ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS ITAÚNA J.A. FONSECA SÃO TOMÉ UFOVIA VIA FANZINE           

 

SAÚDE

 

    

Covid em São Tomé das Letras:

Cidade chega a quatro dezenas de casos

Pouco mais de um mês depois de entrar na onda vermelha, a cidade já registrava o seu primeiro óbito pela doença e hoje registra 39 casos ativos de covid-19, entre os 163 confirmados, dos quais, 123 foram recuperados. Vacinação segue lenta no município.

 

Por Pepe Chaves*

De São Tomé das Letras-MG

Para Via Fanzine

23/05/2021

 

 

Gráfico da Prefeitura de São Tome das Letras mostra os números da covid-19 no município.

Os casos ativos confirmados foram acrescentados e destacados no gráfico por nossa redação.

- Leia outras matérias:

MG: Quatro macroregiões deixam a onda roxa

Onda roxa: Presidente da Câmara critica prefeito

Cidade tem manifestação contra o lockdown

Onda roxa a partir dessa quarta-feira

Outros destaques no Jornal São Tomé Online

Outros destaques em Via Fanzine

  

Em 17/04, quando São Tomé das Letras deixou a onda roxa, após decisão do Comitê Extraordinário Covid-19 (grupo que se reúne semanalmente para avaliar a situação da pandemia no estado) a cidade contava com 15 casos ativos de covid-19 e nenhum óbito. Havia 87 confirmados e 72 recuperados, de acordo com a prefeitura. Na ocasião, o prefeito Tomé Alvarenga (MDB) publicou o decreto municipal nr. 26, estabelecendo novas diretrizes ao município para adesão à onda vermelha, à partir desse sábado (17/04).

 

São Tomé das Letras então voltou a receber visitantes e turistas. E de acordo com o último decreto municipal, continua proibida a realização de quaisquer eventos públicos e atividades com a presença de público, que envolvam aglomeração de pessoas; visitas às instituições de longa permanência para idosos; acesso, circulação e permanência de transporte coletivo particular (fretamento) provindos de outro município, inclusive para as modalidades day use e city tour; colocação de mesas fora do espaço comercial autorizado, ruas, calçadas ou calçamento particular; apresentação de música ao vivo em bares, restaurantes e congêneres; reprodução de som automotivo, portáteis e similares nas vias e espaços públicos; entre outras providências.

 

Após a reabertura ao turismo, a cidade recebeu muitos milhares de visitantes nas semanas seguintes, especialmente, nos finais de semana. Em 22/05, pouco mais de um mês depois de entrar na onda vermelha, a cidade já registrava o seu primeiro óbito pela doença, ocorrido a uma senhora idosa, moradora local. Nesta mesma data, o município registra 39 casos ativos de covid-19, entre os 163 confirmados, dos quais, 123 foram recuperados.

 

A vacinação segue de maneira lenta no município, assim como nos demais do país. A prefeitura não tem divulgado informações sobre as faixas etárias que já foram ou estão sendo vacinadas. No entanto, nossa reportagem foi informada que pessoas acima de 54 anos e com comorbidade estão aptas para receber a vacina no município.

 

A cidade não possui unidade de saúde para tratamento da covid-19. Os casos graves ocorridos são encaminhados para outros municípios da região. Até esta data, a cidade registrou apenas um óbito pela doença. A prefeitura informa que, para esclarecer dúvidas e receber orientações, o contato pode ser feito diretamente com o serviço de Tele Consulta, que funciona pelo número (35) 9 9871-7968, de 08h às 11h da manhã e entre 13h e 18h da tarde, durante os 07 (sete) dias da semana.

 

*  Pepe Chaves é jornalista e editor do diário digital Jornal São Tomé Online e da Rede de Portais ZINESFERA.

 

- Com informações e imagem da Prefeitura de São Tomé das Letras.

 

- Clique aqui para CURTIR Jornal São Tomé Online

 

- Leia outras matérias:

MG: Quatro macroregiões deixam a onda roxa

Onda roxa: Presidente da Câmara critica prefeito

Cidade tem manifestação contra o lockdown

Onda roxa a partir dessa quarta-feira

Outros destaques no Jornal São Tomé Online

Outros destaques em Via Fanzine

 

 

Ir para a página principal

 

ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS ITAÚNA J.A. FONSECA SÃO TOMÉ UFOVIA VIA FANZINE           
© Copyright 2004-2021 Pepe Arte Viva Ltda.