ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS ITAÚNA J.A. FONSECA SÃO TOMÉ UFOVIA VIA FANZINE           

 

SAÚDE

 

 

São Tomé das Letras:

Prefeitura publica novo decreto e fecha comércio

Somente serviços essenciais estarão funcionando. O novo decreto traz 22 novas medidas que devem ser cumpridas pela população e as pessoas que infringirem as normas dos decretos municipais estarão sujeitas às punições previstas por lei.

 

Por Pepe Chaves*

De São Tomé das Letras

Para Via Fanzine

21/03/2020

 

Praça da Matriz e a Pirâmide, dois pontos turísticos que sempre estavam repletos de pessoas da cidade e de fora, hoje estão praticamente desertos.

- Leia outras matérias sobre São Tomé das Letras:

Ninguém entra ou sai da cidade

Turismo e eventos são suspensos em São Tomé das Letras

São Tomé das Letras e a prevenção ao Coronavírus

Coronavírus: ONU lança alerta às pessoas com deficiência

Resumo Histórico de São Tomé Das Letras

 São Tomé das Letras: Informações básicas

Mistério e beleza em São Tomé das Letras

São Tomé: o Lugar onde o tempo poderia parar

Outros destaques em Via Fanzine

 

No Brasil, constantemente, estados e municípios baixam medidas de restrição com o intuito de conter a transmissão do coronavírus. Aqui no Sul de Minas Gerais, várias cidades estão tomando pedidas de prevenção. Em Três Corações, onde o hospital local tem somente 22 leitos disponíveis, as viagens intermunicipais estão suspensas. Em São Tomé das Letras, um comunicado da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal alertou a população, neste sábado 21/03, para um novo decreto municipal (o segundo) com o objetivo de conter a propagação do coronavírus.

 

A Prefeitura Municipal de São Tomé das Letras torna público o Decreto Oficial n.º 14, datado de hoje, 21/03/2020, que estabelece novas normas e procedimentos, a fim de evitar uma possível dissipação do Coronavírus em nossa cidade.

 

O decreto traz 22 novas medidas que devem ser cumpridas pela população, onde se destaca as seguintes determinações:

 

- TODOS COMÉRCIOS deverão permanecer fechados, EXCETO os de necessidade como: Banco, Correios, supermercados, mercearias, padarias, farmácias e postos de combustíveis.

 

Restaurantes e lanchonetes poderão vender apenas por DELIVERY. (Entregadores deverão usar máscara).

 

Está proibido sair ou entrar na cidade se não for casos de: trabalho, compras, serviços na cidade, além de urgência (motivos de saúde).

 

Proibido o transporte de trabalhadores de cidades vizinhas para as mineradoras.

 

O decreto também veta a realização de cultos religiosos e outros eventos que proporcionem aglomeração de pessoas. As repartições públicas vão trabalhar somente em regime interno. O setor da Saúde também paralisa o atendimento ao público, exceto os atendimentos de urgência ou emergência.

 

Em toda a cidade já estavam suspensos os serviços de hospedagem e a realização de eventos. Nenhum turista poderá entrar na cidade, onde as duas entradas estão sendo monitoradas por agentes de Saúde e pela Guarda Municipal, com o apoio da Polícia Militar. As pessoas que infringirem as normas dos decretos municipais estarão sujeitas às punições previstas por lei.

 

Nossa reportagem constatou que o fluxo de pessoas diminuiu consideravelmente em toda a cidade nos últimos dias. Com o esvaziamento do fluxo de pessoas, a Praça da Matriz e a Pirâmide, dois pontos turísticos que sempre estavam repletos de pessoas da cidade e de fora, hoje estão praticamente desertos.

 

Covid-19 em São Tomé das Letras

 

Apuramos junto à Prefeitura local que até o momento não há nenhum caso de coronavírus confirmado na cidade. Foi detectado apenas um caso suspeito e o paciente foi encaminhado para o hospital de Três Corações.

 

A Secretaria Municipal de Saúde de São Tomé das Letras informou que até o dia 20/03, havia apenas um caso suspeito do Covid-19, sendo o paciente internado no Hospital São Sebastião em Três Corações. Lá, foi colhido o Swab (cotonete estéril que serve de coleta de exames microbiológicos) e encaminhado para análise na FUNED (Fundação Ezequiel Dias em Belo Horizonte), e o paciente se encontra atualmente em isolamento social e até o momento, o resultado de seu exame ainda não foi apurado.

 

Foram adotadas medidas de prevenção de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, que estabeleceu o isolamento por pelo menos 7 dias, para pessoas que estiveram em países e cidades onde possuem casos confirmados do novo Coronavírus.

 

Já 20 moradores que chegaram de viagem de diversos locais, foram orientados e responsabilizados para permanecerem em isolamento domiciliar.

 

Resguardo em casa

 

Em todo o mundo, médicos e virologistas são unânimes em recomendar que as pessoas se resguardem em casa, e saiam somente em situações de extrema necessidade. Também o hábito de lavar as mãos e o uso do álcool gel continua sendo recomendado como imprescindível, sobretudo, nos grandes centros.

 

Para ler o novo decreto na íntegra, clique aqui.

 

*  Pepe Chaves é jornalista e editor do diário digital Jornal São Tomé Online e da ZINESFERA.

 

- Com informações de Carla Gonzalez/Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Thomé das Letras.

 

- Imagem: Pepe Chaves/Jornal São Tomé Online.

 

- Leia outras matérias sobre São Tomé das Letras:

Ninguém entra ou sai da cidade

Turismo e eventos são suspensos em São Tomé das Letras

São Tomé das Letras e a prevenção ao Coronavírus

Coronavírus: ONU lança alerta às pessoas com deficiência

Resumo Histórico de São Tomé Das Letras

 São Tomé das Letras: Informações básicas

Mistério e beleza em São Tomé das Letras

São Tomé: o Lugar onde o tempo poderia parar

Outros destaques em Via Fanzine

 

Ir para a página principal

 

ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS ITAÚNA J.A. FONSECA SÃO TOMÉ UFOVIA VIA FANZINE           
© Copyright 2004-2020 Pepe Arte Viva Ltda.