A sua plataforma de embarque para a Astronáutica, Astrofísica e Astronomia  - Com a qualidade jornalística  Via Fanzine

 

 

 Bólidos

 

 

Monitorado:

Asteroide passou raspando à Terra

Astrônomos alertam que este objeto não representou qualquer perigo para o planeta.

 Da Redação*

ASTROVIA

BH-28/01/2012

 

Um asteróide do tamanho de um ônibus, detectado por astrônomos há apenas dois dias, passou nessa sexta-feira, 27/01, a cerca de 60 mil milhas da Terra.

 

O objeto catalogado como BX34 '2012' foi detectado em 25 de janeiro nos EUA pelos participantes do projeto Catalina, que visa encontrar pequenos corpos no sistema solar, como asteróides e cometas. Após a descoberta, o objeto errante foi comprovado pelos observatórios Lemon Monte e Magdalena Ridge, nos EUA.

 

Segundo os cálculos dos cientistas, o asteróide mede de 8 a 10 metros, apesar de anteriormente ter se acreditado que sua extensão pudesse alcançar 19 metros. O objeto passou próximo à Terra, a uma distância, em média, duas vezes a altitude dos satélites geoestacionários, às 15h30 (GMT), da sexta-feira, 27/01.

 

Astrônomos alertam que este objeto não representou qualquer perigo para o planeta. Embora este asteróide não entrou na atmosfera da Terra, provavelmente não atingiria a superfície, caso entrasse, pois se desintegraria durante a queima atmosférica.

 

Entretanto, asteróides maiores que 50 metros de diâmetro podem colidir com a Terra uma vez a cada 100 anos e proporcionar catástrofes semelhantes ao evento ocorrido no início do século 20, em Tunguska, na Sibéria.

 

Já os corpos celestes com mais de 500 metros de diâmetro são capazes de causar catástrofes em escala global e se chocam com a Terra uma vez a cada centenas de milhares de anos.

 

* Com agências internacionais.

 

- Tópicos relacionados:

  Nasa mostra asteroide que passa próximo

  Nasa esclarece sobre passagem do cometa Elenin

  Missão espacial fotografa cometa de perto

  Sonda Stardust toma imagens do cometa Tempel 1

  De olho nas ameaças que vêm do céu

  Alerta: Perseidas - cuidado com a imprensa

  Nasa divulga 1ª fotografia completa do asteroide Vesta

  Descoberto asteroide que segue a Terra

  Doutorando da USP lança livro sobre Direito Espacial

  Acesso às informações sobre Satélites e Lixo Espacial

  Pedra fumegante se precipita sobre uma praia

  Coisas que caem do céu

  Outras matérias do portal ASTROvia

 

*  *  *

 

Esteban Echeverría:

Suposto bólido espacial mata na Argentina

Bola de fogo misteriosa cai na Argentina, há um morto e oito feridos.

 

Por Pepe Chaves*

De Belo Horizonte-MG

Para ASTROVIA

BH-26/09/2011

 

Destruição causada pela explosão ainda não explicada.

CLIQUE AQUI PARA VER OUTRAS FOTOS DO LOCAL APÓS A EXPLOSÃO.

 

Uma estranha explosão ocorreu nos arredores de Buenos Aires nesta segunda-feira, 26/09. O fato se deu na cidade de Esteban Echeverría e as pessoas da localidade acreditam que poderia ser pedaços do satélite UARS, da Nasa, que teria quedado no último sábado. A informação foi negada horas depois por autoridades locais.

 

Essa alegada bola de fogo teria causado uma grave explosão ao se chocar com a superfície antes do amanhecer, matando uma mulher e ferindo oito pessoas. Algumas testemunhas disseram ter avistado uma esfera brilhante do céu, que teria caído e afetado várias residências.

 

A vítima fatal é do sexo feminino, que foi confirmada como sendo uma peruana de 43 anos. A informação é do Consulado Geral do Peru em Buenos Aires. Além disso, foram feridos Julio Alfredo Espinoza, Teresa Ortiz, entre outros, que foram transferidos para o Hospital Santa Marina, situado na localidade. Duas casas e um veículo ficaram completamente destruídos com a explosão [veja imagem acima]. De acordo com informações do porta-voz da polícia local, as causas da explosão ainda estão sendo investigadas,

  

O ex-prefeito de Esteban Echeverría, Fernando Gray, afirmou que a perícia ainda vai começar e que pode estar havendo muito sensacionalismo. “Nós não queremos arriscar qualquer hipótese, por vezes, implosões podem causar essas coisas”, afirmou.

 

De acordo com informações da imprensa argentina, a mulher morta, identificada como Silvia Espinoza, 43 anos, morava em uma das casas afetadas. Dois dos feridos já foram liberados, enquanto o restante permanece internado em um hospital nas proximidades.

 

Meteoro ou lixo espacial

 

A imprensa local especula se o impacto  teria sido causado por um meteoro ou lixo espacial e lembra que no último fim de semana caiu na Terra o satélite norteamericano Atmosphere Research Satellite Superior (UARS/SRVAS), cujos detritos não foram localizados até o momento.

 

O jornal argentino Clarín, confirmou que a explosão destruiu duas casas, três carros e uma loja localizada. Várias pessoas foram resgatadas dos escombros e socorridas.

 

O Clarín também informou que continuam internadas em observação as seguintes pessoas: Rodrigo Sequeira, 16 (politraumatismo), Orlando Pedroso, 39 (politraumatismo), Paola Pedroso, 24 (politraumatismo), Alejandra Rodriguez, 41 (politraumatizado), Julio Espinosa, 38 (politraumatismo), e Hilda Ortiz, com 47 traumas múltiplos e ferirmento acentuado de um membro.

 

O ministro da Segurança Buenos Aires, Ricardo Casal, declarou à imprensa, “Temos que esperar várias horas" para saber o que aconteceu. "Não é aceito nada, todas as versões são possíveis, a onda de choque foi forte, mas os bujões não explodiram”. Ele relatou que cientistas do Ministério de Segurança Nacional trabalham no local, onde realizam investigações.

 

O chefe do departamento de bombeiros voluntários de Esteban Echeverría, Guillermo Perez, afirmou que o resultado das perícias devem ser aguardados. “Não é comum um evento desta natureza”, disse ao canal TN.

 

Foi levantada também a suspeita de a explosão ter sido causada por um vazamento de gás.

 

Jovem mostra a foto que teria feito antes da explosão.

CLIQUE AQUI PARA VER OUTRAS FOTOS DO LOCAL APÓS A EXPLOSÃO.

 

Foto do suposto bólido

 

O jornal El Comercio, do Peru, informou que as autoridades argentinas estão ainda a investigar a origem das explosões nos arredores de Buenos Aires.

 

Segundo o periódico, "Uma bola de fogo" ou uma "luz brilhante" caiu do céu, de acordo com os vizinhos que viviam nas proximidades do ocorrido.

 

Estas declarações vieram depois de um jovem postar na internet uma foto que teria sido tomada antes da explosão. A imagem mostra um estranho corpo vermelho que, aparentemente, deixa um rastro durante sua queda. Ainda não há informações que garantam a autenticidade da foto apresentada, nem dos relatos testemunhais assegurando a queda de um objeto espacial.

 

- CLIQUE AQUI PARA VER OUTRAS FOTOS DO LOCAL APÓS A EXPLOSÃO.

  

* Pepe Chaves é editor do diário digital Via Fanzine e Rede VF (Brasil). 

- Com informações de Foros de México, Clarín (Argentina) e El Comércio (Peru).

 

- Imagem: Foros de México/El Comércio.

 

- Tópicos relacionados:

  Argentina: 'Bola de fogo’ em queda matou um e feriu oito

  Nasa esclarece sobre passagem do cometa Elenin

  Missão espacial fotografa cometa de perto

  Sonda Stardust toma imagens do cometa Tempel 1

  De olho nas ameaças que vêm do céu

  Alerta: Perseidas - cuidado com a imprensa

  Nasa divulga 1ª fotografia completa do asteroide Vesta

  Descoberto asteroide que segue a Terra

  Doutorando da USP lança livro sobre Direito Espacial

  Acesso às informações sobre Satélites e Lixo Espacial

  Pedra fumegante se precipita sobre uma praia

  Coisas que caem do céu

  Outras matérias do portal ASTROvia

 

- Colaboraram: Vitório Peret (RJ) e J. Ildefonso P. de Souza (SP).

 

- Produção: Pepe Chaves

© Copyright 2004-2011, Pepe Arte Viva Ltda. 

 

Leia outras matérias na

www.viafanzine.jor.br/astrovia.htm ©Copyright, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.

 

 

 

DORNAS DIGITAL

 

 

Motigo Webstats - Free web site statistics Personal homepage website counter