ARQUEOLOVIA

ASTROVIA

DORNAS

ITAÚNA

J.A. FONSECA

SÃO TOMÉ

UFOVIA

VIA FANZINE

          

 

 Lendas

 

 

Figura mítica:

Sumé esteve em São Thomé das Letras?

Sumé, uma figura mítica narrada por várias nações indígenas brasileiras teria passado um dia por São Thomé das Letras? Alguns acreditam que sim.

 

Da Redação

Jornal São Tomé Online

27/04/2023

 

  

Com sua ajuda os indígenas plantaram sementes variadas e viram nascer a mandioca, o milho e o feijão.

Leia também:

Outros destaques em Jornal São Tomé Online (local)

Outros destaques em Via Fanzine (nacional)

 

Conhecido pelos nativos indígenas de várias regiões do Brasil como Sumé, este suposto andarilho se tornou uma figura mítica, associada a um distante passado histórico das terras brasileiras.

 

Chamado de Sumé, Pai Sumé ("pajé Sumé"), Zomé, Saruê, Sumaré ou (em grafia francesa) Sommay é um personagem misterioso que, antes do descobrimento teria aparecido entre os indígenas, ensinando-lhes o cultivo da terra e regras morais.

 

Com sua ajuda os indígenas plantaram sementes variadas e viram nascer a mandioca, o milho e o feijão. Dotado de poderes extraordinários, era capaz de abrandar chuvas e secas, dominar as ondas do mar e os animais ferozes. Mas os pajés, invejosos do seu poder, só queriam afastá-lo. Repelido, abandonou a região, caminhando sobre as águas do mar. Transpondo distâncias com uma única passada, Sumé livrava-se das flechas que lhe atiravam, fazendo-as voltar e atingir o inimigo.

 

Segundo uma lenda, Sumé seria um príncipe africano, teria desembarcado no Brasil por volta do século XII, muito antes da chegada dos portugueses. Sua jornada teria começado na África, de onde ele partiu em busca de uma nova terra, que acabou encontrando na região que hoje conhecemos como Brasil.

 

Sumé em São Thomé das Letras?

 

Embora a história de Sumé seja baseada em lendas e tradições orais, alguns estudiosos acreditam que ela possa ter algum fundamento histórico. A passagem de Sumé por São Thomé das Letras, por exemplo, é um dos episódios mais conhecidos dessa história e tem sido objeto de estudos e pesquisas ao longo dos anos.

 

De acordo com algumas fontes, existem registros da passagem de Sumé por São Thomé das Letras em inscrições rupestres encontradas na região.

 

A Pedra do Sumidouro é uma dessas inscrições e apresenta um desenho que, segundo alguns estudiosos, pode representar a passagem de Sumé pela região. No entanto, a autoria da inscrição é controversa e não há evidências conclusivas de que ela tenha sido feita por Sumé ou por algum outro personagem histórico.

 

Apesar da falta de evidências concretas sobre a existência de Sumé e sua passagem pelo Brasil, sua história tem sido preservada ao longo dos anos e faz parte do folclore e da cultura brasileira.

 

* Pesquisa de Pepe Chaves e Rafael Vidal de Tomi.

 

- Imagem: Divulgação.

 

Leia também:

Outros destaques em Jornal São Tomé Online (local)

Outros destaques em Via Fanzine (nacional)

© Copyright 2004-2021, Pepe Arte Viva Ltda.

 

Ir para a página principal

 

ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS ITAÚNA J.A. FONSECA SÃO TOMÉ UFOVIA VIA FANZINE           
© Copyright 2004-2021, Pepe Arte Viva Ltda.