o portal dos itaunenses de todo o mundo...
Noticiário
Mendicância: Situação de moradores de rua é preocupante em Itaúna* Um fator que influencia na permanência dessas pessoas nas ruas de Itaúna são as doações de alimentos, roupas, dinheiro, dentre outras coisas, pela população.
Para tratar do assunto, autoridades, membros de secretarias e órgãos competentes participaram de uma reunião, na terça-feira, 18/03. Leia também: Outros destaques de Via Fanzine
As doações feitas pela população contribui para a permanência destas pessoas nas ruas da cidade. A Secretaria de Assistência Social faz um apelo para que a população não continue com essa ação.
A quantidade de pessoas que tem feito das ruas a sua moradia preocupa tanto a Administração Municipal quanto a população. Segundo a Secretaria de Assistência Social, a constatação é de que 90% dessas pessoas não sejam itaunenses. O ponto mais crítico da cidade é a região da Rodoviária, onde há grande concentração de andarilhos.
Um fator que influencia na permanência dessas pessoas nas ruas de Itaúna são as doações de alimentos, roupas, dinheiro, dentre outras coisas, pela população. O que seria um ato solidário acaba influenciando o trabalho da Secretaria, que já oferece essa ajuda, além de oferecer ao morador a possibilidade de retorno para casa. Durante as abordagens feitas por assistentes sociais e Polícia Miltar, os moradores reagem de forma agressiva, pois em muitos dos casos estão sob efeito de droga ou álcool.
Para tratar do assunto, autoridades, membros de secretarias e órgãos competentes participaram de uma reunião, na terça-feira, 18/03. Estiveram presentes o Secretário de Assistência Social, Raimundo José Bernardes, Major Azevedo, da Polícia Militar, o Diretor do Creas, Jailson Guimarães, Diretor do Cras, Helton Antunes Vilaça, Bruno Alves (Secretaria de Esportes), Nesval Júnior (Secretaria de Assistência Social), Sílvio José Vilaça (Creas), Wagner Belarmino da Silva (Rodoviária) e a assistente social Maria de Lourdes Dores Côrrea.
Na ocasião, a Polícia Militar colocou-se a disposição para apartar possíveis abordagens que venham a ser violentas por parte dos andarilhos. O Secretário de Assistência Social faz um apelo a população: “A Secretaria é dividida em vários setores responsáveis pelas questões sociais. O Creas é responsável pelos moradores de rua e nosso trabalho tem sido prejudicado por ações da população, que na verdade são louváveis mas não são corretas. A doação de comidas, roupas e outras coisas contribui para a permanência dos moradores de rua na cidade. Dessa forma a cada vez que vamos exercer nossa função de tirá-los da rua e encaminhá-los para o Albergue ou para o Hospital mesmo a reação deles não sendo boa. Estão se tornando cada vez mais agressivos e por isso a presença da PM tem sido importante. Pedimos encarecidamente a população que colabore conosco nessa questão, isso fará bem tanto a eles quanto ao município”, frisou.
* Informações e imagem da Assessoria de Comunicação Prefeitura de Itaúna-MG. 20/03/2014
* * *
Praça da Matriz: Rede Wi-Fi é entregue oficialmente* Projeto funciona desde começo do mês, através de parceria entre Prefeitura e uma empresa de serviço de Internet.
O Prefeito Osmando Pereira e o Diretor do Departamento de Informática da PMI, Wellington Borges, receberam o Gerente Regional da Master, Claydson Neryes.
Na segunda-feira, 14/10, a Prefeitura e a empresa Master realizaram juntas a solenidade oficial de entrega da rede Wi-Fi gratuita na Praça da Matriz. A disponibilização do serviço, que começou a funcionar no início do mês, foi possível graças a uma parceria, sem ônus aos cofres públicos.
O Prefeito Osmando Pereira e o Diretor do Departamento de Informática da PMI, Wellington Borges, receberam o Gerente Regional da Master, Claydson Neryes. “Este é um benefício muito importante para a população. Estamos muito satisfeitos com esta parceria. Nosso objetivo é levar a internet wi-fi para outros pontos da cidade”, disse Osmando.
Foram instalados dois pontos, próximos à banca de revistas e à igreja. Cada ponto estabelece 60 conexões de forma gratuita. E para segurança da população, alguns conteúdos são restritos, como sites para adultos (pornografia). O objetivo é beneficiar não só a população, mas pessoas que passam pela cidade e precisam realizar alguma tarefa via web, como turistas, vendedores e representantes.
Até o final de outubro, a Prefeitura deverá estender a rede Wi-Fi para as quatro praças de esportes de Itaúna, situadas nos bairros de Lourdes, Garcias, Padre Eustáquio e Santanense. Tais locais foram escolhidos com objetivo de beneficiar as comunidades destas regiões, como alunos de escolas próximas e frequentadores destes espaços esportivos e de lazer.
* Informações e imagem de Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Itaúna-MG. 18/10/2013
* * *
Concurso Público da Prefeitura: Procuradoria pede apuração de irregularidades Procuradoria do Município solicita que irregularidades no Concurso Público sejam apuradas.*
Leia também: Ex-prefeito, namorada e outros são denunciados pelo MP Jornal: após denúncia de VF, MP abre inquérito A suposta compra de um jornal por Íris Léia Afonso Nascimento deixa a detenção MP presta informações sobre prisão de Íris Léia Jornal ‘mostra’ Íris Léia presa Íris Léia foi presa em seu apartamento Íris Leia e Afonso Nascimento são denunciados pelo MP
Após denuncias de irregularidades no caderno de provas para o Cargo de Professor da Educação Infantil e Monitor de Creche, a Procuradora Geral do Município, Otacília Barbosa, solicitou apuração do Promotor de Justiça, Dr. Enéias Xavier Gomes, com relação à confecção e aplicação da prova. Vale ressaltar que a empresa responsável pelo concurso foi contratada na gestão passada e a atual administração não compactuará com nenhuma irregularidade que seja comprovada, tomando as medidas cabíveis em momento oportuno.
Segue a solicitação feita ao Promotor:
Ilmo. Sr. Dr. Enéas Xavier Gomes D.D. Promotor de Justiça da Primeira Promotoria de Justiça da Comarca de Itaúna Rua Godofredo Gonçalves , nº 370, Centro, Itaúna – MG – Cep.: 35.680-047
Ilmo. Senhor Promotor,
Comunicamos a V.Exa., que no último dia 17/03/2013 foram aplicadas as provas do Concurso Público objeto do Edital 001/2011, conforme estabelecido no TAC nos autos Judiciais 0338.12 .003.491-7
Na data da aplicação das provas a Comissão do Concurso Público constatou que o Caderno de Provas para o cargo de Professor de Educação Infantil não continha as questões de numero 31/40 : Prova de Conhecimentos Específicos.
Para evitar transtornos no horário de aplicação das provas, a comissão aconselhou aos candidatos a resolver as demais questões do caderno de provas, sendo alertado aos mesmos que não haveria prejuízos, eis que o edital previa que no caso de anulação, os pontos seriam atribuídos a todos.
Entretanto, a questão ainda está sob análise da comissão especial juntamente com a empresa, sendo que esta questão poderia ser solucionada com aplicação de novas provas para os cargos de Professor de Educação Infantil.
Ocorre que, na manhã deste dia, vários candidatos procuraram os membros da comissão especial do Concurso Público para denunciar uma suposta irregularidade na prova aplicada as candidatos ao cargo de Monitor de Creche. Vislumbra-se que as assertivas corretas da prova, que correspondiam ao gabarito Oficial, estariam levemente diferenciadas no timbre da impressão, quais sejam, as questões de número 26 a 40 de referida Prova ( Conhecimentos Específicos e Didáticos).
Diante das denuncias, e tendo em vista a contribuição deste ilustre Representante do Ministério Público no acordo judicial celebrado nos autos da ACP em epígrafe, solicitamos-lhe especial atenção a fim de que seja apurada possível fraude ocorrida na Prova de Monitor de Creche, cujo caderno segue em anexo, visando nos auxiliar nas decisões administrativas.
Sem mais para o momento, subscrevemos, e aproveitamos a oportunidade para renovar protestos de elevada estima e distinta consideração.
Otacília de Cássia Barbosa Parreiras Procuradora Geral do Município OAB/MG 68.144
Leandro Nogueira de Souza Diretor do Departamento de Lançamento de Fiscalização Presidente da Comissão Especial do Concurso Público Ed.001/2011 Masp 100.570.7
* Informações da Ascom/PMI. 20/03/2013
Leia também: Ex-prefeito, namorada e outros são denunciados pelo MP Jornal: após denúncia de VF, MP abre inquérito A suposta compra de um jornal por Íris Léia Afonso Nascimento deixa a detenção MP presta informações sobre prisão de Íris Léia Jornal ‘mostra’ Íris Léia presa Íris Léia foi presa em seu apartamento Íris Leia e Afonso Nascimento são denunciados pelo MP
* * *
Judiciário: Tentativa de homicídio no fórum de Itaúna Suspeito foi preso preventivamente por um juiz que conduzia audiência.
Da Redação* BH-17/01/2013
Leia também: POLUIÇÃO DA ÁGUA Obra da MMX de Eike Batista é contestada novamente Prefeito anuncia emergência na Coleta de Lixo: Bar terá que desmanchar varanda em via pública:ITAÚNA Atual gestão do Orfanato poderá ser investigada PARÁ DE MINAS Ainda detida, Íris Léia teria sido hospitalizada OPERAÇÃO NARCISA Efeitos irreversíveis de uma investigação
Um episódio que expõe a segurança do magistrado local ocorreu no Fórum Mário Matos, na Praça da Matriz de Itaúna, durante a tarde da terça-feira, 15/01, quando uma tentativa de homicídio contra uma mulher. Ela aguardava por uma audiência criminal com o juiz Ivan Pacheco Castro quando foi atacada a facadas pelo ex-marido, Ronaldo Martins do Santos (32 anos).
A mulher, Maria Aparecida Santos (36 anos) chegou a ser ferida no pescoço e por pouco não teria sido morta no local. Segundo uma testemunha, a Polícia Militar foi acionada e prendeu o agressor em flagrante. A vítima foi socorrida e levada para o Hospital Manoel Gonçalves de Souza Moreira.
A mulher já teria registrado várias queixas contra o marido que a teria ameaçado de morte. Passando pelos seguranças na entrada do fórum, o sujeito entrou com uma faca escondida na própria roupa.
O resgate foi acionado, mas a Polícia Militar socorreu a vítima conduzindo-a para o e o autor do crime foi preso em flagrante. As identidades dos envolvidos ainda não foram divulgadas.
Ao presenciar o ocorrido, imediatamente o juiz Castro determinou a prisão preventiva de Moreira. Para o magistrado, o crime teria sido planejado, pois o agressor adentrou armado a uma repartição pública e atacou uma pessoa pelas costas.
Através de um ofício, o juiz Ivan Pacheco de Castro solicitou mais aparatos de segurança na Comarca. Segundo informações que obtivemos de servidores do Judiciário, é possível que os frequentadores do fórum passem a ser revistados em breve.
A Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom do TJMG expediu uma nota sobre o ocorrido e informou que será feito m levantamento sobe a segurança do fórum itaunense.
A seguir, reproduzimos na íntegra a nota expedida pelo TJMG.
Esclarecimento: Ocorrência no Fórum de Itaúna
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais lamenta o episódio ocorrido no Fórum de Itaúna ontem, 15 de janeiro de 2013, ocasião em que houve uma agressão relacionada à violência doméstica.
Em relação à segurança institucional, o TJMG desenvolve projeto em que estão previstos a instalação de câmaras de vigilância, sensores de presença, controles de acessos, detectores de metal, monitoramento de ambientes em tempo real, bem como a otimização de recursos humanos, dentre outras medidas que serão adotadas nas edificações das 296 comarcas do Estado.
O projeto está em andamento, com expectativa de implementação a partir deste primeiro semestre de 2013.
Cumpre esclarecer que o Fórum de Itaúna é dotado de vigias. O caso concreto se apresenta como de natureza passional, que poderia ter ocorrido em outro ambiente, conforme os ânimos relatados no Boletim de Ocorrência. O agressor foi imediatamente preso em flagrante, ainda nas dependências do Fórum.
Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom TJMG - Unidade Goiás (31) 3237-6568 16.01.2013
Leia também: POLUIÇÃO DA ÁGUA Obra da MMX de Eike Batista é contestada novamente Prefeito anuncia emergência na Coleta de Lixo: Bar terá que desmanchar varanda em via pública:ITAÚNA Atual gestão do Orfanato poderá ser investigada PARÁ DE MINAS Ainda detida, Íris Léia teria sido hospitalizada OPERAÇÃO NARCISA Efeitos irreversíveis de uma investigação
|
MAIS ITAÚNA