Estação Espacial Internacional - ISS
Remessa de suprimentos: Nave Progress se acopla à Estação Espacial A nave cargueira Progress 52 atingiu o seu destino, cerca de seis horas após o seu lançamento por um foguete "Soyuz-U" da base de Baikonur, no Cazaquistão.
Por Pepe Chaves* De Belo Horizonte-MG Para ASTROVIA 29/07/2013
O cargueiro Progress se atracou com sucesso no porto Piers da Estação Espacial Internacional (ISS). - Leia também: Cargueiro Progress levará suprimentos à estação ESPECIAL Voos comerciais ganham corpo na agenda da NASA Imagem histórica: Bolden, Musk e o Dragão NASA e SpaceX comemoram feito histórico Cápsula privada se acoplou com sucesso à Estação Espacial Cápsula Dragon decola rumo à Estação Internacional
Progress, a nave de carga russa não tripulada, transportando aproximadamente três toneladas de suprimentos para a tripulação da Expedição 36, na Estação Espacial Internacional (ISS), se atracou com sucesso no último domingo, 28/07.
A nave cargueira Progress 52 atingiu o seu destino, cerca de seis horas após o seu lançamento por um foguete "Soyuz-U" da base de Baikonur, no Cazaquistão.
“Depois de 529 segundos de voo a Progress se separou claramente a partir do terceiro estágio do foguete”, informou o serviço da Agência Espacial Russa (Roscosmos) para a imprensa.
Ao se aproximar da Estação Espacial Internacional, a Progress se atracou no porto Pirs da docking station, às 10:26 pm EDT. A nave entregando 1.212 litros material para propulsor, 42 quilos de oxigênio, 62 quilos de ar, 926 litros de água e 3.395 de peças de reposição, além de equipamentos de manutenção e hardwares. Incluído na carga estão ferramentas para possíveis reparos aos trajes espaciais dos EUA usados na estação. No momento da acoplagem a Progress e a estação voavam a 260 milhas sobre o Oceano Pacífico e se aproximando da costa oeste da América do Sul.
Nave Progress é lançada por um foguete Soyuz na base de Baikonur.
Ancoragem na estação
O cargueiro espacial foi lançado do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, às 04:45 EDT (02h45 do domingo no Cazaquistão), sobre um método de jornada em quatro órbitas para encontrar-se com a estação. No momento do lançamento, a estação estava voando a 260 milhas sobre o sul da Rússia, perto da fronteira entre o Cazaquistão e Mongólia.
O porto de ancoragem Pirs estava anteriormente ocupado pelo ISS Progress 50, embarcação de carga da mesma série que levou o carregamento anterior, e partiu na última quinta-feira, depois de passar cinco meses atracada à estação.
A equipe vai realizar uma série de verificações de vazamento na interface de acoplamento Pirs antes de abrir a escotilha da Progress e iniciar o longo processo de descarregamento.
Veículo descartável
Uma vez esvaziada de sua carga, a Progress 52 será preenchida com lixo e materiais descartáveis da estação e, em seguida, desencaixada ainda este ano para uma reentrada destrutiva na atmosfera da Terra.
Ao contrário das naves cargueiras da empresa privada SpaceX, que são reutilizáveis em várias missões e também prestam serviço à NASA, as naves Progress e também as utilizadas até agora pelo Japão (JAXA) e Europa (ESA) são descartadas no espaço após entregarem suas cargas à estação espacial.
Nave espacial russa Progress
O veículo de reabastecimento Progress é uma versão automatizada e não tripulada da nave Soyuz, geralmente usada para levar suprimentos e combustível para a Estação Espacial Internacional. A Progress também tem a capacidade de aumentar a altitude da estação espacial e controlar a orientação da estação usando os propulsores do veículo.
Ambos os Progress, nas versões M e M1, têm módulo de carga pressurizado para transportar cargas, além de um módulo de reabastecimento que contém os tanques de combustível com gases pressurizados para propulsor e um módulo de Instrumentação/Propulsão, onde estão localizados os equipamentos e sistemas propulsores.
A nave espacial Progress é lançada para a Estação Espacial pela Agência Espacial Russa (Roscosmos) a partir do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, carregada por um foguete Soyuz.
* Com informações de Roscosmos/SASA/SPACE.COM e tradução do autor.
- Imagens: NASA/JPL.
- Leia também: Cargueiro Progress levará suprimentos à estação ESPECIAL Voos comerciais ganham corpo na agenda da NASA Imagem histórica: Bolden, Musk e o Dragão NASA e SpaceX comemoram feito histórico Cápsula privada se acoplou com sucesso à Estação Espacial Cápsula Dragon decola rumo à Estação Internacional
- Tópicos do Arquivo: Rússia avalia retirar astronautas da Estação Espacial Estação espacial poderá ser abandonada Nave com cargas para Estação Espacial cai na Sibéria Atlantis se atraca com sucesso à Estação Espacial Ônibus espacial: Uma futura velha ferramenta - Especial Última missão: Atlantis é lançado com sucesso Imagens da Nasa mostram derradeiro lançamento do Atlantis Nasa promove tributo aos 30 anos do ônibus espacial Robonauta e outras missões dos ônibus espaciais Endeavour pousa na Flórida após última missão Flórida Nasa autoriza lançamento do Endeavour para 16/05 Programa Discovery NASA escolhe novo projeto Mercúrio Nasa comemora sucesso da sonda Messenger Faz 50 anos Gagarin ganhou o espaço Gagarin: Vídeo do pronunciamento da Tripulação 27 da ISS Estação Espacial comemorou a ‘Yuri’s Night’ Página do professor Márcio R. Mendes
Produção: Pepe Chaves
Leia outras matérias na www.viafanzine.jor.br/astrovia.htm ©Copyright, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.
|