UFOVIA - ANO 5 

   Via Fanzine   

 

 

 Marianas

 

 

Contatismo:

A 'Santa' da Gruta de Lourdes em Itaúna

Criatura exógena que teria feito contato em 1955 coloca Itaúna

no mapa das aparições marianas da Igreja Católica.

Por Pepe CHAVES*

De BH para UFOVIA

25/07/2013

 

Imagem da Nossa Senhora de Itaúna no interior da gruta, mesmo

local onde teria aparecido uma criatura em 27 de julho de 1955.

Leia também:

Fenômeno: Silhuetas no Triângulo Mineiro

  As aparições da Senhora de Lourdes

  A Igreja Católica e os extraterrestres

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  Aparecida: o maior santuário mariano do mundo

 

A GRUTA DE LOURDES - Em Itaúna, região Centro-oeste de Minas Gerais, temos uma gruta artificial, chamada primeiramente de Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, por ter acontecido ali, fato semelhante ao ocorrido em Lourdes, na França, no qual se deu aparições consecutivas de uma "Senhora", em 1858.

 

Criada em volta de um monte de cupim num local onde, segundo testemunhas, teria aparecido uma Santa em 27 de julho de 1955, a gruta de Itaúna possui um sistema artificial que faz minar água nas pedras, tida como benta pelos fieis católicos. Os poderes curativos dessa água já foram constatados por várias pessoas. A área de aproximadamente dois mil metros quadrados foi doada à Igreja Católica após a aparição e vem sofrendo graves problemas de preservação pela exploração imobiliária nos últimos anos.

 

Segundo a Igreja Católica, esta aparição teria se dado de forma semelhante às aparições marianas em outros locais do mundo, sabidamente, na França, porém, guarda algumas particularidades. E, mesmo o caso comovendo toda a comunidade e sua região, poucos foram os registros documentais da época.

 

Também não divulgado pela igreja foi o fato de que, precedendo a visita da senhora tida como santa, avistada inicialmente por dois meninos com menos de dez anos que moravam perto daquele local e brincavam na mata, Antônio e Eduardo (nomes verdadeiros), teria sido avistado por eles um “macaco mal-encarado”, segundo a descrição das testemunhas primárias.

 

Consta que a aparição daquela figura humanoide raquítica, associadas por eles a um macaco, atemorizou os meninos. Diz a história que, temendo o tal macaco esquisito, os meninos foram em casa e pegaram uma imagem de São Jerônimo e uma de Nossa Senhora Aparecida e voltaram ao local onde avistaram o estranho animal. Desafiando o bicho, disseram: “Vamos ver se você pode mais do que esta?”.

 

Construída com fragmentos de minério de ferro, a Gruta da Nossa Senhora de Itaúna

é artificial e foi inspirada na francesa de Lourdes (veja foto abaixo).

 

ESCRITORA CONTA - Dando sequência aos fatos acima, a escritora itaunense Iracema Fernandes de Souza, nos narra o episódio com maiores detalhes em um raro registro de seu livro “Itaúna através dos tempos”, (Independente, Itaúna-MG, 1981). Do capítulo sobre a Gruta de Lourdes: “(...) ...o bicho desapareceu, aparecendo em seguida uma Santa, mais ou menos como Senhora Aparecida. Estava em cima de um cupim, entre duas árvores de grossura mediana. Mata espessa, vale úmido e lamacento no meio. Os meninos deram o alarme, começando logo a chegar os curiosos, amassando os arbustos, destruindo galhos, rezando e pedindo a Deus para que vissem a Santa, até ali, somente avistada pelos meninos. Em meio àquela multidão mista de fiéis e curiosos, eu também estava. Meu marido, minha sogra e eu fomos até lá por dez dias seguidos e nada vimos. Minha cunhada Conceição era uma mulher normal e muito séria, me dizia ter visto a Santa e mostrava: ‘olha, ela está com um menino nos braços sempre se afastando um pouco e tornando a se aproximar. Ela apresentava-se com um vestido lilás da mesma cor da roupa do filho.’. Conceição abanava uma rosa para ela e em delírio gritava: ‘...olha, você não está vendo?'.

 

Eu dizia a ela: não estou vendo nada além dos matos. Meu marido e eu não fomos mais à gruta naqueles dias, porque nossa casa é bem distante e nós nada vimos lá que nos pudesse atrair a voltar. O povo continuou a freqüentar sempre rezando, na esperança de ver a Santa. Desbastou-se aquele abismo central respeitando-se o local da aparição. Passados quatro meses, já em novembro, o Sr. Ovídio (farmacêutico), movido por uma força estranha que não o havia deixado, afirma ter visto a Senhora. Ela estava com um triângulo na mão lhe entregou a seguinte mensagem: ‘Jesus Cristo, eterno Deus! O paganismo ameaça o mundo. Erguei um altar, orai com fé e vereis o milagre da conversão’.

 

Ovídio Alves de Souza é homem sério e hoje é até ministro da Eucaristia na Igreja Matriz da cidade. Ele afirma que a Santa ainda teria emitido outra mensagem muito particular não podendo ter sido revelada. Desta data em diante, foi erguido o altar, fazendo-se dali um lugar de orações, missas e catecismo. O local é muito bem cuidado sob orientação do Sr. Ovídio. Uma gruta com imagem de Nossa Senhora tornou-se uma capela ao ar livre. (...)”.

 

Gruta de Lourdes na França, que inspirou a construção da Gruta de Itaúna.

 

A INTERFERÊNCIA DA IGREJA - Nesta importante narrativa da autora, que vivenciou os fatos naquela época, temos um registro notório da alegada presença extraterrestre em Itaúna, ainda que se tratasse de uma santa, como deseja a igreja que assim faz crer aos seus fieis.

 

Posteriormente ao avistamento das crianças, o Sr. Ovídio que passou a frequentar o local desde então, por todos os dias da sua vida – literalmente – até falecer em 2002. A causa da “Senhora” foi logo abraçada pela Igreja Católica local, que viu na aparição, uma manifestação de Maria, com seu filho Jesus nos braços - coisa que as testemunhas iniciais já mais avistaram e ainda contestam.

 

Desta maneira, sob alegações de crenças religiosas, a igreja local, cuja diocese situada na vizinha Divinópolis, “incorporou” ao seu patrimônio dogmático, a história da Santa de Itaúna, reescrita pelo prestigioso farmacêutico. O local da suposta aparição, poucos anos depois, infelizmente, sofreu graves degradações causadas pelos loteamentos à sua volta, reduzindo-o com o tempo para perto de 1.500m². Este lugar, apesar de ter uma capela da Igreja Católica, é visitado também por pessoas de credos diversos. A Gruta da Nossa Senhora de Itaúna (outrora chamada de Lourdes, nomeando também o atual bairro) é tida por vários estudiosos, esotéricos e sensitivos, como “o maior ponto energético” da cidade.

 

FALAMOS COM OVÍDIO - Os meninos Eduardo e Antônio - que ainda são vivos e hoje contam mais de 70 anos de idade - e o farmacêutico Ovídio Alves de Souza sempre se negaram terminantemente a prestar quaisquer declarações que acrescentasse novas luzes sobre a experiência vivida por eles naquele local. Contudo, os meninos que avistaram o tal ser e, a partir daí alardeou-se uma aparição, afirmaram recentemente que jamais avistaram uma senhora, mas "um bicho esquisito".

 

No final do ano de 2011, pouco tempo antes do falecimento do Sr. Ovídio, estivemos com o farmacêutico, já bastante idoso. Ele nos recebeu gentilmente e com muita atenção, porém nada de novo pôde acrescentar, além do que já fora divulgado. Repetiu-me a mensagem da Santa citada acima e disse que o conteúdo da secreta mensagem que lhe fora passada deve permanecer oculto. Segundo ele, a Igreja Católica o proibiu de prestar qualquer depoimento sobre o fato, pois – segundo disse - eles (os católicos) estão pesquisando ainda sobre esta aparição.

 

Vista da Gruta da Nossa Senhora de Itaúna ao fundo.

 

OUTRA VERSÃO - Comentários de fontes bem informadas ufologicamente em Itaúna dão conta de que o ser avistado pelos meninos não tinha nada a ver com “Santa”. Segundo consta, o ser seria pequeno, de cor acinzentada, de corpo frágil e provavelmente do sexo masculino.

 

Daí, possivelmente veio a associação a um “macaco”, pois aquele era o biótipo mais semelhante que os meninos puderam traduzir o que viram. Seguindo uma hipótese, poder-se-ia dizer que o evento da aparição de uma Santa naquele local, teria sido criado para que ali não ficasse fadado a um local “mau assombrado”, ou associado ao diabo pela visão - até então - traumática presenciada pelas duas crianças.

 

Quando os meninos deram o alarme na vizinhança de que haviam avistado um "bicho de outro mundo", todos recorreram logo à religiosidade, levando imagens sacras ao local e buscando crer que ali teria aparecido uma entidade santificada.

 

Os moldes da aparição sagrada segue, justamente, outros já "abraçados" pela igreja católica e famosos no passado, como Fátima (Portugal, 1917) e Lourdes (França, 1858), entre outros. Da mesma maneira, a aparição teria sido associada pelos católicos à Maria, mãe de Jesus, criando o termo "aparição mariana".

 

Contudo, em praticamente todos os casos de avistamentos semelhantes, as testemunhas ou videntes foram enclausurados pela igreja católica e proibidos de falar ao público. Divulgadas ao público eram somente as versões que interessavam à igreja, sempre tratando as aparições e maneira não científicas, mas puramente religiosa.

 

Desta maneira, naquela distante e empoeirada Itaúna, é de se supor que  tenham persuadido os meninos na tentativa de alterar a sua versão para o ocorrido. Proibidos pela igreja de falar sobre o caso, as testemunhas se calaram para sempre e a versão oficial sobre a aparição da Santa de Lourdes, que décadas depois foi nomeada pelo Vaticano de Nossa Senhora de Itaúna, ficou a cargo da Igreja Católica local e de seus interesses próprios.

 

A versão colocada pela Igreja Católica sobre essa suposta aparição mariana em Itaúna no ano de 1955 se encontra online e foi redigida pelo ex-pároco da Paróquia de Sant'Ana, em Itaúna, Pe. Amarildo José de Melo. Com toda certeza, algo sobrenatural aconteceu naquele local, ermo em meados da década de 1950, mas completamente urbanizado atualmente.

 

Seja como for, a gruta artificial ali montada em meio às frondosas árvores que ainda restam, se tornou uma referência para a tranquilidade no centro da cidade, embora grande parte de sua área tenha sido dilacerada pela selvageria imobiliária, estando o que sobrou da área verde, ameaçado pelo mesmo mal.

 

* Pepe Chaves é editor do jornal Via Fanzine e portal UFOVIA.

 

- Fotos: Adilson Nogueira / Fábio Corradi / Santuário de Lourdes (França).

 

- Consultas:

-"Itaúna Através dos Tempos", Iracema Fernandes de Sousa, (Itaúna-MG, 1981);

 - Relatos verbais de terceiros; relato verbal do Sr. Ovídio Alves de Souza.

- Fotos: Arquivo Via Fanzine.

 

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Fenômeno: Silhuetas no Triângulo Mineiro

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  Leia mais sobre Aparições Marianas em Via Fanzine

 

- Produção: Pepe Chaves.

  © Copyright 2004-2013, Pepe Arte Viva Ltda.  

 

 

 

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España:

Apariciones Marianas en País Basco

Los estraños casos y las sus testimonias.

 

Por Laura Lòpez*

De Barcelona/Espanha

Para UFOVIA

www.viafanzine.jor.br

 

 

Este enigma sucedio durante la segunda republica de Guipuzcua de el pais Basco, en los Montes, en estos Montes es en donde tuvieron una gran importancia ya que se convirtieron en un enclave de perenigraciòn para muchas personas, por aquel entonces, debido a unas extrañas apariciones "marianas", en ese enclave se reunieron: la milagrerìa, la politica, y incluso la religiosidad.

 

Una extraña mezcla, quizas un extraño coctel a punto de explotar debido a la mala quimica entre los ingredientes. Este sitio era un pequeño Muro,una cruz de madera y muchas velas encendidas dia y noche y que estaban colocadas alrededor de un Altar, alli puesto para ese fin. Durante la segunda republica ocurrieron sucesos Paranormales y sobrenaturales de caracter religioso, pero llenos de interrogantes dudas y sobre todo mucho mistério.

 

Todo comenzò cierto dia en el cual dos jovenes: Antonia y Andres,de once y siete años de edad pudieron observar una extraña figura humana que segun estos dos niños resplandecia mucho y que estaba merodeando entre un huerto de manzanas ,durante la madrugada de el dia 29 a el 30 de Junio de el año 1.931. Esta vision les estremecio mucho,y 9 semanas antes una mujer afirmo haber visto una figura humana con una corona, que vestia de negro y que la iluminaba el sol mucho, pero segun el testimonio nadie le hizo caso a ese testimonio.

 

La noticia de que varios pequeños despues de los dos niños vieran a ese extraño ser luminoso muchos niños también afirmaron verlo y la noticia se propagò rapidamente por todos los sitios de España y muy rapido. Tanto que venian gentes de todas partes de españa como Barcelona, Madrid, Burgos etc. Muchas personas aseguraròn tener relación directa con la virgen y verla en este sitio ya que se ve protagonizò todo tipo de milagros. 

 

Entre ellos habian unos que eran los elegidos que protagonizaron supuestamente milagros, estos eran: Francisco Goicoechea, era hijo de arrendatarios de un caserio y tuvo la primera vision el 7 de julio de el año 1.931. Ello predijo el derrocamiento republicano por un mandamiento divino. La segunda elegida era Ramona Olazabàl tenia 15 años cuando esto ocurriò y tuvo la primera vision el 16 de julio de 1.931 y es cuando protagonizò uno quizas de los mas grandes prodigios ante mas de 20.000 personas como espectadoras de ese milagro. De sus manos hizo brotar sangre y los doctores Doroteo Gaurriz y Luis Azcue, de el tribunal eclesiastico que se formo para investigar las apariciones marianas, dictaminaron que la niña vidente se habia autolesionado con una hoja de afeitar, y asì quedo reflejado en su sumario. ¿Pero de verdad ella se autolesiono,finjio ella misma esto? O bien paso de verdad algo milagroso en aquel año y en ese lugar?

 

Otra de las elegidas era Benita Aguirre. El 12 de julio dos dias despues la niña de 9 años de edad entro en trance y en extasis, se le hizo todo tipo de pruebas medicas y ella se mantuvo inmune a el dolor ya que le clabavan agujas en varias zonas de su piel. Tambien se mantuvo inmune a el calor ya que con una vela le iban quemando tambièn partes de su cuerpo para intentar explicar sus experiencias místicas

 

Otro elegido es Jose Garmendia, tenia 38 años cuando sucediò y tuvo la primera visiòn a finales de julio de el año 1.931 y sus visiones cesaron el año 1.932,otra de las elegidas es Carmen Medina y Garvey, ingreso joven en el convento de las monjas irlandesas de Sevilla. Mujer impulsiva decia lo que pensaba, y ataco a la republica desmesuradamente, Maria Recalde: naciò en Zenarruza(vizcaya),y ella tenia trances aterradores y tuvo lugar un 9 de agosto de 1.931 para muchos fue la elegida para el milagro la genuína. 

 

Maria Dolores Nuñez tenia fama de vidente y su rostro fue el que los periodistas de la epoca se hicieron eco en sus portadas, pero pronto se olvidaron de ella. Evarista Galdòs con 17 años de edad manntuvo su primer encuentro divino en el mes de julio de el año 1.931 y trabajaba de sirvienta en un caserio por aquellas fechas,y su fama llego cuando la viergen le regalò una cinta y los demas presentes afirmaron que surgiò de la nada. En enero de el año 1.934 abadonò ezkioga y se unio a el grupo de Madrid, otro elegido fue Cruz Lete y su primera visiòn fue en 1.931 tras el paramo sagrado.

 

Con el transcurso de el tiempo a ese lugar marcado quizas por algo de otro mundo quizas paralelo a el nuestro llegaron a reunirse 200.000 personas traidas por la curiosidad y lo mistico y aparte para observar los fenomenos alli ocurridos y denominados Marianos.

 

* Laura Lòpez és investigadora de assuntos insólitos y mistérios.

 

- Producción: Pepe Chaves.

  © Copyright 2004-2008, Pepe Arte Viva Ltda.  

 

Espanha:

Aparições Marianas no País Basco

Estranhos casos e suas testemunhas marinas. 

Por Laura Lòpez*

De Barcelona/Espanha

Para UFOVIA

www.viafanzine.jor.br

Tradução: Pepe Chaves

 

 

Este enigma se deu na segunda república de Guipuzcua, no país Basco, entre os montes que tiveram grande importância, já que se tornaram um ponto de peregrinação para muitas pessoas naquela região, devido às estranhas “aparições marianas”, que em torno de si reunia: os milagreiros, a política e, inclusive, a religiosidade.

 

 

Uma estranha mistura, tão estranha a ponto de explorar o mau químico entre os seus ingredientes. Num pequeno sítio havia um muro, uma cruz de madeira e muitas velas acessas dia e noite, colocadas em torno de um altar para este fim. Durante a segunda república ocorreram sucessivos fenômenos paranormais e sobrenaturais de caráter religioso, porém, cheios de interrogações e dúvidas sobre o grande mistério.

 

 

Tudo começou num certo dia, em que dois jovens, Antonia e Andrés, de onze e sete anos de idade, puderam observar uma estranha figura humana que segundo eles, resplandecia muito e vagava por um pomar e maçãs durante a madrugada de 29 para 30 de junho de 1931. A visão aterrorizou bastante as crianças e nove semanas antes, uma mulher afirmara ter visto uma figura feminina com uma coroa, vestida de negro e que brilhava como o sol forte, ela nada fez a testemunha.

 

 

Há notícia de que, depois do ocorrido, outras crianças afirmaram também avistar este estranho ser luminoso e rapidamente notícia se propagou por todas as regiões da Espanha, como Madrid, Barcelona, Burgos e outras. Muitas pessoas asseguraram ter relação direta com a virgem e a capacidade de vê-la neste sítio, onde ocorreram milagres.

 

 

Entre aqueles que estavam entre os sensitivos que protagonizaram milagres, estavam, Francisco Goicochea, filho de um caseiro e teve a primeira visão no dia 07 de julho de 1931. Ele previu a derrota republicana numa revelação divina. Outra sensitiva era Ramona Olazabàl, que tinha 15 anos quanto ocorreu sua primeira visão em 16 de julho de 1931, quando protagonizou um dos maiores milagres diante a 20 mil espectadores. De suas mãos fez brotar sangue e os médicos Doroteo Gaurriz e Luis Azcue, do tribunal eclesiástico designado para investigar as aparições marianas, determinara, que a menina vidente havia se auto-lesionado com uma folha de enfeite e assim colocaram em seu sumário. Porém, teria ela se machucado e fingido? Ou haveria, de fato, algo milagroso naquele lugar?

 

 

Outra visionária era Benita Aguirre que, em 12 de julho, dois dias depois que a menina de nove anos entrou em transe e em êxtase, foram efeitos diversos exames médicos e ela se manteve imune a dor, quando introduziram agulhas em várias partes de sua pele. Também se manteve imune ao calor, já que usaram uma vela para queimar partes de seu corpo na tentativa de compreender tais experiências místicas.

 

 

Jose Garmendia era o outro visionário. Ele tinha 38 anos quando sucedeu sua primeira visão no final de julho de 1931 e suas visões cessaram em 1932. Também Carmen Medina y Garvey, que ingressou jovem a um convento de monjas irlandesas de Sevilha. Mulher impulsiva, dizia o que pensava e acabou por atacar a república impiedosamente. Maria Recalde nasceu em Zenarriza (Vizcaya) e também entrava em transes aterradores e em 09 de agosto de 1931, pra muitos, viveu um milagre genuíno.

 

Maria Dolores Nuñez tinha fama de vidente e seu rosto s transformou em ícone para os jornais da época, porém logo depois se esqueceram dela. Evarista Galdòs com 17 anos trabalhava de servente a um caseiro naquela região e sua fama se fez quando a virgem a teria presenteado com uma fita, que as pessoas presentes afirmaram ter surgido do nada. Em janeiro de 1934 abandonou sua cidade e se uniu a um grupo de Madrid. Outro sensitivo foi Cruz Lete e sua primeira visão ocorreu em 1931, atrás do parlatório sagrado.

 

Com o passar do tempo o lugar ficou marcado, seja por algo de outro mundo, seja de mundos paralelos ao nosso, fato é que chegaram a reunir 20 mil pessoas atraídas pela curiosidade e pelo místico e outras à parte, para se observar os fenômenos marianos ocorridos ali.

 

* Laura Lòpez é pesquisadora de assuntos insólitos e mistérios.

 

- Produção: Pepe Chaves.

  © Copyright 2004-2008, Pepe Arte Viva Ltda.  

 

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Comentários:

Reflexões sobre Fátima

Quando o segundo sol chegou...

Por Pepe CHAVES*

Para UFOVIA

 

Os eventos seguidamente ocorridos em Fátima, Portugal, no início do século passado, dão mostra da mais clara interatividade extraterrestre com o nosso mundo e seus habitantes, em tempos ditos modernos. Partindo de contatos com um “anjo” (tal como Maria, mãe de Jesus...), a menina Lúcia foi preparada para a ascensão de uma graça maior que estaria por vir e, da qual, ela seria a figura catalisadora e difusora deste grande impacto junto à vida de milhões de pessoas das mais diversas latitudes do globo.

 

De um país tecnologicamente obsoleto e esquecido num canto de uma Europa que agonizava canibalisticamente em profunda crise mercantilista, viria uma luz que assolaria o coração das pessoas encaminhando-os para a bondade; combateria o comunismo soviético; acabaria com a Primeira Guerra; desviaria Portugal do sangue derramado na Segunda Guerra  e ainda, preocupada com a Igreja Católica, guardaria para esta, o terceiro e mais bem guardado de seus três segredos: a previsão, para décadas depois, do atentado a um papa.

 

Voltando naquele terreno lamacento que pertencia à família de Lúcia, num longínquo 13 de outubro de 1917 em Fátima, Portugal, onde cerca de 70 mil pessoas se amontoavam para assistirem o anunciado “milagre do sol”, havia um espírito de comoção geral e muita fé pairando no ar.    

 

Várias daquelas mesmas pessoas já haviam presenciado anteriormente, outras anomalias naquele local, protagonizadas pelos três meninos, sendo todas associadas à manifestação mariana, tais como, a chuva de pequenos “flocos”, um certo odor de rosas, mudanças no clima; alterações no disco solar; movimentos anômalos em uma árvore, que teve seus galhos “entortados”, como que empurrados por algo invisível.

         

Mas, ironicamente, o dia 13 de outubro tão esperado por milhares de fiéis católicos amanhecera chuvoso, justamente o dia em que aconteceria o milagre do sol! Mas eis que, provando sua palavra a “virgem” faz com que o sol saísse por detrás das nuvens e viesse, soberbamente, bailar para todos que ali se encontravam! Sim, era o sol de verdade - afirmava a multidão atônita, tomada pela empolgação e por estar vivenciando de um momento emocionante, sobrenatural e único em suas vidas. O show apresentado pelo sol aos presentes foi tão intenso e caloroso que a chuva parou, as roupas ensopadas e solo secaram rapidamente! Foi um espetáculo impressionante e medonho, o qual, muitos acreditaram que seria o fim do mundo. Porém, as testemunhas mais lúcidas e menos apegadas às interpretações pré-estabelecidas pela Igreja sobre a natureza do fenômeno, narraram este “sol” de outra maneira.

 

Não precisamos delongar para dizer que ficou patente que o “segundo sol”, o que executou diversas manobras sobre as cabeças das milhares de testemunhas em Fátima, não era o astro-rei, mas certamente um veículo de alta tecnologia de formato discóide, incompreensível a todos naquela época. Sua forma circular se assemelhava a um “sol prateado”, que por vezes emanava sobre as pessoas, fachos de luzes coloridos com todas as matizes do íris. As manobras do que chamaram “sol” (por ser redondo e reluzente e, sobretudo, por estar no céu) à época, seriam também descritas por vezes, décadas mais tarde, de forma semelhante, em diversos relatos de avistamentos de objetos voadores não identificados ocorridos pelo mundo. Outros fenômenos de Fátima descritos como “relâmpagos” e “trovões”, também estão claramente associados à fenomenologia dos discos voadores, ou “ufos”. A própria visão da santa e mesmo do anjo, que em certos momentos da narração de Lúcia pareciam ser “transparente e brilhante um copo de cristal com água” vem reforçar a idéia de um tipo de imagem projetada, tridimensional e não física – nos fazendo lembrar dos fenômenos de natureza holográfica ou semelhante.

 

No Caso de Fátima, fica patente o contatismo, como também evidente a ocultação, por parte da Igreja, de um “segredo” que “não poderia ser revelado antes de 1960”, e que mais tarde, segundo a mesma Igreja após "revelá-lo", estaria associado ao atentado do Papa João Paulo II. Ora, pois, se fosse revelado em 1961, por exemplo, todos saberiam a data do atentado do Papa e, certamente ele não ocorreria... Esta foi a pior desculpa que a Igreja poderia arrumar para ocultar uma informação do público! Acreditamos que o terceiro segredo não fora mesmo revelado e certamente, trata-se de uma informação de grande impacto social em todo o mundo. O fato do terceiro segredo ter sido supostamente acobertado em detrimento de interesses religiosos e/ou outros, vem colocar em xeque a legitimidade dos outros dois anteriores. É interessante destacar que neste caso de contatismo, ficou clara a premonição da morte precoce das crianças Francisco e Jacinta, que poderia estar associada ao contato delas com alguma espécie de radiação nociva, ou devido a um outro motivo humanamente incompreensível (decorrido do contato destas com o fenômeno) e por isso, a causa mortis não teria sido revelada pela Senhora à Lúcia, mas somente o fato.

 

O desenrolar do Caso de Fátima mostra o quanto a Igreja abraçou este evento e o moldou exatamente  conforme os seus interesses para a manutenção de seu poder. O caso tornou-se um modelo clássico de reforço da fé em locais onde dela mais se "necessita" (geralmente a Igreja, não o povo!). Quantos outros casos de aparições marianas viriam depois de Fátima (grande parte, sem maiores testemunhas e mesmo assim, oficializados pela Igreja), a se repetir em diversas latitudes, exatamente naqueles mesmos moldes e, atendendo sempre aos mesmos anseios e interesses da Igreja Católica? Desde então, com o passar das décadas a Igreja se tornou “mestra” em se apoderar e dar sua versão como verídica a certos casos de contatismo ou de “paranormalidade”.

 

Infelizmente, os conflitos eclesiásticos e políticos vividos naquela época pela recém instaurada República portuguesa (preocupada em se estabilizar) e a Igreja (preocupada em manter sua estabilidade e se proteger e ao mesmo tempo combater o inimigo “comunista”), viriam distorcer e criminosamente tolher a veracidade dos fatos, visto que as citadas facções que galgavam a detenção do poder político-econômico, desejavam, cada qual, em determinados instantes da história, tirar proveito do caso em benefício próprio.

 

Merece destaque o trabalho dos historiadores portugueses Fina D’Armada e Joaquim Fernandes, registrado em livro intitulado Intervenção extraterrestre em Fátima: As aparições e o Fenômeno OVNI, o qual apresenta, sem paixões religiosas, uma intensa pesquisa sobre a fenomenologia ocorrida seqüencialmente em Fátima. Defendemos que a interpretação de fenômenos de origem desconhecida deva estar completamente desatrelada de interesses e cumprimentos religiosos, sejam eles de quais credos forem. Não acreditamos que a Ciência somente, sem a Fé, vá galgar com êxito o caminho das grandes descobertas na busca das verdades cósmicas. Contudo, não acreditamos que somente com a fé e a boa vontade, possamos atingir estes objetivos. A Fé encontra-se abalada pelos malefícios da religiosidade, assim como a Ciência, carcomida pelo egocentrismo daqueles que lhe dão vida. No entanto, ainda preferimos acreditar que, com aquilo que ainda resta da inocência da Fé, juntamente com a sensatez da Ciência, possamos um dia conquistar a Sabedoria, "mesmo que uns não queiram".

 

* Pepe Chaves é editor de Via Fanzine e UFOVIA.

  pepechaves@yahoo.com.br

- Foto: biblia.com/apariciones/portugal.htm

- Produção: Pepe Chaves.

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CONTATISMO:

Aparições de santos podem

ser manifestações de UFOs ?

As estreitas relações dos fenômenos religiosos com a casuística ufológica.

Por Willy SILVA*

 

         

No ano de 2001 o Vaticano agitou o mundo católico com a revelação do terceiro segredo de Fátima, que está relacionado ao atentado sofrido pelo Papa João Paulo II em 13 de maio de 1981, até então um dos mais insondáveis mistérios da Igreja Católica. Ufólogos inflamados de todo o País voltaram a questionar se, afinal, as aparições Marianas não podem ter correspondência com a casuística de objetos voadores não-identificados (OVNIs).Seriam os "santos", que manifestaram-se visualmente para milhares de pessoas em Mendjegorie (antiga Iugoslávia), no Egito, em Portugal e até no Brasil, ditosos viajantes interplanetários? Em síntese, essa é a pergunta que os maiores estudiosos do fenômeno OVNI do Brasil e de Portugal vêm polemizando entre si.

 

Pesquisadores da área garantem que, na análise criteriosa dos sinais manifestados da Virgem Maria e da Nossa Senhora da Luz, ocorreram em todos eles aparições luminosas, seguidas de materializações, contatos telepáticos e psicomediúnicos que podem ser enquadrados dentro do fenômeno UFO.

 

Em "Intervenção Extratrerrestre em Fátima", dos jornalistas portugueses Joaquim Fernandes e Fina D'Armada, a identidade da manifestação mais conhecida e propagada pela Igreja Católica está mais relacionada com um visitante de outro planeta em Portugal do que propriamente com a aparição pura e simples da Virgem Maria.Segundo os depoimentos levantados pelos jornalistas, os três pastorinhos lusos Lúcia, e os primos Jacinta e Francisco (que, aliás, foram beatificados agora em maio) viram uma "senhora" envolta numa nuvem luminosa que se formou após relâmpagos e trovoadas, que se dispersaram acompanhadas de um "estranho zumbido". No local do suposto encontro, espalhada entre os arbustos, havia sido identificada um certo tipo de "fibra" que desaparecia ao toque. Estas pistas, diz o livro, estão, na verdade, relacionadas com o pouso de "naves espaciais".

 

Essa nova linha ufológica julga o mérito de certos "fenômenos inexplicáveis" fora da ótica religiosa ou paracientífica. Um dos autores dessa corrente é o escritor mineiro Antônio Faleiro, de Passa Tempo (MG). Entre os cinco títulos publicados em livros por ele, "OVNIs no Folclore Brasileiro" e "Assombrações ou OVNIs" dão

justamente essa nova "roupagem"; mesmo que em tom ficcional aos principais mitos que repercutem pelo nosso padrão civilizatório ocidental.

 

Ufólogo garante que Virgem é ET

 

O ufólogo cearense José Agobar Peixoto, de 49 anos, professor de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Ceará (UFC), afirma manter contatos com a "Virgem Maria" desde 1994, depois de aparições sucessivas da Santa na cidade de Baturité, a 90 quilômetros de Fortaleza. Agobar, que alega possuir a maior documentação do mundo provando cada aparição da "Santa", garante que "Ela" é uma entidade extraterrena e que manifesta-se sempre acompanhada de discos voadores.

 

Willy: Quando foi a primeira vez que viu a "Santa" ?

José Agobar: Em 1994, quando fiquei sabendo que a Virgem Maria havia aparecido em Baturité, a 90 km de Fortaleza. Fui lá como curioso, e na terceira aparição, vi que as coisas eram bem diferentes do que o povo pensava: Maria era extraterrestre. Viajei para ver a Santa e só vi discos voadores por todos os lados. Nessa época, já tinha conhecimento de Ufologia, e pensei comigo: tudo papo furado essa coisa de Nossa Senhora.

 

Willy: E as provas científicas disso tudo?

Agobar: Quem tem no mundo a maior documentação da Virgem sou eu. Um amigo meu tem umas 300 fotos de Baturité. Em 1998, nós fizemos uma análise completa dessas fotos e de outras filmagens. Voltamos a ver discos voadores, e algumas outras imagens que não se encaixavam. Hoje sei que Maria está em

nível superior aos extraterrestres, que são um fenômeno que existe realmente, e de alta tecnologia.

 

Willy: O senhor pode detalhar a sua documentação?

Agobar: Tenho a filmagem de uma santa de madeira, de um metro e meio, piscando e mexendo os lábios, num ambiente totalmente neutro. É inédita no mundo e conhecida apenas no meu círculo fechado de amigos. A manifestação é de força superior. Tenho também uma lâmpada, que é outra coisa fabulosa. Explodiu o filamento e, na parte interna, ficou desenhado o Cristo no Calvário. Nela você vê o rosto Dele perfeito. A partir da lâmpada vou começar agora um estudo completo sobre o rosto de Cristo.

 

Relatos de discos voadores ou aparições da Santa?

 

"Seria 1h30 da tarde quando surgiu, no sítio exato onde estavam as crianças, uma coluna de fumaça, fina, delicada e azulada, que se estendia talvez uns dois metros por cima das suas cabeças e se evaporara a essa altura. Este fenômeno, perfeitamente visível ao olho nu, durou alguns segundos. A fumaça dissipou-se repentinamente, e depois de algum tempo, voltou a aparecer uma segunda vez, e depois uma terceira. O sol, uns momentos antes, tinha penetrado a camada espessa de nuvens que o escondiam e agora brilhava intensamente, como um disco muito claro que vislumbrava sem ferir a vista. Durante este tempo, o disco do sol não se manteve imóvel, teve um movimento vertiginoso, não como a cintilação de uma estrela em todo o seu brilho, pois girou sobre si mesmo num rodopio louco".

- Trecho de "Novos Documentos de Fátima" (Edições Loyola, SP, 1984).

 

Protagonistas do insólito

 

Lúcia, e seus primos Jacinta e Francisco, ainda crianças, foram protagonistas, em 1917, dos extraordinários acontecimentos de Fátima, em Portugal, marcados pela suposta aparição da Virgem Maria e por incríveis fenômenos atmosféricos testemunhados por milhares de pessoas. Até o dia 13 de outubro do mesmo ano, Nossa Senhora haveria aparecido outras cinco vezes para o grupo. O evento despertou a curiosidade de todo o mundo católico e, na última aparição, contou com uma multidão de mais de 70 mil pessoas. Desde a primeira manifestação, o Vaticano acompanhou e fez inúmeras considerações sobre os casos. Em 1930, a Igreja Católica aceitou as visões como verdadeiras, sob o ponto de vista religioso.

 

* Willy Silva é jornalista do “Correio da Manhã” em Goiânia/GO.

- Foto: Arquivo Via Fanzine.

- Produção: Pepe Chaves.

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  UFOVIA - ANO 5 

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