HOME | ZINESFERA| BLOG ZINE| EDITORIAL| ESPORTES| ENTREVISTAS| ITAÚNA| J.A. FONSECA| PEPE MUSIC| UFOVIA| AEROVIA| ASTROVIA

 

 

 Confederação Brasileira de Futebol - CBF

 

 

Rio de Janeiro:

Felipão é o novo técnico da Seleção brasileira*

Anúncio oficial será feito nesta quinta-feira, mas jornal confirma escolha do novo treinador.

 

Luiz Felipe Scolari

 

O anúncio oficial do presidente da CBF, José Maria Marín, será amanhã. Porém, como antecipou o jornal Estado de S. Paulo na manhã desta quarta-feira, o novo técnico da Seleção brasileira é Luiz Felipe Scolari.

 

Restavam apenas alguns detalhes para a definição do nome de Felipão. O principal deles é a chegada de um diretor técnico de peso após o pedido de demissão de Andrés Sanches, antigo diretor de seleções, cargo agora extinto. O nome mais cotado para assumir a nova função é o do tetracampeão Carlos Alberto Parreira.

 

Retorno após dez anos

 

A chegada de Felipão marca seu retorno ao comando da Amarelinha após dez anos. Sua última partida foi a final da Copa do Mundo de 2002, no Estádio de Yokohama, no Japão, quando o Brasil sagrou-se pentacampeão mundial, em 2 a 0 sobre a Alemanha.

 

À época o treinador também assumiu a Seleção no meio do processo de preparação para o Mundial. Diferente de hoje, contudo, na ocasião o país ainda precisava garantir sua classificação para o torneio, feito só alcançado na última partida das Eliminatórias, em 3 a 0 contra a Venezuela.

 

Em 24 partidas no comando do time canarinho, Felipão venceu 18 - sendo sete delas na Copa -, empatou uma e perdeu cinco, totalizando um aproveitamento de 76,3%.

 

Fracos trabalhos recentes

 

Após a vitória na terra do sol nascente, porém, o desempenho de Scolari ficou aquém do status conquistado com o penta. O treinador foi comandar a Seleção portuguesa, onde ficou até 2008. Comandando os lusos, Felipão foi vice da Eurocopa de 2004, disputada em solo português e quarto colocado da Copa de 2006.

 

Contratado pelo poderoso Chelsea depois da eliminação nas quartas de final da Euro 2008, o gaúcho não se entendeu com as estrelas do time, como o meia Frank Lampard e o atacante Didier Drogba, e acabou caindo antes do encerramento da temporada. Em seguida, comandou o Bunyodkor, do Uzbequistão, onde venceu um campeonato nacional.

 

De volta ao Brasil em junho de 2010, o técnico assumiu o Palmeiras, onde já havia trabalhado. Grande críticio da qualidade do elenco palmeirense atritou-se com alguns jogadores e, apesar da Copa do Brasil erguida na metade de 2012, foi demitido em setembro, sendo considerado hoje um dos responsáveis pelo rebaixamento da equipe no Campeonato Brasileiro.

 

Histórico

 

Se a carreira de Felipão entrou em baixa depois do penta e principalmente desde sua saída de Portugal, seu nome foi alçado ao posto de melhor técnico do Brasil pelos excelentes trabalhos com os times do Grêmio e do Palmeiras na década de 1990.

 

Treinador desde 1982, quando comandou o CSA-AL, seu último clube como jogador, na conquista do Campeonato Alagoano, Scolari apareceu no cenário de treinadores ao vencer a Copa do Brasil de 1991 com o Criciúma.

 

Em 1993, o técnico foi para o Grêmio, por onde passara em 1987. No comando da grande equipe tricolor de Jardel e Paulo Nunes, erguer a Copa Libertadores da América de 1995 e o Brasileirão do ano seguinte.

 

No Palmeiras entre 1997 e 2000, repetiu o título da Libertadores, em 1999. Também conquistou uma Copa Mercosul e o Torneio Rio-São Paulo de 2000. Após rápida passagem pelo Cruzeiro, chegou à Seleção.

 

* Informações de Esporte Interativo | Yahoo! Esportes.

   28/11/2012

 

- Foto: Divulgação.

 

*  *  *

 

Arbitragem:

Árbitro denuncia Comissão de Árbitros da CBF

Destituído de quadro da Fifa Gutemberg Fonseca revelou supostos esquemas

dentro da Comissão Nacional de Arbitragem da CBF com favorecimento

ao Corinthians e atacou fortemente o presidente da Comissão.

 

 Da Redação*

Via Fanzine

     BH-07/01/2012

 

Gutemberg de Paula Fonseca

 

Está montado mais um escândalo do futebol no país da Copa. Após perder o escudo da Fifa por conta de uma reprovação técnica, o árbitro Gutemberg de Paula Fonseca disparou fortes acusações contra Sérgio Corrêa da Silva, presidente da Comissão Nacional de Arbitragem da CBF.

 

Na sexta-feira, 06/01, Gutemberg concedeu entrevista ao jornalista Fernando Sampaio da rádio Jovem Pan e “abriu o verbo”, denunciando irregularidades na gestão de Sérgio Corrêa da Silva, na Comissão Nacional de Arbitragem.

 

Depois de sua destituição, Gutemberg criticou publicamente os critérios para escolha dos árbitros indicados ao brasão da federação mundial. Gutemberg declarou que, "Acho que voltamos aos tempos das Capitanias Hereditárias, mas na arbitragem brasileira. Não há critério (...) a não ser político, de interesse pessoal dele", disse ele sobre as indicações daqueles que entram ou deixam os quadros da Fifa.

 

Aos 38 anos e reprovado “tecnicamente” pela Comissão Nacional de Arbitragem, Gutemberg disse não entender o motivo por ter perdido a credencial e baixou o nível contra Sérgio Corrêa da Silva, "Ele é mentiroso, mariquinha e corrupto", afirmou indignado.

 

Gutemberg Fonseca relatou suposta pressão sofrida regularmente pelos árbitros, como a obrigação de manter contato telefônico com o presidente da comissão após a divulgação das escalas, segundo ele, "para receber recomendações" sobre os jogos.

 

Segundo relatou, "ele [Sérgio da Silva] me disse antes do jogo em que o Corinthians ganhou por 5 a 1 do Goiás: é jogo do Timão, hein? O que eu posso entender com isso? Que se o Corinthians não ganha, eu posso nunca mais ser escalado", declarou.

 

Ainda de acordo com Gutemberg Fonseca, existem provas e ele pretende divulgá-las. "Quero contribuir para que essa ‘sujeirada’ toda seja lavada (...) tenho certeza de que quando o presidente da CBF apurar os fatos chegará a um denominador comum e aí sim o torcedor brasileiro voltará a ter confiança nos árbitros".

 

Até o momento, nem a CBF ou Sérgio Corrêa da Silva, que se encontra em período de férias, não se pronunciaram sobre as declarações de Gutemberg de Paula Fonseca.

 

* Com informações da Jovem Pan.

 

- Foto: divulgação.

 

 

PÁGINA INICIAL

 

 

 

 

 HOME | ZINESFERA| BLOG ZINE| EDITORIAL| ESPORTES| ENTREVISTAS| ITAÚNA| J.A. FONSECA| PEPE MUSIC| UFOVIA| AEROVIA| ASTROVIA

© Copyright 2004-2012, Pepe Arte Viva Ltda.
Motigo Webstats - Free web site statistics Personal homepage website counter