ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS ITAÚNA J.A. FONSECA SÃO TOMÉ UFOVIA VIA FANZINE           

 

 POLÍTICA

 

 

"São Tomé resiste":

Vice-prefeito é criticado por moradores

O vice-prefeito Quinzinho Pereira foi contestado por moradores em rede social, ao repreender a realização do movimento popular “São Tomé Resiste”, que denuncia o desleixo e o já denunciado abandono da cidade pela administração municipal.

 

  Por Pepe Chaves*

Para Jornal São Tomé Online

06/03/2023

 

Em rede social, vice-prefeito Quinzinho Pereira repreendeu movimento popular e ignorou fala de contestadores em sua publicação.

- Leia outras matérias:

São Tomé resiste: movimento contra o abandono

Editorial: Por que nosso prefeito se calou?

Prefeito tem rejeição superior a 80%

Prefeitura contraria ANVISA com capina química

A irregular contratação pública por MEI

Os migrantes de São Thomé das Letras

Emprego Público: Por transparência e garantia de direitos

Outros destaques em Via Fanzine

Página principal do Jornal São Tomé Online

 

Quando fala, repreende

 

Não bastasse somente o prefeito Tomé Alvarenga, que rompeu sistematicamente a comunicação com o Legislativo e a população, o seu vice-prefeito Quinzinho Ferreira, que também não costuma a dar satisfações aos problemas colocados pela comunidade, também conseguiu irritar a população, após criticar a organização de uma manifestação contra a atual administração do município.

 

A manifestação pacífica “São Thomé Resiste – contra o abandono da cidade” pretende reunir na Praça Barão de Alfenas, nesta terça-feira, 07/03, às 18h, pessoas descontentes com a falta de ação e o silêncio do Executivo local aos inúmeros e conhecidos problemas da cidade. Quinzinho Pereira criticou uma das lideranças do movimento em um grupo da rede social, afirmando que este entraria “numa roubada” ao promover a dita manifestação.

 

A fala do vice-prefeito irritou diversos participantes do grupo, sobretudo, os que entenderam a expressão como uma espécie de ameaça aos organizadores da manifestação e à vontade popular. Para alguns, o ato de Quinzinho, que costuma não aparecer em rede social para debater assuntos públicos, foi visto como uma afronta a todos que veem a cidade em completo abandono administrativo.

 

O comentário do vice-prefeito foi feito em uma postagem do Jornal São Tomé Online no grupo Coletivo de Moradores (Facebook), formado somente por moradores da cidade. Em sua fala de repreensão contra o movimento, o político chamou a atenção de um dos organizadores, se dirigindo a ele da seguinte maneira, “Oi Natan você que e um jovem cheio di futuro entra muma roubada desta” [o português original da publicação foi preservado aqui].

 

Moradores contestaram o vice

 

Após sua fala, Quinzinho foi fortemente contestado por cerca de uns dez moradores, ouvindo de alguns que, “a roubada” seria a eleição dele e do prefeito Tomé Alvarenga, que deixaram a cidade em abandono total e em estado de sucateamento.

 

Numa das respostas ele foi contestado por uma moradora, “Descaso e abandonado total. O povo abandonado, a saúde um caos, as estradas em situações deplorável, o Parque Antônio Rosa abandonado, portal da nossa cidade o qual deveria ser o cartão de visita destruído. Roubada de fato é situação que nós encontramos. Nossa luta não é causa pessoal e sim por direitos e promessas de um plano de governo que ficou somente na promessa!”, afirmou ela.

 

Em outra resposta à postagem do vice-prefeito Quinzinho, um morador afirmou a ele, “Nossa manifestação é legítima, protocolada e tem causa, abandono. Sem ameaças meu senhor, o senhor é funcionário do povo, auto lá Quinzinho”.

 

Mais moradoras também se manifestaram na publicação, “Por que reivindicar direitos é ‘entrar em uma roubada’? Gostaria de entender...”, afirmou uma delas. E uma outra disse, “Quinzinho, sinto muito pelo seu engano, a verdade na roubada é nós população que estamos desde que vc e Alvarenga foram eleitos. Sr. Quinzinho explica pra nós porque é uma roubada? O que exatamente o Sr. quis dizer?”. Mais uma moradora também o contestou, afirmando, “Sr. acredito que roubada é os atos que o seu governo tem tomado”.

 

Mais um morador também contestou o político, afirmando que, “Nós que não esperávamos de você um comportamento desse tipo. Um homem proativo, do povo mas que se corrompeu e deu as costas para as demandas da população. Ainda dá tempo de se redimir. Pense nisso. O mandato termina, mas seu nome e sua história continuam. Fica a pergunta. Qual imagem sua você vai escolher para recordação nos murais da história de São Thomé?”.

 

Também este editor, se opôs à repreensão do vice-prefeito no grupo de moradores, afirmando que, "Eu espero por um tempo onde os homens públicos sejam compromissados de verdade. Em que a população, o legislativo e os meios de comunicação não precisem lembrá-los (tampouco fazer manifestação) do que devem fazer e para que REALMENTE foram eleitos. E que, aqueles que tenham hombridade e respeito por seus eleitores e não eleitores (pois deveriam governar para todos) APAREÇAM EM PÚBLICO para nos trazer soluções, não para criticar quem está EM BUSCA DE SOLUÇÕES. Esta fala infeliz é a prova do desgoverno de quem deveria nos governar. A meu ver, tentar coibir uma manifestação popular dessa maneira, além de ser um ato anti-democrático é uma atitude de explícita ameaça aos descontentes. Como cidadão letrense, eu só lamento, mas a voz do povo é a voz de Deus. E essa eles nunca vão calar".

 

Reprodução da fala do vice-prefeito no grupo Coletivo de Moradores.

 

Igualmente às denúncias anteriormente colocadas a público, o vice-prefeito Quinzinho Pereira ignorou as perguntas feitas a ele e os comentários dos moradores à sua fala na publicação no Coletivo de Moradores, permanecendo em silêncio.

 

Denúncias da população são ignoradas

 

Nos últimos meses o Jornal São Tomé Online tem publicado uma série de reportagens e denúncias [para vê-las, acesse os links abaixo] dando conta da depredação de vários espaços públicos por falta de manutenção; estradas intransitáveis que causam prejuízos aos usuários; destruição por descuido, de um imóvel escolar abandonado na zona rural; estado precário da rodoviária e do Centro de Eventos; má gestão dos recursos hídricos locais; uso indiscriminado de agrotóxicos próximo a residências, além do uso de capina química urbana, proibida pela ANVISA; da falta de uma política para lidar com a população de rua e com menores que se entregam ao tráfico de drogas; a não realização de concurso para vagas municipais e a contratação de profissionais por MEIs, considera ilegal no serviço público; dentre várias outras. Todas as denúncias apresentadas pelo Jornal São Tomé Online foram nos trazidas por cidadãos locais ou levantadas pela nossa reportagem.

 

Todas as denúncias colocadas em público por este jornal ou por populares nas redes sociais foram ignoradas e não receberam sequer uma resposta do poder Executivo, seja através desse jornal ou por outros meios.

 

Insatisfação com a administração beira os 90%

 

Em uma enquete promovida pelo mesmo grupo de moradores, os índices de reprovação ao governo municipal chegam em torno dos 90%. Destes, 81% consideram a administração como “péssima”, seguidos de 8% que a consideram “ruim”. Apenas 11% se manifestaram como sendo a gestão “ótima”.

 

A manifestação pacífica “São Thomé Resiste – contra o abandono da cidade”, que solicita a presença da população nas ruas, acontece nesta terça-feira, 07/03, às 18h, na Praça da Matriz de São Tomé das Letras. Este evento terá cobertura completa do Jornal São Tomé Online. Aguarde mais informações nas nossas próximas publicações.

 

 

* Pepe Chaves é jornalista e editor da Rede ZINESFERA e do Jornal São Tomé Online.

 

- Imagens: Facebook/reprodução.

 

- Produção: Pepe chaves.
© Copyright 2004-2023, Pepe Arte Viva Ltda.

 

- Leia outras matérias:

São Tomé resiste: movimento contra o abandono

Editorial: Por que nosso prefeito se calou?

Prefeito tem rejeição superior a 80%

Prefeitura contraria ANVISA com capina química

A irregular contratação pública por MEI

Os migrantes de São Thomé das Letras

Emprego Público: Por transparência e garantia de direitos

Outros destaques em Via Fanzine

Página principal do Jornal São Tomé Online

 

Ir para a página principal

 

ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS ITAÚNA J.A. FONSECA SÃO TOMÉ UFOVIA VIA FANZINE           
© Copyright 2004-2023, Pepe Arte Viva Ltda.