Tempo
Pesquisa: Procura-se viajantes do tempo na Internet Dois pesquisadores da Michigan Technological University tentam encontrar evidências físicas de "viajantes do tempo" nas redes sociais. Da Redação* BH-07/01/2014
Robert Nemiroff e Teresa Wilson acreditam que visitantes do futuro poderiam deixar suas pegadas na internet, sobretudo, durante a ocorrência de eventos globais. Leia também: Especial: Cassini-Huygens faz o sistema solar nos parecer menor Lua de Saturno pode abrigar forma exótica de vida, conclui estudo Titã: o mundo mais parecido com a Terra Observatório de Campinas e Saturno Descoberta água no planeta Mercúrio Sondas Voyager da NASA estão deixando a heliosfera
Enquanto as viagens no tempo ainda fazem parte da ficção científica dos nossos tempos, dois pesquisadores investem fortemente nesta ideia em termos práticos. Robert Nemiroff e Teresa Wilson, da Michigan Technological University (MTU), nos EUA têm procurado por viajantes do tempo em redes sociais da internet como, Facebook, Twitter ou Google+.
Os pesquisadores acreditam que visitantes do futuro poderiam deixar suas pegadas na internet, sobretudo, durante a ocorrência de eventos globais como, por exemplo, a escolha do Papa Francisco ou a descoberta do cometa ISON. No entanto, eles não conseguiram encontrar na internet nenhuma menção a esses fatos dentro do contexto que conhecemos por viagem no tempo.
Eles também fizeram, sem sucesso, uma experiência semelhante à que fez o físico Stephen Hawking, quando preparou uma grande festa, mas enviou os convites somente após passar a data da festa. A ideia era que, se os futuros viajantes do tempo existissem, estes veriam os convites e voltariam no tempo para participar da festa. No entanto, Hawking permaneceu durante toda a festa, com a sala decorada e as mesas cobertas.
Além disso, Nemiroff e Wilson também enviaram mensagens aos viajantes do tempo, que foram convidados a twittar mensagens com as hashtags #ICanChangeThePast2 ou #ICannotChangeThePast2. Os pesquisadores verificaram se alguma mensagem com estas hashtags apareceu antes da realização do experimento. Mas também fracassaram, pois nenhum viajante do futuro deixou a sua marca no Twitter.
Entretanto, os pesquisadores não acreditam que estes resultados negativos signifiquem que a viagem no tempo seja impossível. Eles acreditam que os viajantes possam não ter habilidade para deixarem suas marcas na Internet. Ou ainda, que no futuro, possa haver alguma legislação que os impeçam de serem reconhecidos. Quiçá - acreditam os pesquisadores -, os próprios viajantes do tempo poderiam evitar a sua detecção ou perderiam o privilégio desse tipo de viagem por algum motivo.
Nemiroff e Wilson apresentarão as suas conclusões na reunião anual da Sociedade Astronômica Americana (American Astronomical Society-AAS), que acontece de 05 a 09/01, em Washington, EUA.
* Com informações de RT Notícias, com tradução de Pepe Chaves para Via Fanzine
- Imagem: Divulgação.
Leia também: Especial: Cassini-Huygens faz o sistema solar nos parecer menor Lua de Saturno pode abrigar forma exótica de vida, conclui estudo Titã: o mundo mais parecido com a Terra Observatório de Campinas e Saturno Descoberta água no planeta Mercúrio Sondas Voyager da NASA estão deixando a heliosfera
- Outros tópicos: Missão espacial fotografa cometa de perto Meteorito carregava ‘água longinqua’ Telescópio da Nasa encontra 1º planeta habitável Descoberto planeta rochoso similar à Terra Descoberto planeta que veio de outra galáxia Missão Kepler detecta astro parecido com Tatooine Descobertas duas novas luas em Júpiter Sonda Juno registra Terra e Lua vistas de longe Sonda orbital MRO vê água líquida em Marte Robô Opportunity da Nasa atinge cratera Endeavour
- Produção: Pepe Chaves ©Copyright 2014, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.
Leia outras matérias na www.viafanzine.jor.br/astrovia.htm ©Copyright, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.
|