|
Registros
EUA: 'UFO' avistado com avião pode ser o X-45A Especialistas em aviação militar consideram o “UFO” como sendo o avião não-tripulado Boeing X-45A.
Por Fábio Bettinassi* de Araxá-MG Para UFOVIA
Boeing X-45: nos segundos finais da filmagem aparece um X-45 em vôo (detalhe). Resta saber se ele era o mesmo objeto que voava ao lado do F18 Super Hornet.
O recente vídeo de um avião militar dos EUA acompanhando um objeto voador não identificado tem causado sensação no meio ufológico mundial afinal. Afinal, trata-se de mais uma evidência de projetos secretos aeronáuticos realizados por países desenvolvidos. Projetos que há poucos anos os mais ‘célebres’ ufologistas eram categóricos em afirmar que não existiam, pois bastava voar e ter formato desconhecido, que eram automaticamente rotulados como “vindos de outro planeta”.
A aeronave em formato oval aparece seguida por um caça Boeing F18 Super Hornet, fazendo evoluções e deixando uma esteira de fumaça semelhante à do F18. Em termos aerodinâmicos, as manobras realizadas pelo “UFO” seguem os padrões normais da aviação, apesar da imagem mostrar a ausência de asas e do leme de direção.
Especialistas em aviação militar consideram o “UFO” como sendo o avião não-tripulado Boeing X-45A, cuja finalidade é o reconhecimento e bombardeio ar-terra, utilizando avançados sistemas de mira laser e bombas teleguiadas inteligentes.
O que nos chama a atenção é o fato de o vídeo estar aparentemente com um espectro de cores mais amplo do que uma filmagem feita com equipamentos tradicionais. Mostra também uma alteração no nível de branco da imagem usado para realçar o brilho e o contraste das aeronaves, sugerindo a possibilidade do suposto X-45 estar em modo de invisibilidade visual e, tais efeitos, seriam usados para revelar o avião em atividade.
Além do visual furtivo, o verdadeiro X-45A e outras aeronaves não-tripuladas possuem outros atributos Stealth tradicionais. Entre eles, a invisibilidade por radares, ausência de ruído dos motores e invisibilidade térmica, haja vista que seus motores possuem saídas de ar com potentes dissipadores de calor, semelhantes aos usados em aeronaves como o B2 e o F-117 Black Diamond, o que torna mais fácil acreditar que também possua recursos de camuflagem visual.
Efeitos furtivos no visual de aeronaves de combate podem ser obtidos através de projeção eletromagnética, lasers ou infravermelho, bem como usando técnicas avançadas e secretas existentes no campo da ótica quântica. Desta maneira, os materiais podem simplesmente desaparecer visualmente ou misturar-se com o ‘plano de fundo’, em um perfeito mimetismo. É algo semelhante ao efeito produzido por lagartas e outros animais, cuja textura e cor da pele se alteram e se camuflam, visando escapar de predadores.
Outro fato que nos chama a atenção é a esteira de fumaça produzida por ambas as aeronaves. Sabemos que aviões militares utilizam uma mistura especial de combustível, justamente para evitar este fenômeno químico, porque isso também faz parte do visual furtivo. Afinal, um avião que produz esteira se torna um alvo fácil para o inimigo em termos de ataque e reconhecimento. Se as esteiras foram vistas, é plausível que o equipamento de filmagem estivesse realmente utilizando recursos de ‘visão avançada’ como os sistemas FLIER (Foward Looking Infrared) que enxergam a assinatura térmica produzida pelas aeronaves em questão, ou mesmo usando filtros e lentes especiais de uso restrito.
O que mais me chama a atenção é o motivo para qual o vídeo foi levado a público. Considerando questões estratégicas, penso que isso pode ser uma demonstração de supremacia tecnológica por parte dos EUA visando intimidar a opinião pública mundial sobre seu aparato militar de alta tecnologia. Justamente em um momento que o Brasil está em vias de desistir da compra de seus jatos F18 Super Hornet em preferência aos concorrentes europeus.
Como manobras astutas de estratégia e inteligência, a exibição do vídeo pode ser também algo intencional dos militares para testar o nível de interpretação da opinião pública. Pois se a aeronave foi facilmente reconhecida como o X-45A, então é porque perdeu grande parte de seu poder ‘furtivo conceitual’, já não é mais interpretada como “objeto voador não identificado”, diluindo assim, grande parte de suas qualidades estratégicas.
Vale dizer que muitas aeronaves secretas foram intencionalmente confundidas com discos voadores supostamente vindos de outros planetas, configurando assim, um eficiente mecanismo de contra-informação capaz de protegê-las dos olhos de seus adversários. Generalizadamente, podemos dizer que e a pesquisa de ocorrências ufológicas sempre foi repleta de paixão e isenta de provas e metodologias de análise, tornado um prato cheio para qualquer agência de inteligência interessada em ocultar suas maravilhas voadoras.
Diversos especialistas em aviação militar nos Eua são categóricos em dizer que o está sendo desenvolvido sob rótulo de ‘top secret’ em bases como Groom Lake (Área 51), Wrigth Patterson e Mesa Dulce, são em verdade, projetos que estão 50 anos à frente de nossa compreensão e que projetos como X-45A, incluindo demais aeronaves não tripuladas já são consideradas obsoletas e por isso reveladas à mídia mundial.
Tais especialistas ao serem questionados sobre o que há de tão secreto em desenvolvimento hoje, revelam que são tecnologias baseadas em novos e desconhecidos sistemas de propulsão, até mesmo anti-gravitacionais, fuselagens autoregenerativas, biocomponentes, inteligência artificial, superfícies morfologicamente mutáveis e até experiências com as incríveis propriedades de alteração dos eixos tempo-espaço.
No final do vídeo colocado no You Tube, vemos uma imagem feita diretamente da cabine do F18 e podemos reconhecer com mais detalhes que se trata do Boeing X-45. Mas isso também nos coloca outra dúvida: seria a imagem editada intencionalmente para que pensemos que realmente é o X-45A e não outra aeronave secreta?
Comparando as imagens de ambas as aeronaves, vemos que as medidas do “UFO” parecem ser menores do que as do X-45A, além de não podermos ver as asas, o que faz nossa desconfiança crescer e nossa imaginação voar em grandes altitudes.
Fato ou ficção, verdade é que estamos todos sob a égide de um planeta bélico, cujas armas superam nosso poder de imaginação. Enquanto, por outro lado, as técnicas de manipulação da opinião pública nos transformam em meras crianças no parque de diversões, deixando clara a idéia que, quanto mais a tecnologia evolui, menos devemos saber.
* Fábio Bettinassi é publicitário, pesquisador em assuntos aeroespaciais e co-editor do portal UFOVIA.
- Imagem: Arquivo UFOVIA.
Leia também:
Vídeo mostra OVNI ao lado de caça F18
Clique aqui para assistir o vídeo
- Tópicos associados: OVNI é observado e fotografado por testemunha Supostas sondas em Curitiba - FOTOS OVNIs surgem após terremotos no Haiti e no ChileVÍDEOS OVNI fotografado em Divinópolis População avistou OVNIs no Peru Rio: objeto voador luminoso permanece em mistério FOTO Projetos secretos e naves similares a discos voadores O 'disco voador' britânico, em resposta aos EUA
- Produção: Pepe Chaves. © Copyright 2004-2009, Pepe Arte Viva Ltda.
|
|