ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS ITAÚNA J.A. FONSECA SÃO TOMÉ UFOVIA VIA FANZINE           

 

SAÚDE

 

  

São Tomé das Letras

Cidade é aberta pela Justiça de Três Corações

Barreiras foram retiradas e visitantes já podem entrar livremente em São Tomé das Letras e Sobradinho de Minas. Grande parte dos moradores continua protestando contra a abertura, inclusive no portal de entrada da cidade.

  

Por Pepe Chaves*

De São Tomé das Letras

Para Via Fanzine

07/10/2020

 

A prefeita Marisa Maciel Souza se reuniu com o Grupo de Trabalho para tratar do novo decreto que deverá adaptar à cidade à abertura do turismo e comércio.

- Leia outras matérias sobre São Tomé das Letras:

Turismo e eventos são suspensos em São Tomé das Letras

São Tomé das Letras e a prevenção ao Coronavírus

Coronavírus: ONU lança alerta às pessoas com deficiência

Outros destaques em Via Fanzine

 

Barreiras retiradas

 

São Tomé das Letras amanheceu sem suas barreiras nas entradas da cidade, bem como no distrito de Sobradinho de Minas. A Prefeitura abriu a cidade, após a juíza Fernanda Machado Moura Leite, da 2ª Vara Cível da Comarca de Três Corações emitir uma liminar derrubando o decreto municipal que impedia a abertura do turismo e comércio locais, na terça-feira, 06/10. O Poder Executivo local foi notificado da decisão na manhã dessa quinta-feira, 08/10.

 

Na quarta-feira, 07/10, diversos moradores locais se manifestaram na Praça Barão de Alfenas e em outros pontos da cidade. Além disso, algumas instituições locais também se manifestaram contra a abertura da cidade.

 

Nesta ocasião, a prefeita Marisa fez um pronunciamento na Praça Barão de Alfenas, firmando sua posição pela não abertura da cidade. No local havia diversos populares fazendo panelaço e gritando palavras de ordem contra a abertura da cidade.

 

Conforme mostrou este jornal, em sua fala, a prefeita também informou – sem explicar detalhes – que possui um “plano B”, caso seja mesmo autorizada a abertura da cidade. Ela confirmou que ainda não foi notificada da decisão liminar e que, até então, a cidade permanece inalteradamente fechada.

 

Não foi o que ocorreu

 

Mas na manhã seguinte, a prefeita foi notificada da decisão pela Justiça e sem aviso prévio à população por parte dos Podres Constituídos da cidade, as barreiras foram retiradas e os visitantes agora podem voltar a frequentar São Tomé das Letras. Nossa reportagem constatou que já há pessoas de fora na cidade.

 

Nesta quinta-feira, 08/10, um grupo de moradores foi até o portal da cidade, onde estava instalada a barreira principal na tentativa de banir a entrada de visitantes. Mas o grupo foi impedido pela Polícia Militar, que guarda o local para fazer cumprir a medida judicial. Fomos informados que uma tropa de choque militar deverá se dirigir para o local.

 

Nossa reportagem buscou informações junto à Prefeitura de São Tomé, e obtivemos a seguinte resposta da Assessoria de Comunicação: “Diversas medidas serão implementadas. Em respeito à Liminar a barreira tem que ser retirada até sair o NOVO DECRETO e novamente será implementada. Peço por gentileza que aguarde a publicação do decreto”. Desta maneira, estamos aguardando o retorno da Ascom para nos informar sobre o novo decreto e demais medidas municipais para a abertura da cidade.

 

Nesta mesma data, a Ascom da Prefeitura divulgou a seguinte nota em sua página na rede social, “A prefeita Marisa Maciel está reunida da neste momento, com membros do Comitê de Crise e representantes do Grupo de Trabalho (GT) para articulação das próximas medidas que serão decretadas. A Prefeita Marisa Maciel, foi notificada pelo Oficial de Justiça na manhã desta quinta-feira (08) quanto à Liminar expedida pela Juíza Fernanda Machado de Souza Leite. O documento de defesa da prefeitura, o Recurso de Agravo de Instrumento já está a sendo protocolado no Tribunal De Justiça e um novo decreto será publicado ainda hoje com as medidas restritivas”.

 

Irritação por parte da população

 

A parte da população que deseja a cidade fechada reage à abertura por diversos meios. Nas redes sociais e nas ruas, há um clima de insatisfação muito grande entre estas pessoas.

 

Nossa reportagem ouviu algumas pessoas no centro de São Tome e muitas responsabilizam a prefeita Marisa, por não “ter agido à altura”. Outros acreditam que a prefeita “já sabia previamente” que a abertura ocorreria de tal maneira.

 

A cidade está fechada para o turismo desde 17 de março de 2020, e até a presente data não registra nenhum caso de covid-19.

 

*  Pepe Chaves é jornalista e editor do diário digital Jornal São Tomé Online e da Rede de Portais ZINESFERA.

 

- Imagem: Prefeitura de São Tomé/reprodução.

 

- Clique aqui para CURTIR Jornal São Tomé Online

 

- Leia outras matérias sobre São Tomé das Letras:

Turismo e eventos são suspensos em São Tomé das Letras

São Tomé das Letras e a prevenção ao Coronavírus

Coronavírus: ONU lança alerta às pessoas com deficiência

Outros destaques em Via Fanzine

 

 

Ir para a página principal

 

ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS ITAÚNA J.A. FONSECA SÃO TOMÉ UFOVIA VIA FANZINE           
© Copyright 2004-2020 Pepe Arte Viva Ltda.