ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS ITAÚNA J.A. FONSECA SÃO TOMÉ UFOVIA VIA FANZINE           

 

SAÚDE PÚBLICA

 

 

Conselho de Saúde:

Saúde Pública não deve ser caso de Polícia

Autoritarismo, machismo, misoginia e etarismo dentro do Conselho Municipal de Saúde culmina no registro de um Boletim de Ocorrência na Polícia Militar por parte de conselheiras contra a presidente e o vice-presidente do Conselho.

 

A conselheira Cyntia Rosely Pereira (Cissa) com as caixas de documentos do Conselho de Saúde na beira da calçada.

- Leia outras matérias:

O que se passa no Conselho Municipal de Saúde?

Manifestação: Um pedido de socorro em praça pública

Editorial: Por que nosso prefeito se calou?

Prefeito tem rejeição superior a 80%

Prefeitura contraria ANVISA com capina química

A irregular contratação pública por MEI

Os migrantes de São Thomé das Letras

Emprego Público: Por transparência e garantia de direitos

Destaques em Jornal São Tomé Online

Outros destaques em Via Fanzine

 

Estamos aqui, mais uma vez, denunciando o abuso e autoritarismo da mesa diretora do Conselho Municipal de Saúde de São Thomé das Letras.

 

No dia 11 de abril, as 17h, após notificação extrajudicial da presidente do Conselho de Saúde, senhora Olivia de Carvalho Castro, conforme documento abaixo, fomos entregar a documentação deste colegiado, após várias tentativas frustradas de entregá-la (conforme comprovam registros em ata).

 

 

Estávamos, na oportunidade, com documento a ser protocolizado pela presidente e, necessário, registro em ata, conforme deve ser a entrega/recebimento de qualquer documento oficial de entidade, órgão etc.

 

Estavam à frente da Casa dos Conselhos, para a referida entrega, na data e horário acima descritos, as conselheiras Cyntia Rosely Pereira (Cissa), Simone Araújo e Silvana Soares de Assis e, posteriormente, a conselheira Helena Aparecida Gomes chegou ao local.

 

Presenciaram o infeliz acontecimento as três primeiras. A presidente e o vice-presidente, Dalton de Sousa Pessoa chegaram para receber a documentação.

 

Surpresas ficamos quando Dalton de Sousa Pessoa avançou, de forma abrupta, sobre uma das caixas, sendo três ao todo, e a colocou dentro de seu carro se recusando a protocolizar o documento de entrega/recebimento.

 

Seguramos as demais caixas e este avançou sobre nós, dizendo, aos berros, para entregarmos as outras caixas. Diante de nossa recusa em entregá-las, na calçada, sem o devido protocolo, o vice-presidente adentrou o seu carro, parou-o diante de nós, com risos histriônicos, demonstrando um total descontrole de suas emoções. Gritava aos berros que iria chamar a Polícia.

 

Diante de tamanho descontrole deste senhor, nós fomos à Delegacia de Polícia. Presidente e vice-presidente do Conselho chegaram em seguida juntamente com os policiais que já haviam ouvido a sua versão dos fatos.

 

Deram-nos a palavra, que o tempo todo foi interrompida pelo conselheiro Dalton de Sousa Pessoa, vice-presidente do Conselho, que proferia palavras concomitantes para nos desestabilizar: “não gosto de vocês”, “sua sapa, velha nojenta”, dentre outros impropérios proferidos.

 

Este desequilíbrio denuncia o machismo, o autoritarismo, a misoginia e o etarismo que perpassa o imaginário desta pessoa.

 

Após a ordem dos policiais Heleno e Gabriel, o vice-presidente Dalton de Sousa Pessoa foi buscar em seu carro a caixa que havia sido tomada, sem o protocolo por este senhor, à frente da Casa dos Conselhos.

 

Após a entrega aos policiais e juntada às outras duas caixas, ali mesmo, na Delegacia de Polícia, foi lavrada a ata de entrega e recebimento e registrado o ocorrido.

 

Um dos policiais dirigiu-se até o carro do vice-presidente para verificar se da caixa entregue não havia sido retirado qualquer documento. Registra-se que estava presente ao episódio a presidente do Conselho, senhora Olivia de Carvalho Castro, que nada fez para impedir tamanho descalabro, demonstrando comportamento conivente.

 

Registra-se, para sermos fiéis aos acontecimentos, que chegaram também à Delegacia de Polícia e participaram da intermediação do desfecho, que poderiam ter sido mais graves, as conselheiras Anaelly e Jaqueline.

 

Lamentável que o Conselho de Saúde tenha chegado a tal nível de enfrentamento. Temendo por nossa integridade física e psicológica, tomaremos medidas para impedir a sanha machista, etarista e misógina deste senhor.

 

Solicitamos, na oportunidade, o apoio de todos e todas que acreditam que a luta deva se dar de forma íntegra, dentro de critérios mínimos de civilidade e respeito.

 

Observamos, ademais, que o nosso trabalho como conselheiras é voluntário (devendo ser autônomo e independente) e estamos na defesa da Saúde Pública de todos os moradores de São Thomé.

 

Nossa obrigação como conselheiras é trazer a público o que acontece no Conselho Municipal de Saúde e, além disto, se sofrermos mais ameaças e/ou agressões – físicas ou psicológicas – já saberemos, de onde possivelmente estas partirão. Contamos e pedimos o apoio da comunidade que usa e necessita de Saúde Pública local.

 

Em defesa das decisões do Plenário do Conselho de Saúde, sem autoritarismo da Mesa Diretora, que não sabe, de fato, quais são as suas funções, seguimos pela transparência das políticas públicas em Saúde na cidade de São Thomé das Letras.

 

Saudações de luta e na luta.

 

Cyntia Rosely Pereira,

Helena Aparecida Gomes

Silvana Soares De Assis

Conselheiras - CMSSTL - 12/04/2023

 
- Imagens: Divulgação.
 
- Produção: Pepe chaves.
© Copyright 2004-2023, Pepe Arte Viva Ltda.
 

- Leia outras matérias:

O que se passa no Conselho Municipal de Saúde?

Manifestação: Um pedido de socorro em praça pública

Editorial: Por que nosso prefeito se calou?

Prefeito tem rejeição superior a 80%

Prefeitura contraria ANVISA com capina química

A irregular contratação pública por MEI

Os migrantes de São Thomé das Letras

Emprego Público: Por transparência e garantia de direitos

Destaques em Jornal São Tomé Online

Outros destaques em Via Fanzine

 

Ir para a página principal

 

ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS ITAÚNA J.A. FONSECA SÃO TOMÉ UFOVIA VIA FANZINE           
© Copyright 2004-2023, Pepe Arte Viva Ltda.