ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS ITAÚNA J.A. FONSECA SÃO TOMÉ UFOVIA VIA FANZINE           

 

 PODER EXECUTIVO

 

 

Na rede social:

Prefeita afastada rebate declarações de prefeito

Pela rede social a ex-prefeita de São Tomé da Letras Marisa Maciel apresentou documentos e rebateu colocações que o prefeito Tomé Alvarenga havia tornado públicas quando completou dois anos de sua gestão.

 

Por Pepe Chaves

Para Jornal São Tomé Online

28/02/2019

 

Tomé Alvarenga e Marisa Maciel: desentendimentos quanto às realizações de suas gestões no Executivo Municipal.

 

- Leia também:

Vereador Jiló volta a questionar sobre a água

Outros destaques no Jornal São Tomé Online

Resumo Histórico de São Tomé Das Letras

 São Tomé das Letras: Informações básicas

Mistério e beleza em São Thomé das Letras

São Tomé: o Lugar onde o tempo poderia parar

Outros destaques em Via Fanzine

  

No dia 23 de fevereiro de 2020 completou-se dois anos da Administração Municipal de Tomé Alvarenga (MDB), vice-prefeito que passou a ocupar o cargo máximo do Executivo, após o afastamento da prefeita Marisa Maciel (PT) em 23 de fevereiro de 2018.

 

Em fevereiro daquele ano, a então prefeita foi afastada do cargo pelo Poder Legislativo local, sob a alegação de reter o envio de informações solicitadas pelo Legislativo. Para muitos de seus apoiadores, o afastamento de Marisa Maciel teria sido um “golpe”, como ela mesma se referiu, alegando não haver elementos para ter seu mandato cassado pelos vereadores.

 

Prefeito fala dos dois anos de sua gestão

 

Ao completar dois anos de sua posse, o prefeito Tomé Alvarenga publicou um vídeo de quase seis minutos em seu perfil de rede social, dissertando sobre seu trabalho neste período. Em sua fala o prefeito afirma que “Assumi uma prefeitura com muitos problemas financeiros e administrativos”, afirmando que conseguiu muitas realizações num trabalho de equipe e superando as dificuldades. Citou a crise quanto ao repasse do dinheiro do Estado e a superação do município ainda com este problema.

 

Ele também destacou o trabalho de sua Administração na área da Saúde, citando ações ligadas ao atendimento público e da Educação, citando a construção de sala de aula e reforma de escola do Canta Galo; benfeitorias na creche municipal e o pagamento do piso salarial aos professores; obras da Casa de apoio de Sobradinho e o calçamento em breve naquele distrito, além de várias outras demandas, melhorias e obras que teriam sido atendidas pela sua Administração, conforme descritas por ele em sua fala no vídeo.

 

Alvarenga afirma que, “Hoje nosso município é visto como bom pagador estamos com nossos pagamentos em dia, não temos dívidas no nosso mandato. Estamos pagando os funcionários até o quinto dia útil, quando eu entrei isso não estava sendo feito. Não temos atraso com fornecedores”.

 

O prefeito também agradeceu à Câmara Municipal, servidores municipais e moradores, finalizando que, “estamos trabalhando por todos”.

 

Ex-prefeita reage e também publica vídeo

 

No dia 26/02, a ex-prefeita Marisa Maciel também publicou um vídeo extenso na rede social, com explicações e apresentação de documentos, sob o título “Pronunciamento da ex-prefeita Marisa Maciel sobre os últimos acontecimentos”, numa clara referência ao vídeo publicado pelo prefeito Alvarenga três dias antes.

 

Em seu vídeo Marisa Maciel afirma que, faz dois anos “Fui retirada [do Executivo] de uma forma covarde e antidemocrática. Foi um golpe, sim, mas além do golpe houve traição, de pessoas que eu confiava, acreditava”.

 

Ela afirmou que um de seus erros foi “Confiar demais e não divulgar as ações do mandato e isso tem sido usado para denegrir à minha imagem e usar também as nossas conquistas em função de promoção pessoal. Eu estava aguardando o tempo certo de rebater as mentiras que têm sido ditas pela atual Administração. Chegou este tempo. Preparei respostas com muitas informações e apresentarei provas documentais e tudo o que direi”.

 

A partir daí, a prefeita afastada rebateu fortemente várias colocações do prefeito Alvarenga, e dissertou sobre ações diversas durante a sua Administração, apresentando toda a documentação acerca de financiamentos, convênios e outros negócios em prol do município, realizados em sua Administração, alguns dos quais, alegados por Alvarenga como sendo de sua gestão.

 

Quanto ao município figurar como “mal pagador” antes da posse de Alvarenga – como ele alegou -, ela rebate o prefeito afirmando que o município jamais conseguiria os financiamentos e convênios que conseguiu se estivesse devendo – como afirmou o prefeito. Também mostrou as prestações de contas de sua gestão, aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais.

 

A ex-prefeita ainda afirmou que nunca houve licitação frustrada por falta de pagamento do município, o que para ela, provaria que “o município não era mal pagador” durante a sua gestão, como afirmou Alvarenga em seu vídeo.

 

Dentre as áreas que abordou, na Saúde, Marisa Maciel também dissertou sobre várias realizações de sua Administração, como a estruturação do setor de Saúde em Sobradinho e o convênio Mais Médicos, entre outros. Em quase 22 minutos de vídeo, a ex-prefeita apresentou farta documentação, contrariando muitas colocações que prefeito se referiu como sendo realizações de sua Administração que, segundo ela, na verdade foram realizadas por sua gestão.

 

Sobre o fato de rebater as declarações do atual prefeito, afirmou Marisa que, “É lamentável ter que me direcionar a vocês para expor e provar mentiras que foram faladas sobre nossa administração e indiretamente sobre a minha pessoa, sem nenhuma consciência e que tenta a todo modo denegrir minha imagem e fazer com que muitos anos do meu serviço público seja reduzido a nada”.

 

Marisa Maciel assim finaliza sua contestação, “Estou à disposição para esclarecimento de qualquer natureza, e postaremos em outra publicação, as provas aqui apresentadas. Como diz São Tomé, ‘Ver para crer’. (...) Deixo aqui meu agradecimento, carinho e respeito a este povo tão importante de São Tomé das Letras. Muito obrigada”, afirmou a prefeita afastada.

 

Até o fechamento dessa matéria o Poder Executivo de São Tomé das Letras não havia se manifestado sobre as declarações da ex-prefeita Marisa Maciel.

 

Pelo andar da carruagem, a temporada de campanha eleitoral já está aberta na cidade.

 

* Pepe Chaves é jornalista e editor da Rede ZINESFERA e do Jornal São Tomé Online.

 

- Imagens: Facebook/reprodução.

 

- Extras:

Clique aqui para assistir ao vídeo de Tomé Alvarenga

Clique aqui para assistir ao vídeo de Marisa Maciel

  

- Leia também:

Outros destaques no Jornal São Tomé Online

Resumo Histórico de São Tomé Das Letras

 São Tomé das Letras: Informações básicas

Mistério e beleza em São Thomé das Letras

São Tomé: o Lugar onde o tempo poderia parar

Outros destaques em Via Fanzine

 

Ir para a página principal

ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS ITAÚNA J.A. FONSECA SÃO TOMÉ UFOVIA VIA FANZINE           
© Copyright 2004-2020, Pepe Arte Viva Ltda.