhol, quer muito proximamente o faremos também com o Governo francês e com a Comissão Europeia - no sentido de aproveitar os fundos que estão disponíveis para promover estas ligações que precisam, no entanto, de um acordo quer da Comissão Europeia quer de Espanha, quer de França", concluiu.

 

* Informações de Expresso-Aeiou (Portugal).

   27/03/2012

 

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Literatura:

Livro conta história da engenharia ferroviária

De autoria do engenheiro Pedro Carlos da Silva Telles, obra será lançada em 20/07.

 

 

Falar sobre o desenvolvimento e a consolidação da engenharia ferroviária no país – esse é o propósito do livro História da Engenharia Ferroviária no Brasil, que será lançado dia 20/07, a partir das 16hs, no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), na Avenida Augusto Severo, 8 - 12º andar, Rio de Janeiro.

 

De autoria de Pedro Carlos da Silva Telles, engenheiro, ex-professor da Escola Politécnica da UFRJ e do Instituto Militar de Engenharia, e membro titular da Academia Nacional de Engenharia, o livro fala da conjuntura histórico-econômica no desenvolvimento das estradas de ferro do país. O livro foi organizado e editado pela jornalista Regina Perez, da Editora Ferroviária.

 

Dividida em seis capítulos, a publicação retrata as primeiras ferrovias que foram construídas no Brasil, bem como o desenvolvimento das malhas ferroviárias nos séculos XIX, XX e XXI. Além disso, traz uma relação de biografias de engenheiros que tiveram participação significativa na história das ferrovias, como o Visconde de Mauá.

 

Como retrata o jornalista Gerson Toller na apresentação do livro, História da Engenharia Ferroviária no Brasil é “um passeio pela mão de um engenheiro através das peripécias políticas e econômicas que sempre acompanharam obras do porte das estradas de ferro”.  O lançamento do livro terá início às 16hs, com sessão de autógrafos às 18hs.

 

* Informações da Revista Ferroviária.

- Foto: divulgação.

- Colaborou: César Mori (MG).

 

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Dia do Ferroviário:

Homenagem ao Barão de Mauá*

A data de 30 de abril é uma homenagem a todos os trabalhadores

das ferrovias brasileiras e foi instituída em 1854.

 

 

No sábado, 30 de abril, é celebrado no Brasil o “Dia do Ferroviário”. Nos dias 30, 05 e 08 de maio acontecerão palestras, em Petrópolis (RJ), sobre o expresso imperial e sobre o Barão de Mauá, pioneiro das ferrovias no Brasil. No último dia do evento será exibido o filme “Mauá – O imperador e o rei”.

 

A data de 30 de abril é uma homenagem a todos os trabalhadores das ferrovias brasileiras e foi instituída em 1854, após a inauguração da Estrada de Ferro Petrópolis, mais conhecida como Estrada de Ferro Mauá, construída com o apoio do Barão de Mauá.

 

Selos comemorativos

 

Os Correios paulista lançarão, no dia do ferroviário, uma emissão especial de selos comemorativos em homenagem as estações Luz e Júlio Prestes. Além das construções históricas de São Paulo, a estação carioca Central do Brasil também vai ganhar um selo especial. O tema das estações ferroviárias centenárias foi escolhido pelo público por meio de votação.

 

Programação das festividades

 

Dia 29 de abril - 6ª feira - 9h - dependências da ALL

COMEMORAÇÃO DO DIA DO FERROVIÁRIO DA ALL LOGÍSTICA

- Café da manhã com os Ferroviários

- Palestra "PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA FERROVIÁRIA BRASILEIRA" por Geraldo Godoy (ABPF)

 

Dia 30 de abril - sábado - Estação Ferroviária

9h - Café da manhã com os ferroviários aposentados da Cia. Paulista e da E.F. Araraquara

Das 10h em diante:

Entrevistas com os ferroviários através de link ao vivo da Rádio Uniara FM, diretamente da Estação

Exposição de peças do Museu Ferroviário de Araraquara (ABPF)

Mostra de ferreomodelismo e plastimodelismo

Exposição de carros antigos

 

Dia 1º de maio - Estação Ferroviária

das 9 às 17h

Show de MPB com o conjunto Chico's

Exposição de peças do Museu Ferroviário de Araraquara (ABPF)

Mostra de ferreomodelismo e plastimodelismo

 

* Informações e imagem de César Mori/CFVV - SUL DE MINAS

 

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Rio de Janeiro:

Incêndio criminoso destroi locomotiva de passageiros

O incêndio que arruinou a locomotiva chocou a todos os amantes do trem no Brasil.

 

Estado em que ficou a locomotiva após o incêndio.

 

Um incêndio criminoso pôs fim numa das poucas linhas de trens de passageiros no interior do Rio. Num ato de extrema selvageria, vândalos ainda não identificados, incendiaram na última semana, a única locomotiva que cobria o trajeto de 10 quilômetros entre Miguel Pereira-Governador Portela, no interior fluminense. O auto de linha pertence a Associação Fluminense de Preservação Ferroviária (AFPF).

 

Esse curto trajeto foi o que restou do traçado original de 167 quilômetros, que tinha início na Estação Alfredo Maia e seguia até Paraíba do Sul. O trecho ainda em atividade era mantido pelo preservacionista Luiz Octávio e seus colaboradores, com apoio da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária (AFPF).

 

O interior da locomotiva ficou totalmente destruído.

 

O incêndio que depredou completamente a locomotiva, chocou a todos os amantes dos trens e das ferrovias nem todo o Brasil. O fato tem sido comentado com muita consternação e contrariedade, sobretudo, por partes dos envolvidos nesse que era um dos poucos projetos do gênero no Brasil.

 

Manifestando sua indignação com o ocorrido, Antonio Pastori, presidente  da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária (AFPF), manifestou sua indignação numa mensagem de e-mail. Para ele, "A sensação é de que o caminho está ficando cada vez mais livre para que sucateiros, posseiros e vândalos, acabem de vez com o trecho pioneiro".

 

Leia a seguir a mensagem de Pastori comunicando a depredação.

 

---------- Mensagem encaminhada ----------

 

De: Antonio Pastori

Prezados

 

Lamentamos comunicar que foi criminosamente incendiado - vide fotos acima - nessa terça-feira, o auto de linha da AFPF, que era operado a duras penas pelo incansável preservacionista Luiz Octávio & Cia, no trecho de 10 km entre Miguel Pereira-Governador Portela. Esse pequeno trecho era a última trincheira de resistência do pouco que restou da Linha Auxiliar da Central do Brasil, que hoje se encontra totalmente abandonada com milhares de toneladas de trilhos subtraídos, estações esquecidas, etc.

 

Esse veículo servia para tentarmos preservar "viva" essa linha, apesar dos constantes descasos das autoridades  locais e do Distrito Federal.

 

A centenária E. F. Melhoramentos foi inaugurada em 29/03/1898 e construída por Paulo de Frontin. O traçado original de 167 km começava na Estação Alfredo Maia e ia até Paraíba do Sul. Após passar para a Central do Brasil, seu traçado ficou restrito ao trecho entre Japeri e Três Rios.

 

Na década de 1980, chegou-se a operar um trem turístico entre Miguel Pereira e Conrado, durando pouco tempo. Com a privatização da RFFSA, a linha foi entregue a FCA-Ferrovia Centro Atlântico (ligada à CVRD), que logo abandonou o trecho, considerando-o anti-econômico e, creio que por esse motivo,  julgou-se totalmente desobrigada de mantê-lo em bom estado de conservação. Ao que consta no domínio público, essa "omissão" contou com a aquiescência dos "agentes reguladores" que nada fizeram, mesmo sabendo das constantes denúncias que a AFPF fez sobre o descaso, o roubo de trilhos e destruição de equipamentos ferroviários ao longo do trecho.

 

A sensação é de que o caminho está ficando cada vez mais livre para que sucateiros, posseiros e vândalos, acabem de vez com o trecho pioneiro. Quando sua voracidade consumir todos os 167 km de velhos trilhos  para onde será que voltarão seus maçaricos? Talvez para portões de ferro dos monumentos ou bueiros de metal, estátuas de bronze, velhos canhões, velhas locomotivas estáticas em praças publicas... Quem sabe?

 

Pobre de nós; pobre Luiz Octávio; pobre Paulo de Frontin.

 

Choremos, pois. Mas antes, POR FAVOR, nos ajudem a divulgar essa infâmia.

 

Obrigado pela atenção!

 

Antonio Pastori

Presidente  do AFPF - Assoc. Fluminense de Preservação Ferroviária

afpf.rj@gmail.com

+55 (21) 9911 - 8365

visite o site www.trembrasil.org.br

 

- Fotos: AFPF

 

- Colaborou: Cesar Mori Junior - Presidente do CFVV - Circuito Ferroviário Vale Verde (MG).

 

- Tópico associado:

   MPF move ação contra ALL em prol de patrimônio ferroviário

 

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Desperdício de dinheiro público:

Material sucateado da RFFSA vai a leilão*

O quilo do ferro custa em média R$ 0,30. Com sorte, o governo talvez consiga vender por uns R$ 0,20 o quilo.

 

Vários galpões estão abarrotados com o material que vai a leilão.

 

Lá se vão quase 15 anos desde que os trilhos e trens da extinta Rede Ferroviária Federal (RFFSA) passaram para as mãos das concessionárias. Essa mudança de rumo estancou os rombos financeiros causados pela estatal que controlava a malha de transporte de cargas e passageiros do país. Mas os problemas da RFFSA prosseguem. A herança atual da Rede ainda carrega milhares de ações trabalhistas e um déficit operacional superior a R$ 13 bilhões, uma história de absurdos que parece não ter fim.

 

Um capítulo dessa história está guardado dentro de grandes caixotes de madeira, em um galpão em Campinas (SP). Ali estão 48 locomotivas que nunca rodaram um metro sequer sobre os trilhos do país. A aquisição feita em 1974 era uma aposta nos modelos elétricos de locomotivas, uma reação à crise do petróleo. As máquinas zero quilômetro, importadas da França, não chegaram a sair da caixa. Hoje elas valem o quanto pesam. Ou até menos que isso. O quilo do ferro custa em média R$ 0,30. Com sorte, o governo talvez consiga vender por uns R$ 0,20 o quilo.

 

O que aconteceu é que os modelos elétricos não são mais usados no país, saíram de linha há muito tempo, diz Geraldo Lourenço, diretor de infraestrutura ferroviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O que podemos tentar é fazer um leilão internacional. A Índia e alguns países árabes ainda usam esse tipo de locomotiva, comenta.

 

Sejam novos ou usados, o fato é que grande parte dos ativos que pertenciam à Rede - e que desde 2007 passaram para o controle da União com a extinção definitiva da estatal - já não vale o troco do que custaram aos cofres públicos. Todo esse patrimônio sucateado vai ser leiloado. A tarefa está nas mãos do Dnit, órgão do Ministério dos Transportes que assumiu a gestão de todo o patrimônio não operacional da Rede, legado que não entrou nos contratos de arrendamento com as concessionárias.

 

No próximo mês, o Dnit deve realizar os primeiros leilões desde que assumiu a função. Só em São Paulo serão leiloados 1,3 mil vagões de carga sucateados. O preço do abandono e da falta de planejamento de 30 anos atrás vai ser incluído na fatura. Se o governo conseguir fechar essa venda por um preço considerado bom - aproximadamente R$ 0,20 o quilo -, vai arrecadar algo em torno de R$ 3,9 milhões. Daria para comprar apenas 63 vagões novos. E só.

 

Outros milhares de vagões sucateados devem ser licitados em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Ao todo, estima o Dnit, há cerca de cinco mil vagões para serem vendidos como ferro velho. Centenas de locomotivas sucateadas também irão a leilão, além de partes que estão espalhadas em dezenas de almoxarifados pelo país. Em Minas, na cidade de Cruzeiro, há 231 motores de locomotivas elétricas, todos na caixa, sem uso. Tudo isso vai a leilão, diz Lourenço.

 

Enquanto vende os bens para o ferro-velho, o governo tenta dar fim ao labirinto de processos trabalhistas que envolvem a estatal. A situação não poderia ser mais complicada. Em 2007, a Advocacia-Geral da União (AGU) assumiu a responsabilidade de dar jeito no imbróglio jurídico. À época, estimava-se que havia 42 mil processos contra a Rede. Mas a situação se revelou muito pior. Quando conseguimos finalmente reunir as informações, percebemos que, na verdade, se tratavam de 62 mil processos, afirma Mario Guerreiro, diretor do departamento trabalhista da AGU.

 

O risco estimado de pagamento desses processos somava R$ 8 bilhões, mas, segundo Guerreiro, esse valor certamente está subestimado. Nos últimos quatro anos, a AGU conseguiu reduzir o número de processos para 38 mil ações. O problema é que novas ações são movidas todos os anos. Não houve paralisação. Recebemos cerca de mil processos novos por ano. Em Minas Gerais, por exemplo, um sindicato que representa cerca de 800 funcionários pede indenização de R$ 1 bilhão, comenta Guerreiro.

 

Criada em 1957, a RFFSA chegou a ser a maior empresa pública do país, à frente da Petrobras. Antes de passar pelo processo de desestatização, realizado entre 1992 e 1996, a Rede tinha 148 mil funcionários. A realidade é que era um grande cabide de emprego, diz Geraldo Lourenço, do Dnit.

 

Em 2007, com a extinção da estatal, o governo assumiu o seu espólio e as dívidas da empresa, ocasião em que o prejuízo acumulado era de R$ 17,6 bilhões. Boa parte do patrimônio aproveitável foi transferido para as concessões, mas o que restou ficou praticamente abandonado.

 

Desde o fechamento da RFFSA, nos anos 90, o setor privado já investiu R$ 22 bilhões. Numa das visitas que fez ao almoxarifado de Campinas, Geraldo Lourenço conta que, ao entrar no galpão, viu uma curiosa caixa de ferro no chão. Estava lacrada. Abriu a caixa e encontrou centenas de pinos dourados. Mandou checar o que era aquilo. Eram peças banhadas a ouro, usadas em controle das locomotivas francesas que não podiam oxidar. Achou outras duas caixas iguais, repletas dos pinos. Com ajuda da Polícia Militar, o Dnit transferiu as caixas para um cofre que cuida dos pertences da Rede. Tudo está sendo devidamente catalogado e avaliado. A chamada inventariança, criada para fazer o levantamento dos bens da RFFSA, ainda não concluiu sua análise.

 

Para Mário Guerreiro, da AGU, ainda há muito trabalho e gastos pela frente. Difícil dizer quando tudo isso vai terminar. É um trabalho sem prazo.

 

Décadas encaixotadas
 

O destino das locomotivas elétricas que ficaram encaixotadas por 34 anos nos barracões da antiga Estrada de Ferro Araraquara (EFA), e que foram transferidas para Campinas no ano passado, provavelmente, será um ferro- velho, segundo matéria publicada na edição desta semana da revista Exame.

 

Das 80 locomotivas compradas em 1974, apenas duas foram montadas e atualmente estão sucateadas na região de Sorocaba. Na época, foram gastos 500 milhões de dólares na aquisição das locomotivas e da infraestrutura das subestações elétricas.

 

As locomotivas foram importadas da França, da empresa Alston, sendo 20 delas com bitola de 1,60 para circular na nossa região e outras 60 com bitola de 1 metro, para circular nas antigas Sorocabana e Mogiana. Desse total, apenas duas foram montadas, as de nº 2.201 e 2.202, que entraram em circulação no trecho da ex- Fepasa, antiga Sorocabana. As demais permaneceram encaixotadas e armazenadas por 34 anos em Araraquara, até serem transferidas no passado para um depósito da antiga Rede Ferroviária Federal, em Campinas.

 

Quando chegaram ao Brasil, em 1974, adquiridas na época em que Paulo Maluf era o secretário de Transportes, foram trazidas para Araraquara em razão da falência do estaleiro Emac, no Rio de Janeiro, que iria montar as locomotivas. Ns caixas havia rodeiros, geradores e motores. O estaleiro seria o responsável pela montagem do corpo das locomotivas. O material fazia parte do Plano de Eletrificação da Fepasa.

 

Em 2000, passados 26 anos, a opção da Fepasa por eletrificação da ferrovia foi desativada. O material encaixotado praticamente virou sucata e atualmente são parte do inventário da Rede Ferroviária Federal – extinta após a privatização –e será transferido para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte. Segundo a matéria da revista Exame, “o órgão será responsável por dar destino às máquinas francesas – provavelmente um ferro-velho”.


* Informações de Valor Econômico com Exame.

 

- Imagem: Valor Econômico.

 

- Colaborou: Grupo Amigos do Trem Mineiro CFVV (MG).

 

*  *  *

 

Lavras:

Seminário discute patrimônio ferroviário*

Objetivo é discutir a revitalização do patrimônio ferroviário da região.

 

 

A cidade de Lavras, na região Centro-oeste mineira, vai sediar nos dias 28 e 29/08 o 1º Seminário Regional de Preservação e Revitalização do Patrimônio Cultural Ferroviário da região do Alto do Rio Grande.

 

Na programação consta visitação técnica a todas as estações das cidades envolvidas no Projeto Expresso Vale Verde.  A iniciativa é do CFVV- Circuito Ferroviário Vale Verde, ABOTTC – Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais, MPF – Movimento de Preservação da Ferrovia, com apoio das Prefeituras do Circuito e da Secretaria de Estado do Turismo.

 

A proposta é de aproximar para o diálogo, os diversos setores que têm interesse na causa da preservação do patrimônio ferroviário para solucionar o problema gigantesco em que se transformou a extinção da antiga RFFSA.

 

O evento servirá também para que inicie uma discussão das formas de participação dos municípios e da sociedade civil na apropriação das edificações abandonadas para a causa da cultura e do turismo. Uma vez que o IPHAN já assinalou que vai entregar o patrimônio abandonado da RFFSA para os municípios interessados alguns ainda este ano.

 

O CFVV é um grande interessado no sucesso da restauração do patrimônio ferroviário abandonado na região e deseja vê-lo renovado e a serviço do turismo e da cultura.

 

Além da implantação de um trem turístico pelo CFVV, outras propostas que ganham força. Entre elas, a instalação de um centro cultural multiuso (centro de convenções), no espaço da antiga oficina da Rede em Lavras, com o apoio da Prefeitura Municipal de Lavras e da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e também a criação de um Museu ferroviário que poderá ter um convênio assinado durante a realização do seminário.

 

O evento terá a participarão de diversas entidades e das Prefeituras que envolvidas na questão da preservação e revitalização ferroviária na região, além de membros do circuito Ferroviário Vale Verde, universidades, empresários entre outros.

 

Estarão presentes os prefeitos envolvidos no projeto ferroviário para a assinatura do convênio com a OSCIP ABOTTC que é parceira do CFVV no projeto EXPRESSO VALE VERDE. Estarão presentes  o presidente da ABOTTC – Sávio Neves Filho, o Vice presidente da ABOTTC – Adonai Arruda Filho, diretor comercial da SERRA VERDE EXPRESS, o presidente da MPF professor Victor José Ferreira, o presidente do CFVV César Mori Junior e os gerentes de trens de turismo da FCA, Luiz Fernando Martins e Cassia T. Almeida.

 

O seminário terá ainda a presença de outras personalidades do setor ferroviário, como  Geraldo Godoy (ABPF), Paulo Nascimento (Amigos do Trem), Flávio Iglesias (Trem de Rio), de representantes da ER – Instituto Estrada Real, dentre outros, com a possível participação da secretária estadual de Turismo, Érica Drumond, na solenidade de abertura e  assinatura de convênio para a implantação do trem turístico na região.

 

- Inscrições para o evento: www.sesef.com.br/inscricao_lavras_2010.htm

- Confirmação: (35) 9826-2536 (César).

 

* Informações fornecidas por César Mori Junior, presidente do Circuito Ferroviário Vale Verde (PROJETO- "EXPRESSO VALE VERDE").

- Visite o blog: www.cfvv.blogspot.com

Contato: cfvv.lavras@hotmail.com

- Imagem: CFVV.

 

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Lavras:

Circuito Ferroviário Vale Verde:

ferrovia turística em Minas

O CFVV, do Sul de Minas, é um projeto que pretende revolucionar o turismo na região de Lavras.

 

Por César Mori*

De Lavras-MG

Para Via Fanzine

 

 

RELATÓRIO COMENTADO

 

Caros amigos, membros e colaboradores do CFVV, nesta próxima semana estaremos realizando o registro em cartório do nosso Circuito Ferroviário Vale  Verde. Resultado este de muito trabalho e muita dedicação!

 

Uma associação de pessoas plenas de sonhos e desejos voltados para o retorno do Trem, ainda que para fins turísticos. Já se foram desde que iniciei este trabalho, dois anos de muita pesquisa, busca por parceiros, técnicos, uma longa corrida para reunir um grupo coeso e forte, determinado dentro dos mesmos ideais. Foi preciso colocar no papel o que habitava ainda o mundo das idéias, fiz um projeto inicial e busquei aprimora-lo, tornando-o viável e aplicável. Muitos amigos opinaram, outros forneceram dados, a Universidade Federal de Lavras, sob o comando do Professor Magno Pato Ramalho e sua equipe, fez a projeção do EXPRESSO VALE VERDE traçando um raio de 100 km, o que nos permitiu enxergar além do costumeiramente podemos ver. Nosso colaborador e amigo, Engenheiro aposentado da Rede, Ricardo Coimbra, nos forneceu dados técnicos entre outras informações e correções no projeto, que muito contribuíram para melhorá-lo como um todo. Nossos Parceiros em BH, o Engenheiro Valdson Costa da Helucan nos trouxe a localização dos vagões que nos interessam e talvez irão planejar o design para adaptação ao circuito. Quando então estaremos em busca dos recursos para esta demanda. Recentemente contatei o SEBRAE solicitando apoio para fazermos um estudo de Viabilidade Econômica e estamos aguardando. Este estudo irá auxiliar muitas Micro, pequenas e médias empresas a enxergarem o projeto como investimento seguro. É preciso criar as condições para que este sonho se torne uma realidade!

 

No entanto, o evento mais importante foi recebermos em Lavras a ilustre pessoa do Sr. Sávio Neves Filho, Presidente da ABOTTC - Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais. Veio prestar o seu apoio e nos dizer que o nosso projeto não é algo isolado, mas uma tendência no Brasil atual. Que até agora fizemos tudo certo, sonhando juntos um sonho fantástico, mas que era chegada a hora de partirmos para a próxima etapa! Sendo assim, sabendo da necessidade que nossa região tem de colocar este trem nos trilhos, ele ofereceu ajuda colocando a ABOTTC, uma OSCIP conhecida e reconhecida de todos como idônea e experiente, para lançar o nosso produto oficialmente. Isto, senhores, nos dará um avanço de pelo menos um ano em relação a caminharmos sozinhos. Sr. Sávio Neves hoje é Presidente de Honra do CFVV e lhe foi conferido  no almoço de recepção neste mesmo dia. Seu título lhe será entregue no dia da assinatura do convênio com esta Associação. Afirmamos como já o dissemos, que neste período já estaremos devidamente registrados e prontos para firmar o termo de comum acordo. Documento este que será feito para facilitar os trabalhos locais entre o CFVV e as cidades parceiras aqui da região, que a esta altura já receberam o modelo do acordo.

  

Por fim, informo que livros para coleta de assinaturas, "Abaixo assinado" em favor do nosso projeto, estarão igualmente circulando pela cidade em pontos importantes que permitam toda a população de sonhar o mesmo sonho que é ter o trem de passageiros de volta, mesmo que para fins turísticos! Este e o maior projeto desta natureza que se tem notícia em nossa região. Ele propõe novas idéias e ainda incorpora um projeto antigo, mas que pode se ver renascido agora em uma segunda etapa. "O percurso de Maria Fumaça de Lavras Ribeirão Vermelho". Propõe também um percurso médio e etapa inicial para inclusão das cidades, que terá inicio em Perdões e ponto final em Carrancas. Tendo uma proposta de um percurso longo de uma vez por mês, com provável  parceira de uma operadora  experiente em trajetos longos e de luxo, objetivando o público do exterior.

 

Se continuarmos todos juntos e determinados, alcançaremos nosso objetivo antes do que imaginava-mos.

 

Saudações Ferroviárias...

 

* César Mori é consultor e coordenador do “Expresso Vale Verde”, em Lavras-MG.

 

- Visite o Blog do CFVV: http://www.cfvv.blogspot.com/

 

- Foto: divulgação.

 

Contatos com CFVV:

Tel.: (35) 9826-2536

Orkut: Circuito Ferroviário Vale Verde

  

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