o portal dos itaunenses de todo o mundo...
Noticiário
Operação Federal: Delegado atualiza números de ‘Trem das Sete’ Benício Cabral nos forneceu as principais estatísticas atualizadas do IPL nº 159/2010, que gerou a Operação Trem das Sete.
Por Pepe Chaves* Para Via Fanzine BH-28/02/2013
Delegado federal Benício Cabral e os materiais apreendidos pela Operação Trem das Sete, na Prefeitura de Itaúna-MG. Leia também: Delegado da PF nos fala do 'Trem das Sete' Entrevista com o delegado federal Benício Cabral Trilhos: CGU aponta irregularidades em Itaúna Operação Trem das Sete O 'trem pegou' em Itaúna Itaúna: Polícia Federal lacra prédio de prefeitura Polícia Federal volta a Itaúna? ‘Trem das Sete’ da PF começa a ouvir indiciados Prefeito Eugênio Pinto é afastado por improbidade
Após nos atender gentilmente nesta semana, esclarecendo sobre a conclusão do inquérito da Operação Trem das Sete, que investiga desvios de recursos em contrato para transposição das linhas férreas pela Prefeitura de Itaúna, o delegado Benício Cabral nos respondeu outras questões nesta quinta-feira, 28/02.
Primeiramente, verificamos com o policial sobre a possibilidade de nos fornecer os nomes de todas as pessoas indiciadas na operação federal, com a finalidade de dar publicidade. O delegado que coordena a operação afirmou que isso seria impossível, pois, “Infelizmente, não poderei declinar nomes de pessoas indiciadas, para preservar a imagem e a honra das referidas pessoas. Como falei, a divulgação de nomes feita pelo outro órgão de mídia [jornal Spasso, veja a matéria aqui], se deu por sua exclusiva responsabilidade”, afirmou o policial.
Contudo, Benício Cabral nos forneceu as principais estatísticas atualizadas do IPL nº 159/2010, que gerou a Operação Trem das Sete. De acordo com o IPL, 30 pessoas foram indiciadas, podendo ainda haver mais um ou dois. Esta informação corrige o que publicamos anteriormente, afirmando que seriam 48 indiciados. Segundo o delegado, na verdade, 49 pessoas foram ouvidas até o momento, mas nem todas foram indiciadas.
Ainda de acordo com o delegado Cabral, entre os 30 já indiciados estão, “Um ex-prefeito, 10 servidores municipais de Primeiro Escalão e mais quatro servidores de Segundo Escalão; seis empresários das empresas que fingiram ser licitantes; Sete servidores do DNIT e dois empregados, de alto escalão, da FCA”, disse.
Cabral também informa que, “O inquérito é composto de 34 volumes, perfazendo um total de 6210 folhas, até o presente, mas pode ainda pode avolumar-se mais até o seu fechamento”.
Sobre a conclusão dos trabalhos, que ele espera para breve, o delegado declara que, “Pretendo concluir o inquérito (Relatar) nos próximos dias, assim que o IPL retornar do MPF e chegarem as quatro Cartas Precatórias faltantes. Quando isso ocorrer, comunicarei os órgãos de comunicação de massa”, afirmou o delegado.
* Com informações de Benício Cabral/DPF-Divinópolis-MG.
- Foto: Arquivo VF.
Tópicos relacionados: Delegado da PF nos fala do 'Trem das Sete' Entrevista com o delegado federal Benício Cabral Trilhos: CGU aponta irregularidades em Itaúna Operação Trem das Sete O 'trem pegou' em Itaúna Itaúna: Polícia Federal lacra prédio de prefeitura Polícia Federal volta a Itaúna? ‘Trem das Sete’ da PF começa a ouvir indiciados Prefeito Eugênio Pinto é afastado por improbidade O que necessitamos do próximo prefeito
Leia também: Polícia investiga crime no Hospital Manoel Gonçalves Barragem de rejeitos é tratada pelo executivo Itaunense assume comando militar em BH Promotor finaliza investigações da Operação Narcisa Jornal: após denúncia de VF, MP abre inquérito A suposta compra de um jornal por Íris Léia Jornal omite responsável em expediente Sérgio Cunha nega venda de jornal à Íris Íris nega compra de empresa jornalística ItaúnAcontece: MP vai investigar jornal Íris Léia é transferida da SUAPI para APAC Íris Léia e Afonso são denunciados pelo MP Íris Léia não vai assumir vaga na Câmara, decide TSE Direitos cassados: Eugênio e Íris ‘pegam balão’ até 2021 1ª Instância: Eugênio e Íris estão inelegíveis até 2021 TJMG: Ex-prefeito alça voo, mas tem indeferimento judicial Pinto afirma que o seu afastamento não é definitivo Justiça nega pedido de soltura a Afonso Nascimento Promotoria nega mandados em aberto Secretário municipal de Eugênio Pinto é preso Pinto afirma que o seu afastamento não é definitivo Prefeito Eugênio Pinto é afastado por improbidade
- Produção: Pepe Chaves. |
MAIS ITAÚNA