HOME | ZINESFERA| BLOG ZINE| EDITORIAL| ESPORTES| ENTREVISTAS| ITAÚNA| J.A. FONSECA| PEPE MUSIC| UFOVIA| AEROVIA| ASTROVIA

 

 

 Interior de Minas 

 

Itaguara-MG:

Prefeito de Itaguara nos fala de revisão eleitoral

Cidade possui 12,5 mil habitantes e cerca de 10 mil eleitores.

 

Por Pepe Chaves*

para Via Fanzine

18/09/2011

 

Alisson Diego Batista Moraes, prefeito de Itaguara-MG.

 

Desde o dia 1º/09, o município de Itaguara-MG, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, passa por trabalhos de revisão eleitoral por biometria e se torna o primeiro município da região metropolitana a ser recadastrado biometricamente. A cidade de 12,5 mil habitantes possui cerca de 10 mil eleitores, segundo o censo do IBGE 2010. Na abertura dos trabalhos, a cidade recepcionou o presidente do TRE de Minas Gerais, desembargador Kildare Carvalho que participou da cerimônia. Atendendo ao nosso convite, o prefeito de Itaguara, Alisson Diego Batista Moraes (PT), gentil e prontamente, aceitou responder algumas perguntas que formulamos sobre a revisão eleitoral em seu município. Para Diego, a revisão representa um avanço para Itaguara, uma vez que todas as cidades brasileiras deverão estar cadastradas pelo sistema biométrico (de leitura pelas digitais do eleitor) até 2016. Ainda de acordo com o alcaide da “segunda mátria” de João Guimarães Rosa, “a revisão com biometria nos interessa imensamente, pois somos os primeiros a desejar eleições absolutamente limpas, democráticas e transparentes”.

 

Via Fanzine - Por que está havendo essa precursora recontagem do eleitorado em Itaguara, através da revisão biométrica pelo TRE-MG?

Alisson Diego - Está havendo recontagem, principalmente, porque Itaguara tem uma população com cerca de 12,5 mil habitantes pelo censo do IBGE 2010 e um número e cerca de 10 mil eleitores. Ou seja, número próximo ao de habitantes. De acordo com o TRE, isso ocorre porque existem pessoas que estão cadastradas como eleitores, mas que não têm vínculos com a cidade.

 

VF - Como o senhor vê este fato e de que maneira sua administração se envolveu com a recontagem dos eleitores itaguarenses?

AD - Vejo o fato como muito positivo, uma vez que apenas os eleitores com real vínculo com a cidade serão recadastrados. Isso me interessa muito, porque minha forma de fazer política é com absoluta transparência. Nada melhor do que nossa cidade passar por este processo. Nossa administração deu todo o apoio ao TRE, inclusive, estamos pagando o aluguel da nova sede do TRE. Eles necessitavam de uma sede maior e prontamente atendi ao pedido e assim, estamos arcando com as despesas de locação. Além disso, auxiliamos de todas as formas possíveis na divulgação da Revisão Eleitoral. Como disse numa entrevista recente ao próprio site do TRE e à TV JUSTIÇA e reafirmo aqui, Pepe, a revisão com biometria nos interessa imensamente, pois somos os primeiros a desejar eleições absolutamente limpas, democráticas e transparentes.

 

VF - Soubemos que o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Kildare Carvalho esteve visitando a cidade no início dos trabalhos. O que pode nos falar da presença do desembargador na fase inicial da revisão?

AD - O presidente do TRE, desembargador Kildare, e o corregedor estiveram aqui. Conversamos bastante e eles sabem que podem contar com a prefeitura. Vieram porque Itaguara será a primeira cidade da região Metropolitana de BH a ter voto com biometria. Isso é um avanço. Até 2016 todas as cidades deverão ter este sistema. Saímos na frente.

 

VF – Sabemos que o senhor não é profeta, mas, quantos eleitores, calcula-se, atualmente, deve possuir o município de Itaguara?

AD - Acredito, pelos números das últimas eleições, que temos algo em torno de oito mil eleitores que, efetivamente, possuem vínculo com a cidade. A conta é simples: as abstenções são cerca de dois mil eleitores por eleição - são essas as pessoas que não possuem tanto vínculo com a cidade e que estão inscritas para votarem aqui. Acredito, também, que não há irregularidade alguma. A grande questão é que, por conta da proximidade, Itaguara possui muitos habitantes que vivem em Belo Horizonte e vêm aqui apenas algumas vezes por ano. Estas pessoas realmente não vivem o dia-a-dia da cidade, mas não perderam seus vínculos. E é bom lembrar que, de acordo com o Código Eleitoral, o eleitor pode optar pelo domicílio eleitoral. Se tiver uma casa em Itaguara, mas viver em Belo Horizonte, poderá optar por votar em Itaguara. É isso que acontece na maioria das vezes.

 

VF - Agradecemos e pedimos para nos deixar suas considerações finais.

AD – Eu que agradeço a oportunidade. Tornei-me um entusiasta do VF assim que conheci. Quem dera, tivéssemos mais veículos de comunicação assim: dinâmicos, isentos e sérios. Estou sempre à disposição para quaisquer informações. Acredito na política como serviço público e como maneira de transformar e melhorar a vida do povo. Por isso, deve haver sempre eleições limpas, justas e transparentes. Neste enfoque, meu interesse nesta revisão eleitoral é grande e o TRE tem, na Prefeitura de Itaguara e, sobretudo neste prefeito, grandes parceiros.

 

* Pepe Chaves é editor do diário digital  Via Fanzine e da Rede VF.

 

- Foto: Divulgação.

 

- Tópico relacionado:

   Itaguara: Começa revisão eleitoral com biometria

  

*  *  *

 

Paraopeba:

Prefeito acusado de atirar em rival político depõe à polícia*

O prefeito, que estava foragido desde sábado, postou na sua página do microblog

Twitter na manhã dessa segunda que iria se explicar na delegacia e "relevar toda a verdade".

 

O prefeito de Paraopeba, Marcelo Uberaba.

 

O prefeito de Paraopeba, na região central de Minas Gerais, Marcelo Uberaba (PT), se entregou à Polícia Civil na tarde desta segunda-feira. Ele é suspeito de tentativa de homicídio contra um servidor público por causa de uma rixa política. Segundo a polícia, o prefeito teria se dirigido, no último sábado, até a frente casa de Wilson de Campos Rocha e o chamado na porta. Nesse momento, os dois teriam discutido e Uberaba teria disparado contra o servidor, sem conseguir atingi-lo.

 

O delegado Francisco do Nascimento afirmou que o prefeito disse em depoimento que foi ofendido pelo servidor quando passava pela rua. "Agora temos outra versão da motivação dos disparos, mas sabemos da rixa política entre os dois", disse.

 

O prefeito, que estava foragido desde sábado, postou na sua página do microblog Twitter na manhã de 11/07 que iria se explicar na delegacia e "relevar toda a verdade". Acompanhado de um advogado, Uberaba prestou depoimento e foi liberado. "Ele foi liberado porque não pertence ao estado de flagrante e não tem nenhum mandado de prisão contra ele", afirmou Francisco do Nascimento.

 

De acordo com o delegado, a rixa entre os dois é conhecida por todos na cidade, que tem aproximadamente 25 mil habitantes. Segundo Nascimento, Rocha teria apoiado Uberaba na campanha para prefeito da cidade nas eleições de 2008 e, após o pleito, os dois teriam se desentendido. Segundo Nascimento, o prefeito deve esperar o término do inquérito em liberdade. O delegado disse que vai anexar um vídeo ao inquérito mostrando supostos tiros que teriam sido disparados contra a casa do servidor.

 

* Informações de José Guilherme/Portal Terra.

   11/07/2011

 

*  *  *

 

Uberlândia:

Tornado assusta a população

Fenômeno foi filmado de diversos pontos da cidade.

 

Filmagem mostra um funil tocando a terra.

- Clique aqui para assistir o vídeo do tornado em Uberlândia.

 

Apesar de não haver históricos de tornados no Brasil, a população de Uberlândia, em Minas Gerais, se assustou com o fenômeno ocorrido no domingo, 05/12. Falando à TV Alterosa, uma das testemunhas disse que várias pessoas presenciaram a formação do fenômeno e, quando o funil tocou o chão, diversas pessoas entraram em desespero.

 

Um imenso funil escuro se formou e foi filmado por cinegrafista amador da cidade. De acordo com ele, foi confirmado por especialistas que o fenômeno registrado no vídeo foi mesmo um tornado. Segundo suas informações, na escala que vai até F5 esse é um F0, o mais fraco.

 

Ele informa que havia uma suspeita de que o fenômeno seria um landspout, ou tromba de terra, mas foi realmente um tornado.

 

O cinegrafista que postou o vídeo no You Tube e o cedeu para as emissoras mineiras, afirmou também em sua página que “Já visualizei vários funis se formando nessa região e proximidades, inclusive bem perto de minha residência. Mas nunca havia visto um funil com força suficiente para tocar o chão. Esse foi o primeiro e espero que seja o último”.

 

Ele também explicou que a filmagem foi feita no Condomínio Jardins Barcelona localizado no setor sul de Uberlândia-MG. Filmei da varanda da minha casa. O Tornado ocorreu no setor leste, na zona rural, próximo a rodovia BR-050 sentido Uberaba. Olhando o local onde o Tornado aparece no vídeo, temos à direita as obras do novo Shopping Uberlândia e à esquerda a estrada que vai para o bairro Shopping Park.

 

Segundo testemunhas oculares que estavam próximas do Tornado, a força dos ventos arrancou as árvores por onde ele passou, mas por sorte não havia habitações e pessoas naquele local. E acrescentou que, “Algumas pessoas relatam que já tivemos outros tornados no passado em Uberlândia na zona rural, mas essa foi a primeira vez que um tornado foi filmado, inclusive por várias pessoas, em nossa cidade”.

 

* Com informações de TV Alterosa e DWLADS/Urbelândia-MG.

 

- Clique aqui para assistir o vídeo do tornado em Uberlândia.

 

*  *  *

 

Lavras:

Locomotiva da Centro Atlântica se acidenta*

Três locomotivas e 11 vagões de uma composição de 26,

da Ferrovia Centro Atlântica, descarrilou na tarde de sábado em Lavras.

 

A primeira locomotiva ficou atravessada na linha.

 

A primeira locomotiva ficou atravessada na linha. Uma composição com três locomotivas e 26 vagões carregados de calcário, descarrilou na tarde de sábado, dia 27, no km 386, entre a Estação Municipal de Lavras e a Estação Engenheiro Bering. Os vagões, todos carregados, saíram de Arcos (MG) e seguiam para a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) em Volta Redonda (RJ).

 

Três locomotivas e onze, dos 26 vagões, saíram da linha. O maquinista, identificado apenas como Lucas, nada sofreu, e ele deixou o local seguindo orientação da Ferrovia Centro Atlântica (FCA).

 

O acidente foi às 13h30 e, logo em seguida, técnicos da FCA, que é responsável pelo transporte e pela composição férrea, foram imediatamente para o local. Eles fotografaram tudo e elaboraram um documento que deverá ser estudado para descobrir as causas do acidente.

 

Um analista de meio ambiente e um chefe de segurança permaneceram no local do acidente monitorando. Duas locomotivas derramaram óleo às margens da linha férrea. O vazamento foi contido e todo o óleo que havia caído foi recolhido através de um composto absorvente, o que demonstra uma preocupação da empresa com a questão ambiental.

 

O supervisor de manutenção da FCA, José Calazans Campos, disse que não existe uma certeza de quando a linha será liberada, mas acredita que até a tarde de domingo o trecho já estará desimpedido.

 

Calazans disse, ainda, que o socorro estaria saindo da estação de Bering e que teria um apoio de São João del-Rei. Um guindaste de equipamentos pesado estaria sendo deslocado de Divinópolis para Lavras. Cada locomotiva pesa 90 toneladas.

 

* Informações e imagem: Jornal de Lavras.

 

Página inicial  HOME

 

 

 

 

 

 HOME | ZINESFERA| BLOG ZINE| EDITORIAL| ESPORTES| ENTREVISTAS| ITAÚNA| J.A. FONSECA| PEPE MUSIC| UFOVIA| AEROVIA| ASTROVIA

© Copyright 2004-2011, Pepe Arte Viva Ltda.

 

Motigo Webstats - Free web site statistics Personal homepage website counter