Produção espacial
Documentário: ‘Contact Light’: um novo olhar sobre a conquista lunar Produção multinacional faz uma releitura da histórica missão Apollo 11, que levou o homem pela primeira vez à Lua, faz mais de 40 anos. Por Pepe Chaves* Para ASTROvia
Uma releitura da maior viagem da história.
Acendendo a luz de contato
O documentário ‘Contact Light’ (“Luz de Contato”, em tradução livre), com estreia prevista para julho de 2011, promete lançar um novo olhar sobre a principal viagem lunar realizada pela Nasa, faz pouco mais de 40 anos. A intenção é revisitá-la, sob outras perspectivas e imagens, além das tradicionais já apresentadas.
‘Contact Light’ traz 17 minutos de enfoque, em tempo real, da primeira alunissagem tripulada, em 20 de julho de 1969, pela missão Apollo 11, integrada pelos astronautas, Neil Armnstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins.
A produção é uma iniciativa multinacional independente, assinada por fãs da conquista espacial e dirigida por Paolo Attivissimo, da cidade de Lugano, na Suíça.
Os 17 minutos de duração utilizam imagens originais cedidas pela Nasa e decorrem em tempo real, com sincronização de vídeo e áudio e novas perspectivas (e situações) apresentadas.
A inovação fica por conta das imagens e áudios que foram remasterizados e da maneira com que são apresentados. Além disso, as tomadas mostradas em algumas das cenas tiveram seus focos reajustados e sofreram cortes em partes pretas, consideradas insignificantes, além de outros melhoramentos que pretendem apresentar uma nova cobertura dessa histórica missão espacial.
Durante o documentário, são intercaladas, simultânea e cronologicamente, imagens geradas pela câmara de 16mm utilizada na Lua (pelos dois astronautas no módulo lunar Eagle, Armstrong e Aldrin), com cenas filmadas naqueles mesmos instantes, a partir da Sala de Controle da missão, em Houston (EUA).
‘Contact Light’ também incorpora áudios originais, sincronizados com legendas de Armstrong, Aldrin, o capcom da missão, Charlie Duke, além da equipe de diretores de voo. Também serão utilizadas imagens raras do Controle da Missão, sincronizadas com áudio em tempo real.
Deke Slayton, Charlie Duke, Jim Lovell, em imagens raras feitas na Sala de Comando da missão.
Inovações e novidades
A produção de ‘Light Contact’ define este documentário como um “upgrade” dos registros disponíveis acerca da chegada do homem à Lua e adiantam algumas inovações:
- Legendas menores e mais bem posicionadas, com sombreados para melhor visibilidade. - Legendas com tempo prolongado sempre que possível, para torná-las mais legíveis. - Em algumas cenas as imagens foram manipuladas (enfocando detalhes) para melhor uso do espaço da tela, eliminando as partes em preto ou menos significativas. - Introdução mostrando a posição da equipe de filmagem. - Animação indicando a flutuabilidade do módulo lunar. - Indicação de altitude, velocidade de descida e velocidade horizontal. - Legendas com trechos de diálogos por Gene Kranz e controladores. - Identificações de Deke Slayton, Jim Lovell, Fred Haise, Christopher Kraft, Bob Gilruth, Baixo George e outros do Controle da Missão.
‘Moonscape’
Na verdade, os 17 minutos de ‘Contact Light’ integram um grandioso projeto chamado ‘Moonscape’, que propõe uma produção completa, dentro dessas novas concepções, sobre a histórica viagem que levou os primeiros homens à Lua.
Os custos da produção são bancados por doações de entusiastas do projeto em todo o todo o mundo. Pessoas que contribuírem financeiramente com o projeto, receberão seus nomes grafados junto aos créditos, exibidos no final do documentário.
Paolo Alttissimo: 'Por entusiastas do espaço para os entusiastas do espaço'.
Diretor fala conosco
Paolo Attivissimo, jornalista especializado em ciência, autor do livro “Moon Hoax: Debunked” (que desmente boatos sobre as viagens lunares) e diretor do documentário ‘Light Contact’, falou com exclusividade ao diário digital Via Fanzine.
De Lugano, na Suíça, Attivissimo esclarece que o documentário se faz de uma iniciativa coletiva e multinacional, agregando pessoas de diversas partes do mundo.
“A produção é internacional e a maior parte da edição é feita em Lugano, na Suíça. Os filmes digitais da Apollo 11 vieram da empresa britânica Footagevault; a música e a animação do módulo lunar, vieram da Itália; a consultoria técnica veio dos Estados Unidos, de veteranos da Nasa; as traduções e as doações vêm de todo o mundo”, esclarece.
Paolo Attivissimo afirma que, apesar de assinar a direção dessa produção, entende que o script da mesma, “foi lindamente escrito pela história, e eu, simplesmente, estou juntando tudo o que a Nasa tornou público para produzir e preservar”, afirmou.
O diretor esclarece que ‘Contact Light’ e ‘Moonscape’ são produções “feitas por entusiastas do espaço para os entusiastas do espaço em todo o mundo e podem ser acessadas por qualquer pessoa”.
* Pepe Chaves é editor do diário digital Via Fanzine e do portal ASTROVIA. - Com informações de 'Contact Light' /Moonscape /'Paolo Attivissimo, com tradução do autor. - Fotos: divulgação.
- Leia também: - Informações, trailers e imagens: http://contactlightmovie.blogspot.com.
- Clique aqui para assistir o trailer de ‘Contact Light’
- Clique aqui para assistir o trailer de ‘Moonscape’.
- Colaborou: J. Ildefonso P. de Souza (SP).
- Produção: Pepe Chaves ©Copyright, 2004-2010 - Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.
Leia outras matérias na http://www.viafanzine.jor.br/astrovia.htm ©Copyright, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.
|