A sua plataforma de embarque para a Astronáutica, Astrofísica e Astronomia  - Com a qualidade jornalística  Via Fanzine

 

 

 Sondas

 

  

Mercúrio

Nasa comemora sucesso da sonda Messenger

Cerca de seis anos depois de ser lançada, sonda espacial entra na órbita do planeta mais próximo do Sol.

 

Por Pepe Chaves*

De Belo Horizonte-MG

Para Via Fanzine

 

 Pela tevê, Nasa confirma a entrada da sonda Messenger na órbita do planeta Mercúrio.

 

A história se faz

 

A Nasa informou que a sua sonda espacial Messenger, alcançou com êxito a órbita de Mercúrio em aproximadamente às 21h (Brasília) da quinta-feira, 17/03/2011. A sonda fez uma manobra histórica e em órbita de Mercúrio.

 

A manobra inédita foi comemorada pela equipe científica, pois marca a primeira vez que uma nave espacial produzida alcança o planeta mais interno do nosso sistema solar.

 

Pioneira

 

A sonda pioneira nas cercanias solares de Mercúrio foi a Mariner 10, lançada faz cerca de 35 anos, também pela Nasa. A nave robótica navegou por pouco tempo pelas plagas do diminuto globo, porém o suficiente para enviar informações básicas sobre sua peculiar natureza.

 

Messenger 2004

 

O módulo orbitador Messenger (Mercury Surface, Space Environment, Geochemistry, and Ranging) foi lançado pela Nasa/JPL no mês de agosto de 2004. O avançado módulo também denominado “Mercury Messenger” (Mensageiro de Mercúrio), sondará o planeta mais quente do sistema solar.

 

O aparato foi levado ao espaço pelo foguete Delta 2 da Nasa, no dia 03/08/2004, da base de lançamento norte-americana no Cabo Canaveral, na Flórida. Esta missão, dentro da Ciência Espacial, representa um segundo e demorado passo rumo à exploração a Mercúrio.

 

No mês de julho/2008, os cientistas coordenadores da missão Messenger anunciaram a descoberta de água na exosfera do planeta, de acordo com informações transmitidas pelos instrumentos da sonda. 

 

A viagem

 

Foram mais de seis anos de viagem até que a sonda Messenger atingisse a região orbital de Mercúrio. A missão do Mensageiro será de realizar levantamentos diversos acerca do ambiente planetário, além de estudos dos ventos solares, suas influências na Terra e nos outros planetas do sistema.

 

Todo o projeto estrutural e o sistema de propulsão do Messenger ficaram a cargo do Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos,  que  coordenou  todos  os  testes  laboratoriais  para  a  NASA.

 

Início dos trabalhos

 

Para as próximas semanas, os engenheiros da missão estarão compenetrados em garantir que todos os sistemas da nave estejam funcionando no ambiente rude de Mercúrio. A partir de 23 de março, os instrumentos serão ligados e em 04 de abril será iniciada a fase primária da missão científica.

 

O cientista-chefe da missão prestou informações à NASAtelevision e afirmou que as expectativas são excelentes para os desfechos da missão. Um vídeo com suas declarações e uma animação produzida pela Nasa foram divulgados e podem ser acessados clicando aqui.

 

* Pepe Chaves é editor do diário digital Via Fanzine e do portal AASTROvia.

- Com informações da Nasa e tradução do autor.

- Colaborou: J. Ildefonso P. de Souza (SP).

- Imagem: NASAtelevision/reprodução.

 

- Tópicos associados:

 JAXA: o retorno da sonda Akatsuki

  Descoberta água no planeta Mercúrio

  Lançamento: mensageiro segue para Mercúrio

  Vídeo - Messenger: informações (em inglês)+animação da Nasa

  Matérias sobre outras sondas espaciais

 

- Produção: Pepe Chaves

©Copyright 2011, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil. 

 

Leia outras matérias na

www.viafanzine.jor.br/astrovia.htm ©Copyright, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.

 

 

 

DORNAS DIGITAL

 

 

Motigo Webstats - Free web site statistics Personal homepage website counter