CONTATO ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS J.A. FONSECA SÃO TOMÉ UFOVIA VIA FANZINE           

 

Gruta da Bruxa:

Um dos lugares mais incríveis da região

Lá dentro, onde luz do Sol jamais chegou, pudemos vislumbrar um outro mundo, com criaturas distintas vivendo em simbiose e sem depender da luz solar. Os detalhes geológicos dos salões enormes, tetos altíssimos e corredores sinuosos nos mostram como a água moldou o quartzito para a formação da gruta através dos tempos.

Reportagem de Pepe Chaves

 

Sobradinho de Minas, 2019:

Os agrotóxicos e o cultivo da batata em Minas

Cultivo que cobriu um distrito com calcário foi eliminado, após dois vereadores conhecerem o problema e Câmara Municipal ter criado lei, estabelecendo parâmetros para grandes plantações de batatas nas zonas rurais do município. Mas hoje a luta é para que a "lei da batata" seja ampliada pelos vereadores também a outras culturas.

Reportagem de Rafael Vidal

 

 

Vereador denuncia:

Sucateamento do Centro de Eventos

Vereador Gleiser Washington comenta e mostra em imagens o estado de abandono e sucateamento em que se encontra o Centro de Eventos de São Tomé das Letras. Vereador registrou sujeira, má conservação e abandono nas dependências do imóvel municipal.

SAIBA MAIS E VEJA IMAGENS

 

 

Agrotóxico em São Tomé das Letras:

A guerra contra a vida

Uma calamidade global também faz vítimas em nosso município. A batata deixou o município, mas o problema não está resoluto. Outras culturas com toxidade semelhante que também fazem aplicação de agrotóxicos vieram preencher o vácuo deixado.

Artigo de Rafael Vidal

 

 

 

Da Argentina para São Tomé das Letras:

Dom Juan e seu voto de pobreza - Juan Uviedo

Me falaram que o homem era muito interessante e curador muito competente. E bota interessante nisso! Eles nasceu em San Thomé, na Argentina e faleceu em São Tomé das Letras, onde se engajou com a comunidade e realizou trabalhos sociais.

SAIBA MAIS

 

 

Conselho de Cultura:

Sociedade se prepara para criação do Conselho

Reunião aberta ao público realizou revisões e adaptações na lei que criará o Conselho Municipal de Cultura. Militantes culturais e agentes públicos municipais se organizam para que São Tomé seja contemplada também pela Lei Paulo Gustavo.

DA REDAÇÃO

 

 

Morador denunciou:

Escola rural João Cota está caindo

A Escola Municipal João Francisco de Souza, no bairro rural da Lagoa, está ruindo faz mais de um ano. A denúncia já foi feita há oito meses em rede social e até um vereador local solicitou informações em ofício legislativo ao prefeito, que não o retornou ou tomou quaisquer providências a respeito.

DA REDAÇÃO

 

 

Estradas precárias:

Chuva: moradores rurais pedem socorro

A população rural de São Tomé das Letras reclama do péssimo estado de conservação das estradas durante mais uma temporada de chuvas. Alguns locais se tornaram intransitáveis ou isolados e moradores pedem a atenção das autoridades.

DA REDAÇÃO

 

 

São Tomé das Letras:

Rodoviária da cidade está em frangalhos 

As mostras do desleixo administrativo desse local, podem ser vistas no piso, encardido e mal varrido. O teto contém infiltrações e goteiras que molham a parte central do piso. Pessoas dormem no local e não há ninguém que possa prestar informações.  

DA REDAÇÃO

 

 

Emprego Público:

Por transparência, diálogo e garantia de direitos

Contrato por MEI e processo de “Pejotização” em São Thomé das Letras-MG. A contratação no serviço público, em todo país, estados e municípios, deveria ocorrer através de um processo de universalização de direito ao acesso, com contratação de empresa para a realização do concurso, sem a interferência dos poderes locais.

Artigo de Silvana Soares de Assis

 

 

Executivo Municipal:

Omissão já cassou prefeita de São Thomé

Prefeito Tomé Alvarenga não comparece à Câmara para debater ou relatar assuntos de interesses municipais; não responde ofícios e até atrasa a entrega dos relatórios sobre a arrecadação dos ônibus de excursão, exigidos por lei municipal. 

Artigo de Rafael Vidal

 

 

Pedra do Disco:

Inscrição destruída ainda é importante

A inscrição na Pedra do Disco registrando o que pode ter sido o avistamento um disco voador em tempos remotos foi destruída na década de 2.000. Mas para pesquisadores, ainda assim, sua reprodução guarda grande importância como um notável registro de um OVNI em tempos antigos.

ARTIGO DE PEPE CHAVES

 

Zona rural:

Natureza da Picada e a exótica Gruta do Índio

O bairro da Picada guarda belezas naturais incríveis, além de suas tocas, grutas e cursos d’água. Numa pequena expedição, percorremos vários quilômetros de belezas naturais, a partir da Picada, até a Gruta do Índio, localizada próxima ao distrito de Sobradinho de Minas.

LEIA REPORTAGEM E VEJA AS IMAGENS

 

Avistamento:

OVNI é avistado no Sul de Minas

Moradores de várias cidades do Sul de Minas Gerais avistaram um estranho objeto no céu neste último domingo, para alguns, se trata somente de um balão de São João. O avistamento criou polêmicas entre crentes e céticos.

SAIBA MAIS E VEJA AS IMAGENS

 

 

São Tomé das Letras:

Rogério Miranda lança clipe de ‘Multi-raças’

 

O músico e escritor Rogério Miranda reside em São Tomé das Letras faz quatro anos. Neste período, cativou pessoas e divulgou na cidade grande parte de seu trabalho, voltado à música e à poesia. Podemos dizer que “Multi-raças” se faz um verdadeiro hino antirracismo e contra discriminações e preconceitos.

SAIBA MAIS E ASSISTA AO VIDEOCLIPE

 

 

Preservação em São Tomé da Letras:

Entrevista exclusiva com Ana Sigaud

Ambientalista e coordenadora do movimento Todos Pela Água.  

Ana Sigaud nos fala de sua luta pela água e a preservação do meio ambiente em São Tomé das Letras. Conta também sobre sua chegada à cidade em 1984 e de seus envolvimentos com a comunidade local e a busca por melhorias sociais.

SAIBA MAIS E ASSISTA À ENTREVISTA

 

Luminárias–MG:

Iluminada com sua história e natureza

Iluminado com sua geografia e clima privilegiados que desenharam sua natureza exuberante, este pacato município mineiro demonstra sua diversidade cultural na forma de suas histórias, causos e lendas singulares.

Leia reportagem de Maurício Kairuz

 

Opinião:

O que difere uma comunidade da municipalidade

 

A comunidade aceita de pronto aos seus integrantes, sem distingui-los por razões de naturalidade, credo, política ou outras. Importa ali, o bom relacionamento, a soma sadia de ações e intenções, o interesse na parceria e no crescimento mútuo.

Artigo de  Pepe Chaves

 

Sobradinho de Minas:

Tranquilidade e opções de lazer

Além de sua natureza exuberante, Sobradinho de Minas que também abriga boas pousadas e hospedarias, possui várias atrações turísticas naturais, atraindo viajantes de várias partes do Brasil e do mundo.  

LEIA REPORTAGEM EXCLUSIVA

 

Pico do Gavião:

Referência geográfica no Sul de Minas 

O Pico do Gavião, geograficamente situado no município de Luminárias-MG, é o ponto mais alto da região de São Tomé das Letras-MG, e pode ser acessado a partir de Sobradinho de Minas. Numa enorme região natural, reunindo vegetação de cerrado e Mata Atlântica o local é berço e abrigo de várias espécies da fauna e flora.

LEIA REPORTAGEM EXCLUSIVA

 

E-books:

Autora lança trilogia ecológica em e-book

 

A escritora Isabel Bande Espinosa lança neste mês, três livros voltados para o público infantil e infanto-juvenil, abordando algumas das graves questões que envolvem o Meio Ambiente do nosso planeta.

Saiba mais e baixe os livros gratuitamente

 

Entrevista:

Isabel Bande Espinosa

Escritora e compositora. 

Isabel Bande Espinosa é uma mulher apaixonada e preocupada com a Natureza. É autora de quatro livrinhos infantis ecológicos, que querem passar conhecimentos e despertar o carinho, o cuidado, o amor à Natureza e a vontade de defendê-la.

Leia a entrevista

 

E-books:

Isabel Bande Espinosa lança dois livros

“Crônicas, Histórias de Vida, Poesia e Cia.” e “Versos de Viver”, livros de Isabel Bande Espinosa são lançados em formato eletrônico neste início de 2021. 

SAIBA MAIS

 

Especial - Cultura local:

Os 30 anos de ‘Filhos do Sol’

 

Umas das minisséries mais marcantes da tevê brasileira e embrião para outras do gênero "místico" completa 30 anos em 2020. Filhos do Sol, filmada em São Tomé das Letras e em cidades do Peru mistura arqueologia com ufologia, criando uma intrincada trama de mistérios e revelações entre pessoas desses dois países.  

Leia artigo de Pepe Chaves

 

Crime ambiental:

Pichações: vandalismo ao patrimônio e ambiente

Em São Tomé das Letras um pichador já foi detido por algumas horas, após promover pichações em vários locais e em Sobradinho. Na cidade, diversos patrimônios históricos e naturais, além de pinturas rupestres, foram vandalizados por pichadores ao longo dos tempos. No Pico do Leão, um conjunto de rocha natural, cujas camadas demoraram milênios para serem formadas, foi depredado por pichadores.

Leia a reportagem exclusiva

 

 

Um homem me contou:

São Tomé dos Cachorros

“Estes cachorros que hoje você vê nas ruas de São Tomé, são antigos moradores daqui que faleceram e suas almas voltaram nos corpos destes animais”. Ao falar isso, fiquei sem saber o que pensar ou dizer... "Os cães de rua são velhos conhecidos meus. Quando eram homens e mulheres pude conhecer muitos de perto", afirmou ele.

POR PEPE CHAVES

 

São Tomé das Letras:

OVNI é avistado no Pico do Gavião

 

Morador de Sobradinho de Minas, sua família e vizinhos, avistaram um OVNI luminoso e colorido que pairou e depois desceu na região do paredão do Pico do Gavião com a Cachoeira da Chuva, na divisa de São Tomé das Letras com Luminárias.

POR PEPE CHAVES

 

Doença:

Precisamos falar sobre a silicose

Esta é a doença ocupacional mais antiga, provocada pela exposição à partículas de sílica contidas geralmente extraídas do quartzo das rochas. Dentre seus sintomas estão desde asma, tosse seca e com sangue ao progredir, perda excessiva de peso, insuficiência cardíaca e dor no peito.

MATÉRIA DA REDAÇÃO

 

 

Sul de Minas Gerais:

EXTRA: OVNI é filmado em São Tomé

Moradora do Canta Galo faz registro em vídeo de um objeto da cor branca executando evoluções estranhas, nas quais parece “pular” no céu. Este mesmo tipo de OVNI já foi narrado e registrado em outras épocas em distintas regiões do país. 

Artigo de Pepe Chaves

 

Chico Taquara:

O que vem do céu pode vir da Terra

O homem que diziam ser um intraterrestre hoje é um ícone da cultura popular local. Conta-se que ele fala com os animais e suas rezas em língua estranha sempre curam. Pode até prever acontecimentos futuros. Taquara leva a vida a ajudar os outros. 

SAIBA MAIS

     

 

Vale dos Elfos:

Perereca pode ser uma B. Alvarengai

Curiosa perereca fotografada em São Tomé das Letras pode pertencer a uma espécie restrita à Serra do Espinhaço. A Bokermannohyla Alvarengai foi descrita pelo pesquisador paulista Werner Bokermann em 1956. Biólogo nos falou deste animal.

Da Redação

 

Turismo:

Lugar onde o tempo poderia parar

Um dos atrativos dessa pequena cidade mineira é que se abriga mais de duas dezenas de belas cachoeiras, culinária típica, paisagens únicas, grutas profundas e um belo por do sol. Muitos causos mineiros e casos ufológicos também são contados no lugar.

Reportagem de Pepe Chaves

     

 

Câmara Municipal:

Resumo Histórico de São Tomé Das Letras

Com relevo bastante acidentado, São Tomé das Letras possui área de 370,96 km². Tem altitude máxima de 1430m e mínima de 927m. Município tem como fundador o português João Francisco Junqueira, nascido em 14 de novembro de 1727.

SAIBA MAIS

 

Minas Gerais:

Mistério e beleza em São Thomé das Letras

Reportagem do pesquisador arqueológico mineiro J.A. Fonseca aborda as belezas naturais e os mistérios de São Tomé das Letras, uma cidade mística desde seu surgimento. Lendas coroaram sua história e a localização na serra da Mantiqueira.

Reportagem de J.A. Fonseca - ARQUIVO VF

 

Informações básicas:

Sobre a cidade de

São Tomé das Letras

São Tomé das Letras é um pequeno município localizado na região Sul do estado de Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira, no Brasil. Está entre os cinco municípios mais altos do Brasil e sua população, é estimada em 8.000 habitantes. O lugar reúne muitas belezas naturais.

SAIBA MAIS

     

 

 PARCEIROS NO FACEBOOK

 

 

INSTITUCIONAIS

 

 

FALE COM O EDITOR: pepechaves@gmail.com

 

ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS ITAÚNA J.A. FONSECA SÃO TOMÉ UFOVIA VIA FANZINE           
© Copyright 2004-2023, Pepe Arte Viva Ltda. ZINESFERA - Rede Mineira de Portais Integrados