A sua plataforma de embarque para a Astronáutica, Astrofísica e Astronomia  - Com a qualidade jornalística  Via Fanzine

 

 

 Em queda

 

Phobos-Grunt:

Rússia não confirma local da queda de sonda

Local e horário da queda de sonda russa permanecem em mistérios; cogitações prosseguem.

 

Da Redação*

Para ASTROvia

16/01/2012

 

Localização estimada para o suposto local de queda da sonda no Pacífico sul.

Leia também:

Leia também: Lixo espacial: 'Coisas que caem do céu'

 Acesso às informações sobre Satélites e Lixo Espacial

SRVAS - Lixo espacial em queda - TV FANZINE VÍDEO

 

Um novo relatório da Novosti, datado de 16/01, informa que a sonda espacial russa Phobosobos-Grunt concluiu sua reentradas nas densas camadas da atmosfera terrestre. Sua queda ocorreu na noite de 15/01, cujo horário e local exatos continuam sendo uma incógnita.

 

A queda põe fim no sonho dos pesquisadores russos e europeus de executarem uma primeira aproximação a um satélite de Marte.

 

Durante toda a jornada desde o último domingo, agências espaciais a astrônomos aficionados estiveram publicando suas estimativas sobre a hora e possíveis locais para a queda.

 

A agência russa Roscosmos situou a zona provável para o impacto na parte central do Atlântico, enquanto o astrônomo amador alemão Harro Zimmer, predisse que a sonda entraria na atmosfera sobre o nordeste do Brasil, no estado de Piauí.

 

As previsões coincidiram na afirmação de que a sonda cairia antes de terminar o domingo, tal como se sucedeu. Contudo, o horário e o lugar exatos da queda continua sendo um mistério, pois há muitos desencontros de informações sobre os mesmos.

 

Segundo um porta-voz do Ministério de Defesa da Rússia, a queda teria ocorrido às 17:45 GMT no Pacífico, a cerca de 1.250 quilômetros ao oeste da ilha chilena de Wellington, informação que foi confirmada por outra fonte das forças de segurança russas.

 

Por sua vez, uma fonte do setor espacial russo declarou a RIA Novosti que os restos da sonda teriam caído no estado brasileiro de Goiás.

 

A agência espacial russa Roscosmos segue sem oferecer dados oficiais ao respeito. Depois das primeiras informações sobre a queda, sua página no site oficial funcionou com interrupções, ainda que posteriormente tenha recuperado a normalidade.

 

Cientistas da Agência Espacial Européia (ESA) reconheceram que não dispõem de informação a respeito e que esperam dados de seus colegas estadunidenses. Por sua vez, o Exército dos EUA confirmou a queda da sonda, embora sem oferecer dado algum sobre a zona de impacto.

 

A Phobos-Grunt foi a primeira sonda interplanetária russa lançada nos últimos 15 anos. Depois de decolar no dia 09/11 passado, da base de Baikonur, a sonda não pôde tomar seu rumo de destino, devido a uma falha nos motores e ficou orbitando a Terra até culminar em queda.

 

Se tivesse tido um sucesso, esse projeto possivelmente devolveria à Rússia a liderança mundial de estudos interplanetários, já que se tratava da primeira missão a satélites de Marte para explorá-los e trazer amostras de seu solo à Terra.

 

A União Soviética começou a produzir sondas para explorar Marte ainda em 1959 e enviou as primeiras delas ao seu destino já em 1960, quatro ano antes dos Estados Unidos.

 

Não obstante, somente cinco das 17 missões obtiveram relativo sucesso, enquanto outras oito fracassaram ainda durante o lançamento ou pouco depois deste, como ocorrido com a anterior sonda russa Mars-96, que terminou no mar depois de seu lançamento em novembro de 1996, devido a uma falha na unidade de aceleração.

  

Anteriormente, o diretor da Roscosmos, Vladímir Popovkin, anunciou que a entidade estuda desenvolver uma nova sonda interplanetária ou participar do projeto europeu ExoMars, cuja definição deverá ser anunciada antes do próximo mês de fevereiro.

 

* Com informações de RIA Novosti e agências internacionais e traduções de Pepe Chaves.

 

- Imagem: Static.panoramio/Google.

 

- Colaborou: J. Ildefonso P. de Souza (SP).

 

- Tópicos associados:

  Concluído inquérito sobre queda de sonda russa

 SRVAS - Lixo espacial em queda - TV FANZINE VÍDEO

 Phobos-Grunt pode ter caído no Brasil

 Sonda russa deve cair entre os dias 15 e 16/01

 O retorno da Phobos-Grunt

 Lixo espacial: 'Coisas que caem do céu'

 Acesso às informações sobre Satélites e Lixo Espacial

 Pedra fumegante precipita-se sobre uma praia

 Ceará: observatório para monitoramento de NEOs

 Sonda meteorológica cai em quintal

 

 - Produção: Pepe Chaves.  

  © Copyright, 2004-2012 - Pepe Arte Viva Ltda.  

 

Leia outras matérias:

www.viafanzine.jor.br/astrovia.htm ©Copyright, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.

 

 

 

DORNAS DIGITAL

 

 

Motigo Webstats - Free web site statistics Personal homepage website counter