A sua plataforma de embarque para a Astronáutica, Astrofísica e Astronomia  - Com a qualidade jornalística  Via Fanzine

 

 

 Astronáutica

 

Humanos para o espaço:

NASA nomeia oito novos astronautas*

Entre as novas astronautas, estão Nicole Aunapu Mann, de 35 anos, major da Marinha

 e piloto de F/A 18, e Anne McClain, de 34 anos, major do Exército e piloto de helicóptero OH-58.

 

Nicole Aunapu Mann é uma das duas novas astronautas da NASA.

 

A agência espacial americana Nasa anunciou nesta segunda-feira a nomeação de oito novos astronautas, a metade deles mulheres, um número recorde desde 2009.

 

Os astronautas ganharão entre 64.000 e 141.000 dólares ao ano, e integrarão a equipe que prepara terreno para missões da Nasa em um asteroide durante a década de 2020, e em Marte na década de 2030, informou o administrador da Nasa, Charles Bolden.

 

Os oito foram escolhidos em um total de 6.100 inscrições, a maior quantidade já recebida pela Nasa.

 

Entre as novas astronautas, estão Nicole Aunapu Mann, de 35 anos, major da Marinha e piloto de F/A 18, e Anne McClain, de 34 anos, major do Exército e piloto de helicóptero OH-58.

 

As outras duas são Jessica Meir, de 35 anos e professora assistente de anestesia na Escola de Medicina de Harvard, e Christina Hammock, de 34 anos, chefe da estação da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) na Samoa Americana, um território incorporado aos Estados Unidos no Pacífico Sul.

 

Os astronautas são Josh Cassada, de 39 anos, ex-aviador naval, Victor Glover, de 37 anos, tenente da Mariha e piloto de F/A 18, Tyler Hague, de 37 anos, coronel da Força Aérea especializado em artefatos explosivos improvisados, e Andrew Morgan, de 37 anos, major do Exército e doutor em medicina de emergência.

 

A última turma nomeada em 2009 incluía três mulheres. A turma de astronautas nomeada em 1998 também estava integrado por quatro mulheres, mas o grupo era maior de 25 nomeados.

 

* Informações da AFP.

 

- Imagem: Nasa.

 

*  *  *

 

Atlântico:

Peça da Apollo 11 é encontrada no mar

Expedição da Amazon diz ter encontrado restos dos motores da nave Apollo 11 no Atlântico.

Notícia foi recebida com alegria e surpresa pela Nasa, mas destino do material ainda é incerto.

 

Por Pepe Chaves*

De Belo Horizonte-MG

Para ASTROvia

29/03/2012

 

Gigantescos motores de propulsão que levaram os primeiros

homens à Lua foram encontrados no fundo do mar.

 

Passados mais de quatro décadas, um conjunto de cinco motores para propulsão da nave Apollo 11 [veja acima], que levou o homem pela primeira vez à Lua, foi encontrado no fundo do oceano.

 

Segundo informações do portal The Huffington Post, a multinacional americana Amazon, através da Bezos Expeditions, anunciou na quarta-feira, 28/03 que uma expedição financiada por ele descobriu restos da nave Apollo 11 no oceano Atlântico.

 

Já em seu portal, a equipe da Bezos Expeditions informou ter encontrado os cinco motores que moviam o primeiro estágio do foguete Saturno V, que lançou Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins na histórica missão Apollo 11, em julho de 1969.

 

A missão que foi lançada pelo governo dos EUA, através da Nasa, levou astronautas pela primeira vez ao lunar completa 43 anos em junho de 2012 e  em 20 de julho de 1969. Com o auxílio de um sonar para escaneamento da região submarina investigada, os materiais foram localizados situados a cerca de sete quilômetros de profundidade.

 

Ainda de acordo com o The Huffington Post, o bilionário Jeff Bezos, empreendedor desse projeto e fundador da Amazon está entusiasmado com o achado. “Estou animado com a descoberta. Ainda não sabemos sobre as condições do equipamento, porque apesar de ter sido feito de material resistente, está na água salgada há mais de 40 anos", disse.

 

Acredita-se que se o material estiver em bom estado de conservação, cada um dos motores deverá estar pesando mais de 40 toneladas.

 

Localização do achado na costa atlântica norteamericana.

 

O encontro dessa peça histórica e de grande valor para a história astronáutica, correu através dos empreendimentos de uma empresa particular e soou como uma agradável surpresa para Nasa. Robert Jacobs, administrador adjunto para Comunicações da agência espacial americana declarou que, “Nós lemos a notícia no blog de Bezos com a mesma emoção que, eu estou certo, outros também sentem hoje”.

 

Ainda não se sabe o que será feito desse material e nem a quem ele pertence agora. Mas, de acordo com Jacobs, “Como o Sr. Bezos aponta em seu blog, a princípio, o governo federal retém a propriedade desse material, até que esta seja licitamente descartada”. E conclui, “No entanto, não vemos isso como qualquer impedimento para os esforços de recuperação dos motores da Apollo”.

 

Liberty Bell 7: encontrada e resgatada à superfície em 20 de julho de 1999.

 

Liberty Bell

 

Jacobs lembrou que a espaçonave Liberty Bell 7, que voou pelo projeto Apollo cerca de dois anos antes da Apollo 11, foi resgatada do fundo do Atlântico em 1999, através dos esforços de um consórcio particular. “Na ocasião, a propriedade do veículo espacial foi finalmente entregue à empresa Cosmosphere Kansas, que o mantém em exposição pública”, declarou o porta voz.

 

Achado semelhante ocorreu no fim da década de 1990, quando uma outra importante peça foi descoberta e retirada do fundo Atlântico. Faltava um dia para completar o 38º aniversário de sua imersão no mar, quando a Liberty Bell 7 foi gloriosamente trazida à superfície, em 20 de julho de 1999. A expedição submarina foi financiada pelo canal a cabo Discovery Channel.

 

Além de fundar a Amazon, o empresário Jeff Bezos, também criou a Blue Origin, empresa que investe em voo espacial comercial e anuncia que concorrerá para o envio astronautas à Estação Espacial Internacional.

  

* Pepe Chaves é editor do diário digital Via Fanzine e do portal ASTROVIA.

   - Com informações de Space.com, Nasa e Bezos Expeditions e tradução do autor.

 

- Imagens: Nasa/JPL/Google/Space.com.

 

- Colaborou: J. Ildefonso P. de Souza (SP).

 

- Tópicos associados:

  Do Vale do Antílope ao solo lunar – a saga das missões Apollo

  A descoberta da Nova Velorum – por Márcio Mendes 

  ‘Lunar’: a vida quase solitária de um astronauta

  Entrevista com Márcio Mendes

  Encontrada parte do ônibus espacial Columbia num lago

  Novo geoide: o melhor mapa da gravidade global

  VSS Enterprise tem sucesso em voo comercial histórico

  Rússia não confirma local da queda de sonda

  SRVAS - Lixo espacial em queda - TV FANZINE VÍDEO

  Phobos-Grunt pode ter caído no Brasil

  Sonda russa deve cair entre os dias 15 e 16/01

  O retorno da Phobos-Grunt

  Lixo espacial: 'Coisas que caem do céu'

  Acesso às informações sobre Satélites e Lixo Espacial

  Pedra fumegante precipita-se sobre uma praia

  Ceará: observatório para monitoramento de NEOs

  Sonda meteorológica cai em quintal

 

 - Produção: Pepe Chaves.  

  © Copyright, 2004-2012 - Pepe Arte Viva Ltda.  

 

Leia outras matérias:

www.viafanzine.jor.br/astrovia.htm ©Copyright, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.

 

 

 

DORNAS DIGITAL

 

 

Motigo Webstats - Free web site statistics Personal homepage website counter