ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS ITAÚNA J.A. FONSECA SÃO TOMÉ UFOVIA VIA FANZINE           

 

SAÚDE

 

 

São Tomé das Letras:

‘Ameaças’ são investigadas pela Polícia Civil

Publicamente, cidadão fala em “porrada, sangue e até morte” se for impedido de trazer turistas clandestinamente para a cidade. Prefeitura reage e aciona a Polícia Civil. Decreto municipal garante cidade sem turistas.

  

Por Pepe Chaves*

De São Tomé das Letras

Para Via Fanzine

27/09/2020

 

“O conteúdo dos áudios trata-se de alguns poucos cidadãos incitando outros a trazerem turistas escondidos para dentro de São Thomé das Letras, além de um outro discurso violento e ameaçador", diz circular da Prefeitura.

- Leia outras matérias sobre São Tomé das Letras:

Turismo e eventos são suspensos em São Tomé das Letras

São Tomé das Letras e a prevenção ao Coronavírus

Coronavírus: ONU lança alerta às pessoas com deficiência

Outros destaques em Via Fanzine

 

Violência, desrespeito e antidemocracia

 

A discussão sobre a reabertura turística de São Tomé das Letras acirrou o ânimo daqueles que são contrários e dos que são a favor da reabertura da cidade.

 

Após a manifestação na manhã da quinta-feira, 24/09, quando uma junta de empresários locais se reuniu na Praça Barão de Alfenas solicitando à prefeita Marisa Maciel (PT) um posicionamento do Poder Público Executivo sobre a abertura da cidade, os ânimos se acirraram por parte dos populares.

 

Conforme declarou a este jornal, integrantes do grupo de empresários que promoveu a manifestação na praça acusam à Prefeitura (e os contrários à abertura da cidade) de estarem sendo impedidos de trabalhar. Nos dias seguintes à manifestação pública, nas redes sociais e em grupos do Whatsapp houve muita troca de insultos, acusações, palavrões e calorosas discussões sobre a reabertura ou não da cidade.

 

No entanto, algumas destas manifestações públicas extravasaram e passaram a se configurar como “ameaças”, ao incitar o uso da violência e práticas criminosas. Contudo, há um decreto municipal em vigor, vetando a entrada de turistas e a abertura da cidade para visitação, o que faz muitos enxergarem no ato que pede a abertura uma "desobediência civil" à lei e ordem pública, o que também foi fartamente discutido nas redes sociais.

 

Em um grupo de Whatsapp local, coordenadores do movimento pró-abertura da cidade chegaram a proferir explícitas ameaças aos cidadãos contrários à abertura, as quais podem ser criminalmente enquadradas em um inquérito da Polícia Civil, que investiga essa ação.

 

O Jornal São Tomé Online teve acesso a dois áudios que se encontram em poder da Polícia Civil e registram um empresário local fazendo graves declarações em prol da volta de atividades turísticas no município, dos quais tornamos públicos alguns trechos a seguir.

 

“Sangue, porrada e até morte”, diz cidadão

 

Em um dos áudios veiculados publicamente no Whatsapp, um dos empresários favoráveis à abertura declara que, “Desobediência civil generalizada é bom pra caramba, já ‘tô’ até bolando as rotas de entrada. Vai começar a arrumar serviço pra guia aí, fazer a entrada. Invasão geral. Isso aí eu apoio, em número gênero e grau. Gostei!”. Afirmou ele, se referindo à uma forma de burlar a vigilância sanitária municipal e entrar clandestinamente com turistas na cidade.

 

Em um outro áudio o mesmo cidadão incita à violência, ao afirmar que “(...) É pra cair na realidade, se chegar a ponto de ter que ir pra lá vai ser muita porrada. Vai ter retaliação, o pessoal do outro lado vai partir pra cima com sangue no olho”. Citando ainda que vai vir o “pessoal de Varginha”, afirmando ainda que, “Claro, isso vai ser ‘negativaço’. Né? Mas vai ter sangue, vai ter porrada e pode ter até morte, tá entendendo? A parada é essa”, afirmou o cidadão.

 

Prefeitura reage às declarações

 

Após ter acesso às declarações do coordenador do movimento pró-abertura, o Poder Executivo Municipal de São Tomé das Letras reagiu imediatamente, afirmando que acionou à Polícia Civil.

 

Nas redes sociais, uma circular da Prefeitura informa que, “O conteúdo dos áudios trata-se de alguns poucos cidadãos incitando outros a trazerem turistas escondidos para dentro de São Thomé das Letras, além de um outro discurso violento e ameaçador, uma vez que as atividades Turísticas estão paralisadas desde março, como precaução em razão da pandemia. Não serão admitidos tais atos, a Polícia Civil foi acionada para que as devidas providências cabíveis sejam adotadas, caso insistam a colocar em prática o plano que infringi o decreto em vigência. Att. Prefeitura Municipal de São Thomé das Letras”.

 

Cidade permanece sem covid 19

 

Em meio às discussões sobre a abertura ou não da cidade, São Tomé das Letras continua fechada por mais de seis meses e está entre os poucos municípios brasileiros que não registraram nenhum caso de covid-19. 

 

Há um forte apelo popular para que a cidade permaneça fechada, ainda que pese as inúmeras dificuldades que muitos moradores locais têm passado por conta dessa pandemia.

 

- NOTA DO EDITOR - Enquanto veículo de comunicação o Jornal São Tomé Online permanece neutro na questão da abertura ou não da cidade, ainda que seus colaboradores possuam seus posicionamentos pessoais. Esta é uma questão que deve ser discutida pacificamente e dirimida pela sociedade local. Ao órgão de comunicação cabe apenas reportar os FATOS e não tomar partido, em qualquer sentido acerca dos problemas e soluções sociais. Enquanto jornal diário local, não temos que fazer média com quem seja, nem com político ou empresário. Continuaremos trabalhando para refratar aos nossos leitores informações isentas que envolvam a saúde, a segurança, o bem-estar e o interesse público - direito este garantido à nossa empresa de comunicação pela Constituição Federal Brasileira de 1988.

  

*  Pepe Chaves é jornalista e editor do diário digital Jornal São Tomé Online e da Rede de Portais ZINESFERA.

 

- Imagem: Ascom/STL.

 

- Clique aqui para CURTIR Jornal São Tomé Online

 

- Leia outras matérias sobre São Tomé das Letras:

Ninguém entra ou sai da cidade

Turismo e eventos são suspensos em São Tomé das Letras

São Tomé das Letras e a prevenção ao Coronavírus

Coronavírus: ONU lança alerta às pessoas com deficiência

Outros destaques em Via Fanzine

 

 

Ir para a página principal

 

ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS ITAÚNA J.A. FONSECA SÃO TOMÉ UFOVIA VIA FANZINE           
© Copyright 2004-2020 Pepe Arte Viva Ltda.