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Aeromodelismo

 

Vertente radical:

A onda do aeromodelismo noturno

Clubes de aeromodelismo e praticantes em todo o país têm se rendido à prática

do aeromodelismo noturno. Iluminadas com luzes coloridas, réplicas motorizadas

de aviões famosos executam  manobras radicais em altas velocidades

 

Por Pepe Chaves *

De Belo Horizonte-MG

Para Via Fanzine.

 

Voos noturnos de aeromodelos em Point Fermin, na Califórnia:

cinco aeromodelos num belo espetáculo de luzes e movimentos aéreos.

 

Aeromodelismo se reinventa

 

Eles são verdadeiros brinquedos para adultos, estão aumentando em todo o país e deixando os desavisados assustados com suas desconexas performances aéreas. São aeromodelos de motores elétricos, cuja prática já deixou de ser hobby para se tornar um esporte que, assustadoramente arrebata um grande número de praticantes em todo o mundo. Além de já estar sendo usados para tomar fotografias aéreas, o voo motorizado de aeromodelos parece que ainda está se inventando.

 

Algumas dessas miniaturas em escala são capazes de executar manobras precisas e radicais. Elas podem partir de um tradicional “parafuso” ou mergulho, passando por zigue-zagues variados, além de atingir grandes alturas e entre tantas outras que ordenar a criatividade do piloto. Além disso, alguns aeromodelos podem simplesmente parar no ar, numa manobra sensacional, conhecida como torque-roll, quando a aeronave se mantém completamente estacionada em voo.

 

Geralmente, medindo mais ou menos um metro, um aeromodelo montado (em estado usado), para um iniciante, pode custar hoje em torno de uns R$ 600. Contudo, ao longo do uso, vai requerer outros gastos com manutenção e peças.

 

Voos noturnos

 

Recentemente adaptados para a execução de acrobacias em voos noturnos, os aeromodelos seduzem muito mais e faz com praticamente todos os aeroclubes do país passem também a praticar essa nova modalidade. As luzes coloridas e as manobras radicais dessas pequenas máquinas aéreas podem levar os mais crédulos a pensar que se trate de OVNI ou de “qualquer coisa de outro mundo”. As performances se tornam um verdadeiro espetáculo acrobático, de manobras e cores sobre um fundo negro.

 

O aeromodelismo noturno, que parece surgir como uma nova vertente do aeromodelismo tradicional, já dispõe no mercado de diversos consoles e kits de luzes para adaptação aos aeromodelos. Clubes de aeromodelismo de várias cidades do Brasil já promovem eventos com exibições noturnas, onde o destaque são as réplicas elétricas de famosos aviões, iluminadas e teleguiadas por controle remoto.

 

“Recentemente construí um modelo do F-35 e no momento estou voando um modelo do Grippen. Já fiz um Tucano que tem até o logotipo da Embraer. Não se esqueçam que têm também helicópteros”, falou com Aerovia o engenheiro aeronáutico, René Nardi, residente em São José dos Campos-SP, que nas horas vagas se dedica a pilotar aeromodelo. 

 

Adepto do esporte faz alguns anos, Nardi, que já pilotou aeromodelo à noite, falou da recente tendência aos voos noturnos das máquinas, “Posso dizer que voar à noite é tão ou mais emocionante do que voar de manhã”, disse. E acrescenta, sobre a popularização do aeromodelismo elétrico, “Os aeromodelos com motor elétrico estão tomando conta do mercado, seja para voar de dia ou de noite”.

 

O Extra 300 iluminado e os integrantes do CASCS de Santa Cruz do Sul,

que celebram o primeiro evento de voo noturno daquela entidade.

 

Santa Cruz do Sul-RS

 

No Estado do Rio Grande do Sul, o Clube de Aeromodelismo de Santa Cruz do Sul (CASCS) reuniu seus 47 integrantes em dezembro de 2010 para promover o “1º voo noturno do CASCS”.

 

Apesar do vento acentuado na ocasião - o que interfere na segurança das manobras - o piloto gaúcho Dilo Ziebell foi a grande atração do evento. Executando acrobacias com o seu Extra 300, ele foi destaque no Clic RBS.

 

Em sua apresentação, Ziebell usou um aeromodelo com motorização elétrica, equipado com leds vermelhos na parte superior da asa, brancos na parte inferior e laterais com leds verdes e azuis.

 

Olímpia-SP

 

O Estado de São Paulo tem um dos aeroclubes mais entusiastas do país, o Aeroclube de Olímpia-SP, que pratica o aeromodelismo noturno. Manobras radicais são executadas pelos membros, que também usam leds coloridos em suas aeronaves elétricas. Um vídeo postado na internet mostra precisas manobras noturnas da aeronave modelo Piper J3, pilotado por Jorge Reis, que usa disposição de luzes semelhante à de aeronaves convencionais.

 

De acordo com informações do Jornal Planeta, Ricardo Serrano, 55 anos, piloto profissional de aeronaves, é o pioneiro do aeromodelismo em Olímpia, A reportagem do jornal informa que Serrano é filho e irmão de pilotos. Ele se apaixonou pela aviação ainda na adolescência. Aos 18 anos ingressou na Escola do Aeroclube de Barretos, onde se formou piloto profissional de voos comerciais.

 

“Trata-se de um hobby que vicia, apaixonante; você fica louco de vontade de chegar o final de semana para voar”, afirmou Serrano sobre a prática do esporte. Ele também destaca a comodidade proporcionada pela internet para a aquisição de peças de manutenção e reposição vindas do exterior. Ironizando a alta taxa tarifária brasileira para importações, informa Serrano, “Compro a maioria das peças pela internet. Quando não encontro o que quero no Brasil, compro nos Estados Unidos; é só pagar os 60% de imposto sobre o valor da nota que chega direitinho”.

 

O Piper J3, pilotado por Jorge Reis, do Aeroclube de Olímpia-SP.

 

Belo Horizonte-MG

 

Em Belo Horizonte, Minas Gerais, o voo de aeromodelos à noite vem se consolidando junto à Associação Mineira de Aeromodelismo (AMA). Os pilotos Cachaça, Leo Horta e Regis Labatte têm executado voos simultâneos à noite. As belas acrobacias dos três aeromodelos voando juntos podem ser vistas em vídeo postado na internet. Em suas performances, eles contaram com a assessoria de Adriano, Túlio e Bruno Malachias.

 

Assim como o Piper J3, os aeromodelos elétricos dos mineiros usam as cores básicas em aeronaves comerciais: vermelha no topo, verde e azul nas laterais e branca no centro. Para colocação do kit de luzes no corpo do aeromodelo, “usa-se fios, leds e um resistor que é ligado em uma bateria de 3,6v”, explica Malachias.

 

Evidentemente, durante esses voos noturnos, o corpo do aeromodelo não pode ser visualizado pelo observador, prevalecendo somente a iluminação em destaque, o que causa efeitos sensacionais.

 

O aeromodelo dos mineiros, com sua farta iluminação colorida.

 

Estados Unidos

 

Nos Estados Unidos, onde o aeromodelismo noturno é largamente praticado, um vídeo postado na internet mostra manobras radicais de praticantes do esporte em Point Fermin, na Califórnia.

 

A exibição reúne cinco aeromodelos com asas em formato delta voando simultaneamente, proporcionando um belo espetáculo de luzes e movimentos aéreos [foto no topo].

 

Portugal

 

Os portugueses também são adeptos do voo noturno de aeromodelos. No fórum Forum.rcmpt.com é apresentado um vídeo (em exibição acelerada) da construção completa de uma asa Swift II, da MSComposite, para voo noturno, que vale a pena ser visto pelos simpatizantes.

 

Diversos outros vídeos mostrando evoluções de aeromodelos em voos noturnos pelo Brasil e exterior podem ser encontrados na internet. Não resta dúvida que, a modalidade caiu na simpatia da maioria dos aeromodelistas em todo o mundo.

 

Aeromodelo em formato delta, usada pelo pessoal de Point Fermin (EUA).

 

Aeromodelismo e segurança

 

A Confederação Brasileira de Aeromodelismo (COBRA), que tem sua sede em São Paulo, foi fundada em 1959 e reúne os clubes e associações dedicadas à prática da atividade no território brasileiro. Sua antiga denominação é Associação Brasileira de Aeromodelismo (ABA)

 

A COBRA é integrada pelas federações, associações e clubes filiados que, através de seus presidentes e vice-presidentes, formam a sua Assembléia Geral.

 

Visando evitar acidentes com pilotos e público em geral, a entidade criou o Código de Segurança da COBRA, edição de 2006, em vigor, que recomenda várias medidas preventivas para a prática do aeromodelismo. No entanto, não faz referências claras à prática do aeromodelismo à noite, mas tão somente durante o dia.

 

Contudo, entre as normas de segurança adotadas pela entidade para a prática do esporte diurno, destacamos o seu art. 34, que observa: “A Área de Pilotagem não pode ser ocupada por cadeiras, caixas de campo ou quaisquer outros objetos que possam restringir os movimentos ou ações de defesa contra aeromodelos descontrolados ou em acidentes. Exceção poderá, eventualmente, ser concedida aos instrutores credenciados, durante o período da instrução, a critério da Diretoria Técnica”.

 

Também está previsto em Parágrafo Único a recomendação, “Aconselha-se que outros aeromodelos não voem durante o voo dos jatos”.

 

Já o art. 4, prevê que “São proibidos os voos sobre espectadores, áreas de estacionamento, de manutenção, taxiamento e pilotagem, sendo permitido sobrevoar somente as ÁREAS DE SEGURANÇA DE VOO, e em emergências as ÁREAS DE ESCAPE”.

 

* Pepe Chaves é editor do diário digital Via Fanzine e da Rede VF.

 

- Colaboraram: Vitório Peret (RJ), J. Ildefonso P. de Souza (SP) e Alberto F. do Carmo (DF).

 

- Imagens: Reprodução/divulgação.

 

- Referências:

- Clube de Aeromodelismo de Santa Cruz do Sul (CASCS).

- Aeroclube de Olímpia-SP.

- Associação Mineira de Aeromodelismo (AMA).

- Confederação Brasileira de Aeromodelismo (COBRA)

- Engenheiro René Nardi (relato).

- Piloto civil Ricardo Serrano (relato).

- Bruno Malachias (relato).

- Clic RBS (RS).

- Jornal Planeta.

- http://forum.rcmpt.com (Portugal).

- Aeromodelistas de Point Fermin (Califórnia/EUA).

 

- Tópicos relacionados:

 

- Clique aqui para obter contatos dos clubes de aeromodelismo (Brasil).

 

- Site da Confederação Brasileira de Aeromodelismo:

http://www.cobra.org.br/

 

- Mais aeronáutica: www.viafanzine.jor.br/aerovia.htm

 

- Vídeos associados:

 

Clube de Aeromodelismo de Santa Cruz do Sul - voo noturno

 

Aeroclube de Olímpia – voo noturno

 

Associação Mineira de Aeromodelismo (BH) – voo noturno

 

RC Night Flying at Point Fermin – exibição simultânea de 5 aeromodelos

 

- Produção: Pepe Chaves.

© Copyright 2004-2011, Pepe Arte Viva Ltda.

 

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