CONTATO ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS J.A. FONSECA SÃO TOMÉ UFOVIA VIA FANZINE           

 

 

Crime ambiental:

Pichações: vandalismo ao patrimônio e ambiente

Em São Tomé das Letras, faz um ano, um pichador foi detido por algumas horas, após promover pichações em vários locais da cidade e de Sobradinho. Na cidade, diversos patrimônios históricos e naturais, além de pinturas rupestres, foram vandalizados por pichadores ao longo dos tempos. No Pico do Leão, um conjunto de rocha natural, cujas camadas demoraram milênios para serem formadas, foi depredado por pichadores.

Leia a reportagem exclusiva

 

Obras Rurais:

Morro do Taquaral receberá calçamento 

Prefeitura anunciou o calçamento de um dos trechos mais críticos da Estrada de Sobradinho. Distrito também receberá calçamento e estrada foi melhorada. Obra de calçamento do Taquaral será iniciada nos próximos dias, informou a Prefeitura.

DA REDAÇÃO

 

São Tomé das Letras:

Justiça determina a volta do trabalho em Mineradoras

A cidade continua fechada para o turismo e para várias outras atividades comerciais. Após  divulgação da sentença em favor das mineradoras, na tarde de 19/05, o prefeito Tomé Alvarenga se manifestou na rede social.

DA REDAÇÃO

 

São Tomé das Letras:

Prefeitura nega caso de covid-19

Prefeitura Municipal de São Tomé das Letras desmentiu a informação de que havia sido constatado um caso da covid-19 no município. Funcionários da Saúde fazem curso de especialização. Em ofício, município declara que não há nenhum caso da Covid-19 em São Tomé das Letras.

DA REDAÇÃO

 

 

Doações:

Banca da Solidariedade está aberta

Espaço na Praça da Matriz está disponível para receber e fazer doações de materiais durante a pandemia. Localizada no  centro da cidade, a ideia é que a Banca da Solidariedade seja um espaço de referência para quem quiser enviar contribuições para doação e também para quem precisar retirar o que necessitar.

DA REDAÇÃO

 

Pandemia:

São Tomé continua fechada, obrigado

Decretos municipais continuam valendo e pessoas de fora não podem entrar na cidade nem para trabalhar. Moradores apoiam medidas de isolamento, mas esperam em breve por dias melhores.

POR PEPE CHAVES

 

São Tomé das Letras:

Pressões para abrir a cidade aumentam

Prefeitura recebe forte pressão de empresários locais e de fora para que a cidade saia do isolamento social. Prefeito resiste; mantém cidade fechada e recebe o respaldo de maior parte da população. Sem nenhum caso registrado da covid-19 e com as entradas da cidade fiscalizadas pela Guarda Municipal, São Tomé das Letras continua isolada.

POR PEPE CHAVES

 

Coronavírus:

São Tomé das Letras e a covid-19

Com a Crise do Coronavírus, as pedreiras pararam de produzir, assim como o setor turístico foi completamente desativado. Com os dois motores da economia local desligados, muitos habitantes passam por imprevistos períodos de dificuldades. A vigilância também está atenta, com fiscalização da Prefeitura na ativa em duas entradas da cidade e uma na entrada do distrito de Sobradinho de Minas.

POR PEPE CHAVES

 

Coronavírus:

Mineradoras voltam ao trabalho

 

 

 Decreto que autoriza o funcionamento do setor industrial, no que se refere ao trabalho das mineradoras locais, apenas para os trabalhadores que são moradores da cidade e população reclama em nome da segurança. O decreto estabelece exigências de segurança para o retorno aos trabalhos de mineração em São Tomé das Letras.

POR PEPE CHAVES

 

Coronavírus:

São Tomé das Letras prorroga decreto

O novo decreto foi assinado no dia 08/04, e prorroga o período de isolando por mais 15 dias a contar da data de sua publicação. Em São Tomé das Letras a maioria da população apóia as medidas de isolamento. Na cidade somente os comércios de insumos básicos estão funcionando. Entradas da cidade são fiscalizadas durante 24h.

POR PEPE CHAVES

 

Um homem me contou:

São Tomé dos Cachorros

“Estes cachorros que hoje você vê nas ruas de São Tomé, são antigos moradores daqui que faleceram e suas almas voltaram nos corpos destes animais”. Ao falar isso, fiquei sem saber o que pensar ou dizer... "Os cães de rua são velhos conhecidos meus. Quando eram homens e mulheres pude conhecer muitos de perto", afirmou ele.

POR PEPE CHAVES

 

São Tomé das Letras:

OVNI é avistado no Pico do Gavião

 

Morador de Sobradinho de Minas, sua família e vizinhos, avistaram um OVNI luminoso e colorido que pairou e depois desceu na região do paredão do Pico do Gavião com a Cachoeira da Chuva, na divisa de São Tomé das Letras com Luminárias.

POR PEPE CHAVES

 

Coronavírus:

São Tomé: a transformação

Poucos saem às ruas, vão aos mercados e farmácias. Se cumprimentam de longe, como se um quisesse evitar ao outro. Medo, paranoia, desconfiança, máscaras! É implicitamente proibido tossir em público. A pirâmide está desolada, só há o barulho de vento e pássaros no parque. Poucos saem às ruas, somente para ir aos mercados e farmácias.

POR PEPE CHAVES

 

Coronavírus:

Grupo é criado para prestar ajuda mútua

Numa iniciativa da sociedade civil de São Tomé das Letras, pessoas se interagem buscando ajuda e mais conforto aos necessitados, através de um grupo voltado a doações na rede social. Cidade não recebe mais turistas e se encontra semi-deserta com a reclusão da população por conta do coronavírus.

POR PEPE CHAVES

 

São Tomé das Letras:

Prefeitura publica novo decreto e fecha comércio

Somente serviços essenciais estarão funcionando. O novo decreto que visa a contenção do coronavírus traz 22 novas medidas que devem ser cumpridas pela população e as pessoas que infringirem as normas dos decretos municipais estarão sujeitas às punições previstas por lei. Praça da Matriz e a Pirâmide, dois pontos turísticos que sempre estavam repletos de pessoas da cidade e de fora, hoje estão praticamente desertos.

POR PEPE CHAVES

 

São Tomé das Letras:

Ninguém entra ou sai da cidade

Ambas as entradas da cidade estão policiadas e o tráfego de pessoas está impedido. Ninguém pode sair ou entrar na cidade, salvo em casos de residência comprovada. O Festival STL que seria realizado em maio foi adiado para setembro.

POR PEPE CHAVES

 

Saúde:

Turismo e eventos são suspensos

em São Tomé das Letras

Através de um decreto do Executivo, São Thomé das Letras suspende a recepção de turistas e a realização de eventos por pelo menos 30 dias. Oficialmente não há nenhum caso da Covid-19 registrado na cidade, no entanto, correm boatos de que possam haver alguns poucos casos de suspeição. No entanto, até o momento, nenhuma autoridade da Saúde local se manifestou sobre a possibilidade de haver suspeitas ou casos do vírus na cidade.

POR PEPE CHAVES

 

Saúde:

São Tomé das Letras e a prevenção ao Coronavírus

Minas Gerais decreta situação de emergência e São Paulo suspende as aulas. Em São Tomé das Letras o setor da Saúde se reuniu e decidiu sobre as novas medidas para conter o Coronavírus. Saúde do governo mineiro também divulgou novas medidas na última semana.

POR PEPE CHAVES

 

Na rede social:

Prefeita afastada rebate declarações de prefeito

Pela rede social a ex-prefeita de São Tomé da Letras Marisa Maciel apresentou documentos e rebateu colocações que o prefeito Tomé Alvarenga havia tornado públicas quando completou dois anos de sua gestão. Tomé Alvarenga e Marisa Maciel: desentendimentos quanto às realizações de suas gestões no Executivo Municipal.

POR PEPE CHAVES

 

Estrada de Sobradinho:

Moradores reclamam de vias rurais

Há vários trechos difíceis quando vem a chuva. E também constatamos que, mesmo sem chuva, há muitos buracos por toda a estrada, podendo quebrar veículos e até mesmo provocar acidentes. Além de denúncias recebidas pela página desse jornal no Facebook, há também diversas pessoas se queixando em comunidades das redes sociais, sobre a precária condição das estradas rurais.

POR PEPE CHAVES

 

Sul de Minas:

São Tomé tem cinco plantas novas

Livro “A Flora de São Tomé das Letras” traz várias espécies de plantas catalogadas no município, sendo cinco delas, novas descobertas. Livro composto por oito autores demandou quatro anos de intenso trabalho para a catalogação das espécies locais.

DA REDAÇÃO

 

Doença:

Precisamos falar sobre a silicose

Esta é a doença ocupacional mais antiga, provocada pela exposição à partículas de sílica contidas geralmente extraídas do quartzo das rochas. Dentre seus sintomas estão desde asma, tosse seca e com sangue ao progredir, perda excessiva de peso, insuficiência cardíaca e dor no peito.

MATÉRIA DA REDAÇÃO

 

São Tomé das Letras:

Prefeito sanciona lei que altera eventos

 A nova lei traz vários enquadramentos para a promoção de shows musicais e eventos profissionais que não sejam de caráter particular/familiar. Dentre as alterações, a nova Lei Municipal limita eventos a um público de até 10 mil pessoas.

DA REDAÇÃO

 

Pico do Gavião:

Referência geográfica no Sul de Minas 

O Pico do Gavião, geograficamente situado no município de Luminárias-MG, é o ponto mais alto da região de São Tomé das Letras-MG, e pode ser acessado a partir de Sobradinho de Minas. Numa enorme região natural, reunindo vegetação de cerrado e Mata Atlântica o local é berço e abrigo de várias espécies da fauna e flora.

LEIA REPORTAGEM EXCLUSIVA

 

Sobradinho de Minas:

Tranquilidade e opções de lazer

Além de sua natureza exuberante, Sobradinho de Minas que também abriga boas pousadas e hospedarias, possui várias atrações turísticas naturais, atraindo viajantes de várias partes do Brasil e do mundo.  

LEIA REPORTAGEM EXCLUSIVA

 

Florestas:

Unidades de Conservação

As políticas públicas florestais estabelecem os parâmetros, como e onde determinadas áreas devem ser áreas protegidas. E a legislação traz três tipos Unidades de Conservação. A legislação traz três tipos Unidades de Conservação: Áreas de Preservação Permanente – APPs; Reservas Legais em cada uma das propriedades, e as Unidades de Conservação. Políticas públicas para Unidades de Conservação.

Leia na coluna de Darlan Brameld

 

Entrevista exclusiva:

Alexandre Coelho

Nesta entrevista, Alexandre Coelho nos fala do impasse e de outros aspectos sobre a relação de seu trabalho como empresário artístico com o município de São Tomé das Letras, e ainda, sobre a possível não realização do FESTIVAL STL no município.

LEIA A ENTREVISTA

 Pico do Gavião:

Após incêndio, natureza reage e se restaura

Nossa reportagem voltou ao Pico do Gavião e verificou os danos causados pelos últimos incêndios naquela região. Constatamos muitos milhares de metros quadrados de mata carbonizada, mas, a natureza reage; veja as imagens.

LEIA REPORTAGEM EXCLUSIVA

 

Crime ambiental em São Tomé das Letras:

Pichações causaram revolta na comunidade

Moradores estão transtornados com pichações que apareceram em locais públicos e privados da cidade; suposto pichador teria sido identificado; autoridades ainda não se manifestaram. De acordo com a legislação brasileira pichação é crime contra o Meio Ambiente. De acordo com a lei específica, "pichar monumentos públicos", notadamente aqueles com valor histórico, é crime ambiental, passível de detenção e multa. Suspeito foi preso pela PM nesta tarde.

SAIBA MAIS

PM esclarece sobre prisão:

Pichadores são presos em São Tomé

De acordo com informações transmitidas pela PM ao jornal São Tomé Online,pichador foi detido com latas de tinta, buchas de maconha e dinheiro em espécie. O pichador Djalma Ilario Maria dos Santos, o Kop, preso em São Tomé das Letras era também procurado por depredações causadas ao patrimônio cultural no Peru. PM esclarece sobre a prisão.

SAIBA MAIS

 

Operação Pirâmide:

Polícia executa mandados de prisão em São Tomé

Operação Pirâmide da Polícia Civil combate o tráfico e drogas em São Tomé das Letras. As prisões foram realizadas em residências e locais públicos da cidade e os suspeitos foram conduzidos para a Comarca de Três Corações. 

SAIBA MAIS

Meio ambiente:

São Tomé terá novo CODEMA 

Em acordo firmado junto ao Ministério Público, com a presença do presidente do CODEMA, o prefeito Tomé Reis Alvarenga se comprometeu a instituir o novo Conselho Municipal do Meio Ambiente (CODEMA) dentro de 60 dias.

Artigo de  Pepe Chaves

 

Opinião:

O que difere uma comunidade da municipalidade

 

A comunidade aceita de pronto aos seus integrantes, sem distingui-los por razões de naturalidade, credo, política ou outras. Importa ali, o bom relacionamento, a soma sadia de ações e intenções, o interesse na parceria e no crescimento mútuo.

Artigo de  Pepe Chaves

Saúde Pública:

Morador questiona prefeito em rede social

Em um grupo de discussão local, morador de São Tomé das Letras questiona o prefeito sobre atendimento e sistema de saúde pública, e ele responde. A falta de termômetros na unidade básica de saúde foi uma das reclamações do morador letrense.

SAIBA MAIS

 

 

 

Brumadinho:

A lição sabemos de cor,

só não soubemos aprendê-la 

Nenhuma lição foi tirada de Mariana e, em vez de as leis ambientais se tornarem mais rígidas aos exploradores, acabaram por se tornar ainda mais frágeis, projetando assim, diversas tragédias como essa para um futuro breve, mas também, a longo prazo. O que esperar do futuro da mineração em Minas Gerais?

Leia o Editorial Via Fanzine

Talentos por toda parte

Musicalidade em São Tomé

Os encontros são inevitáveis, o prazer de tocar e cantar, participar, interagir, enriquecer, marcar presença. É muita alegria. Nativos guerreiros, musicalizados através do cotidiano, entoam o que sabe através de sua expressão corporal, artística.

Leia a crônica de Nicanor Rogério

 

Sul de Minas Gerais:

EXTRA: OVNI é filmado em São Tomé

Moradora do Canta Galo faz registro em vídeo de um objeto da cor branca executando evoluções estranhas, nas quais parece “pular” no céu. Este mesmo tipo de OVNI já foi narrado e registrado em outras épocas em distintas regiões do país. 

Artigo de Pepe Chaves

 

Chico Taquara:

O que vem do céu pode vir da Terra

O homem que diziam ser um intraterrestre hoje é um ícone da cultura popular local. Conta-se que ele fala com os animais e suas rezas em língua estranha sempre curam. Pode até prever acontecimentos futuros. Taquara leva a vida a ajudar os outros. 

SAIBA MAIS

Reunião:

'Todos pela Água' se

reúne com a COPASA

Integrantes do movimento se reuniram com a Gerente Regional da COPASA na cidade de Varginha. Eles solicitam à COPASA que transfira o local de captação de água para um ponto mais abaixo do ribeirão, para que a retirada não esvazie as cachoeiras do Canta Galo.

DA REDAÇÃO

     

 

Vale dos Elfos:

Perereca pode ser uma B. Alvarengai

Curiosa perereca fotografada em São Tomé das Letras pode pertencer a uma espécie restrita à Serra do Espinhaço. A Bokermannohyla Alvarengai foi descrita pelo pesquisador paulista Werner Bokermann em 1956. Biólogo nos falou deste animal.

Da Redação

 

Estradas rurais:

Chuvas e transtornos na zona rural

Após as últimas chuvas, vários pontos de atolamentos surgiram nas vias rurais, causando transtornos e até prejuízos. População solicita providências e prefeito pede ponderação, afirmando que precisamos das chuvas e medidas já estão sendo tomadas.

Da Redação

Turismo:

Lugar onde o tempo poderia parar

Um dos atrativos dessa pequena cidade mineira é que se abriga mais de duas dezenas de belas cachoeiras, culinária típica, paisagens únicas, grutas profundas e um belo por do sol. Muitos causos mineiros e casos ufológicos também são contados no lugar.

Reportagem de Pepe Chaves

     

 

Minas Gerais:

Mistério e beleza em São Thomé das Letras

Reportagem do pesquisador arqueológico mineiro J.A. Fonseca aborda as belezas naturais e os mistérios de São Tomé das Letras, uma cidade mística desde seu surgimento. Lendas coroaram sua história e a localização na serra da Mantiqueira traz um aspecto distinto.

Reportagem de J.A. Fonseca - ARQUIVO VF

 

Informações básicas:

Sobre a cidade de

São Tomé das Letras

São Tomé das Letras é um pequeno município localizado na região Sul do estado de Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira, no Brasil. Está entre os cinco municípios mais altos do Brasil e sua população, é estimada em 8.000 habitantes. O lugar reúne muitas belezas naturais.

SAIBA MAIS

Câmara Municipal:

Resumo Histórico de São Tomé Das Letras

Com relevo bastante acidentado, São Tomé das Letras possui área de 370,96 km². Tem altitude máxima de 1430m e mínima de 927m. Município tem como fundador o português João Francisco Junqueira, nascido em 14 de novembro de 1727.

SAIBA MAIS

     

 

 

 

 PARCEIROS NO FACEBOOK

         
 

 

INSTITUCIONAIS

 

 

 

FALE COM O EDITOR: pepechaves@yahoo.com.br

 

ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS ITAÚNA J.A. FONSECA SÃO TOMÉ UFOVIA VIA FANZINE           
© Copyright 2004-2020, Pepe Arte Viva Ltda. ZINESFERA - Rede de Portais Integrados
www.viafanzine.jor.br