HOME | ZINESFERA| BLOG ZINE| EDITORIAL| ESPORTES| ENTREVISTAS| ITAÚNA| J.A. FONSECA| PEPE MUSIC| UFOVIA| AEROVIA| ASTROVIA

© Copyright 2004-2011, Pepe Arte Viva Ltda.

 

 escritores

Mais Escritores em: LITERATURA

Leia arquivo "Escritores"

 

 

Pará de Minas:

Lançado o livro ‘A Copa do Mundo Sumiu’

Terezinha Pereira lança “A Copa do Mundo Sumiu – o caso dos sumiços da Taça Jules Rimet”.

 

Capa da obra.

 

A escritora Terezinha Pereira lança nessa quinta-feira, 30/06, às 19h30m, em Pará de Minas-MG, sua mais nova obra, “A Copa do Mundo Sumiu – o caso dos sumiços da Taça Jules Rimet” (Virtual Books, 2011). O lançamento acontece na Casa de Cultura, dentro do projeto “Café com Arte”, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura do município em sua 14ª edição.

 

Resenha da obra

 

Por Carmélia Cândida*

 

A copa do mundo sumiu! (Mistérios em torno dos sumiços da Taça Jules Rimet) é o mais recente livro publicado pela escritora pará-minense Terezinha Pereira. Editado pela Virtual Books, o livro conta, com leveza e graça, os casos dos sumiços da Taça Jules Rimet – que depois passou a se chamar Taça FIFA – o troféu disputado pelos países nos jogos da Copa do Mundo.

 

Para escrever o livro, Terezinha, entusiasmada e zelosa como é, fez uma vasta pesquisa sobre o assunto. Utilizou a internet, jornais, revistas e contatou quem pudesse acrescentar-lhe informações, como a FIFA e o corroteirista de um filme que aborda um dos casos dos sumiços da taça. Lendo essa obra de ficção, o leitor vai ficar por dentro do que foi divulgado pela mídia sobre a Jules Rimet/Taça Fifa e sobre mais alguns assuntos relacionados ao futebol e à Copa do Mundo.

 

A narrativa é toda apresentada por meio de diálogos entre uma simpática menina de 15 anos e sua avó, sem haver uma única interferência de narrador. Os diálogos se desenvolvem no mesmo período em que o livro foi escrito, durante a Copa 2010. A menina está hospedada na casa da avó enquanto os pais fazem uma viagem pela Itália. As conversas geralmente acontecem durante ou depois do almoço ou jantar ou quando a menina chega da escola, e as atividades cotidianas da garota entremeiam a narrativa. A avó, camarada, moderna e atualizada, além de ser fã de futebol, é muito bem informada e conhece do assunto. Além dos casos dos sumiços da taça, que ocupam a maior parte do livro, ela conta um pouco da história da Copa, quem foi Jules Rimet e até um pouco da história das figurinhas de jogadores de futebol. Acontecimentos dos jogos da Copa 2010 também aparecem no texto.

 

A linguagem é simples como deve ser. A leitura é agradável. É um livro para ser lido tanto por jovens leitores como por adultos. Parabéns a Terezinha por mais esse trabalho. E uma boa notícia é que ela já está preparando a publicação de outros livros. Aguardem que vem mais coisa boa por aí.

 

* Carmélia Cândida é atriz, professora, redatora, revisora e contadora de histórias.

   Seu blog é http://carmeliacandida.blog.terra.com.br/.

 

Sobre a autora

 

Terezinha Pereira nasceu em Pará de Minas, MG, em 1948. Graduada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é membro fundadora da Academia de Letras de Pará de Minas e contadora de histórias.

 

Desde 1997 tem contos e poemas publicados em coletâneas editadas em diversos estados do Brasil, Portugal e Itália. Em 2000, publica seu primeiro livro, o romance Em confidência. No ano de 2001, tem publicada a tradução de conto de O. Henry, A última folha (The last leaf), pela Xerox do Brasil. Em 2004, publica o Caderno Literário-1, contos, Se uma pianista numa noite branca... e em 2007, o livro de contos Contemplação.

 

A copa do mundo sumiu (o caso dos sumiços da Taça Jules Rimet) foi concluído em dezembro de 2010. Tem trabalhos premiados em diversos estados do Brasil, em Portugal e na Itália.

 

- Contato com a autora:

(37) 3231-1626

www.terezapereira@nwm.com.br

 

*  *  *

 

Belo Horizonte:

César Vanucci lança jornal eletrônico

Escritor coloca no ar mais um canal de difusão literária.

 

Da Redação

 Via Fanzine

 

César Vanucci

 

A partir da sexta-feira (07/01), o escritor e autor mineiro César Vanucci disponibilizou ao público o seu jornal eletrônico “Vanucci”. O informativo digital será atualizado semanalmente. De acordo com o autor, o jornal foi “elaborado com o propósito de compartilhamento, com os que me honrarem com a leitura, de algumas reflexões, idéias, anseios e quimeras”.

 

Em contato com VF, Vanucci afirma que “Nesse trabalho, eu me esmerarei sempre por guardar fidelidade aos valores democráticos e ecumênicos que conferem dignidade a aventura humana”. Vanucci também informa que as manifestações, sugestões e críticas dos leitores “serão sempre bem-vindas”.

 

César Vanucci, atualmente aposentado, já atuou como superintendente da FIEMG, quando foi o idealizador da parceria “Ação Global”, ainda executada pela Rede Globo nas capitais brasileiras. César é irmão de Augusto César Vanucci, ex-diretor artístico da Rede Globo de Televisão e profundo interessado em Ufologia. É autor de inúmeros artigos sob temas diversos publicados pela imprensa mineira.

 

- Acesse o jornal eletrônico:

http://vanucci-jornaldovanucci.blogspot.com

 

- Foto: Arquivo VF.

 

 
Voltar ao topo.
 
PÁGINA INICIAL
 

 

 

 

 HOME | ZINESFERA| BLOG ZINE| EDITORIAL| ESPORTES| ENTREVISTAS| ITAÚNA| J.A. FONSECA| PEPE MUSIC| UFOVIA| AEROVIA| ASTROVIA

© Copyright 2004-2011, Pepe Arte Viva Ltda.
Motigo Webstats - Free web site statistics Personal homepage website counter