UFOVIA - ANO 5 

   Via Fanzine   

 

 

 Registros 

 

 

Tacna/Peru:

População avistou OVNIs no Peru

Objetos se assemelham incrivelmente aos registrados por um brasileiro em agosto de 2005.

 

Por Pepe Chaves*

de Contagem-MG

Para UFOVIA

 

Imagens capturadas por Mendes mostra a ampliação de um objeto similar ao registrado em Tacna/Peru.

Ele filmou este objeto em agosto de 2005 e horas depois da filmagens, um caça F-5 da FAB sobrevoou a região.

 

Segundo informações fornecidas pela imprensa peruana, diversas pessoas assistiram a evolução de um OVNI na cidade de Tacna, região sul do Peru [veja foto abaixo]. Os funcionários de um aeroporto local descartaram se tratar de aviões.

 

Mas diversas pessoas saíram para as ruas para observar o fenômeno que durou cerca de uma hora e foi registrado por várias câmeras. Os objetos esféricos e brancos parecem possuir luz própria. Além disso, executam movimentos rápidos.

 

Caso não se trate de algum tipo de fraude, como objetos teleguiados e aprumados por outros meios, podemos estar diante de algo desconhecido. No entanto, a notícia já está sendo tratada como "aparecimento de disco voador", o que induz a falsa ideia de que tais objetos sejam pilotados por seres extraterrestres que, a princípio, não tem o menor fundamento. Dentro do bom senso de qualquer pesquisador responsável, o fato de haver corpos celestes desconhecidos não valida a ideia pré-concebida de que os mesmos sejam veículos de ETs.

 

A esquerda, os objetos filmados em Tacna/Peru. A direita, reprodução da filmagem de Mendes em 2005.

 

Similaridades com registro de 2005 no Brasil

 

No dia 11 de agosto, porém de 2005, o físico e professor Márcio Rodrigues Mendes em sua cidade, filmou algo semelhante ao registrado em Tacna. Em Dois Córregos-SP, ele registrou em vídeo alguns surpreendentes objetos esféricos e esbranquiçados. Em contato conosco na época, recebemos cópias das imagens filmadas por ele e, sem dúvida, não deixam de ser muito curiosas, sobretudo, pelos movimentos "intencionais" dos corpos brancos.

 

Márcio Mendes contou que, por volta de 13h, observando o céu, percebeu algo na direção do halo solar. Subiu em uma laje da casa e avistou um pequeno ponto brilhante em movimento, “Tal qual um satélite artificial”, disse Mendes, que é também astrônomo amador e tem vasta experiência com os céus. A princípio julgou tratar-se de algum material levado pelo vento àquelas alturas, mas logo após, apareceu outro e outro...

 

Dias depois, usando uma filmadora analógica marca JVC com zoom digital de 400x, modelo  GR - SMX520, Mendes conseguiu capturar algumas imagens inusitadas. Foi em 20 de setembro de 2005 que ele registrou um suposto objeto de cor branca em movimento no céu. Estas estruturas foram avistadas primeiramente a olho nu por ele e logo depois filmadas conscientemente [veja foto nessa matéria]. A longa distância, Mendes conseguiu seguir parte da mesma rota perseguida pelos objetos brancos, até que sumissem de sua visão.

 

Sequência seguida pelo objeto filmado por Mendes em 2005.

 

Em certas tomadas, pode-se observar que este corpo claro em contraste com o céu, reflete a luminosidade solar ou emana uma forte luz própria. Em uma das cenas são mostrados dois corpos desses, bastantes semelhantes. Mas algo viria motivar ainda mais sua pesquisa acerca desses supôs OVNIs: no mesmo dia 11 de agosto de 2005, quando filmou o primeiro objeto esbranquiçado, um avião caça da FAB (Força Aérea Brasileira) rondou a região, sendo flagrado pela objetiva de Mendes [veja foto nessa matéria].

 

Isso levou a crer que aqueles objetos filmados possivelmente teriam sido avistados também pelos radares da FAB. Estes corpos esbranquiçados se assemelhavam bastante àqueles do notório caso das esferas brancas filmadas em grande quantidade no México as quais, igualmente as que são mostradas aqui, contrastam sobremaneira com o céu azul ao fundo e sugerem o formato esférico.

 

Segundo ele, este provável objeto ficou por alguns minutos parado, no mesmo ponto do céu. Uma outra filmagem posterior mostra as passagens de um caça F-5, nos dias 17 e 19 de agosto sobre a cidade de Dois Córregos/SP. Segundo se informou na cidade, ocorreu passagem do caça também no dia 18 de agosto, porém Mendes se encontrava na vizinha cidade de Jaú.

 

Sobre o registro do caça F-5 em filmagem feita pesquisador ele comentou conosco: “A afirmação quanto ao sobrevoo na região do avistamento tem seu fundamento a meu ver. As passagens da aeronave provavelmente eram feitas sobre uma grande área oval, pois saía das vistas ao Norte e ao Sul. Suas passagens a Leste e a Oeste eram muito próximas da minha propriedade, e podia-se ver o caça o tempo todo nestas posições (Leste-Oeste), sendo que cada volta tinha o período de  três a quatro minutos, voando a baixa velocidade  e baixa altitude”.

 

Fica então mais um registro, dessa vez, ocorrido no Peru, mostrando objetos semelhantes aos já haviam sido registros no interior do Brasil agosto e setembro em 2005.

 

* Pepe Chaves é editor do diário digital Via Fanzine e  e portal UFOVIA.

- Fotos: Arquivo M.Mendes/UFOVIA.

 

- Clique aqui para ver outros registros ufológicos

 

- Clique aqui para ver uma das filmagens em Tacna

 

- Tópicos associados:

  OVNI é observado e fotografado por testemunha

  Supostas sondas em Curitiba - FOTOS

  OVNIs surgem após terremotos no Haiti e no ChileVÍDEOS

  OVNI fotografado em Divinópolis

  População avistou OVNIs no Peru

  Rio: objeto voador luminoso permanece em mistério FOTO

  Projetos secretos e naves similares a discos voadores

  O 'disco voador' britânico, em resposta aos EUA

 

- Produção: Pepe Chaves.

   © Copyright 2004-2009, Pepe Arte Viva Ltda.

 

 

 

 home of UFOVIA

 

 

  UFOVIA - ANO 5 

   Via Fanzine   

 

Motigo Webstats - Free web site statistics Personal homepage website counter