CULTURAFIGURAS IMORTAIS

04/12/2018 5 anos atrás

Da Argentina para São Tomé das Letras: Dom Juan e seu voto de pobreza - Juan Uviedo

Me falaram que o homem era muito interessante e curador muito competente. E bota interessante nisso!

Por Redação

Dom Juan, quase aquele do Castañeda.

Leia também:

Outros destaques no Jornal São Tomé Online

Outros destaques em Via Fanzine

O homem casou 6 vezes e tem 14 filhos (casou a primeira vez com 18 anos). Rodou o mundo, visitando tribos indígenas e estudando e dando aula em Universidades da Europa e dos Estados Unidos. Morou junto com o Carlos Castañeda, na Universidade de Berkeley, onde os dois davam aula. Dirigiu peças de teatro, na Broadway, na Europa e também aqui, no teatro Ruth Escobar. Faz um trabalho para crianças em São Tomé das Letras, sustentando e educando 30, mantendo uma brinquedoteca e fazendo doações de cestas de alimentos e presentes de Natal para mais outras 150 crianças. E pasmem: o homem fez voto de pobreza!

O homem é Juan Uviedo, 78 anos, argentino e cidadão do mundo, xamã e estudioso da ciência, psiquiatra formado em Paris e criador de um jogo das pedras, curador e fumante. Enfim Juan tem uma série de qualidades que eu quero ter quando crescer (já disse isso de outros entrevistados, me desculpem, mas só entra gente muito interessante nessa minha vida de entrevistador).

Entro no apartamento do Juan, aqui em São Paulo (ele mora em São Tomé, vem aqui para atender pacientes), e já começo a achar engraçado. O apartamento é duplex, a sala não é muito grande, mas quase não tem móveis, só uma mesa e duas cadeiras. Mas é um apartamento respeitável para um xamã. Ele percebe logo e vai dizendo: “Não estranha o apartamento, não é meu, não. O dono quer me dar, mas eu não posso aceitar porque fiz voto de pobreza há alguns anos. Venho aqui para atender pacientes e de tudo que eu ganho fico com 10% para distribuir pelos 4 filhos menores (19 a 31 anos, ele explica depois) e o restante vai para o trabalho da Associação Viva Criança, de São Tomé.”

Observo-o melhor e começo a achar o Juan um figuraço. Muito bem fisicamente, rosto sorridente e muito expressivo, todo vestido de branco, roupa bem folgada e descalço. E ótimo contador de histórias. Julguem vocês.

“Nasci quando minha mãe já tinha mais de 50 anos e um monte de filhas, só mulheres. Com 16 anos, pouco mais, já estava correndo mundo, tanto conhecendo tribos indígenas – conheci muitas pela América Latina -, como viajando pela Europa e pelos Estados Unidos. E a experiência mais fantástica, e o maior aprendizado, foi com os jivaros, aqueles índios do Equador que encolhem cabeças e são canibais. Fiquei lá 9 meses e só voltei porque eles me drogaram e colocaram numa canoa dentro de um rio e lá fui eu. Sem nenhuma roupa, aliás”.

‘Cola’ xamânica

“Me formei em Psiquiatria e Psicanálise em Paris, mas só estudava aquilo que eu gostava. Por exemplo, em Anatomia e Fisiologia eu só gostava de cérebro e coração e só estudava isso. Como já conhecia um pouco de xamanismo, sabe o que eu fazia? Escrevia na sola dos pés essas palavras – cérebro e coração – e depois batia os pés no chão, como eu tinha aprendido com os índios. E nas provas só caía isso, não dava outra”.

“Dei aula em várias Universidades da Europa e dos Estados Unidos e continuei visitando tribos e aprendendo com os índios. Em Berkeley, no campus da Universidade, eu morei com o Castañeda, e aprendi muito com ele. E ele dizia que também aprendeu algumas coisas comigo. Ele tinha fome de saber, e também uma fome física incrível...”.

“Às vezes eu chegava em casa querendo comer alguma coisa, abria a geladeira e... nada. O Castañeda tinha zerado tudo. Alguns amigos brincam dizendo que eu sou o Dom Juan do Castañeda, mas não é nada disso. O Dom Juan não existe como pessoa, o Castañeda era um excepcional antropólogo e tinha uma sabedoria imensa – nós achávamos que ele não era deste planeta e sua ‘morte’ ou desaparecimento meio que comprovou isso. Então Dom Juan personificava todo esse conhecimento do Carlos, intelectual, arquetípico, intuitivo e outras sabedorias.”

E aí, São Tomé das Letras...

“Depois de uma caminhada de muitos dias, cheguei em São Tomé das Letras e logo concluí que ali era a parada final. Sentei na montanha e meditei muito tempo e tudo foi se aclarando. Não só percebi que ali era o meu lugar, como descobri qual era de fato a minha missão nesta vida: cuidar de crianças. Eu tinha 14 filhos, resultado de 6 casamentos, mas nunca tinha sido grande pai”.

“Engraçado é que poucos dias depois me entregaram um menino para criar, e esse menino é hoje presidente da associação para crianças que eu fundei e para onde vão os 90% do dinheiro que eu ganho”.

“Dias depois de chegar a São Tomé liguei para minha mãe. Eu disse o nome da cidade e ela falou que eu tinha chegado ao meu destino – outra curiosidade é que eu nasci numa cidade chamada San Tomé, na província de Santa Fé, na Argentina. Poucos dias depois minha mãe faleceu, já bem perto dos 100 anos. Parece que ela estava esperando eu chegar a São Tomé”.

“Tempos depois, comprei a montanha onde tinha sentado quando cheguei e tive as revelações. O povo da cidade ficou me olhando assim como se eu fosse bobo, porque todo mundo na cidade dizia que na montanha não havia água. Pois é, até agora eu já achei 5 nascentes na montanha...”. Juan diz ainda que já obteve autorização para ser enterrado na montanha, exatamente no lugar onde se sentou pela primeira vez e onde medita até hoje.

Juan tem ideias curiosas também sobre como acabar, ou pelo menos diminuir, com a violência. “Sabe o caso do menino agora no Rio? A solução que eu daria era prender todos os parentes dos criminosos, além deles, claro. Prende pai, mãe, avó, filhos, tudo... Violência é sempre uma questão familiar, de educação e de karma... Os índios fazem assim e muito raramente há problemas nas tribos. Na Associação, nós também fazemos a divisão da responsabilidade em grupo. Se um garoto tira nota baixa na escola, os 3 ou 4 colegas de quarto são punidos junto com ele... Se alguém não faz a sua tarefa do dia e da semana, ninguém tem folga no fim de semana... E tudo funciona muito bem”.

Dom Juan faz atendimentos e leituras xamânicas e com o jogo das 64 pedras aqui em São Paulo, para onde vem todos os meses. E faz mais um mundo de coisas, até casamentos xamânicos. E a Associação Comunitária Viva Criança tem diversas atividades em São Tomé das Letras, desde a Montanha onde vivem, estudam e aprendem profissões cerca de 30 crianças, até a Brinquedoteca, a Biblioteca, o Mercado de Trocas, a Rádio Escola e vários eventos específicos.

Juan Uviedo faleceu no dia 16/11/2009 em sua casa na Montanha e foi enterrado ali mesmo conforme o gráfico que nos deixou, sentado mirando ao Sul com seu jogo de pedras na cabeça. Ele faleceu a exatos 7 dias de terem se acabado as filmagens do documentário “El Provocador (a mentira é a estratégia da verdade)”, filmado com o apoio do INCAA (Instituto de Cine e artes audiovisuais) de produção argentina.

* Flávia Mari Klc é natural de Buenos Aires/Argentina, estudou música, teatro, medicina, jornalismo e história, atualmente trabalha com Cosmologia Xamánica em São Tomé das Letras-MG. É editora do blog https://cosmologianovaciencia.blogspot.com/.

- Foto: Cosmologia Nova Ciência.

- Para saber mais sobre a Associação Viva Criança STL, clique aqui.

- Esta matéria foi publicada originalmente no blog Cosmologia Nova Ciência.

- Extra - Assista aos vídeos com Dom Juan Uviedo:

Psicodrama - Don Juan Uviedo (teaser 1)

A Escola Invisível

Leia também:

Outros destaques no Jornal São Tomé Online

Outros destaques em Via Fanzine

- Produção: Pepe Chaves.

ANÚNCIO

São Tomé das Letras: Céu de São Tomé promove Jornada de Ogum*

por Redação

Céu de São Tomé oferece uma jornada espiritual guiada pelo orixá Ogum, incluindo xamanismo Daimista, trilha e cachoeira. Início na sexta-feira à noite com trilha ao amanhecer no sábado e encerramento no domingo.

17/04/2024 17 horas atrás

POLÍTICA

Planejando o futuro coletivo: As oficinas do Plano Diretor em ação

por Redação

Nosso município está realizando oficinas participativas para revisar o Plano Diretor, visando adequar a legislação ao crescimento e às novas necessidades da região. A revisão abrange tanto áreas urbanas quanto rurais, com participação popular essencial no processo.

17/04/2024 1 dia atrás

TECNOLOGIA

Inteligência artificial: Uma nova era já começou

por Rafael Vidal

A tecnologia tem remodelado profundamente nossa sociedade desde a Primeira Revolução Industrial até a Indústria 4.0, impulsionada pela inteligência artificial, computação em nuvem e IoT. Hoje, a IA, apesar de suas limitações, executa tarefas antes humanas, transformando radicalmente a interação com a tecnologia e o mundo.

16/04/2024 2 dias atrás

PATRIMÔNIO ♦ PIRÂMIDE

“A pirâmide é nossa”: Cartão postal da cidade está à venda

por Redação

Em São Tomé das Letras, a Casa Pirâmide, local turístico importante e parte do Parque Municipal Antônio Rosa, está à venda desde 2020. O prefeito prometeu negociar sua aquisição para o município, mas nunca comunicou progressos. Movimentos populares e o Conselho do Patrimônio Histórico pressionam por ações, mas a gestão municipal tem se mostrado inerte quanto à preservação do local como patrimônio público.

12/04/2024 5 dias atrás

CÂMARA MUNICIPAL ♦ EXECUTIVO MUNICIPAL

Cassação no Executivo: Povo abandonado reage

por Redação

Vereadores em São Thomé das Letras denunciam irregularidades na gestão do prefeito Alvarenga, incluindo omissão e mudanças inexplicadas em obras públicas. Munícipes indignados pedem a cassação do prefeito, com processo formalizado na Câmara. A gestão, marcada por insatisfação popular e críticas, enfrenta rejeição nas redes sociais. Apesar do reaparecimento do prefeito em ano eleitoral, os problemas acumulados e a rejeição não se dissipam facilmente.

11/04/2024 6 dias atrás

TURISMO

Sobradinho: Um distrito que se deve visitar

por Redação

Sobradinho de Minas, distrito de São Thomé das Letras, é um refúgio natural com cerca de 500 moradores, famoso por suas belezas naturais como cavernas, trilhas, e cachoeiras. O local atrai aventureiros com sua diversidade de atrações turísticas, incluindo pontos para saltos de parapente e avistamentos ufológicos. Além de possuir infraestrutura básica com escolas e saúde, Sobradinho mantém uma atmosfera pacata, preservando sua essência rústica e encantadora.

09/04/2024 9 dias atrás

POLÍTICA

Executivo & Legislativo: O decadente cenário político local

por Redação

Moradores de São Tomé das Letras criticam a gestão atual pela deterioração de setores públicos e falta de fiscalização. Com lixeiras ausentes e estradas em mau estado, a cidade sofre com a negligência administrativa. A Câmara de Vereadores, majoritariamente alinhada ao prefeito, é acusada de omissão. Há uma campanha online pela não reeleição dos políticos atuais, visando uma renovação política que respeite o patrimônio comum e promova eficiência.

03/04/2024 15 dias atrás

LITERATURA

Remédios florais: Autoras lançam livro do sistema floral rupestre

por Redação

Soninha Valença e Neide Teixeira, de São Tomé das Letras, finalizam o livro 'Florais Rupestres de São Tomé das Letras - As flores que nascem nas pedras', explorando os benefícios terapêuticos de 77 flores locais. A obra, de 250 páginas, inclui imagens e usos das flores contra males psicológicos, emocionais e espirituais, e será lançada em 2024.

28/03/2024 20 dias atrás

UFOLOGIA

Casuística: Os avistamentos ufológicos em São Tomé das Letras

por Pepe Chaves

São Tomé das Letras, conhecida por sua riqueza natural e mística, também é famosa na ufologia. Moradores e turistas relatam avistamentos de OVNIs e criaturas. A cidade, sobre um maciço de quartzito, atrai fenômenos por suas propriedades 'energéticas'. Um programa de ufologia, 'CASE arquivo UFO', traz esses casos ao público.

27/03/2024 22 dias atrás

CASE arquivo UFO: TV Fanzine e DTV lançam programa de ufologia

por Redação

Via Fanzine e DTV lançam "CASE arquivo UFO", um programa mensal de ufologia. A estreia em 24/03 abordará um caso ufológico de 1982 em Campo Grande. Produzido por Pepe Chaves e Dante Villarruel, o programa promete trazer casos desconhecidos, com acesso livre ao público.

21/03/2024 27 dias atrás

POLÍTICA ♦ OPINIÃO

Política à moda coronelista: Voto de cabresto e sucateamento

por Rafael Vidal

Nosso município enfrenta desafios políticos, incluindo corrupção e compra de votos. A elite política utiliza o acesso privilegiado ao setor público para manter poder. Conquistas recentes visam desemparelhar a máquina pública e combater práticas ilegais. É vital escolher representantes comprometidos com o bem coletivo e denunciar irregularidades para transformar a governança local.

20/03/2024 29 dias atrás

CULTURA

Mistério e beleza em São Tomé das Letras

por J. A. Fonseca

São Tomé das Letras é uma cidade mística, cercada por lendas e uma rica história que data do século XVIII. Conhecida por sua localização na Serra da Mantiqueira e arquitetura única, atrai por suas belezas naturais e mistérios, como a estátua de São Tomé encontrada numa gruta e inscrições antigas indecifráveis. Fenômenos estranhos e avistamentos de OVNIs são comuns, alimentando o misticismo do local.

19/03/2024 30 dias atrás