CONTATO ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS J.A. FONSECA SÃO TOMÉ UFOVIA VIA FANZINE           

 

 

Curso sobre Agrotóxicos:

Advogado especialista promove curso virtual

O curso EAD “Sistema Normativo Regulatório de Agrotóxicos: Regras em Defesa da Vida” será gratuito, mas doações espontâneas poderão ser feitas via pix. Curso acontece nesta quarta-feira, 29/03, às 20h.

SAIBA MAIS E PARTICIPE

 

 

 Ufologia:

5º Encontro Ufológico de São Thomé

 

A cidade sul-mineira de São Tomé das Letras estará sediando o 5º Encontro Ufológico de São Thomé, de 21 a 23 de abril, tendo início no feriado de Tiradentes, (21/04) sexta-feira. Haverá participação de convidados locais e de outras localidades do país.

SAIBA MAIS E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

 

 

Sobradinho de Minas:

Casa da Cultura Tião Rosa é inaugurada

Inauguração da Casa da Cultura Tião Rosa agita noite no distrito rural do município. Sobradinho investe em seu futuro como destino turístico e polo da cultura regional. Discursos e manifestações culturais marcaram a noite de inauguração da Casa da Cultura em Sobradinho.

Reportagem de Rafael Vidal

 

 

Conselheira denuncia:

O que se passa no Conselho de Saúde?

Interferência direta de prefeito e seus aliados no Conselho de Saúde pode lesar direitos sociais e trazer retrocessos à Saúde do município. Vimos atestar nesta abordagem o que está acontecendo no Conselho Municipal de Saúde de São Thomé das Letras: desmando e autoritarismo.

Artigo de Silvana Soares de Assis

 

 

Informações oficiais:

Até onde o prefeito responde

O silêncio do Executivo local diante de questões urgentes do município levantou uma questão muito séria: o prefeito Alvarenga tem respondido devidamente às questões da comunidade? Entenda o que são requerimentos e ofícios e tudo que o prefeito responde e não responde.

Reportagem de Rafael Vidal

 

Música:

'Crazy' é o novo clipe de Rogério Miranda

   

Após lançar o videoclipe de "Multi-raças", músico de São Tomé das Letras lança agora sua nova composição, "Crazy", uma canção de amor com uma letra certeira, onde a simplicidade musical se soma à profundidade dos sentimentos poéticos.

SAIBA MAIS E ASSISTA AO VIDEOCLIPE

 

 

Movimento São Thomé Resiste!

Um pedido de socorro em praça pública

Uma insatisfação popular se tornou a combustão que culminou nesse sentimento mútuo de se reconhecer publicamente e cobrar da Administração Municipal pelo desrespeito e omissão com questões que tanto urgem socialmente. 

Leia a reportagem e veja as imagens

 

 

Tempestade de verão:

Ônibus volta a circular para Cruzília

A ligação entre São Tomé das Letras e Cruzília está corrompida na manhã desse domingo, 05/03, após a queda de uma ponte. Ônibus da Coutinho muda itinerário para a Estrada dos Vinte.

Artigo de Rafael Vidal

 

 

Conselho de Cultura:

Edital é publicado, mas pode ser impugnado

Inscrições abertas para o Conselho Municipal de Cultura a partir desta segunda-feira. Venha se inscrever e ajudar a construir e fiscalizar democraticamente a cultura de nosso município. Possível erro na publicação de datas pode impugnar o edital; entenda.

Artigo de Rafael Vidal

 

 

"São Tomé resiste":

Vice-prefeito é criticado por moradores

O vice-prefeito Quinzinho Pereira foi contestado por moradores em rede social, ao repreender a realização do movimento popular “São Tomé Resiste”, que denuncia o desleixo e o já denunciado abandono da cidade pela administração municipal.

Artigo de Pepe Chaves

 

 

Conselhos sociais:

Participação social ou simulacro de representação?

Precisamos evitar que os conselhos sejam usados para a perpetuação das políticas coronelísticas e clientelistas, sobretudo, nos municípios. Por autonomia e independência nos Conselhos Populares.

Artigo de Silvana Soares de Assis

 

 

STL 60 anos - nada a comemorar

Por que o nosso prefeito se calou?

Ignorar questões pertinentes ao próprio mandato; se calar à comunidade e deixar de enviar respostas a ofícios legislativos são ações bastante graves, as quais estão se repetindo de forma corriqueira neste mandato, irritando assim, a todos que tenham um mínimo de bom senso e prezam por respeito, incluindo parte dos nossos vereadores. Até quando isso vai continuar?

Leia o editorial de Pepe Chaves

 

 

O povo se manifesta:

Prefeito tem rejeição superior a 80%

Esta enquete reflete muito do atual sentimento que a comunidade local se manifesta junto ao Executivo municipal: o de críticas aos péssimos serviços oferecidos e às omissões do prefeito e seu vice na resolução de quase totalidade das denúncias e problemas apresentados.

Leia artigo de Pepe Chaves

 

 

Política local:

Ex-prefeita Marisa está inelegível até 2028

Marisa Maciel: uma das principais lideranças da política letrense está fora do jogo político até o ano de 2028. Atualmente, a crescente insatisfação de parte da população com a atual gestão municipal tem repercutido no cenário local e a atuação de “parte dos vereadores” tem sido questionada.  

Leia artigo de Rodrigo Experdito

 

 

Saúde Pública:

CODEMA debate uso de agrotóxicos em STL

Temos no município bairros rurais altamente povoados com casas muito próximas às plantações, onde são aplicadas pulverizações de agrotóxicos. Como os danos às populações próximas são cientificamente comprovados, os habitantes temem por sua saúde e pedem por mais comprometimento das autoridades locais para com o bem-estar social.

SAIBA MAIS E PARTICIPE

 

 

Agrotóxicos:

Prefeitura contraria ANVISA com capina química

A capina química está proibida pela ANVISA desde 2010, mas ainda está presente em São Tomé das Letras. As aplicações de agrotóxicos em perímetro urbano podem causar danos às pessoas, especialmente a crianças e animais.

Artigo de Rafael Vidal

 

 

População:

Os migrantes de São Thomé das Letras

Grande parte das pessoas que migram para São Thomé das Letras possui demandas sociais, econômicas, de saúde e de convívio social que precisam ser trabalhadas. O que fazer com ‘esse povo’ na rua de São Thomé das Letras?

Leia artigo de Rodrigo Experdito

 

 

Zona rural:

Natureza da Picada e a exótica Gruta do Índio

O bairro da Picada guarda belezas naturais incríveis, além de suas tocas, grutas e cursos d’água. Numa pequena expedição, percorremos vários quilômetros de belezas naturais, a partir da Picada, até a Gruta do Índio, localizada próxima ao distrito de Sobradinho de Minas.

LEIA REPORTAGEM E VEJA AS IMAGENS

 

 

Conferência Municipal de Saúde:

Isso é para você, usuário da Saúde local 

Você usa serviços da Saúde Pública em São Thomé das Letras? Então este artigo é para você: saiba o que a IV Conferência Municipal de Saúde tem a ver com você, sua família e sua cidade. O CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE SÃO THOMÉ DAS LETRAS, que tomou posse em maio de 2022, está levantando todos os problemas que a Saúde Pública enfrenta em São Thomé das Letras, e contamos com a participação da população usuária.

Artigo de Silvana Soares de Assis

 

 

Emprego Público:

A irregular contratação pública por MEI

 

A questão dos concursos e contratações públicas por pessoa jurídica no município de São Thomé das Letras. Este processo que tem sido chamado, pela imprensa e literatura, de “pejotização” tem sido uma maneira de os empregadores (do setor público e privado) burlarem a legislação trabalhista e jogar maior responsabilidade sobre as costas dos trabalhadores(as), caracterizando fraude ao contrato de trabalho.

Artigo de Silvana Soares de Assis

 

 

ESPECIAL - Brumadinho:

Da cobiça à extinção de riquezas

Ali na Serra da Moeda, em meio aos terrenos de mineradoras, à sua volta havia um acanhado local paradisíaco voltado para filosofias espiritualistas, onde passei parte fundamental da minha vida e viria a conhecer pessoas que me somaria muito. A comunidade alternativa de Mãe d’água ali existiu por muitos anos e se sustentava do plantio de hortaliças e legumes vendidos nos finais de semana na conhecida Feira Hippie de Belo Horizonte.

Leia crônica de Pepe Chaves

 

 

Legislativo:

Câmara aprova Sistema Municipal de Cultura

Através do Conselho Municipal de Cultura, o Sistema Municipal de Cultura será uma ferramenta muito importante para que a sociedade civil participe efetivamente nas decisões e rumos da Cultura em nossa cidade, setor essencial para o turismo e economia local. 

DA REDAÇÃO

 

 

Escassez e má gestão da água:

Faz quatro anos: vereadores alertaram

Faz quatro anos, dois vereadores e o movimento Todos Pela Água fizeram graves alertas sobre problemas de assoreamentos e captação de água por moradores e pela COPASA no ribeirão Canta Galo. O tempo passou, nenhuma solução foi tomada pelo Executivo Municipal ou a COPASA e os problemas somente se agravaram.

Artigo Pepe Chaves

 

 

Gruta da Bruxa:

Um dos lugares mais incríveis da região

Lá dentro, onde luz do Sol jamais chegou, pudemos vislumbrar um outro mundo, com criaturas distintas vivendo em simbiose e sem depender da luz solar. Os detalhes geológicos dos salões enormes, tetos altíssimos e corredores sinuosos nos mostram como a água moldou o quartzito para a formação da gruta através dos tempos.

Reportagem de Pepe Chaves

 

Sobradinho de Minas, 2019:

Os agrotóxicos e o cultivo da batata em Minas

Cultivo que cobriu um distrito com calcário foi eliminado, após dois vereadores conhecerem o problema e Câmara Municipal ter criado lei, estabelecendo parâmetros para grandes plantações de batatas nas zonas rurais do município. Mas hoje a luta é para que a "lei da batata" seja ampliada pelos vereadores também a outras culturas.

Reportagem de Rafael Vidal

 

 

Vereador denuncia:

Sucateamento do Centro de Eventos

Vereador Gleiser Washington comenta e mostra em imagens o estado de abandono e sucateamento em que se encontra o Centro de Eventos de São Tomé das Letras. Vereador registrou sujeira, má conservação e abandono nas dependências do imóvel municipal.

SAIBA MAIS E VEJA IMAGENS

 

 

Agrotóxico em São Tomé das Letras:

A guerra contra a vida

Uma calamidade global também faz vítimas em nosso município. A batata deixou o município, mas o problema não está resoluto. Outras culturas com toxidade semelhante que também fazem aplicação de agrotóxicos vieram preencher o vácuo deixado.

Artigo de Rafael Vidal

 

 

 

Da Argentina para São Tomé das Letras:

Dom Juan e seu voto de pobreza - Juan Uviedo

Me falaram que o homem era muito interessante e curador muito competente. E bota interessante nisso! Eles nasceu em San Thomé, na Argentina e faleceu em São Tomé das Letras, onde se engajou com a comunidade e realizou trabalhos sociais.

SAIBA MAIS

 

 

Conselho de Cultura:

Sociedade se prepara para criação do Conselho

Reunião aberta ao público realizou revisões e adaptações na lei que criará o Conselho Municipal de Cultura. Militantes culturais e agentes públicos municipais se organizam para que São Tomé seja contemplada também pela Lei Paulo Gustavo.

DA REDAÇÃO

 

 

Morador denunciou:

Escola rural João Cota está caindo

A Escola Municipal João Francisco de Souza, no bairro rural da Lagoa, está ruindo faz mais de um ano. A denúncia já foi feita há oito meses em rede social e até um vereador local solicitou informações em ofício legislativo ao prefeito, que não o retornou ou tomou quaisquer providências a respeito.

DA REDAÇÃO

 

 

Estradas precárias:

Chuva: moradores rurais pedem socorro

A população rural de São Tomé das Letras reclama do péssimo estado de conservação das estradas durante mais uma temporada de chuvas. Alguns locais se tornaram intransitáveis ou isolados e moradores pedem a atenção das autoridades.

DA REDAÇÃO

 

 

São Tomé das Letras:

Rodoviária da cidade está em frangalhos 

As mostras do desleixo administrativo desse local, podem ser vistas no piso, encardido e mal varrido. O teto contém infiltrações e goteiras que molham a parte central do piso. Pessoas dormem no local e não há ninguém que possa prestar informações.  

DA REDAÇÃO

 

 

Emprego Público:

Por transparência, diálogo e garantia de direitos

Contrato por MEI e processo de “Pejotização” em São Thomé das Letras-MG. A contratação no serviço público, em todo país, estados e municípios, deveria ocorrer através de um processo de universalização de direito ao acesso, com contratação de empresa para a realização do concurso, sem a interferência dos poderes locais.

Artigo de Silvana Soares de Assis

 

 

Executivo Municipal:

Omissão já cassou prefeita de São Thomé

Prefeito Tomé Alvarenga não comparece à Câmara para debater ou relatar assuntos de interesses municipais; não responde ofícios e até atrasa a entrega dos relatórios sobre a arrecadação dos ônibus de excursão, exigidos por lei municipal. 

Artigo de Rafael Vidal

 

 

Pedra do Disco:

Inscrição destruída ainda é importante

A inscrição na Pedra do Disco registrando o que pode ter sido o avistamento um disco voador em tempos remotos foi destruída na década de 2.000. Mas para pesquisadores, ainda assim, sua reprodução guarda grande importância como um notável registro de um OVNI em tempos antigos.

ARTIGO DE PEPE CHAVES

 

Avistamento:

OVNI é avistado no Sul de Minas

Moradores de várias cidades do Sul de Minas Gerais avistaram um estranho objeto no céu neste último domingo, para alguns, se trata somente de um balão de São João. O avistamento criou polêmicas entre crentes e céticos.

SAIBA MAIS E VEJA AS IMAGENS

 

 

São Tomé das Letras:

Rogério Miranda lança clipe de ‘Multi-raças’

 

O músico e escritor Rogério Miranda reside em São Tomé das Letras faz quatro anos. Neste período, cativou pessoas e divulgou na cidade grande parte de seu trabalho, voltado à música e à poesia. Podemos dizer que “Multi-raças” se faz um verdadeiro hino antirracismo e contra discriminações e preconceitos.

SAIBA MAIS E ASSISTA AO VIDEOCLIPE

 

 

Preservação em São Tomé da Letras:

Entrevista exclusiva com Ana Sigaud

Ambientalista e coordenadora do movimento Todos Pela Água.  

Ana Sigaud nos fala de sua luta pela água e a preservação do meio ambiente em São Tomé das Letras. Conta também sobre sua chegada à cidade em 1984 e de seus envolvimentos com a comunidade local e a busca por melhorias sociais.

SAIBA MAIS E ASSISTA À ENTREVISTA

 

Luminárias–MG:

Iluminada com sua história e natureza

Iluminado com sua geografia e clima privilegiados que desenharam sua natureza exuberante, este pacato município mineiro demonstra sua diversidade cultural na forma de suas histórias, causos e lendas singulares.

Leia reportagem de Maurício Kairuz

 

Opinião:

O que difere uma comunidade da municipalidade

 

A comunidade aceita de pronto aos seus integrantes, sem distingui-los por razões de naturalidade, credo, política ou outras. Importa ali, o bom relacionamento, a soma sadia de ações e intenções, o interesse na parceria e no crescimento mútuo.

Artigo de  Pepe Chaves

 

Sobradinho de Minas:

Tranquilidade e opções de lazer

Além de sua natureza exuberante, Sobradinho de Minas que também abriga boas pousadas e hospedarias, possui várias atrações turísticas naturais, atraindo viajantes de várias partes do Brasil e do mundo.  

LEIA REPORTAGEM EXCLUSIVA

 

Pico do Gavião:

Referência geográfica no Sul de Minas 

O Pico do Gavião, geograficamente situado no município de Luminárias-MG, é o ponto mais alto da região de São Tomé das Letras-MG, e pode ser acessado a partir de Sobradinho de Minas. Numa enorme região natural, reunindo vegetação de cerrado e Mata Atlântica o local é berço e abrigo de várias espécies da fauna e flora.

LEIA REPORTAGEM EXCLUSIVA

 

E-books:

Autora lança trilogia ecológica em e-book

 

A escritora Isabel Bande Espinosa lança neste mês, três livros voltados para o público infantil e infanto-juvenil, abordando algumas das graves questões que envolvem o Meio Ambiente do nosso planeta.

Saiba mais e baixe os livros gratuitamente

 

Entrevista:

Isabel Bande Espinosa

Escritora e compositora. 

Isabel Bande Espinosa é uma mulher apaixonada e preocupada com a Natureza. É autora de quatro livrinhos infantis ecológicos, que querem passar conhecimentos e despertar o carinho, o cuidado, o amor à Natureza e a vontade de defendê-la.

Leia a entrevista

 

E-books:

Isabel Bande Espinosa lança dois livros

“Crônicas, Histórias de Vida, Poesia e Cia.” e “Versos de Viver”, livros de Isabel Bande Espinosa são lançados em formato eletrônico neste início de 2021. 

SAIBA MAIS

 

Especial - Cultura local:

Os 30 anos de ‘Filhos do Sol’

 

Umas das minisséries mais marcantes da tevê brasileira e embrião para outras do gênero "místico" completa 30 anos em 2020. Filhos do Sol, filmada em São Tomé das Letras e em cidades do Peru mistura arqueologia com ufologia, criando uma intrincada trama de mistérios e revelações entre pessoas desses dois países.  

Leia artigo de Pepe Chaves

 

Crime ambiental:

Pichações: vandalismo ao patrimônio e ambiente

Em São Tomé das Letras um pichador já foi detido por algumas horas, após promover pichações em vários locais e em Sobradinho. Na cidade, diversos patrimônios históricos e naturais, além de pinturas rupestres, foram vandalizados por pichadores ao longo dos tempos. No Pico do Leão, um conjunto de rocha natural, cujas camadas demoraram milênios para serem formadas, foi depredado por pichadores.

Leia a reportagem exclusiva

 

 

Um homem me contou:

São Tomé dos Cachorros

“Estes cachorros que hoje você vê nas ruas de São Tomé, são antigos moradores daqui que faleceram e suas almas voltaram nos corpos destes animais”. Ao falar isso, fiquei sem saber o que pensar ou dizer... "Os cães de rua são velhos conhecidos meus. Quando eram homens e mulheres pude conhecer muitos de perto", afirmou ele.

POR PEPE CHAVES

 

São Tomé das Letras:

OVNI é avistado no Pico do Gavião

 

Morador de Sobradinho de Minas, sua família e vizinhos, avistaram um OVNI luminoso e colorido que pairou e depois desceu na região do paredão do Pico do Gavião com a Cachoeira da Chuva, na divisa de São Tomé das Letras com Luminárias.

POR PEPE CHAVES

 

Doença:

Precisamos falar sobre a silicose

Esta é a doença ocupacional mais antiga, provocada pela exposição à partículas de sílica contidas geralmente extraídas do quartzo das rochas. Dentre seus sintomas estão desde asma, tosse seca e com sangue ao progredir, perda excessiva de peso, insuficiência cardíaca e dor no peito.

MATÉRIA DA REDAÇÃO

 

 

Sul de Minas Gerais:

EXTRA: OVNI é filmado em São Tomé

Moradora do Canta Galo faz registro em vídeo de um objeto da cor branca executando evoluções estranhas, nas quais parece “pular” no céu. Este mesmo tipo de OVNI já foi narrado e registrado em outras épocas em distintas regiões do país. 

Artigo de Pepe Chaves

 

Chico Taquara:

O que vem do céu pode vir da Terra

O homem que diziam ser um intraterrestre hoje é um ícone da cultura popular local. Conta-se que ele fala com os animais e suas rezas em língua estranha sempre curam. Pode até prever acontecimentos futuros. Taquara leva a vida a ajudar os outros. 

SAIBA MAIS

     

 

Vale dos Elfos:

Perereca pode ser uma B. Alvarengai

Curiosa perereca fotografada em São Tomé das Letras pode pertencer a uma espécie restrita à Serra do Espinhaço. A Bokermannohyla Alvarengai foi descrita pelo pesquisador paulista Werner Bokermann em 1956. Biólogo nos falou deste animal.

Da Redação

 

Turismo:

Lugar onde o tempo poderia parar

Um dos atrativos dessa pequena cidade mineira é que se abriga mais de duas dezenas de belas cachoeiras, culinária típica, paisagens únicas, grutas profundas e um belo por do sol. Muitos causos mineiros e casos ufológicos também são contados no lugar.

Reportagem de Pepe Chaves

     

 

Câmara Municipal:

Resumo Histórico de São Tomé Das Letras

Com relevo bastante acidentado, São Tomé das Letras possui área de 370,96 km². Tem altitude máxima de 1430m e mínima de 927m. Município tem como fundador o português João Francisco Junqueira, nascido em 14 de novembro de 1727.

SAIBA MAIS

 

Minas Gerais:

Mistério e beleza em São Thomé das Letras

Reportagem do pesquisador arqueológico mineiro J.A. Fonseca aborda as belezas naturais e os mistérios de São Tomé das Letras, uma cidade mística desde seu surgimento. Lendas coroaram sua história e a localização na serra da Mantiqueira.

Reportagem de J.A. Fonseca - ARQUIVO VF

 

Informações básicas:

Sobre a cidade de

São Tomé das Letras

São Tomé das Letras é um pequeno município localizado na região Sul do estado de Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira, no Brasil. Está entre os cinco municípios mais altos do Brasil e sua população, é estimada em 8.000 habitantes. O lugar reúne muitas belezas naturais.

SAIBA MAIS

     

 

 PARCEIROS NO FACEBOOK

 

 

INSTITUCIONAIS

 

 

FALE COM O EDITOR: pepechaves@gmail.com

 

ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS ITAÚNA J.A. FONSECA SÃO TOMÉ UFOVIA VIA FANZINE           
© Copyright 2004-2023, Pepe Arte Viva Ltda. ZINESFERA - Rede Mineira de Portais Integrados