HOME | ZINESFERA| BLOG ZINE| EDITORIAL| ESPORTES| ENTREVISTAS| ITAÚNA| J.A. FONSECA| PEPE MUSIC| UFOVIA| AEROVIA| ASTROVIA

 

 

Região Nordeste

Pau Brasil-BA:

PF vistoria fazendas e confirma inexistência de reféns*

As propriedades estavam em poder de produtores rurais e foram ocupadas

pelos indígenas na manhã de domingo numa ação denominada de “retomada”.

 

Agentes da Policia Federal (PF) vistoriaram na manhã desta segunda-feira (16) as 8 fazendas ocupadas por índios pataxós Ra-rã-rãe em Pau Brasil, sul da Bahia (a 551 km de Salvador) e confirmaram que não há trabalhadores reféns. “Nossa missão é  nos certificar se existem pessoas em cárcere privado. Os trabalhadores encontrados aqui negam que estejam mantidos como prisioneiros”, confirmou um policial federal.

 

As propriedades estavam em poder de produtores rurais e foram ocupadas pelos indígenas na manhã de domingo numa ação denominada de “retomada”. Não se sabe ao certo o número exato de fazendas em poder dos indígenas, mas cogita-se que só este ano pelo menos 67 propriedades foram retomadas pelos pataxós entre os município de Pau Brasil, Itaju do Colônia e Camacan, que buscam na justiça a nulidade de títulos dados a fazendeiros numa ação que tramita há cerca de 30 anos no Supremo Tribunal Federal.

 

Hoje pela manhã, José Marcos, vaqueiro da Fazenda Santo Antônio, prestou depoimento na delegacia local e explicou para os agentes que estava na fazenda quando, por volta de 6h de ontem, foi cercado por vários índios. Ele conseguiu escapar da emboscada.

 

Entenda o caso

 

Os índios buscam na justiça a retomada de 54,1 mil hectares que reivindicam como território original da etnia. Uma ação ordinária proposta pela Funai tramita há 29 anos no Supremo Tribunal Federal (STF), pedindo a nulidade dos títulos dados pelo governo baiano aos fazendeiros que ocupam essa área, distribuída entre os municípios de Itaju do Colônia, Pau Brasil e Camacan.

 

Um grupo de índios invadiu, no domingo (15), oito fazendas na cidade de Pau Brasil. Durante a ação, fazendeiros bloquearam as estradas que ligam os dois municípios numa tentativa de evitar a passagem de índios na ocupação de outras fazendas. Uma guarnição da Companhia Independente de Polícia Especializada na Região Cacaueira (Cipe) foi acionada para controlar a situação no local.

 

Na sexta, 13, duas outras fazendas foram ocupadas por índios em Itaju do Colônia. Uma delas é a Vitória, onde Ana Maria Santos, 33, foi baleada e morta em uma emboscada no último dia 9. Ela viajava numa caminhonete em companhia do marido, de duas irmãs e um filho de cinco anos. Cerca de duas horas depois, a sede da fazenda foi destruída em um incêndio.

 

* Informações do jornal A Tarde, com Joá Souza l Sucursal Itabuna (Salvador/BA).

   16/04/2012

 

*  *   *

 

Mossoró:

STJ nega habeas corpus a Carlinhos Cachoeira*

Segundo o site do STJ, a publicação da decisão no Diário da Justiça eletrônico (DJe) ocorrerá na sexta-feira.

 

O ministro Gilson Dipp, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou nesta quinta-feira habeas corpus impetrado pela defesa do contraventor Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira. Ele está na Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, desde o dia 28 de fevereiro após ser preso em Goiânia, na Operação Monte Carlo da Polícia Federal, acusado de explorar jogos ilegais de azar.

 

Com isso, Cachoeira terá de aguardar o julgamento do mérito do habeas corpus pela Quinta Turma do Tribunal, quando será analisado o pedido de liberdade.

 

Segundo o site do STJ, a publicação da decisão no Diário da Justiça eletrônico (DJe) ocorrerá na sexta-feira. O processo ainda receberá parecer do Ministério Público Federal para retornar à Turma.

 

* Informações da Agência O Globo.

   12/04/2012

 

*  *  *

 

Campina Grande:

Marcelinho Paraíba é liberado por habeas corpus

O jogador e os outros acusados estavam em uma festa, na granja

do jogador, no bairro Nova Brasília, quando a polícia foi acionada. 

 

Marcelinho

 

Após detenção, habeas corpus

 

O jogador de futebol Marcelinho Paraíba, do Sport Club Recife foi liberado na tarde dessa quarta-feira, 30/11, após ser detido sob acusação de estupro, em Campina Grande, na Paraíba.

 

Ele foi preso na madrugada desta quarta-feira, junto com pelo menos 10 pessoas. Eles foram acusados de estuprar uma jovem durante uma festa.

 

Segundo a Polícia Militar, o jogador e os outros acusados estavam em uma festa, na granja do jogador, no bairro Nova Brasília, quando a polícia foi acionada para verificar um caso de estupro sofrido por uma das convidadas. O meio-campista e os convidados foram levados para a 2.ª Superintendência Regional da Polícia Civil, onde deverão prestar depoimentos, no bairro do Catolé.

 

Marcelinho Paraíba defendeu o Sport no último sábado, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia, onde o time pernambucano venceu o Vila Nova por 1 a 0, pela rodada final da Série B do Campeonato Brasileiro. Com a vitória, a equipe conquistou a quarta colocação da competição e assegurou o seu retorno à elite do futebol nacional em 2012.

 

Com boa atuação na partida contra o Vila Nova, Marcelinho Paraíba fez o cruzamento que resultou no gol de Bruno Mineiro diante do rival goiano. Nascido em Campina Grande, o experiente meio-campista, de 36 anos, iniciou a carreira no Campinense (PB) e depois defendeu Paraguaçuense-SP, Santos, Rio Branco-SP, São Paulo, Olympique de Marselha, Grêmio, Hertha Berlin, Trabzonspor-TUR, Wolfsburg, Flamengo e Coritiba, antes de voltar a jogar pelo São Paulo e em seguida se transferir para o Sport.

 

* Informações da Agência Estado (SP).

   30/11/2011

 

- Foto: divulgação.

 

Página inicial  HOME

 

 

 

 

 

 HOME | ZINESFERA| BLOG ZINE| EDITORIAL| ESPORTES| ENTREVISTAS| ITAÚNA| J.A. FONSECA| PEPE MUSIC| UFOVIA| AEROVIA| ASTROVIA

© Copyright 2004-2011, Pepe Arte Viva Ltda.

 

Motigo Webstats - Free web site statistics Personal homepage website counter