ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS ITAÚNA J.A. FONSECA SÃO TOMÉ UFOVIA VIA FANZINE           

 

SAÚDE

 

  

São Tomé das Letras:

Comerciantes fecham as portas

Em São Tomé das Letras grande parte do comércio informa que não abrirá as portas, mesmo com a medida judicial que abriu a cidade para visitação turística. Novo decreto municipal é publicado com várias restrições para visitação.

  

Por Pepe Chaves*

De São Tomé das Letras

Para Via Fanzine

09/10/2020

 

A abertura com restrições motivou que grande parte dos comerciantes mantivessem seus estabelecimentos fechados, segundo eles, “até que haja segurança”.

- Leia outras matérias do Jornal São Tomé Online:

Prefeitura baixa decreto para abertura

Cidade é aberta pela Justiça de Três Corações

Cidade resiste à abertura e cobra de prefeita

Moradores se manifestam contra decisão judicial

‘Ameaças’ são investigadas pela Polícia Civil

Comerciantes pedem reabertura da cidade

Outros destaques em Via Fanzine

 

Mesmo após ser notificado pela Justiça para abertura aos visitantes, no município de São Tomé das Letras, grande parte dos estabelecimentos comerciais informa que se manterão fechados.

 

A abertura da cidade que estava fechada por seis meses ocorreu após notificação do município pela juíza Fernanda Machado Moura Leite, da 2ª Vara Cível da Comarca de Três Corações que emitiu uma decisão liminar derrubando o decreto municipal que impedia a abertura do turismo e comércio locais, na terça-feira, 06/10. A Prefeitura irá recorrer da decisão.

 

Na quinta-feira, 08/10, a Prefeitura de São Tomé das Letras baixou um novo decreto municipal, depois de ser notificada pela Justiça para promover a reabertura.

 

O decreto municipal nº 68, de 08 de outubro de 2020, entra em vigor nesta data, visa adequar a cidade e estabelece novas medidas protetivas e determinações de segurança pública, que devem ser respeitadas pelos visitantes e a população local.

 

O decreto que possui várias restrições, veta os pontos turísticos públicos de visitação; o uso de bebidas em locais públicos; estabelece a realização de vistorias pela Vigilância Sanitária, além de regulamentar horários para o comércio e impedir o funcionamento de bares durante os dias que englobam o próximo feriado, em 12/10. Clique aqui para ler o novo decreto na íntegra.

 

A abertura com restrições motivou que grande parte dos comerciantes mantivesse seus estabelecimentos fechados, segundo eles, “até que haja segurança”. Muitos proprietários de estabelecimentos comerciais locais como bares, restaurantes e pousadas têm se expressado através de notas públicas nas redes sociais, informando que continuarão mantendo seus negócios fechados durante esta "pré-abertura".

 

Além disso, moradores a favor do fechamento da cidade têm publicado nas redes sociais, uma lista com nomes de empresários e seus estabelecimentos, os quais apóiam a abertura da cidade. Há também fortes discussões nas redes sociais entre os signatários da ação que pediu a abertura da cidade à Justiça e moradores contrários a esta medida.

 

Alguns dos promotores da abertura de São Tomé das Letras têm sido hostilizados nas redes sociais e nas ruas e na maioria dos casos, por sua vez, têm revidado aos que se mostram contra seus interesses, inclusive, com graves acusações públicas voltadas a pessoas e políticos locais.

 

Apesar de a cidade estar legalmente aberta para receber visitantes, este não parece ser um bom momento para isso. O clima está tenso nas ruas e nas redes sociais, grande parte das atrações permanece fechada e há diversas pessoas indignadas com a abertura da cidade, temendo por uma doença letal que não pode ser tratada dentro do município, em detrimento de atividades comerciais.

 

Durante todo o dia, a Praça Barão de Alfenas, especialmente defronte o prédio da Prefeitura, tem sido o palco principal para os manifestantes que são contra a abertura se manifestarem, seja com panelaço, cartazes ou palavras de ordem contra o que chamam de "abertura forçada".

 

Sobradinho de Minas mantém barreira

 

Este jornal foi informado há pouco que o distrito de Sobradinho de Minas manteve uma de suas barreiras, a que fica situada defronte ao campo de futebol local. A via dá acesso à cidade de Luminárias. Nossa reportagem foi informada que está sendo preparado um formulário que deverá ser preenchido pelos visitantes que passarem por ali.

 

Clique aqui para ler o novo decreto municipal na íntegra.

  

*  Pepe Chaves é jornalista e editor do diário digital Jornal São Tomé Online e da Rede de Portais ZINESFERA.

 

- Imagem: Pepe Chaves/Jornal São Tomé Online.

 

- Clique aqui para CURTIR Jornal São Tomé Online

 

- Leia outras matérias sobre São Tomé das Letras:

Prefeitura baixa decreto para abertura

Cidade é aberta pela Justiça de Três Corações

Cidade resiste à abertura e cobra de prefeita

Moradores se manifestam contra decisão judicial

‘Ameaças’ são investigadas pela Polícia Civil

Comerciantes pedem reabertura da cidade

Outros destaques em Via Fanzine

 

 

Ir para a página principal

 

ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS ITAÚNA J.A. FONSECA SÃO TOMÉ UFOVIA VIA FANZINE           
© Copyright 2004-2020 Pepe Arte Viva Ltda.