QUEM SOMOS EDITORIAL HISTÓRIA NOTÍCIAS EVENTOS AGENDA AMAS JORNAL S.TOMÉ

      

 

AGENDA CULTURAL

 

Variedades:

O que São Tomé tem?

São Tomé ainda une movimentos culturais diversos, o que gera entretenimento e atrativos para sua população de moradores e turistas vindos de diversas partes do Brasil e do mundo.

 

Saulo Andrade Chokito*

Portal Sobradinho de Minas

e Jornal São Tomé Online

23/08/2019

 

Durante toda a semana há atividades para diversos gostos na cidade.

Leia também os destaques em:

Portal Sobradinho de Minas

Jornal São Tomé Online

 

A mística e mágica montanha das letras, a cidade de São Tomé das Letras, está localizada a mais de 1440 metros de altitude, na Serra da Mantiqueira, Sul de Minas Gerais.  Além de ter um excelente roteiro de ecoturismo, contendo cachoeiras e poços de água cristalina, picos com

formações rochosas misteriosas, áreas de proteção ambiental com trilhas que cortam nascentes, cânions e contam com visuais de altitude exuberantes, conta também com as grutas e suas imensas passagens recheadas de adrenalina e energias naturais.

 

São Tomé ainda une movimentos culturais diversos, o que gera entretenimento e atrativos para sua população de moradores e turistas vindos de diversas partes do Brasil e do mundo. São ofertas de aulas de formação e preparação artística, apresentações teatrais, saraus de poesia, bares noturnos com música ao vivo e diversos outros movimentos que, unidos, remonta a cultura popular de São Tomé das Letras.

 

Desde ao encontro no nascer ao pôr do sol, onde artistas locais e estrangeiros reúnem-se para desfrutar da beleza que é este momento ao longo do Parque Antônio Rosa, acabam por então, executando suas artes: estão expostas inúmeras peças de artesanato, até intervenções poéticas e teatrais, com músicos dos mais variados gêneros.

 

São Tomé também conta com uma programação semanal básica:

 

Durante a semana o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), promove um cronograma de horários com oficinas de diversas espécies para inscritos no programa de convivência e fortalecimento de vínculo. As oficinas são divididas por classificação etária e horário, porém, o cronograma conta também com recreação para crianças e terceira idade. Há também as oficinas de artesanato, incluindo macramé, bordado e crochê, aulas de violão iniciante e intermediário, aulas de canto, capoeira e karatê. Além disso, às sextas, a Cia Uniarte por trabalho voluntário, mantém o Centro de Práticas Teatrais Infantil e Infanto Juvenil, o Grupo de Teatro do CRAS. Se interessou? Deseja fazer parte? É só comparecer no CRAS portando os seus documentos e fazer sua inscrição.

 

A Cia Uniarte também trabalha semanalmente, mantendo núcleos extensivos de teatro pela cidade. Às terças-feiras o encontro é no Hostel Montanha Up, com o UP Arte; às quartas no asilo, e às quintas, no Espaço Cultural Sociedade Alternativa, com o núcleo Alternativos.

 

Estes são os atuais núcleos, com previsão de abertura de novos núcleos. Para aqueles que desejam uma programação mais noturna, o alto da montanha, na Rua Cristal está o Bar do Raul, o RaulRock Beco Bar, que funciona os dias úteis da semana, com muita música de Raul Seixas, poesias e um bom cardápio para sua sede e fome.

 

Aos fins de semana, os bares com música ao vivo entram em cena, na montanha existem os mais movimentados, o Bar do 2, com Jeder Veras, que em sua programação, muitas vezes, conta com apresentações de bandas convidadas regionais.

 

Todavia, com vigor, astral e representando da melhor forma São Tomé, temos às sextas e sábados, as portas abertas do Vimana Montauin Experience – o rock and roll de São Tomé. Um espaço adequado para apresentações musicais, com um palco digno do nome Vimana e ambiente belamente iluminado, para melhor experiência dos que desejam navegar na noite da montanha mágica. Vimana abre todas as sextas e sábados, com apresentações de bandas locais e convidadas em sua programação, sobretudo, tendo a banda da casa: o Whisky Rural, com a seguinte formação: Gabola Fernandes no violão e vocal, Léo Gudan na guitarra e vocal, Wesley na bateria e Rodrigo Castelar no baixo e teclado.

 

Para quem não conhece, São Tomé das Letras é referência pelo seu rock and roll, com bandas reconhecidas no cenário underground. Whisky Rural é mais uma banda com a pujança e o vigor que o cenário do rock merece. Se não conhece, vá rápido conhecer e ter uma das melhores experiências da montanha.

 

Esta é a primeira e mais simples coluna, que retorno a escrever para o Portal Sobradinho de Minas e Jornal São Tomé Online, abordando de forma objetiva sobre a programação cultural semanal em São Tomé.

 

É claro que existem coisas a mais, mas para deixar aquele gostinho de quero mais, até a próxima.

 

* Saulo Andrade Chokito é diretor teatral e colaborador de Portal Sobradinho de Minas e Jornal São Tomé Online.

 

- Foto: Mari Mari (cortesia). 

 

PÁGINA INICIAL

© Copyright 2019, Dalton Pessoa.
QUEM SOMOS EDITORIAL HISTÓRIA NOTÍCIAS EVENTOS AGENDA AMAS JORNAL S.TOMÉ

      

Hospedagem & manutenção:
 ZINESFERA - Rede de Portais Integrados
www.viafanzine.jor.br