UFOVIA - ANO 5 

   Via Fanzine   

 

 

 Registros 

 

 

São Paulo:

OVNI é fotografado na região de Guarulhos

A testemunha já havia feito registros de um objeto semelhante na mesma região.

 

 

Por Pepe Chaves*

De Belo Horizonte-MG

Para UFOVIA

11/05/2011

 

Uma das imagens em que o objeto avermelhado aparece em movimento.

Clique aqui para ver todas as imagens

 

OVNIs aeroportuários

 

Em janeiro de 2011, o cidadão paulistano DMP (iniciais) entrou em contato com a redação do portal UFOVIA informando ter avistado e fotografado um OVNI, na região central de São Paulo. Ele nos falou do avistamento inusitado de um objeto oval no céu, avistado por várias vezes quando saia da casa de sua noiva no início de 2010.

 

Na época, ele nos contou, “Eu estava saindo da casa dela quando avistei um objeto oval, de cor laranja claro e com uma bolinha bem brilhante em baixo, como se fosse a tocha de um balão. O objeto permaneceu das 22h30 até às 23h40 aproximadamente, se mantendo tão lento em um percurso, que só era possível ver que se deslocava ao compará-lo com qualquer outra estrela”, explicou.

 

No dia 28/01/2011, por volta das 23h, ele tomou fotografias de um objeto que afirma ser do tipo “laranja” e diz ser o mais comum, entre os já avistados por ele na região. Em uma das fotos que ele nos enviou, aparece um objeto voador vermelhado e a sequencia das imagens mostra que o referido se movimentou da direita para a esquerda, pois percebe-se que ele atravessa sobre a fiação da rede pública.

 

De acordo com DMP, a região do avistamento é próxima ao Aeroporto de Guarulhos. Ele informou que reside na Mooca, próximo à divisa com o Tatuapé, na região da avenida Salim Farah Maluf e nos contou que, “Na zona leste de São Paulo, precisamente entre os bairros São Lucas e Mooca, repetidamente, por volta das 22 às 23 horas, constantemente avisto tais luzes que, às vezes, permanecem totalmente paradas por quase uma hora e depois se locomovem. Às vezes, acendem forte ou apagam quase totalmente, às vezes são vermelhas, douradas e muitas vezes laranja. Às vezes se dividem e andam para pontos distintos. Às vezes são bem brancas e andam em grupo... Bom, eu acredito que não seja nada normal”.

 

Ainda naquela época, falando sobre as imagens tomadas e publicadas por UFOVIA, ele nos afirmou sobre uma delas, “(...) dá pra entender que são dois objetos juntos, não sei se estou certo”.  Ele acredita que estes objetos “operam” de maneira regular naquela região e, inclusive, pensa que os operadores de voo do Aeroporto de Guarulhos têm conhecimento da atuação dessas “luzes”. Conforme os seus relatos, os voos são cancelados quando os objetos surgem e executam voos mais evidentes - poderiam interferir nas rotas das aeronaves - e retornam somente depois que as luzes desconhecidas desaparecem.

 

Esse registro mostra o objeto noutra posição.

Clique aqui para ver todas as imagens

 

Mais registros inéditos

 

Agora, nesse mês de maio de 2011, DMP nos contatou novamente, informando que por volta das 23h do dia 08/05, avistou e novamente registrou em fotografias, objetos desconhecidos em movimentos suspeitos no céu. Ele conta que, “Estava indo embora da casa da minha noiva, como de costume olhei para o céu e avistei de imediato os objetos. Eram duas esferas unidas, estando uma abaixo e uma acima, como um ‘8’, da cor vermelha e em trajetória lenta”.

 

Já sabendo da possibilidade de avistar os tais objetos naquela região, ele costuma a sair com sua câmara Sony, no entanto, estes seus últimos registros [veja todas as imagens aqui] foram feitos de um aparelho celular, porque, segundo ele, sua câmera estava descarregada no momento.

 

O objeto mostrado pelas imagens é praticamente idêntico ao das imagens anteriores (janeiro/2011). O OVNI se mostra avermelhado e em algumas imagens dá para perceber que o mesmo estava em movimento, pelo efeito da distorção em sua luminosidade.

 

Para DMP, “Parece que os radares [do Aeroporto de Guarulhos] inicialmente não capturaram este objeto, ficando ‘apenas’ no visual dos pilotos (creio eu), pois os voos só foram interrompidos quando o objeto EFETIVAMENTE entrou na rota”.

 

Segundo a testemunha, “Um último avião que passou em paralelo com o objeto foi fotografado por mim, consegui pegar o objeto e o avião em pleno voo. Depois deste, os voos cessaram, e nenhum outro avião apareceu, nem de longe (era como se os pilotos tivessem visto de perto e avisado a torre)”.

 

Ele também acrescentou que, “Um objeto branco e brilhante apareceu no céu, em alta velocidade e trajetória retilínea. Este objeto estava MUITO alto, mais de 20 mil metros, o que me levou a acreditar que se trata de um satélite teleguiado, ele foi EXATAMENTE atrás do OVNI, e o perseguiu, ora acelerando, ora adequando a velocidade e a rota”.

 

Ainda de acordo com DMP, “Do objeto vermelho desciam pequenos objetos, realmente bem pequenos (calculo um raio de 60cm, no máximo). Eles desciam piscando até o nível residencial, onde sumiam”.

 

Segundo suas observações, “Os objetos juntos tinham o tamanho de um caminhão pequeno, desta vez tive a certeza, ao compará-lo com o avião. Os voos [do aeroporto] foram retomados, aproximadamente, 30 minutos depois desta cena”.

 

Sobre os movimentos da luz celestial, DMP diz que, “O objeto que julgo ser um OVNI se movia lentamente, ora parava totalmente e ficava por algum tempo, depois voltava a andar. Sua luz oscilava. Já o objeto alto (que meu celular não foi capaz de fotografar) apareceu certo tempo depois e vinha muito rápido, de encontro ao vermelho, porém, muito mais alto e assim permaneceu... O branco grande seguia o vermelho. Eu cheguei a pensar que fosse um satélite, como aqueles que passam em noites claras, mas claro, não posso afirmar”.

 

Analisando os pixels que compõem as imagens tomadas de celular por DMP, constatamos que todas elas são autênticas, ou seja, não se tratam de montagens ou trucagens. Isso implica que, de fato, algo estava no céu e foi fotografo pela testemunha. E, neste caso, seu relato se torna de grande importância já que o objeto poderia ser algum tipo estrutura conhecida como, por exemplo, um balão do tipo de São João (aceso) ou ainda aeromodelos motorizados iluminados, balão a gás teleguiado, entre outros.

 

Com certeza, era um OVNI, evidentemente, porque se trata de um Objeto Voador Não Identificado, o que não implica necessariamente que seja um veículo de origem extraterrestre pilotado por ETs (como muitos pensam), mas um artefato não reconhecido. Inclusive, acreditamos que a possibilidade de o mesmo ser de origem terrestre é infinitamente superior a uma suposta origem ET – o que também não anula a possibilidade de ser um artefato de natureza extraterrestre, até que se prove.

 

Por fim, destacamos que o surgimento de um objeto branco – que não consta nas imagens – também é narrado pela testemunha. De acordo com o relato, o mesmo teria sobrevoado a uma altitude bastante superior, mas na mesma direção do objeto avermelhado, registrado nas imagens de DMP.

 

Imagem feita por Frank Benvervanço com equipamento mais potente em Curitiba mostra objeto semelhante ao de DMP

Clique aqui para ver outras fotos de Frank Benvervanço.

 

Luzes de Curitiba

 

O caso novamente apresentado por DMP, conforme afirmamos na ocasião anterior, traz algumas similaridades interessantes com os registros colhidos pelo pesquisador Frank Benvervanço, de Curitiba-PR. Esse paraense que também nos contatou, realizou registros de objetos semelhantes nos arredores de um aeroporto curitibano. Ele nos forneceu diversas imagens e prestou seus relatos.

 

Diversas características são idênticas, bem como a cor do OVNI retratado por DMP, contudo, o equipamento utilizado por Benvervanço conta com uma resolução muito superior a das imagens de DMP.

 

Contudo, há características marcantes nesses dois casos ocorridos em regiões aeroportuárias de distintas capitais do Brasil (São Paulo e Curitiba), sobretudo, no que se refere ao comportamento do objeto, cor e tipo de manobras narradas pelas testemunhas e imagens registradas. Todos estes itens, básicos na análise das ocorrências, demonstram uma notável similaridade entre esses casos.

 

Fica mais uma vez o registro de que algo pode estar rondando alguns aeroportos brasileiros – e, possivelmente, inúmeros outros em todo o mundo, cujas ocorrências semelhantes também já foram registradas.

 

* Pepe Chaves é editor do diário digital Via Fanzine e do portal UFOVIA.

 

- Imagens: DMP/Arquivo VF.

 

- Tópicos associados:

 

   Clique aqui para ver todas as imagens feitas por DMP em Maio/2011

- Veja as fotos feitas por DDMP em Jan/2011: 01 02 03

  OVNI é observado e fotografado por testemunha

  Supostas sondas em Curitiba - FOTOS

  Clique aqui para ver outras fotos de Frank Benvervanço.

  OVNIs surgem após terremotos no Haiti e no ChileVÍDEOS

  OVNI fotografado em Divinópolis

  População avistou OVNIs no Peru

  Rio: objeto voador luminoso permanece em mistério FOTO

  Projetos secretos e naves similares a discos voadores

  O 'disco voador' britânico, em resposta aos EUA

 

- Produção: Pepe Chaves.

   © Copyright 2004-2011, Pepe Arte Viva Ltda.

 

 

 

 home of UFOVIA

 

 

  UFOVIA - ANO 5 

   Via Fanzine   

 

Motigo Webstats - Free web site statistics Personal homepage website counter