ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS ITAÚNA J.A. FONSECA SÃO TOMÉ UFOVIA VIA FANZINE           

 

 

 Meio Ambiente

    

Executivo Municipal:

Omissão já cassou prefeita de São Thomé

Prefeito Tomé Alvarenga não comparece à Câmara para debater ou relatar assuntos de interesses municipais; não responde ofícios e até atrasa a entrega dos relatórios sobre a arrecadação dos ônibus de excursão, exigidos por lei municipal.

 

Por Rafael Vidal*

Para Jornal São Tomé Online

24/12/2022

 

Aumentam as críticas contra falta de informações e omissões do prefeito Tomé Alvarenga.

Leia também:

Outros destaques no Jornal São Tomé Online

Outros destaques em Via Fanzine

 

Em São Thomé das Letras tivemos a cassação do mandato da prefeita Marisa Maciel (PT) pelo descaso com uma rua. Agora a cidade está decadente em quase todos os setores por falta de eficiência do Executivo e uma possível cassação ainda nem está pautada.

 

Os moradores da zona rural que estabeleceram suas moradias não têm acesso à água segura e são constantemente prejudicados pelo assoreamento que desce de plantações irregulares. Estas plantações não respeitam os limites de proximidade com a residência dos cidadãos e nem fazem contenção das enxurradas, como exige a lei municipal 1.505/2019.

 

O município ainda pratica capina química, ação proibida em todo território nacional através de nota da Anvisa. Os loteamentos irregulares se alastram pelo município sem nenhuma fiscalização, sobrecarregando os corpos d'água, o que levou os moradores da Pontinha a acionarem o MP contra a Prefeitura, para que se respeite as condições mínimas para loteamentos, exigidas pela União. Com agravante, pois a Constituição do Estado de Minas Gerais define a serra de São Thomé das Letras como regime especial de proteção.

 

Na entrada da cidade o portal, depois de retirada a frase "montanha mágica", ficou com o letreiro de "bem-vindo a"... Desta maneira, sem continuação e estamos vergonhosamente expondo esse portal para os turistas nesse fim de ano. Porém, problemas visuais urbanos não se restringem ao portal. As muretas da praça histórica da época da Estrada Real estão desmoronando sem manutenção; faltam lixeiras e as que foram colocadas não são práticas para os recolhedores. O turista que vai aos atrativos na zona rural tem que se orientar em uma confusão de placas colocadas sem fiscalização e nem padronização: mais poluição visual e falta de eficiência. Além disso, temos também algumas estradas que não foram devidamente planejadas para receber a água da época das chuvas, o que dificulta a circulação de turistas e moradores em período fundamental para a economia local.

 

Atualmente, sabemos que o prefeito Tomé Alvarenga (MDB) não comparece à Câmara para debater ou relatar assuntos de interesses municipais; não responde ofícios e até atrasa a entrega dos relatórios sobre a arrecadação dos ônibus de excursão, exigidos por lei municipal. Não presta esclarecimentos, nem justifica suas ações parciais, o que caracteriza a falta transparência na sua atual gestão. São Thomé das Letras aonde a população se sustenta com turismo, está agonizando pelo descaso. O abandono pode acarretar uma recessão turística com muita dificuldade para repaginar a imagem da cidade e reaquecer a economia.

 

Como ressaltou o vereador Gleiser Washington numa sessão ordinária de novembro na Câmara, o prefeito “não faz nada e nem respeita a área verde, estabelecida por lei federal em seu próprio terreno na cidade”. Por crimes como improbidade administrativa nos termos da lei, há evidências o bastante para cassar o atual prefeito. Estes são apenas alguns dos fatos muito mais abundantes e graves do que os encontrados na gestão da prefeita Marisa Maciel cuja cassação procedeu por comprovada omissão.

 

* Rafael Vidal é membro do Movimento Todos Pela Água / STL-MG.

 

- Foto: Facebook/Divulgação.

  

Leia também:

Outros destaques no Jornal São Tomé Online

Outros destaques em Via Fanzine

 

- Produção: Pepe Chaves.

© Copyright 2004-2022, Pepe Arte Viva Ltda.
 

Ir para a página principal

 

ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS ITAÚNA J.A. FONSECA SÃO TOMÉ UFOVIA VIA FANZINE           
© Copyright 2004-2022, Pepe Arte Viva Ltda.