AEROVIA ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS DIGITAL ITAÚNA FANZINE J.A. FONSECA UFOVIA VIA FANZINE

          

 

Rússia - Fenômeno Solar

 

 

Yakutia:

E a escuridão engoliu a Terra...

Ocorridos neste mês de julho, os residentes de velha data dizem que tais fenômenos jamais foram observados no lugar. De fato, havia escuridão total. Não veio imediatamente, mas gradualmente.

 

Por Natália Dyakonova*

De Moscou/Rússia

Para Via Fanzine

25/07/2018

No mapa: o branco indica o território da Rússia, o vermelho – território de Yakutia, o oval amarelo – um contorno aproximado do território em que o fenômeno foi observado.

 

Na sexta-feira, 20 de julho de 2018, em três regiões árticas da Rússia, no território da República da Yakutia (uma das unidades federativas do país), foi observado um fenômeno inexplicável: o sol desapareceu por três horas. Às 11h00min, hora local (5h, horário de Moscou) a luz do dia começou a desaparecer aqui. Gradualmente, o sol "desligou-se", mergulhando na escuridão total essas áreas, cujo território excede ao da Itália. Os motoristas foram forçados a ligar os faróis no meio do dia, pois a visibilidade era extremamente baixa.

 

Partes da Yakutia ficaram escurecidas durante o dia.

 

As pessoas saíram de suas casas para assistir ao fenômeno. O chefe de um dos distritos, Konstantín Stárostin, afirmou: "Quando o sol desapareceu de vista, as pessoas começaram a chamar à administração para compartilhar testemunhos. Muitos ficaram assustados, especialmente os idosos. Os residentes de velha data dizem que tais fenômenos jamais foram observados no lugar. De fato, havia escuridão total. Não veio imediatamente, mas gradualmente.

 

O sol não era visível de todo das 11h30min até às 14h. Realmente, não houve poeira. Nós saímos deliberadamente para a rua, muitos podem confirmar [o fenômeno]. Também não houve resfriamento agudo. Mas à noite a temperatura caiu para quatro graus negativos. Agora não sabemos o que pensar. Nós não temos peritos. E os rumores se multiplicam. Se isso estivesse conectado com os testes, eu não esconderia [tal fato]".

 

Os rumores realmente foram muito diferentes e partiram desde o teste de uma arma desconhecida até um enorme OVNI que fechou o sol e também "forças escuras".

 

Mais um registro da paisagem escurecida durante o dia.

 

Depois das 2h da tarde o brilho apareceu novamente atrás das nuvens. Como é sabido, na região estão ocorrendo atualmente grandes incêndios florestais, mas as autoridades negam a versão de que o disco solar tivesse sido ofuscado pela cortina de fumaça. Nesse caso, dizem as autoridades, o cheiro de queimado seria sentido claramente, o que não aconteceu na verdade.

 

Tais episódios com o "desligar" do sol durante várias horas registram-se nas velhas crônicas russas, dos séculos XIV, XV e outros. Na época, foi explicado como sendo uma "punição celestial", mas agora os cientistas e meteorologistas, em resposta à pergunta sobre a natureza do misterioso fenômeno, unicamente encolhem os ombros, dizendo que não houve naquele dia pré-requisitos para o eclipse solar, queda de meteorito ou acúmulo de massas do ar.

 

A morte de aves estaria supostamente associada ao fenômeno solar.

 

Na quarta-feira, 25/07, apareceu a notícia de que em uma das três regiões sobre as quais o sol tinha sido "desligado", foram encontradas cerca de 20 aves mortas, mas ainda não se sabe se isso se deve ao fenômeno.

 

* Natália Dyakonova é articulista e correspondente em Moscou/Rússia para Via Fanzine.

 

- Tradução: Oleg Dyakonov.

 

- Fotos: Fontes livres da internet/divulgação.

 

- Produção: Pepe Chaves

© Copyright, 2018, Pepe Arte Viva Ltda.

 

*  *  *

 

 

Ir para a página principal

 

AEROVIA ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS DIGITAL ITAÚNA FANZINE J.A. FONSECA UFOVIA VIA FANZINE

          

© Copyright, Pepe Arte Viva Ltda.

Motigo Webstats - Free web site statistics Personal homepage website counter