|
info
Perda ufológica: Faleceu o ufologista Bob Pratt Pratt pode ser considerado um ícone da Operação Prato e de toda a inusitada fenomenologia típica do Norte e Nordeste brasileiros. Por Pepe CHAVES*
Bob Pratt e a pesquisadora Irene Granchi, sua amiga e primeiro contato no Brasil.
Faleceu por complicações cardíacas, aos 77 anos, o jornalista norte-americano e ufólogo Robert Vance Pratt, mais conhecido como Bob Pratt. Como pesquisador e autor cedeu substanciosas colaborações aos estudiosos da Operação Prato, bem como da fenomenologia amazônica e nordestina. Entusiasta pelo assunto, Pratt foi um dos homens que se dedicou de corpo e alma e mais pesquisou a casuística brasileira, não somente na região Norte (que o evidenciou), mas no Nordeste e por diversos outros estados brasileiros.
Por cerca de 10 vezes esteve no Brasil e criou laços de amizade com diversas pessoas ligadas à Ufologia, tais como, Coronel Hollanda, Flávio Costa, Ubiratan Pinon, Ademar Gevaerd e grande parte da comunidade ufológica brasileira. Participu de eventos ufológicos no Brasil e foi homenageado pelos ufologistas brasileiros, por iniciativa do pesquisador Rodolfo Heltai, recebendo o título de “Ufólogo Honorário do Brasil”.
Bob Pratt é autor do livro Perigo Alienígena no Brasil - Perseguições, Terror e Morte no Nordeste (CBPDV - Biblioteca UFO), onde aborda a casuística ufológica do Brasil, mostrando diversos aspectos de suas pesquisas em território brasileiro. Considerado um dos mais sérios ufólogos do mundo, vivia na Flórida e apesar de manter seu site www.bobpratt.org onde expõe diversas de suas pesquisas, inclusive, sobre a Operação Prato.
Apesar de não conhecê-lo pessoalmente tivemos o prazer de desfrutar de sua amizade e sua amável cordialidade via Internet. Tão logo ficou sabendo que estávamos articulando um movimento para pesquisar a Operação Prato e os inusitados casos do Norte, Bob Pratt nos enviou uma cordial mensagem, onde nos dizia “Olá, Pepe. Eu li em seu site sobre Operação Trilha e estou deleitado por você estar fazendo isso. A Operação Prato e a onda ufológica que ocorreram no Norte do Brasil em 1977-78 têm me interessado por longos anos. Como você sabe, gastei tempo percorrendo não somente a área de Belém-Colares, mas também no Maranhão e áreas do Amazonas, como a distante região de Óbidos, localizada a Oeste de Belém. Li as entrevistas-debate (na página da Operação Trilha/UFOVIA) entre você e Fábio Bettinassi e devo dizer que a Operação Trilha é um empreendimento muito ambicioso. Eu espero que seja muito bem sucedido, pois tenho desejado por algo assim há vários anos”.
Convidado por nós a participar das manobras da Operação Trilha em campo, Bob Pratt se absteve, afirmando que não tinha mais idade para encarar a empreitada – ao que, cordialmente negamos e lhe creditamos tal possibilidade – de se embrenhar na mata atrás de observações ufológicas, “Eu amaria fazer o que vocês planejam, mas a idade já está avançada pra mim. Porém, se eu puder auxiliá-los de alguma forma, por favor, me fale”.
Pratt que era um apaixonado pelo Brasil - seja por suas belezas naturais, seja por sua intensa casuística ufológica ou pela boa receptividade que teve no país -, mostrava-se entusiasmado com a ressurreição do tema Operação Prato junto aos pesquisadores e ao público brasileiro.
Em julho de 2005, Bob concedeu uma entrevista exclusiva aos portais Via Fanzine e UFOVIA do Brasil, onde dissertou sobre suas pesquisas no Norte do Brasil que, segundo ele, pouco lhe esclareceram sobre o fenômeno em si, exceto de que ele era real. Juntamente com a entrevista, nos enviou a titulo de colaboração, um artigo de sua autoria onde comentava diversos aspectos de sua convivência com o coronel Hollanda (leia em: http://www.viafanzine.jor.br/site_vf/ufovia/entrevistas4.htm), incluindo trechos de uma entrevista lhe concedida por Hollanda.
Com toda certeza, a Ufologia mundial sofre uma perda irreparável com o falecimento de Bob Pratt, um experiente ufologista que, graças às suas habilidades jornalísticas e seu denotado interesse pelo assunto, abordou e registrou lucidamente um consistente material especializado acerca da fenomenologia ufológica brasileira.
Temos agora, obrigação moral de dedicar à memória deste notável norte-americano que parecia ter alma bem brasileira, todos os possíveis frutos advindos de nossos esforços frente às pesquisas desenvolvidas pela Operação Trilha.
‘Qualquer dia, amigo, a gente volta a se encontrar...’, como diria o poeta mineiro, Fernando Brant.
* Pepe Chaves é editor de Via Fanzine, webmaster de UFOVIA.
Clique aqui para ler entrevista exclusiva concedida por Bob Pratt ao portal UFOVIA.
|
Vigília: VOE - Vigília Onde Estivermos Idéia propõe grande vigília simultânea em diversos locais do país.
A Vigília Onde Estivermos (VOE) tem por objetivo fazer uma Vigília Ufológica no local onde estivermos. Pode ser nos centros urbanos (quintal, sacada de apartamentos, lage da casa, etc.). Pode ser no campo, na fazenda, na praia, etc. A VOE propõe se fazer um grupamento de amigos e familiares em uma atividade social diferente. Assim, seria feita uma grande vigília em diversos locais, simultaneamente e com um maior número de participantes possíveis.
As vantagens consistem em uma maior cobertura da área de vigília. Todos podem participar independentemente de estar num local específico para isso. Não há custos financeiros. Mesmo que nenhum ovni seja registrado, só a participação já vale a pena.
A iniciativa de se criar a VOE partiu de Mauro
de Rezende, presidente do Grupo Ufológico Cidade Tiradentes (GUCIT), de São
Paulo. A VOE está sendo divulgada em diversos portais e fóruns
especializados em Ufologia. A primeira versão da VOE aconteceu no dia 20 de
agosto de 2005. "Mesmo
que nada seja observado, só a participação já terá valido a pena",
afirma Rezende.. - Mais informações: mauroderezende@yahoo.com.br
- Apoio: UFOVIA - www.viafanzine.jor.br/ufovia.htm
|
I TOP UFOVIA 2004: Troféus para os vencedores de todas as categorias Troféu “Pedra Negra” agraciou autores do TOP.
Reportagem: Meus Contatos com os OVNIs Antônio Faleiro (MG) – 63 votos - Pesquisador de Passa Tempo/MG, autor de publicações e CDs sobre a casuística ufológica do interior mineiro, consultor para Revista UFO, Faleiro é tido, unanimemente, como patrono da Ufologia de Minas Gerais.
Pesquisa: Esqueleto de Uberaba: Considerações Anatômicas e Biológicas Analígia Santos Francisco (RJ) – 64 votos - Médica carioca, autora e pesquisadora do Fenômeno Ufo desde sua infância. Tem se revelado como expressiva autora da Ufologia brasileira ao abordar abdução do ponto de vista médico.
Artigo: Os ETs não vêm a Terra para passear Ademar José Gevaerd (MS) – 111 votos - O pesquisador sul-matogrossense A. J. Gevaerd é autor e editor da Revista UFO brasileira. Fez escola na Ufologia brasileira ao incentivar e difundir a pesquisa ufológica em seu país.
Entrevistado: Mário Nogueira Rangel (SP) - 60 votos - Hipnólogo em Ufologia e investigador ufológico o paulista Mário Nogueira Rangel é notório pesquisador de casos de abdução. Rangel é um inconformado com os acobertamentos promovidos pelos governos nacionais.
Melhor autor: Projeto 'Planeta Azul': reintegração cósmica Nelson Vilhena Granado (SP) - 47 votos - O pesquisador paulista Nelson Vilhena Granado busca as respostas da Ufologia através de seu estudo voltado para a visão e interpretação holística. Granado é autor e consultor para a Revista UFO. Granado receberá o “I Troféu UFOVIA”.
Autor revelação do I TOP UFOVIA: Paulo Rogério Poian (SP), com o texto “Extraterrestres no passado de nossos índios”.
Estarão recebendo certificado de “Menção Honrosa” os seguintes autores e trabalhos:
Para ler os textos premiados, acesse: http://www.viafanzine.jor.br/site_vf/ufovia/top_final.htm
|
Profissionalização da Ufologia: Faculdade de Ufologia no Chile Universidade chilena cria Diplomado em Ufologia a nível internacional.
Como uma instância única a nível Latino-Americano nasce esta nova possibilidade de estudos que alça à investigação ufológica como uma alternativa séria e concreta.
A Universidade de Aconcagua, Sede A, Serena, anunciou no sábado 19/02 a execução de um diplomado em ufologia. Este programa está dirigido a pessoas de todo o país que estudam o fenômeno dos Objetos Voadores Não Identificados (OVNI) e que desejam ter as concorrências necessárias para abordar o tema.
O Diplomado, que terá uma duração de seis meses, contempla matérias tais como; método científico, aeronáutica, astronáutica, astronomia posicional, história da ufologia, bioastronomía, astroarqueologia, fotografia, análise de vídeo, entre outras.
As aulas serão dadas via internet usando a plataforma virtual da Universidade pelo que poderão participar pessoas de qualquer parte do país e inclusive do estrangeiro. Desta maneira a Universidade de Aconcagua se converte na primeira entidade de América Latina a oferecer um diplomado em Ufologia a nível internacional.
PROFESSORES Entre os docentes deste interessante diplomado se encontram o engenheiro aeronáutico, Fernando Mujica (ex-chefe do projeto Satelital da Força Aérea de Chile, FASat Alfa), Camilo Valdivieso (investigador e explorador, um dos poucos chilenos que realizou expedições à selva Amazônica em procura do Paititi ou o Dourado e a meseta de Gizeh no Egito); Verónica Araya (fotógrafa profissional), e Cristián Riffo (investigador e diretor de Ovnivisión Chile).
O anúncio deste diplomado de especialização foi feito pelo vice-reitor da Universidade de Aconcagua, sede A, Serena, Carlos Ruiz Benítez, durante o 8º Simpósio do Fenômeno Ovni realizado em Serena.
Segundo Ruiz, “É necessário que as pessoas interessadas neste tema tenham as concorrências e ferramentas básicas que lhes permitam abordar a problemática do fenômeno ovni. É aí onde a Universidade entregará a base científico-técnica para que se possa reconhecer, avaliar ou gerar informações e linhas básicas de investigação”.
- Fonte: Grupo Rosário Watchers (Argentina). - Tradução: Pepe Chaves. |
|
Produced in Brazil - © Copyright, Pepe Arte Viva Ltda. Reservados todos os direitos dos autores e produtores. All rights reserved©