ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS ITAÚNA J.A. FONSECA SÃO TOMÉ UFOVIA VIA FANZINE           

 

SAÚDE

 

 

Coronavírus:

Mineradoras voltam ao trabalho

 Decreto que autoriza o funcionamento do setor industrial, no que se refere ao trabalho das mineradoras locais, apenas para os trabalhadores que são moradores da cidade e população reclama em nome da segurança.

 

Por Pepe Chaves*

De São Tomé das Letras

Para Via Fanzine

12/04/2020

 

O decreto estabelece exigências de segurança para o retorno aos trabalhos de mineração em São Tomé das Letras. Para acessar a íntegra do documento, clique aqui.

- Leia outras matérias sobre São Tomé das Letras:

Ninguém entra ou sai da cidade

Turismo e eventos são suspensos em São Tomé das Letras

São Tomé das Letras e a prevenção ao Coronavírus

Coronavírus: ONU lança alerta às pessoas com deficiência

Outros destaques em Via Fanzine

 

No sábado, 11/04, a Prefeitura Municipal de São Tomé das Letras divulgou um decreto assinado pelo prefeito Tomé Alvarenga que autoriza o funcionamento do setor industrial, no que se refere ao trabalho das mineradoras locais, apenas para os trabalhadores que são moradores da cidade.

 

Segundo a informação do Poder Executivo, "A decisão foi baseada nas medidas que a prefeitura estabeleceu às indústrias no âmbito privado, para seguirem como complementares ao enfrentamento do novo coronavírus (covid-19) que devem ser respeitadas cautelosamente pelas mineradoras, acompanhados pela fiscalização do município".

 

De acordo com o artigo 1° desse decreto, "As indústrias passam a ter o seu funcionamento liberado com ressalvas, a saber, só poderão entrar nos campos de trabalhos os funcionários oriundos de São Thomé das Letras, estando PROIBIDO totalmente a entrada de trabalhadores oriundos de outros municípios vizinhos".

 

Já o artigo 2° estabelece as "Medidas de Segurança para o funcionamento da atividade minerária em situação excepcional".

 

O decreto também estabelece outras exigências de segurança para o retorno aos trabalhos de mineração em São Tomé das Letras. Para acessar a íntegra do documento, clique aqui.

 

Comunidade critica volta ao trabalho

 

Após a divulgação do decreto que autoriza, ainda que parcialmente, a volta do trabalho minerário na cidade, muitas críticas surgiram nas redes sociais, especialmente, nos grupos locais. Moradores contestam a decisão do Poder Executivo, alguns, alegam que não adiantaria ficar em casa enquanto houver trabalhadores circulando na cidade.

 

Também foi criado um abaixo assinado contra a liberação de trabalho nas mineradoras em São Tomé das Letras. Nos grupos locais da rede social Facebook, muitos moradores criticam a decisão, exemplificando, de várias maneiras, o retrocesso que esta medida traria para a saúde local.

 

Em São Tomé das Letras a população apoia em peso as medidas de isolamento social. Muitos comércios de maior porte continuam fechados, funcionamento somente os de fornecimento básico. As entradas da cidade continuam fiscalizadas e moradores de outras cidades continuam explicitamente proibidos de entrar, conforme prevê um outro decreto municipal.

 

*  Pepe Chaves é jornalista e editor do diário digital Jornal São Tomé Online e da ZINESFERA.

 

- Com informações de Prefeitura de São Tomé das Letras.

 

- Imagem: reprodução.

 

- Leia outras matérias sobre São Tomé das Letras:

Ninguém entra ou sai da cidade

Turismo e eventos são suspensos em São Tomé das Letras

São Tomé das Letras e a prevenção ao Coronavírus

Coronavírus: ONU lança alerta às pessoas com deficiência

Outros destaques em Via Fanzine

 

Ir para a página principal

 

ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS ITAÚNA J.A. FONSECA SÃO TOMÉ UFOVIA VIA FANZINE           
© Copyright 2004-2020 Pepe Arte Viva Ltda.